quarta-feira, 1 de maio de 2024

Museu do Futebol recebe 9ª Feira Afro Ilé-Ifè com roda de conversa, capoeira e discotecagem

Evento acontece no feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, com produtos com foco no enaltecimento da cultura negra, além de programação cultural.
 
Museu-do-Futebol-recebe-9-Feira-Afro-Ilé-Ifè-roda-conversa-capoeira-discotecagem-foto-Ciete-Silvério
Museu do Futebol recebe 9ª Feira Afro Ilé-Ifè.
Colaboração de texto: Lívia Albernaz/IDBR
Colaboração de foto: Ciete Silvério/IDBR
 
A Feira Afro Ilé-Ifè é uma opção para quem procura um lazer gratuito no feriado de 1º de maio no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura,Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento, que está em sua 9ª edição, acontece das 10h às 18h, com a participação de 25 afroempreendedores, que vão expor materiais dos segmentos de acessórios, decoração, educação, alimentação e vestuário.

 
Com isso, a Feira promove o afroempreendedorismo, o fortalecimento e a legitimação da economia ativa para a população negra. Entre as apresentações culturais haverá o momento griot (roda de conversa) com o coletivo Zumbi dos Palmeiras, falando sobre racismo no futebol e da necessidade de criar uma torcida antirracista dentro de cada time. A mestra de capoeira Eliana Valadares (Vassorinha) falará da sua profissão como educadora da modalidade. O som ficará por conta da DJ Bart. 
 
Brincadeiras no Museu 
 
Para completar o passeio do feriado, vale visitar a exposição temporária Futebol de Brinquedo e as atividades do Brincadeiras no Museu, localizadas na área externa.  
 
O Brincadeiras no Museu é um convite para ocupar a fachada do Pacaembu com atividades lúdicas e voltadas ao futebol, como pebolim, futebol de botão, futmesa, entre outros jogos, além de espaço para primeira infância. Neste dia a atração especial será a instalação de infláveis com temática de futebol, oficinas de bolinha de gude e dobraduras. O espaço fica aberto até às 18h, com entrada permitida até às 17h.

 
Serviço:
9ª edição da Feira Afro Ilé-Ifè 
Data: 1º de maio 
Horário: Das 10h às 18h 
Local: Área externa do Museu do Futebol 
Valor: Gratuito  
 
Programação cultural: 
10h às 11h Mestra Vassorinha  
11h às 12h Coletivo Zumbi dos Palmeiras  
12h às 18h Discotecagem DJ Bart.  
18h Encerramento

 
Sobre o Museu do Futebol  
 
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol completou 15 anos em setembro de 2023 e atualmente está em obras para renovação de sua exposição principal.  
 
As mudanças envolvem atualizações tecnológicas, a inclusão de novas instalações e experiências, além da revisão do conteúdo. Enquanto as equipes trabalham na implantação da nova exposição principal, o público tem acesso à exposição temporária Futebol de Brinquedo e atividades lúdicas, no térreo do Museu.  
 
Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura,Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, concebido pela FundaçãoRoberto Marinho e gerido em parceria com a Organização Social de CulturaIDBrasil Cultura, Educação e Esporte.  


Patrocinadores e parceiros  
 
A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio máster do Banco Bmg e patrocínio do Grupo Globo, Adidas, Goodyear, Sabesp, Cabot e Rede. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, e Arkema e com a parceria das empresas Pinheiro Neto Advogados, Banco Safra e Evonik Brasil. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 
 
Exposição Temporária Futebol de Brinquedo  
 
A exposição temporária Futebol de Brinquedo conta com patrocínio máster do Banco Bmg, com patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com apoio da Cabot – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

 
Projeto de Renovação do Museu do Futebol 
 
O projeto de renovação do Museu do Futebol tem patrocínio do Banco Bmg e apoio do: Grupo GloboAdidasGoodyear, Rede, SabespCabot, Farmacêutica EMS, Arkema e Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário