O primeiro evento de Fórmula E no Brasil será em
São Paulo, o E-Prix, no dia 25 de março, válido pela rodada 6 do Campeonato
Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
Colaboração de texto: Clara Maia/Suporte
Como parte de sua turnê mundial, o Campeonato
Mundial ABB FIA de Fórmula E faz escala pela primeira vez no Brasil no dia 25
de março. O E-Prix de São Paulo na maior cidade do país marca a sexta etapa do
calendário da inovadora série de corridas elétricas deste ano. Como líder da
classificação por equipes, a TAG Heuer Porsche Formula E Team compete na
metrópole de doze milhões com dois Porsche 99X Electric.
Estugarda. A Fórmula E continua sua expansão:
com o E-Prix de São Paulo, a primeira série de corridas elétricas do mundo
agora coloca o Brasil em seu mapa. O Autódromo de São Paulo é a terceira nova
pista onde os 22 pilotos competem com seus novos carros Gen3 nesta temporada.
Aqui também, os fãs serão brindados com algumas corridas cheias de ação com
carros de corrida elétricos potentes e energeticamente eficientes no circuito
de rua rápido no centro financeiro brasileiro. Além da TAG Heuer Porsche
Formula E Team com os pilotos Pascal Wehrlein e António Félix da Costa (POR), a
equipa de clientes da Porsche Avalanche Andretti conta ainda com dois Porsche
99X Electric, que serão conduzidos por Jake Dennis (GBR) e André Lotterer (DE).
Pascal Wehrlein, vencedor das duas corridas de
Diriyah, viaja para São Paulo como líder da classificação de pilotos (80
pontos), à frente do mexicano Jake Dennis (62 pontos). Depois de ter
conquistado a primeira vitória como piloto de fábrica da Porsche na Cidade do
Cabo, António Félix da Costa ocupa o quarto lugar da classificação com 46 pontos.
No campeonato por equipas, a TAG Heuer Porsche Formula E Team lidera a
classificação com 126 pontos à frente da Envision Racing (84) e da Avalanche
Andretti (80).
Perguntas e respostas sobre o E-Prix de São
Paulo
Florian Modlinger, diretor da Factory Motorsport Formula E
Depois de cinco corridas em ritmo quinzenal,
você teve uma pausa mais longa antes de São Paulo. Como isso afetou a
intensidade do seu treinamento?
“Até agora, tudo foi um evento após o outro sem interrupção. Todos tiveram que trabalhar em seu potencial máximo. Como equipe, tivemos que trabalhar com total concentração e fazer grandes progressos de corrida em corrida para nos mantermos competitivos. Conseguimos fazer isso. Entramos na pausa de quatro semanas para recarregar nossas baterias e trabalhar mais para melhorar o potencial do nosso Porsche 99X Electric”.
Quão pronto você estava para fazer uma pausa?
“Depois de um início de temporada tão exigente com cinco corridas em seis semanas em quatro cidades diferentes, algum tempo para respirar foi muito bem-vindo. Mas ainda estamos em uma curva de aprendizado íngreme com nosso novo carro. A pausa nos deu a chance de fazer mais progressos. Ter uma folga também é definitivamente necessário, porque nossos concorrentes também usaram esse tempo para continuar trabalhando em seus pacotes”.
Como você resumiria as primeiras corridas da temporada? O que deu certo e onde você ainda vê potencial?
“Nossa equipe teve um início de temporada muito bem sucedido. Três vitórias em cinco corridas – isso é algo de que todos na equipe e em nosso esquadrão de desenvolvimento podem se orgulhar. Nossos pontos fortes até agora nesta temporada foram a própria execução e o desempenho da corrida. Cometemos menos erros do que a concorrência e sempre usamos nosso potencial. Ainda temos trabalho a fazer na classificação. Definitivamente, temos algumas reservas para explorar. Se partíssemos da frente, isso tornaria as coisas muito mais fáceis para nós. Mas também melhoramos gradualmente nas últimas semanas nessa frente”.
António Félix da Costa, piloto oficial da Porsche (#13)
A Cidade do Cabo foi a melhor de suas 101
corridas de Fórmula E até agora e o que torna sua vitória lá tão especial?
“Houve algumas corridas na minha carreira na Fórmula E em que vim de longe no campo para bem na frente. A Cidade do Cabo foi definitivamente uma das minhas melhores, eu a colocaria no meu top 3. O fato de ter sido minha primeira vitória com a Porsche a torna especial, claro, principalmente porque meu início de temporada não foi fácil. Mas com o apoio da minha equipe, lutei para sair dessa crise. Tenho a firme convicção de que isso uniu ainda mais a equipe e nos fortaleceu. Sinto-me muito mais confortável no meu carro e espero que agora possamos ganhar impulso e experimentar mais corridas juntos como a da Cidade do Cabo.”
Você ama estar no Brasil. De onde vem essa afinidade com o país e como você aproveitou seu tempo na preparação para o E-Prix de São Paulo?
“Como a Fórmula E não corre em Portugal, São Paulo é uma espécie de corrida em casa para mim. Eu amo o Brasil. Eu corro de stock car lá todos os anos, e sempre recebo uma recepção calorosa dos fãs. Não sou tão popular entre os pilotos porque geralmente ganho ou pelo menos termino no pódio. Ainda assim, me dou bem com todos. Tivemos um pouco mais de tempo antes de São Paulo do que nas corridas anteriores. Isso nos permitiu mergulhar um pouco mais fundo na análise para descobrir onde ainda podemos melhorar. Em Hyderabad e na Cidade do Cabo, nos saímos muito bem nas novas pistas. Não vejo por que não deveríamos administrar algo grande também em São Paulo.”
Pascal Wehrlein, corredor pela Porsche (# 94)
A pausa mais longa antes de São Paulo lhe
agradou ou você teria preferido voltar para o carro mais cedo após sua
aposentadoria na Cidade do Cabo?
“Se dependesse de mim, eu teria subido de volta na cabine no dia seguinte. Depois de um resultado ruim, você sempre quer voltar ao carro o mais rápido possível para substituir o mau por um bom desempenho. No entanto, eu estava ansioso para o intervalo. O início da temporada foi muito exigente - com uma corrida a cada duas semanas em diferentes fusos horários, além de trabalho de simulador no meio. Aproveitei o tempo livre para rever as corridas até agora, analisar dados e passar um tempo com minha família. Em São Paulo, nossa equipe estará de volta ao grid com baterias recém-carregadas.”
Você está liderando o campeonato mundial. Quais
são seus pensamentos sobre as primeiras corridas da temporada?
“No geral, estou muito feliz com o meu início de temporada. Ganhei duas corridas, terminei em segundo uma vez e marquei muitos pontos. Estou liderando o campeonato mundial, assim como nossa equipe. Isso é um tremendo sucesso. Evoluímos fantasticamente como equipe. Há uma energia incrivelmente positiva entre nós. Todos nós temos o mesmo objetivo. Todos trabalham duro para isso, todos querem alcançar o resultado máximo em todas as corridas. Tenho muito orgulho da equipe e de fazer parte dela. Como piloto, me dá muito prazer mostrar do que somos capazes em um carro tão bom”.
O circuito
O Circuito Paulista de Onze curvas, com 2.933 quilômetros de extensão, percorre o Sambódromo do Anhembi, onde 100 mil espectadores se reúnem para assistir ao desfile colorido das escolas de samba durante o carnaval. O circuito é um percurso típico da Fórmula E com curvas de 90 graus e uma chicane na reta posterior. Não há curvas de alta velocidade. Nesta época do ano em São Paulo, a chuva é quase garantida todos os dias. As temperaturas variam entre 20 e 25 graus Celsius.
Cobertura de TV e Internet ao vivo
A programação mundial de transmissão do evento de Fórmula E em São Paulo.
O serviço de mídia
As primeiras fotos de São Paulo estarão disponíveis no banco de dados da imprensa da Porsche no dia 24 de março. O relato da corrida segue no dia 25 de março (corrida 6). Mais informações sobre a TAG Heuer Porsche Formula E Team serão postadas ao vivo no canal do Twitter @PorscheFormulaE. Todas as informações relevantes sobre a equipe, os pilotos e a série de corridas podem ser encontradas no Porsche Formula E Media Guide. O conteúdo será atualizado regularmente ao longo da temporada e expandido com material interativo adicional.
O Porsche 99X Elétrico
A Porsche disputa a 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship com o Porsche 99X Electric. O novo carro de corrida elétrico com o Porsche E-Performance Powertrain – que passou por modificações em Weissach para o veículo de terceira geração da inovadora série de corrida elétrica – também serve como plataforma de desenvolvimento para os modelos de produção totalmente elétricos da fabricante de carros esportivos. O gerenciamento de energia e a eficiência são fatores importantes para o sucesso na Fórmula E e nos carros de produção totalmente elétricos da Porsche. A potência máxima do Porsche 99X Electric é de 350 kW (476 CV), 100 kW a mais do que a geração anterior (Gen2). Pelo menos 40 por cento da energia utilizada é recuperada através da travagem regenerativa. Os novos carros Gen3 são os veículos elétricos mais rápidos, leves, potentes e eficientes já construídos.
Carro de segurança Porsche Taycan Turbo S
A Porsche está comprometida com a segurança da Fórmula E: com o Taycan Turbo S totalmente elétrico, a Porsche novamente fornece o carro de segurança oficial nesta temporada – destacando assim a importância da Fórmula E para a Porsche Motorsport. Graças à sua dirigibilidade e segurança, bem como uma potência de até 560 kW (761 cv), o modelo de ponta da linha Taycan é a escolha ideal como carro de segurança na primeira série de corrida elétrica do mundo. A impressionante pintura incorpora as cores de todas as onze equipes concorrentes, bem como as da FIA e da Fórmula E. O design simboliza o compromisso conjunto com o futuro do automobilismo totalmente elétrico, bem como valores sociais como diversidade e comunidade.
Fórmula E
Desde 2014, a Fórmula E é a primeira série de corridas totalmente elétrica do mundo que leva o automobilismo emocionante para as pessoas que vivem nas grandes cidades. Como um acelerador de tecnologias de mobilidade inovadoras e sustentáveis, promove a aceitação mundial de veículos elétricos. Onze equipes enfrentam a temporada 2022/2023 com 22 pilotos. Isso garante corridas interessantes e ferozmente competitivas. A TAG Heuer Porsche Formula E Team disputa sua quarta temporada da inovadora série de corridas elétricas com o Porsche 99X Electric.
Equipe TAG Heuer Porsche da Fórmula E está ansiosa. |
Florian Modlinger, diretor da Factory Motorsport Formula E
“Até agora, tudo foi um evento após o outro sem interrupção. Todos tiveram que trabalhar em seu potencial máximo. Como equipe, tivemos que trabalhar com total concentração e fazer grandes progressos de corrida em corrida para nos mantermos competitivos. Conseguimos fazer isso. Entramos na pausa de quatro semanas para recarregar nossas baterias e trabalhar mais para melhorar o potencial do nosso Porsche 99X Electric”.
Quão pronto você estava para fazer uma pausa?
“Depois de um início de temporada tão exigente com cinco corridas em seis semanas em quatro cidades diferentes, algum tempo para respirar foi muito bem-vindo. Mas ainda estamos em uma curva de aprendizado íngreme com nosso novo carro. A pausa nos deu a chance de fazer mais progressos. Ter uma folga também é definitivamente necessário, porque nossos concorrentes também usaram esse tempo para continuar trabalhando em seus pacotes”.
Como você resumiria as primeiras corridas da temporada? O que deu certo e onde você ainda vê potencial?
“Nossa equipe teve um início de temporada muito bem sucedido. Três vitórias em cinco corridas – isso é algo de que todos na equipe e em nosso esquadrão de desenvolvimento podem se orgulhar. Nossos pontos fortes até agora nesta temporada foram a própria execução e o desempenho da corrida. Cometemos menos erros do que a concorrência e sempre usamos nosso potencial. Ainda temos trabalho a fazer na classificação. Definitivamente, temos algumas reservas para explorar. Se partíssemos da frente, isso tornaria as coisas muito mais fáceis para nós. Mas também melhoramos gradualmente nas últimas semanas nessa frente”.
António Félix da Costa, piloto oficial da Porsche (#13)
“Houve algumas corridas na minha carreira na Fórmula E em que vim de longe no campo para bem na frente. A Cidade do Cabo foi definitivamente uma das minhas melhores, eu a colocaria no meu top 3. O fato de ter sido minha primeira vitória com a Porsche a torna especial, claro, principalmente porque meu início de temporada não foi fácil. Mas com o apoio da minha equipe, lutei para sair dessa crise. Tenho a firme convicção de que isso uniu ainda mais a equipe e nos fortaleceu. Sinto-me muito mais confortável no meu carro e espero que agora possamos ganhar impulso e experimentar mais corridas juntos como a da Cidade do Cabo.”
Você ama estar no Brasil. De onde vem essa afinidade com o país e como você aproveitou seu tempo na preparação para o E-Prix de São Paulo?
“Como a Fórmula E não corre em Portugal, São Paulo é uma espécie de corrida em casa para mim. Eu amo o Brasil. Eu corro de stock car lá todos os anos, e sempre recebo uma recepção calorosa dos fãs. Não sou tão popular entre os pilotos porque geralmente ganho ou pelo menos termino no pódio. Ainda assim, me dou bem com todos. Tivemos um pouco mais de tempo antes de São Paulo do que nas corridas anteriores. Isso nos permitiu mergulhar um pouco mais fundo na análise para descobrir onde ainda podemos melhorar. Em Hyderabad e na Cidade do Cabo, nos saímos muito bem nas novas pistas. Não vejo por que não deveríamos administrar algo grande também em São Paulo.”
Pascal Wehrlein, corredor pela Porsche (# 94)
“Se dependesse de mim, eu teria subido de volta na cabine no dia seguinte. Depois de um resultado ruim, você sempre quer voltar ao carro o mais rápido possível para substituir o mau por um bom desempenho. No entanto, eu estava ansioso para o intervalo. O início da temporada foi muito exigente - com uma corrida a cada duas semanas em diferentes fusos horários, além de trabalho de simulador no meio. Aproveitei o tempo livre para rever as corridas até agora, analisar dados e passar um tempo com minha família. Em São Paulo, nossa equipe estará de volta ao grid com baterias recém-carregadas.”
“No geral, estou muito feliz com o meu início de temporada. Ganhei duas corridas, terminei em segundo uma vez e marquei muitos pontos. Estou liderando o campeonato mundial, assim como nossa equipe. Isso é um tremendo sucesso. Evoluímos fantasticamente como equipe. Há uma energia incrivelmente positiva entre nós. Todos nós temos o mesmo objetivo. Todos trabalham duro para isso, todos querem alcançar o resultado máximo em todas as corridas. Tenho muito orgulho da equipe e de fazer parte dela. Como piloto, me dá muito prazer mostrar do que somos capazes em um carro tão bom”.
O Circuito Paulista de Onze curvas, com 2.933 quilômetros de extensão, percorre o Sambódromo do Anhembi, onde 100 mil espectadores se reúnem para assistir ao desfile colorido das escolas de samba durante o carnaval. O circuito é um percurso típico da Fórmula E com curvas de 90 graus e uma chicane na reta posterior. Não há curvas de alta velocidade. Nesta época do ano em São Paulo, a chuva é quase garantida todos os dias. As temperaturas variam entre 20 e 25 graus Celsius.
A programação mundial de transmissão do evento de Fórmula E em São Paulo.
As primeiras fotos de São Paulo estarão disponíveis no banco de dados da imprensa da Porsche no dia 24 de março. O relato da corrida segue no dia 25 de março (corrida 6). Mais informações sobre a TAG Heuer Porsche Formula E Team serão postadas ao vivo no canal do Twitter @PorscheFormulaE. Todas as informações relevantes sobre a equipe, os pilotos e a série de corridas podem ser encontradas no Porsche Formula E Media Guide. O conteúdo será atualizado regularmente ao longo da temporada e expandido com material interativo adicional.
A Porsche disputa a 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship com o Porsche 99X Electric. O novo carro de corrida elétrico com o Porsche E-Performance Powertrain – que passou por modificações em Weissach para o veículo de terceira geração da inovadora série de corrida elétrica – também serve como plataforma de desenvolvimento para os modelos de produção totalmente elétricos da fabricante de carros esportivos. O gerenciamento de energia e a eficiência são fatores importantes para o sucesso na Fórmula E e nos carros de produção totalmente elétricos da Porsche. A potência máxima do Porsche 99X Electric é de 350 kW (476 CV), 100 kW a mais do que a geração anterior (Gen2). Pelo menos 40 por cento da energia utilizada é recuperada através da travagem regenerativa. Os novos carros Gen3 são os veículos elétricos mais rápidos, leves, potentes e eficientes já construídos.
A Porsche está comprometida com a segurança da Fórmula E: com o Taycan Turbo S totalmente elétrico, a Porsche novamente fornece o carro de segurança oficial nesta temporada – destacando assim a importância da Fórmula E para a Porsche Motorsport. Graças à sua dirigibilidade e segurança, bem como uma potência de até 560 kW (761 cv), o modelo de ponta da linha Taycan é a escolha ideal como carro de segurança na primeira série de corrida elétrica do mundo. A impressionante pintura incorpora as cores de todas as onze equipes concorrentes, bem como as da FIA e da Fórmula E. O design simboliza o compromisso conjunto com o futuro do automobilismo totalmente elétrico, bem como valores sociais como diversidade e comunidade.
Desde 2014, a Fórmula E é a primeira série de corridas totalmente elétrica do mundo que leva o automobilismo emocionante para as pessoas que vivem nas grandes cidades. Como um acelerador de tecnologias de mobilidade inovadoras e sustentáveis, promove a aceitação mundial de veículos elétricos. Onze equipes enfrentam a temporada 2022/2023 com 22 pilotos. Isso garante corridas interessantes e ferozmente competitivas. A TAG Heuer Porsche Formula E Team disputa sua quarta temporada da inovadora série de corridas elétricas com o Porsche 99X Electric.
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