UniTM já capacitou mais de 800 formadores, árbitros, treinadores e gestores em dois anos de atuação - ENaRede

Últimas

sexta-feira, 3 de março de 2023

UniTM já capacitou mais de 800 formadores, árbitros, treinadores e gestores em dois anos de atuação

Mais de 400 matrículas em cursos abertos ou de certificação foram registradas em 2022; conteúdo passará a ser cobrado para os treinadores a partir de julho.

UniTM capacitou 800 formadores árbitros treinadores gestores dois anos atuação Foto Miriam Jeske CBTM
UniTM teve 431 matriculados em 2022.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Miriam Jeske/CBTM
 
A Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), braço educacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), mostra-se cada vez mais um sucesso em pouco mais de dois anos de atuação. Lançada no início da pandemia de Covid-19, quando as competições em todo o planeta estavam paralisadas, ela já soma mais de 800 matrículas neste período.
 
Os números incluem os cursos para formadores, treinadores, gestores e árbitros. Ao todo, foram 828 matrículas realizadas, sendo 397 na primeira temporada, em 2021, e mais 431 no ano passado. Esse número refere-se aos cursos abertos e de certificação. Conteúdos como o de formação de atletas são considerados referências na modalidade em todo o planeta.
 
“Pensar em mais de 800 pessoas sendo atendidas, dentro da nossa comunidade, é algo que nos deixa bastante felizes, ainda mais se considerarmos os números que tínhamos antes. Se observarmos os últimos dez anos antes da UniTM, tivemos 250 certificações de treinadores pela ITTF. Os números atuais são muito mais expressivos, envolvendo também gestores, árbitros e cursos abertos para a comunidade”, explica Taisa Belli, gerente de ciência do esporte da CBTM.
 
Em 2021, por exemplo, foi lançado o curso formação de treinadores (nível 1), tendo em 2022 o lançamento do conteúdo de formação de atletas (nível 2). O próximo passo será o curso de alto rendimento (nível 3), que passará a integrar a grade nesta temporada.
 
Por sinal, a partir de 16 de julho, será obrigatório o treinador possuir certificação vigente em curso oficial da UniTM-CBTM ou da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), no mínimo de Nível I, para atender as condições de participação em competições oficiais.
 
A listagem completa contendo todas informações dos treinadores certificados pode ser acessada NESTE LINK, disponível no site da CBTM (Desenvolvimento < Certificações < Treinadores Certificados). Maiores informações de cursos de certificação podem ser acessadas pela plataforma da Universidade do Tênis de Mesa, por meio DESTE LINK.
 
Universidade do Tênis de Mesa
 
A Universidade do Tênis de Mesa foi criada em agosto de 2020, com o objetivo principal de abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.
 
A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da Universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços. Neste período, houve um crescimento exponencial da participação das mulheres nos diversos campos de atuação do tênis de mesa.
 
Com esta iniciativa, a CBTM pretende ajudar o desenvolvimento da modalidade, com profissionais trabalhando cada vez mais em métodos científicos e menos empíricos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->