Levantamento,
feito pela Semrush, também apontou o aumento no interesse dos brasileiros pelas
modalidades que compõem o esporte.
Colaboração
de texto: Philipe Alves/NR7
Colaboração de foto: Unlimited Sports
O
triathlon, uma das competições esportivas mais desafiadoras e completas, está
ganhando cada vez mais popularidade entre os brasileiros. De acordo com um
estudo da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em
visibilidade online, as buscas feitas na internet pelo termo
"triathlon" aumentaram significativamente no último ano, registrando
um crescimento de 82,43%. O termo saltou de 14,8 mil pesquisas em maio de 2023
para 27,1 mil no mesmo período de 2024.
O
levantamento também mostra um interesse crescente pelas modalidades que compõem
o triathlon. A natação, que abre o combinado, lidera as pesquisas, com 135 mil
buscas no último mês, um crescimento de 49.17% no último ano. A corrida também atraiu
grande atenção, com 60,5 mil buscas (+22.22%), seguida pelo ciclismo, que teve
22,2 mil pesquisas (+22.65%).
“O
Brasil tem uma vasta natureza e áreas perfeitas para a prática de esportes
outdoor, além de um clima que privilegia esse tipo de atividades. Aproveitar
isso tudo é o caminho natural.” comenta Erich Casagrande, Líder de Marketing da
Semrush no Brasil. “Outro ponto que reflete o crescimento do interesse por
esses esportes é a flexibilidade. Corrida, natação, bike, são atividades que
você consegue treinar sozinho no seu horário.”
Interesse além da internet
Essa
percepção e busca por termos relacionados ao triathlon não se limitam a
internet, as competições também estão em alta. Segundo dados da Unlimited
Sports, empresa que promove o IRONMAN e o IRONMAN 70.3 no Brasil, nos últimos 5
anos, houve um aumento significativo no número de inscrições do IRONMAN 70.3,
prova que contempla o percurso de 1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km
de corrida.
“Após
a pandemia ficou claro que as pessoas sentiram muita falta desse ambiente de
competição e confraternização proporcionado pelos eventos esportivos. Apesar de
serem esportes individuais, a natação, corrida e ciclismo também podem ser
praticados dentro de ambientes controlados, como a própria residência e
academias em condomínios. E foi também uma forma que as pessoas encontraram
para se manter em movimento durante o difícil período que o mundo enfrentou”,
comenta Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports
Para
quem se interessou, mas acha que ainda não está pronto para esse desafio,
existem provas com distâncias mais curtas e acessíveis, como é o caso do
circuito Itaú BBA TRIDAY Series. São 3 distâncias: STANDARD (1,5 km de natação,
40 km de ciclismo e 10 km de corrida), SPRINT (750 metros de natação, 20 km de
ciclismo e 5 km de corrida) e SUPER SPRINT (375 metros de natação, 10
quilômetros de ciclismo e 2,5 quilômetros de corrida), sendo essa última o
percurso ideal para aqueles que estão iniciando ou até mesmo tem curiosidade em
saber como é um triathlon.
“O
Itaú BB TRIDAY Series foi criado para ser a porta de entrada para o triathlon
e, consequentemente, fazer com que o atleta se desenvolva, tendo condições de
completar um IRONMAN 70.3 ou um IRONMAN”, pontua Galvão. “Nosso objetivo é tornar
essas competições cada vez mais populares e fazer com que cada vez mais pessoas
se aproximem dessa jornada única e gratificante de superação” finaliza.
Linha de chegada IRONMAN 70.3. |
Colaboração de foto: Unlimited Sports
Nenhum comentário:
Postar um comentário