A Toyota GAZOO Racing revelou o GR010 HYBRID
Hypercar revisado para a temporada de 2023 para as 24 Horas de Le Mans e o FIA
World Endurance Championship (WEC).
Colaboração de texto: Guilherme Magna/RPMA
Foto: Toyota
A Toyota GAZOO Racing revelou o GR010 HYBRID
Hypercar revisado para a temporada de 2023, quando defenderá seu status de
número um contra novos concorrentes no início de uma era emocionante para as 24
Horas de Le Mans e o FIA World Endurance Championship (WEC).
O incrível sucesso da equipe, que até o momento
inclui cinco vitórias consecutivas em Le Mans e quatro títulos duplos
consecutivos do WEC, será desafiado por mais participantes do Hypercar em uma
temporada de sete corridas em 2023, que inclui a edição do centenário das 24
horas de Le Mans.
Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall se juntam
à competição do Hypercar existente da Peugeot e Glickenhaus para formar um grid
de 13 carros no WEC, com ainda mais carros em Le Mans. Espera-se uma competição
disputada pelo maior prêmio em corridas de endurance.
O GR010 HYBRID foi o primeiro Hypercar a romper
barreiras em janeiro de 2021 e passou por um programa de evoluções detalhadas,
como fez em 2022, para otimizar a confiabilidade e a eficiência.
Foram realizados ajustes no powertrain Racing
Hybrid de alto desempenho, que consiste em um motor de 3,5 litros e 520kW
(707PS), e um motor elétrico de 200kW (272PS), para reduzir o peso e melhorar a
confiabilidade, explorando o conhecimento exclusivo adquirido em mais de uma
década de experiência com powertrains híbridos no Le Mans.
As mudanças mais visíveis no 2023 evolution
GR010 HYBRID referem-se à carroceria. Novos dispositivos aerodinâmicos de
estabilização nas curvas dianteiras e uma placa de extremidade traseira menor,
bem como outras mudanças de detalhes, foram implementados para melhorar a
dirigibilidade e a consistência aerodinâmica.
Modificações também foram realizadas na
carroceria com o objetivo de aprimorar o resfriamento do freio e permitir
mudanças rápidas nas opções de resfriamento durante uma corrida, alcançadas
através de novas aberturas na frente e na traseira. Além disso, foi
implementado um layout de farol revisado para otimizar a visibilidade durante a
condução noturna.
Sob a carroceria, o GR010 HYBRID foi submetido
a um programa de redução de peso, reduzindo para o mínimo de 1040 kg permitido
pelos regulamentos. Isso aborda os compromissos realizados durante a fase de
design do carro em 2020, que foram resultados de como os regulamentos do
Hypercar evoluíram.
O GR010 HYBRID usará novamente biocombustível
100% renovável, feito de resíduos de vinho e material agrícola, que reduzem as
emissões de CO2 em pelo menos 65% e contribuem para os esforços contínuos para
aumentar a sustentabilidade nas corridas de endurance.
Para complementar esses esforços, o
pré-aquecimento dos pneus antes do uso não é mais permitido, o que reduz o
consumo de energia e as emissões. Como resultado, a Michelin introduziu uma
nova gama de compostos de pneus, concebidos para atingir rapidamente o pico de
temperatura operacional, mantendo a durabilidade e o desempenho.
Mais uma vez, o GR010 HYBRID se beneficia dos
conhecimentos técnicos dos parceiros de longo prazo da Toyota GAZOO Racing, que
continuam contribuindo significativamente para o seu sucesso. A DENSO fornece
radiadores e velas de ignição enquanto também contribui para o motor dianteiro
conjuntamente à AISIN. A RAYS fornece rodas de liga leve de magnésio, a Akebono
fornece pinças de freio de liga monobloco e Mobil 1 é o lubrificante
escolhido.
O papel de piloto de teste e reserva será
assumido por Kazuki Nakajima, que se aposentou das corridas no final de 2021,
após uma carreira que incluiu três vitórias em Le Mans e um campeonato mundial,
além de dois títulos da Super Fórmula. O posto paralelamente à sua posição como
vice-presidente da Toyota GAZOO Racing Europe.
A temporada começa em 11-12 de março com um
teste oficial do Prólogo, seguido em 17 de março pelas 1000 Milhas de Sebring,
antes das viagens a Portimão (16 de abril) e Spa-Francorchamps (29 de abril). O
destaque da temporada, a edição centenária das 24 Horas de Le Mans, acontece de
10 a 11 de junho, antes das três últimas corridas em Monza (9 de julho), Fuji
Speedway (10 de setembro) e Bahrein (4 de novembro).
Toyota GR010 pronto para a temporada 2023. |
Foto: Toyota
Hypercar recebeu mudanças na carroceria. |
O GR010 usará biocombustível 100% renovável. |
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