Michael Rodrigues é o Brasil nas quartas de final do Haleiwa Challenger no Havaí - ENaRede

Últimas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Michael Rodrigues é o Brasil nas quartas de final do Haleiwa Challenger no Havaí

Cearense entra no G-10 se passar a sua próxima bateria, João Chianca perdeu e sua classificação está ameaçada, Sete surfistas brigam pelas 4 últimas vagas no CT 2023.
 
Michael Rodrigues é o Brasil nas quartas de final do Haleiwa Challenger no Havaí Foto Tony Heff
Michael Rodrigues está a um passo da classificação para o CT.
Colaboração de texto: João Carvalho/Gabriel Gontijo/©WSL
Colaboração de foto: Tony Heff/©WSL
 
O Haleiwa Challenger apresentado por The Hawaiian Islands teve mais um dia dramático na disputa pelas últimas vagas para o World Surf League (WSL) Championship Tour 2023. Dois já festejaram suas classificações na quinta-feira, outros três que estão no grupo dos 10 indicados pelo Challenger Series perderam e são ameaçados por sete surfistas que avançaram para as quartas de final. Um deles é o cearense Michael Rodrigues, que entra no G-10 se passar sua próxima bateria nas ondas do Alii Beach Park de Haleiwa. A batalha final pode ser nesta sexta-feira, com a primeira chamada marcada para as 7h30 no Havaí, 14h30 no Brasil.

A quinta-feira começou pelas oitavas de final da categoria feminina e as três brasileiras, Luana SilvaSophia Medina e Anne dos Santos, ficaram em último lugar nas suas baterias. A série de derrotas prosseguiu no primeiro confronto masculino do dia, com João Chianca e Lucas Silveira sendo eliminados pelo italiano Leonardo Fioravanti e o francês Justin Becret. Lucas adiou o sonho de entrar no CT, mas o Chumbinho segue no G-10, caindo da sexta para a sétima posição no ranking.

João Chianca agora só fica na torcida para não perder sua vaga no G-10 (Crédito da Foto: @WSL / Tony Heff)

A única combinação que pode tirar a vaga de João Chianca é se Michael Rodrigues e o australiano Morgan Cibilic chegarem na final do Haleiwa Challenger, com o francês Gatien Delahaye e o havaiano Imaikalani Devault sendo campeão e vice-campeão na bateria decisiva. O francês passou junto com Michael Rodrigues, graças a um erro do top do CT 2023, Samuel Pupo. Ele estava fazendo uma dobradinha brasileira com o cearense, mas nos últimos segundos, entrou numa onda que a prioridade de surfar era do francês. 

Os juízes assinalaram a penalidade para o Samuel, que caiu para o último lugar e Gatien avançou em segundo numa bateria fraca de ondas. Quando restavam apenas 10 minutos para o término, Michael Rodrigues estava em último com duas notas na casa dos 3 pontos. Foi quando achou uma onda que armou a parede para atacar forte os pontos mais críticos, com três pancadas de frontside que valeram nota 5,77. Com ela, o brasileiro venceu o confronto por apenas 9,47 pontos, contra 7,77 de Gatien Delahaye.

Michael Rodrigues aproveitou bem a única onda boa que achou na bateria (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)

“Eu realmente quero muito voltar para o Tour. Este é o meu sonho desde que eu saí de lá. Estou me esforçando bastante para voltar ao CT e essa bateria foi muito difícil”, disse Michael Rodrigues“Estou me sentindo muito bem, mas o mar está difícil lá fora e estou feliz por ter passado. Eu só tenho tentado fazer o meu melhor em todas as baterias este ano. Foco só no meu surfe e não penso nos outros competidores. Acho isso mais importante quando você entra na bateria. Mas, vim para o Havaí sem expectativas, pois nunca consegui bons resultados aqui. Este agora já é o melhor e estou bem perto do meu objetivo, então é isso, é nunca desistir”.

Agora, se passar sua próxima bateria, Michael Rodrigues já entra na zona de classificação para o CT 2023, ultrapassando os dois últimos colocados no G-10, o havaiano Ezekiel Lau e o australiano Dylan Moffat. Esse segundo confronto das quartas de final será duríssimo, pois um dos adversários é o bicampeão mundial e defensor do título do Haleiwa ChallengerJohn John Florence. O havaiano deu um show na quinta-feira, fazendo um novo recorde de 17,73 pontos nas direitas de Haleiwa. Os outros são Jessé Mendes, que também está na briga pelas últimas vagas para o CT 2023 e o francês Justin Becret, que barrou João Chianca e Lucas Silveira.

John John Florence foi um dos destaques da quinta-feira nas direitas de Haleiwa (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)

CONFIRMADOS NO CT 2023 - Com a derrota do Chumbinho na primeira oitava de final e do Ezekiel Lau na segunda, a World Surf League já anunciou mais uma novidade na elite que vai disputar o Championship Tour em 2023, o havaiano Ian Gentil, que é filho de brasileiros. Ele tinha perdido em sua estreia no Haleiwa Challenger, assim como o marroquino Ramzi Boukhiam, que teve seu nome confirmado no mesmo dia, com a combinação dos resultados da quarta-feira. O outro que também festejou classificação foi o francês Maxime Huscenot, quando passou para as quartas de final e tirou o sexto lugar no ranking do brasileiro João Chianca

Maxime estava empatado com o australiano Liam O´Brien, que também poderia ter garantido seu nome se passasse a bateria que fechou a quinta-feira no Havaí. Ele ficou entre os dois primeiros colocados durante todo o confronto, até o havaiano Imaikalani Devault achar boas ondas para assumir a primeira posição. E nos últimos segundos, o português Frederico Morais também surfou uma boa para passar em segundo lugar, superando o australiano por uma pequena diferença de 12,43 a 12,23 pontos. O brasileiro Mateus Herdy ficou em último.

Maxime Huscenot confirmou sua vaga no CT com a classificação para as quartas de final (Crédito da Foto: @WSL / Tony Heff)

ÚLTIMAS VAGAS - Com a eliminação em 17.o lugar no Haleiwa ChallengerLiam O´Brien permaneceu em oitavo no ranking, logo abaixo do brasileiro João Chianca. Os outros que correm risco de perderem suas vagas no CT 2023, são o havaiano Ezekiel Lau em nono lugar e o australiano Dylan Moffat, que segue fechando o G-10. Sete surfistas classificados para as quartas de final na quinta-feira, têm chances matemáticas na briga por estas quatro últimas vagas no G-10 do Challenger Series 2022.

O brasileiro Michael Rodrigues e o australiano Morgan Cibilic, ultrapassam Ezekiel Lau e Dylan Moffat se passarem para as semifinais. O francês Gatien Delahaye precisa chegar na grande final, para superar os 14.710 pontos do último colocado no G-10. O havaiano Imaikalani Devault só consegue isso se ficar entre os três primeiros na decisão. Já para Jessé Mendes, que passou a representar a Itália esse ano, o português Frederico Morais e o australiano Kalani Ball, só interessa a vitória no Haleiwa Challenger para tirar apenas o décimo lugar de Dylan Moffat. Os três já não conseguem superar os 15.770 pontos do nono colocado, Ezekiel Lau.

Jessé Mendes é um dos sete concorrentes por vagas para o CT 2023 (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)

DUAS VAGAS NO FEMININO - Na categoria feminina, restam definir apenas duas das cinco vagas para completar o grupo das top-17, que vai disputar o World Surf League Championship Tour em 2023. As três principais concorrentes são a havaiana Bettylou Sakura Johnson, a portuguesa Teresa Bonvalot e a norte-americana Alyssa SpencerBettylou está em quarto no ranking, Teresa em quinto, Alyssa em sexto e as três passaram para as quartas de final.

Alyssa venceu bem a segunda bateria do dia, com a australiana Sophie McCulloch, que também está na briga pela quinta vaga para o CT 2023, avançando junto com ela. Já a classificação da Teresa foi mais dramática, só conseguida na onda surfada no último minuto do confronto vencido pela australiana ex-top da elite, Sally Fitzgibbons. A brasileira Anne dos Santos ficou em último nessa bateria.

Teresa Bonvalot pode ser a primeira surfista de Portugal na elite feminina do CT (Crédito da Foto: @WSL / Tony Heff)

Bettylou Sakura Johnson ganhou o confronto seguinte e só sai do G-5 se Alyssa Teresa forem campeã e vice-campeã do Haleiwa Challenger. Qualquer outro resultado, a havaiana garante seu retorno ao grupo das melhores surfistas do mundo. Nesta bateria, Sophia Medina também terminou em último, assim como a outra brasileira que competiu na quinta-feira, Luana Silva, eliminada pelas australianas Macy Callaghan e India Robinson.

Haleiwa Challenger apresentado por The Hawaiian Islands tem prazo até o dia 7 de dezembro, mas pode ser encerrado nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e Aplicativo canal da WSL no YouTube. O evento acontece com patrocínio da Hawaiian Tourism, Shiseido, Havaianas, Specturm, 805, Alaska Air, Turtle Bay, Fu Wax e Hydro Flask. 

QUARTAS DE FINAL DO HALEIWA CHALLENGER:

CATEGORIA MASCULINA - 3.a=9.o lugar (3.320 pts) e 4.a=13.o lugar (3.120 pts):
1.a: Ethan Ewing (AUS), Leonardo Fioravanti (ITA), Gatien Delahaye (FRA), Kalani Ball (AUS)
2.a: John John Florence (HAV), Michael Rodrigues (BRA), Jessé Mendes (ITA), Justin Becret (FRA)
3.a: Kanoa Igarashi (JPN), Morgan Cibilic (AUS), Frederico Morais (PRT), Kauli Vaast (FRA)
4.a: Ryan Callinan (AUS), Maxime Huscenot (FRA), Imaikalani Devault (HAV), Chris Zaffis (AUS)

CATEGORIA FEMININA - 3.a=9.o lugar (3.320 pts) e 4.a=13.o lugar (3.120 pts):
1.a: Molly Picklum (AUS), Alyssas Spencer (EUA), Kirra Pinkerton (EUA), Zahli Kelly (AUS) 
2.a: Sophia McCulloch (AUS), Sarah Baum (AFR), Amuro Tsuzuki (JPN), Eweleiula Wong (HAV)
3.a: Gabriela Bryan (HAV), Sally Fitzgibbons (AUS), Macy Callaghan (AUS), Sawyer Lindblad (EUA), 
4.a: Bettylou Sakura Johnson (HAV), Teresa Bonvalot (PRT), India Robinson (AUS), Zoe McDougall (HAV)

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA EM HALEIWA BEACH:

SEGUNDA FASE FEMININA - 1.a e 2.a=Quartas de Final:
------3.a=17.o lugar (1.900 pts) e 4.a=25.o lugar (1.700 pts)
1.a: 1-Kirra Pinkerton (EUA), 2-Eweleiula Wong (HAV), 3-Nadia Erostarbe (ESP), 4-Carissa Moore (HAV)
2.a: 1-Alyssa Spencer (EUA), 2-Sophie McCulloch (AUS), 3-Dimity Stoyle (AUS), 4-Mafalda Lopes (PRT)
3.a: 1-Sarah Baum (AFR), 2-Zahli Kelly (AUS), 3-Brianna Cope (HAV), 4-Caitlin Simmers (EUA)
4.a: 1-Amuro Tsuzuki (JPN), 2-Molly Picklum (AUS), 3-Maud Le Car (FRA), 4-Nora Liotta (HAV)
5.a: 1-Gabriela Bryan (HAV), 2-Zoe McDougall (HAV), 3-Minami Nonaka (JPN), 4-Coco Ho (HAV)
6.a: 1-Sally Fitzgibbons (AUS), 2-Teresa Bonvalot (PRT), 3-Vahine Fierro (FRA), 4-Anne dos Santos (BRA)
7.a: 1-Bettylou Sakura Johnson (HAV), 2-Sawyer Lindblad (EUA), 3-Zoe Steyn (AFR), 4-Sophia Medina (BRA)
8.a: 1-India Robinson (AUS), 2-Macy Callaghan (AUS), 3-Ariane Ochoa (ESP), 4-Luana Silva (BRA)

OITAVAS DE FINAL - 3.o=17.o lugar (1.900 pts) e 4.o=25.o lugar (1.700 pts):
1.a: 1-Leonardo Fioravanti (ITA), 2-Justin Becret (FRA), 3-Lucas Silveira (BRA), 4-João Chianca (BRA)
2.a: 1-Ethan Ewing (AUS), 2-Jessé Mendes (ITA), 3-Vasco Ribeiro (PRT), 4-Ezekiel Lau (HAV)
3.a: 1-Michael Rodrigues (BRA), 2-Gatien Delahaye (FRA), 3-Mikey McDonagh (AUS), 4-Samuel Pupo (BRA)
4.a: 1-John John Florence (HAV), 2-Kalani Ball (AUS), 3-Keanu Asing (HAV), 4-Jordan Lawler (AUS)
5.a: 1-Kanoa Igarashi (JPN), 2-Chris Zaffis (AUS), 3-Te Kehukehu Butler (NZL), 4-Jacob Willcox (AUS)
6.a: 1-Kauli Vaast (FRA), 2-Maxime Huscenot (FRA), 3-Conner Coffin (EUA), 4-Joshua Moniz (HAV)
7.a: 1-Ryan Callinan (AUS), 2-Morgan Cibilic (AUS), 3-Barron Mamiya (HAV), 4-Shion Crawford (HAV)
8.a: 1-Imaikalani Devault (HAV), 2-Frederico Morais (PRT), 3-Liam O´Brien (AUS), 4-Mateus Herdy (BRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->