quarta-feira, 1 de maio de 2024

Salvador recebe segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Corrida

A cidade de Salvador será o palco da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Corrida 2024.
 
Salvador-recebe-segunda-etapa-do-Circuito-Banco-do-Brasil-de-Corrida-em-2024
Salvador recebe etapa do Circuito Banco do Brasil.
Colaboração de texto: Tatiana Barros/Norte MKT
 
A cidade de Salvador será o palco da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Corrida 2024, que acontecerá no próximo dia 5 de maio. Com percursos de 1, 5 e 10K, o evento promete animar corredores de todos os níveis e idades, proporcionando uma experiência única no coração da Capital da Alegria.
 
A prova proporcionará aos participantes a chance de explorar as belezas naturais e sentir a energia vibrante de Salvador. Assim como nas edições anteriores do Circuito, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de atividades físicas gratuitas como tendas para avaliação física, exames de pressão e testes de pisada estarão disponíveis gratuitamente no complexo esportivo, proporcionando uma programação repleta de atrativos.

 
Os kits do Banco do Brasil, disponíveis em diversas opções para atender a todos os perfis, podem ser adquiridos com 50% de desconto para clientes Ourocard. 

Confira: 
Kit BB: inclui viseira, camiseta, sacola térmica, número de peito e medalha (pós-prova);
Kit BB Plus: inclui jaqueta, viseira, camiseta, números de peito, sacola térmica e medalha (pós-prova);
Pacotes Família: diversas opções incluindo kit básico, camisetas para crianças, números de peito e medalhinhas (pós-prova).
A entrega dos kits será anunciada em breve no site oficial do evento. Os corredores serão alocados em pelotões de largada de acordo com o ritmo, identificados por bandeiras coloridas, proporcionando uma experiência personalizada para iniciantes e corredores experientes.

 
Quênia: ritmo abaixo de 04’50” min/km;
Azul: ritmo de 04’51” até 05’50” min/km;
Verde: ritmo de 05’51” até 06’50” min/km;
Branco: ritmo acima de 06’50” min/km.

Não perca tempo. Inscreva-se agora mesmo em uma ou mais etapas do Circuito Banco do Brasil de Corrida, um dos circuitos mais tradicionais e inclusivos do Brasil. “Você em Movimento”.
 
Serviço:
Circuito Banco do Brasil – Salvador
Data: 5 de maio de 2024
Local: Centro Administrativo da Bahia (CAB) - Em frente à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia - Salvador/BA

Museu do Futebol recebe 9ª Feira Afro Ilé-Ifè com roda de conversa, capoeira e discotecagem

Evento acontece no feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, com produtos com foco no enaltecimento da cultura negra, além de programação cultural.
 
Museu-do-Futebol-recebe-9-Feira-Afro-Ilé-Ifè-roda-conversa-capoeira-discotecagem-foto-Ciete-Silvério
Museu do Futebol recebe 9ª Feira Afro Ilé-Ifè.
Colaboração de texto: Lívia Albernaz/IDBR
Colaboração de foto: Ciete Silvério/IDBR
 
A Feira Afro Ilé-Ifè é uma opção para quem procura um lazer gratuito no feriado de 1º de maio no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura,Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento, que está em sua 9ª edição, acontece das 10h às 18h, com a participação de 25 afroempreendedores, que vão expor materiais dos segmentos de acessórios, decoração, educação, alimentação e vestuário.

 
Com isso, a Feira promove o afroempreendedorismo, o fortalecimento e a legitimação da economia ativa para a população negra. Entre as apresentações culturais haverá o momento griot (roda de conversa) com o coletivo Zumbi dos Palmeiras, falando sobre racismo no futebol e da necessidade de criar uma torcida antirracista dentro de cada time. A mestra de capoeira Eliana Valadares (Vassorinha) falará da sua profissão como educadora da modalidade. O som ficará por conta da DJ Bart. 
 
Brincadeiras no Museu 
 
Para completar o passeio do feriado, vale visitar a exposição temporária Futebol de Brinquedo e as atividades do Brincadeiras no Museu, localizadas na área externa.  
 
O Brincadeiras no Museu é um convite para ocupar a fachada do Pacaembu com atividades lúdicas e voltadas ao futebol, como pebolim, futebol de botão, futmesa, entre outros jogos, além de espaço para primeira infância. Neste dia a atração especial será a instalação de infláveis com temática de futebol, oficinas de bolinha de gude e dobraduras. O espaço fica aberto até às 18h, com entrada permitida até às 17h.

 
Serviço:
9ª edição da Feira Afro Ilé-Ifè 
Data: 1º de maio 
Horário: Das 10h às 18h 
Local: Área externa do Museu do Futebol 
Valor: Gratuito  
 
Programação cultural: 
10h às 11h Mestra Vassorinha  
11h às 12h Coletivo Zumbi dos Palmeiras  
12h às 18h Discotecagem DJ Bart.  
18h Encerramento

 
Sobre o Museu do Futebol  
 
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol completou 15 anos em setembro de 2023 e atualmente está em obras para renovação de sua exposição principal.  
 
As mudanças envolvem atualizações tecnológicas, a inclusão de novas instalações e experiências, além da revisão do conteúdo. Enquanto as equipes trabalham na implantação da nova exposição principal, o público tem acesso à exposição temporária Futebol de Brinquedo e atividades lúdicas, no térreo do Museu.  
 
Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura,Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, concebido pela FundaçãoRoberto Marinho e gerido em parceria com a Organização Social de CulturaIDBrasil Cultura, Educação e Esporte.  


Patrocinadores e parceiros  
 
A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio máster do Banco Bmg e patrocínio do Grupo Globo, Adidas, Goodyear, Sabesp, Cabot e Rede. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, e Arkema e com a parceria das empresas Pinheiro Neto Advogados, Banco Safra e Evonik Brasil. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 
 
Exposição Temporária Futebol de Brinquedo  
 
A exposição temporária Futebol de Brinquedo conta com patrocínio máster do Banco Bmg, com patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com apoio da Cabot – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

 
Projeto de Renovação do Museu do Futebol 
 
O projeto de renovação do Museu do Futebol tem patrocínio do Banco Bmg e apoio do: Grupo GloboAdidasGoodyear, Rede, SabespCabot, Farmacêutica EMS, Arkema e Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

Caio Souza é o novo presidente da Federação Baiana de Tênis de Mesa

O mesa-tenista fica à frente da entidade até fevereiro de 2025 e terá André Luis Lopes como vice-presidente.
 
Caio-Souza-novo-presidente-Federação-Baiana-Tênis-de-Mesa-foto-Daniel-Zappe
Caio Souza em ação no TMB Platinum.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/CBTM
Colaboração de foto: Daniel Zappe/CBTM
 
A Federação Baiana de Tênis de Mesa tem um novo presidente. Caio Anadi Gadelha de Souza, de 37 anos, foi eleito na última sexta-feira (26) e estará à frente da entidade até fevereiro de 2025. Com ele, também assume o vice-presidente André Luis Lopes.
 
Mesa-tenista desde 1999, Caio Souza é atleta da Academia Baiana de Tênis de Mesa (ABTM) e tem em seu currículo passagens por AABB Salvador, Academia Sergipe de Tênis deMesa e Jaraguá Tênis Clube.

De acordo com o novo presidente, o grande objetivo é colocar a Bahia, ainda mais, em evidência no cenário nacional. Para isso, Caio pretende implantar o sistema CBTM para maior organização nos eventos. Além disso, ele pretende realizar mais etapas das competições do circuito TMB no Estado.
 
''Fico feliz em assumir o cargo pois com toda minha vivência no esporte tenho certeza absoluta que irei agregar muito valor e elevar meu estado cada dia mais. Buscaremos implementar o sistema CBTM para maior organização dos nossos eventos, o que ajudará nossos atletas na pontuação nacional.'', explicou Caio, que ainda falou mais sobre suas propostas.

 
''Também queremos fazer etapas mais organizadas com quadro de arbitragem e mesários fixos, profissionalizar cada vez mais nossa federação e colocar a Bahia de volta ao cenário nacional, aumentando a presença de nossos atletas nos eventos da CBTM. Tentarei estreitar o contato com o Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia. Por último, mas não menos importante, buscaremos realizar etapas do Challenge Plus e, futuramente, quem sabe, uma competição nacional.'', finalizou.
 

Com resultados obtidos no Sul-Americano, Brasil garante equipes Sub-15 e Sub-19 no Campeonato Pan-Americano

Foram 20 medalhas conquistadas nos sete dias de jogos no Chile: oito ouros, seis pratas e seis bronze.
 
Com-resultados-obtidos-Sul-Americano-Brasil-garante-equipes-Sub-15-Sub-19-no-Campeonato-Pan-Americano- foto-Nelson-Ayres-CBTM
Delegação brasileira comemora conquistas no Chile.
Colaboração de texto e foto: Nelson Ayres/CBTM
 
Campeonato Sul-Americano Sub-15 e Sub-19 terminou no último fim de semana e o Brasil colheu importantes frutos na competição que foi realizada em Santiago, no Chile. Além das vinte medalhas conquistadas, as equipes brasileira garantiram a classificação para o Campeonato Pan-Americano, que acontece em Julho, em Caracas, na Venezuela.
 
Na mesa, a delegação brasileira garantiu oito medalhas de ouros, seis pratas e seis bronze. No torneio de equipes, onde nosso país garantiu as vagas no Campeonato Pan-Americano, foram três ouros, com as equipes masculinas Sub-19 e Sub-15, e feminina Sub-19, assim como no Campeonato Sul-Americano de 2023. No Sub-15 feminino, medalha de prata para as brasileiras.

 
Além das conquistas por equipes, duplas e individuais, o Brasil ainda conquistou o o título geral da competição. Confira as conquistas em Santiago.
 
Ouro: Equipes Masculino Sub-19, Equipes Feminino Sub-19, Equipes Masculino Sub-15, Sabrina Miyabara e Beatriz Kanashiro (Duplas Sub-19), Felipe Okano e Luan Santos (Duplas Sub-15), Leonardo Iizuka e Beatriz Kanashiro (Duplas Sub-19), Leonardo Iizuka (Individual Sub-19) e Mahayla Sardá (Sub-15).
 
Prata: Equipes Feminina Sub-15, Antônio Poletto e Vinícius Rech (Duplas Sub-15), Karina Shiray e Victória Strassburger (Duplas Sub-19), Leonardo Iizuka e Lucas Romanski (Duplas Sub-19), Victoria Strassburger e Lucas Romanski (Duplas Sub-19), Victória Strassburger (Individual Sub-19)
 
Bronze: Maiara Alves e Mahayla Sardá (Duplas Sub-15), Raiane Heidrich (Individual Sub-15), Sabrina Miyabara (Individual Sub-19), Beatriz Kanashiro (Individual Sub-19), Lucas Romanski (Individual Sub-19) e Felipe Arado (Individual Sub-19).
 
''O objetivo do Sul-Americano 2024 era classificar todas as equipes para o Pan-Americano e atingir o máximo de pódios nas categorias disputadas. E conseguimos atingir esses objetivos com êxito. Consequentemente saímos com o título geral da competição também. Fico feliz com os resultados, e parabenizo a todos envolvidos.'', comemorou Fernando Shigetomi, treinador das seleções de Base.

 
Relembrando os títulos no Chile
 
A equipe Sub-19 masculina, formada por Leonardo Iizuka, Lucas Romanski, Felipe Arado e Vitor Iwamoto garantiu a medalha de ouro ao vencer os donos da casa. Na final contra os chilenos, 3 a 0.
 
O título feminino também foi garantido contra a equipe anfitriã. Victória Strassburger, Karina Shiray, Beatriz Kanashiro e Sabrina Miyabara foram a mesa e o triunfo por 3 a 1 garantiu o Brasil no topo do pódio mais uma vez.
 
No Sub-15, o título masculino também ficou com os atletas do Brasil. Felipe Okano, Luan Santos, Vinicius Rech e Antônio Poletto bateram a Argentina por 3 a 0 e ficaram com o topo do pódio.
 
No Sub-15 feminino, a medalha de ouro não veio por muito pouco. Na final contra a equipe da Colômbia, revés por 3 a 2 e prata para Mahayla Sarda, Raiane Heidrich, Isabela Paterno e Maiara Alves.