Falta de incentivo segue como um dos maiores
desafios de atletas brasileiros que almejam um futuro profissional em diversas
modalidades.
Fonte: Central Press
Colaboração de foto: Yordan Bosco
Patrocínios no esporte devem ser ferramenta social. |
Faltando pouco mais de um ano para as
olimpíadas, um assunto começa a ganhar atenção e apelo dos atletas brasileiros:
os patrocínios. Políticas públicas e programas de incentivo vindos do governo
são alguns caminhos para conseguir financiamento para o esporte, mas ainda não
são suficientes para o desenvolvimento de grande parte dos atletas. Atualmente,
muitos jovens têm buscado também a opção do crowdfunding - ou financiamento
coletivo - como forma de sobrevivência no esporte, mas o meio mais eficaz para
a realização desses sonhos ainda está nas mãos das empresas privadas.
A paranaense Luara Mandelli é um exemplo de
atleta que conseguiu realizar seus sonhos, graças aos patrocínios que recebeu.
Surfista desde os 7 anos, encontrou no hobby uma meta: a de competir nos
circuitos, viajando para dentro e fora do Brasil. Hoje, a surfista é
patrocinada pela ClearCorrect, marca de alinhadores ortodônticos transparentes
e, com apenas 14 anos, coleciona os títulos de campeã brasileira, campeã
profissional paranaense júnior e faz parte da delegação brasileira que vai
representar o Brasil no Mundial Júnior ISA GAMES deste ano. “Eu me sinto
realizada hoje em poder fazer o que mais amo que é o surfe. Dedicar todos os
meus dias em busca dos meus objetivos e poder contar com o apoio de empresas
que acreditam no meu futuro e em tudo aquilo que posso conquistar por meio do
esporte é minha maior motivação”, declara.
“Essa é a fórmula. Juntar toda essa dedicação
com um incentivo para ter um resultado ainda melhor. Saber que estamos ajudando
jovens atletas a ir mais longe é muito gratificante, e é isso que buscamos com
os patrocínios a esportistas de diversas modalidades”, avalia Alexandre Giglio,
diretor de Marketing e Educação da ClearCorrect.
Esportes como o surfe e o atletismo estão entre
os que menos recebem incentivo, seja na modalidade individual ou nas seleções.
E são esses os esportes que a indústria com planta em Curitiba (PR) apoia.
Assim como Luara, a jovem surfista catarinense Maya Carpinelli e Samory Uiki,
atleta olímpico da seleção brasileira de salto em distância. A marca já
patrocinou também o judoca Daniel Cargnin, gaúcho medalhista de bronze nas
Olimpíadas de Tóquio, além de Bárbara Domingos, medalhista de ouro e prata nos
jogos Pan-Americanos.
“O patrocínio tem um papel fundamental na carreira
de qualquer atleta, visto que viver do esporte não é tão fácil para muitos
esportistas. Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar vidas,
formando, além de atletas dedicados, cidadãos de caráter e isso está
diretamente relacionado ao nosso propósito, que é criar novos sorrisos todos os
dias e transformar vidas”, analisa Alexandre.
Incentivo
vai além
Mas até chegar ao tão esperado campeonato,
muitas vezes o caminho a ser percorrido é árduo. Crianças e jovens que sonham
em viver do esporte precisam começar a se dedicar muito cedo, enquanto ainda
estão na escola. Nesse caso, conciliar os estudos com a meta de vida é mais um
obstáculo a ser superado.
“Ir bem na escola ajuda no futebol também e
como eu quero ser jogadora profissional, preciso passar em todas as matérias
para poder treinar e conseguir chegar lá.” A declaração é da estudante Maria
Eduarda Amaral, de 11 anos, que mora na Cidade Industrial de Curitiba, dentro
da Vila Augusta B, e que participa do projeto social Sorrisos da Vila,
promovido pela Neodent, indústria de implantes dentários vizinha à vila. A
menina faz parte do time desde que foi criado há oito meses.
A iniciativa oferece aulas de futebol para
crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, duas vezes na semana, no contraturno
escolar. A frequência escolar é pré-requisito para participação nas aulas de
futebol, que beneficiam atualmente 50 crianças, da Vila Augusta B, localizada
nas proximidades das fábricas da Neodent. O projeto é mais um exemplo de
investimento que as empresas podem realizar para mudar vidas de jovens atletas
e também da sociedade.
“Existem muitos esportistas que saíram das
periferias brasileiras para ganhar o mundo e realizaram seus sonhos graças ao
apoio de empresas e marcas. Da mesma forma, aqui, buscamos viabilizar ações que
reforcem a importância da inclusão social e do desenvolvimento dos esportes.
Buscando ampliar e fortalecer a atuação da Neodent, estamos realizando um mapa
social que busca identificar outras necessidades da comunidade do entorno”,
explica a diretora sênior de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da
Neodent, Raphaela Borba.
Sobre a
ClearCorrect
Presente em mais de 40 países, a ClearCorrect é
a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos
ortodônticos do mundo. Desde 2018, a marca está presente no Brasil - trazida
pelo Grupo Straumann -, se consolidando no primeiro mercado fora dos Estados
Unidos, com produção concentrada em fábrica própria em Curitiba (PR). O sistema
da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas
em determinadas regiões da arcada, resultando na remodelação óssea, além de levar
à correção da má-oclusão com a elaboração de um planejamento ortodôntico
virtual. Mais informações em www.clearcorrect.com.br.
Sobre a
Neodent
Fundada há 30 anos por um dentista e para
dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias.
Líder em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a
Neodent oferece um portfólio completo de soluções odontológicas diretas,
progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais,
como o Grand Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje
estão presentes em mais de 80 países. O propósito da marca faz parte da cultura
organizacional e do cotidiano dos seus mais de dois mil colaboradores, que
trabalham com orgulho de pertencer à empresa. A inovação também faz parte
também do DNA da empresa, assim como a constante busca por aprendizado e
crescimento.
A Neodent, que faz parte do Grupo Straumann
(SIX: STMN), líder global em odontologia, acredita que a diversidade, a
colaboração e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores são a chave do
sucesso, e o êxito da marca se deve aos seus produtos e soluções odontológicas
de alta tecnologia, com excelentes resultados, que permitem que milhares de
pessoas sorriam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário