quinta-feira, 28 de setembro de 2023

TV Brasil transmite BaVi final do Baiano de Futebol Feminino

Disputa de volta entre Bahia e Vitória acontece neste domingo (01/10).

TV-Brasil-transmite-BaVi-final-do-Baiano-de-Futebol-Feminino-Fotos-Letícia-Martins-EC-Bahia
TV Brasil transmite BaVi final do Baiano Feminino.
Colaboração de texto e foto: Divulgação EBC
Colaboração de foto: Letícia Martins/ECBahia

A TV Brasil exibe ao vivo, neste domingo (1), a grande final do Campeonato Baiano de Futebol Feminino. Realizada em parceria com a TVE Bahia, a transmissão do duelo entre os times Bahia e Vitória começa às 15h45, 15 minutos antes do início da partida. O clássico Ba-Vi acontece no Estádio de Pituaçu, em Salvador.
 
Pela primeira vez, a taça do Campeonato será decidida entre as duas equipes. O Bahia vai em busca do seu tetracampeonato consecutivo na competição, enquanto o Vitória quer chegar ao terceiro título na sua história.
 
No jogo de ida da final, disputado dia 24 de setembro no estádio do Barradão, o Tricolor venceu o Vitória de virada, por 2 a 1, e largou na frente na corrida pelo título. Em vantagem, o Esquadrão só precisará de um empate para ganhar. Já o Leão terá que vencer por dois ou mais gols de diferença. Se ganhar por um gol, a decisão irá para os pênaltis.
 
Sobre o torneio
 
O Campeonato Baiano de Futebol Feminino, também conhecido como Baianão Feminino, é realizado pela Federação Baiana de Futebol (FBF) desde 1984. Os maiores campeões da competição são o São Francisco, com 14 conquistas; o Bahia, com seis títulos; o Flamengo de Feira, com cinco vitórias, e o Euroexport, com três títulos estaduais.
 
Ao vivo e on demand
 
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: TV Brasil.
 
Seus programas favoritos estão no site TV Brasil Play ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.
 
Serviço
 
Campeonato Baiano de Futebol Feminino – Bahia e Vitória – domingo, dia 01/10, ao vivo, às 15h45, na TV Brasil
 
Facebook | Twitter | InstagramYouTube | TikTok
 
 

Leandro Macae fica em 2º no Orchid Skatepark em Santa Barbara, CA

Leandro Macaé leva o Brasil ao pódio em eventos tradicionais de skate nos EUA na categoria Pro Master.
 
Leandro-Macae-Orchid-Skatepark---Santa-Barbara-Leandro-Macae-fica-2º-Orchid-Skatepark-Santa-Barbara-CA-texto-foto-Luciana-Debom
Leandro Macae fica em 2º no Orchid Skatepark.
Colaboração de texto e foto: Luciana Debom
 
Radicado na Califórnia desde  2019, o skatista profissional natural do Rio de Janeiro Leandro Macaé vem se destacando  em eventos tradicionais da Califórnia validados pelo World Cup Skateboard (WCS), entidade que rege o esporte no mundo.  No último Orchid Ranch Bowl, que ocorreu no início de setembro, Macaé fiou em 2º lugar ao lado de  Chad Shetler, EUA, (1º) e Jaymeer, EUA, (3º).
 
No mesmo mês, o brasileiro que é o único skatista sul americano patrocinado pela marca Dogtown Skates, criada na década de 70 quando nasceu o skateboard em Venice na Califórnia (bem como pela Shark Wheel e Black Flys eyewear) também competiu no Tim Brauch Contest, ficando entre os quatro finalistas na modalidade Bowl. O evento reúne atletas de todo o mundo em homenagem ao skatista considerado como uma lenda norte-americana e que dá nome ao campeonato.
 
“Às vezes o mais difícil é completar as voltas, e realizar tudo o que eu tinha treinado e programado para fazer e fiz, já é muito gratificante. Na verdade a gente treina pra se superar, e superar outro atleta é um plus”, afirma Leandro Macaé.
 
Foi o que ele fez em abril desse ano ao vencer em sua categoria na 28a edição anual do Basic Bowl Contest, que teve a participação do lendário Christian Hosoi como special appearance atração principal. Na ocasião, o skatista macaense superou a si mesmo e seus adversários Mike Santarossa, Jeremy Way e Pat Duffy, conquistando o lugar mais alto do pódio.
 
 Diante dos resultados, Leandro vem mostrando que o skate está mesmo nos pés e que a experiência tem sido fundamental para estar entre os primeiros.
 
Leandro Macaé é  também conhecido por treinar atletas renomados como o prodígio brasileiro Filipe Mota e o americano Wyatt Hammond. Como técnico, também trabalhou com os top skaters mundiais como Kelvin Hoefler, Virginia Fortes, Hericles Fagundes, Lucas Rabelo e também da Bi Campeã mundial Pâmela Rosa durante o ano de 2021, quando se preparava para as Olimpíadas,
 

Luana Pekelman fatura ouro no dia inaugural do Campeonato Sul-Americano Adulto, em Curitiba

Três atletas do Brasil conquistaram medalhas de bronze: Luiza Lee, Pedro Marostega e Paulo Morais.
 
Luana-Pekelman-fatura-ouro-dia-inaugural-Campeonato-Sul-Americano-Adulto-em-Curitiba-Foto-Rosele-Sanchotene
Luana Pekleman vibra com a conquista em Curitiba.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Rosele Sanchotene
 
No primeiro dia de disputa do Campeonato Sul-Americano Adulto de Esgrima, em Curitiba-PR, o Brasil conquistou um importante título. Nesta quinta-feira (28), nas pistas do Centro de Esportes Dirceu Graeser, Luana Pekelman mostrou seu talento e faturou a medalha de ouro no sabre feminino. Foi seu primeiro título numa competição continental adulta.
 
Além de Luana, que galgou o degrau mais alto, outros três brasileiros subiram ao pódio, todos conquistando medalhas de bronze: a também sabrista Luiza Lee e os floretistas Pedro Marostega e Paulo Morais.
 
Houve expectativa de uma decisão brasileira no sabre feminino. Nas semifinais, Luana Pekelman (que bateu Stella Santos no quadro de 8) enfrentou Yolanda Muñoz, do Chile, enquanto Luiza Lee teve pela frente Candel Espinosa Veloso, da Argentina. Luana levou a melhor diante da chilena (15-12) se classificou, mas Luiza perdeu seu duelo (8-15) e ficou com a medalha de bronze.
 
Na disputa do ouro, Luana Pekelman e a argentina Candel Espinosa Veloso mediram forças na pista.  A brasileira começou melhor, mas a adversária não lhe deu moleza, exigindo empenho de Luana. Usando principalmente o meio de pista ela seguiu em frente, fechou o jogo em 15-10 e garantiu o ouro para o Brasil.
 
“É meu primeiro ouro em um Campeonato Sul-Americano Adulto, fico muito feliz. Entrei bem concentrada nesta final, com certeza de que iria ganhar. Comecei o ano mal, mas agora estou conseguindo atingir meus objetivos”, disse a campeã.
 
As outras sabristas brasileiras – Isabela Cunha, Luiza Martins, Ana Clara Morsch, Eduarda Nehrke e Gabriela Ohana – foram eliminadas da competição no quadro de 16.
 
Florete masculino
 
Duelos entre Brasil e Argentina nas semifinais do florete masculino – mas foram nossos grandes rivais que se deram bem. Após superar Pierre Souza no quadro de 8, Pedro Marostega foi derrotado (8-15) por Nicolas Marino. Já Paulo Morais perdeu (11-15) para Dante Leonel Cerquetti. Marostega e Morais ficaram com o bronze.
 
Nossos outros representantes no florete masculino se despediram em etapas anteriores. André Mura e Felipe Galleazzi caíram no quadro de 32, enquanto Jerônimo Machado, Heitor Shimbo e Vicente Hofmeister, no quadro de 16.
 
Espada feminino
 
Na espada feminino, as brasileiras não obtiveram êxito nas etapas eliminatórias. Lorana Schwantes e Aydée Dias não passaram do quadro de 32. Já Renata Zettermann, Marcela Silva, Fernanda Camargo, Clara Amaral, Tabea Alves e Laura Correia foram eliminadas no quadro de 16. 
 
Programação
 
O Campeonato Sul-Americano Adulto prossegue nesta sexta-feira (29) no Centro de Esportes Dirceu Graeser, em Curitiba. As disputas serão por equipes: no masculino, florete; no feminino, sabre e espada.
 
A competição na capital paranaense é o último grande teste da esgrima brasileira antes dos Jogos Pan-Americanos, que serão disputados no final de outubro, em Santiago, capital do Chile.
 

Caxias do Sul Basquete promove a Copa KTO

A competição contará com quatro equipes do cenário nacional: Caxias do Sul Basquete, Cruzeiro, Vasco e União Corinthians, entre os dias 06,07 e 08 de outubro, no Clube Comercial em Passo Fundo.
 
Caxias-do-Sul-Basquete-promove-a-Copa-KTO-texto-foto-Keila-Fumegali-Camejo
Caxias do Sul Basquete promove a Copa KTO.
Colaboração de texto e foto: Keila Fumegali/Camejo
 
O Caxias do Sul Basquete, pensando na sua preparação para o Novo Basquete Brasil, promove a Copa KTO, entre os dias 06,07 e 08 de outubro, no Clube Comercial em Passo Fundo. A competição contará com quatro equipes do cenário nacional: Caxias do Sul Basquete, Cruzeiro, Vasco e União Corinthians.
 
Para Rodrigo Barbosa, técnico do Caxias do Sul Basquete, a pré-temporada 2023/2024 foi a mais importante até aqui “tem sido bem importante essa pré-temporada para nós, em função de que em outros anos a gente não conseguia ter um número grande de jogos assim, e agora a possibilidade de jogar essa Copa KTO, onde a gente tem o nosso parceiro nos apoiando nesse evento, em uma cidade que também tem basquete, que é Passo Fundo, trazendo times importantes, então tudo isso engrandece, além de claro engrandecer o nosso esporte, o basquete”, destaca.
 
Mesmo com esses 3 campeonatos de início da temporada, o foco do Caxias Basquete é o NBB:
“O nosso foco é o NBB, mas toda essa preparação nos ajuda muito a fazer com que a gente possa chegar ao melhor preparo possível para a competição, que a gente imagina que será a mais difícil dos últimos anos, em virtude da qualidade das equipes e da quantidade de jogos também. Então é muito importante toda essa preparação e a nossa equipe também consiga evoluir bastante nesse período para que depois, com mais uma fase de treinamento, a gente possa disputar o NBB em alto nível".
 
Os jogos acontecerão no Clube Comercial em Passo Fundo.
 
06/10 - Sexta-feira
17h30: Vasco x União Corinthians
20h: Caxias Basquete x Cruzeiro
 
07/10 - Sábado
15h30: Cruzeiro x Vasco
18h: União Corinthians x Caxias Basquete
 
08/10 - Domingo
15h30: União Corinthians x Cruzeiro
18h: Caxias Basquete x Vasco
 
Além da competição, as quatro equipes participarão de ações em escolas e lugares públicos de Passo Fundo para divulgar os jogos e exaltar o esporte da bola laranja.
 
Essa será a terceira competição de pré-temporada do Caxias do Sul Basquete, que foi Campeão do torneio Sul-Brasileiro contra a equipe do Pato Basquete e ficou na segunda colocação no torneio Interligas contra a equipe do Ciclista Olímpico.
 
A equipe Caxiense estreia no NBB no dia 24 de outubro, contra o União Corinthians, no Ginásio do Sesi em Caxias do Sul, a partida será às 20 horas.


quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Baiano Pedro Silva é tetra, Goiano José Silveste leva 22º troféu na Copa Costa Verde Atakarejo

Federer do tênis Masters, Adelmo Evangelista estreia nesta quinta-feira.
 
Baiano-Pedro-Silva-tetra-Goiano-José-Silveste-22-troféu-na-Copa-Costa-Verde-Atakarejo-Foto-Suely-Barros
Pedro Silva em ação.
Colaboração de texto: Fabrizzio Gallas/Gallas Press
Colaboração de foto: Suely Barros
 
Foram definidos, nesta quarta-feira, os dois primeiros campeões da Copa Costa Verde Atakarejo, no Costa Verde Tennis Clube, em Salvador (BA), evento ITF MT400 disputado no Costa Verde Tennis Clube. O torneio acontece até o sábado, dia 16, e nesta edição a competição teve um upgrade de status e pontuação para o ranking da Federação Internacional de Tênis.
 
O baiano Pedro Silva, ex-boleiro, derrotou Edson Silva , 65º do mundo, por um duplo 6/1 e faturou o tetracampeonato em casa, jogando a categoria 75 anos: "Apesar do placar, foi um jogo duro. O 'gaúcho' joga bem, tive que ser intenso e focado. Não podia errar nada, valeu o esforço fui campeão", disse Pedro Silva.
 
Na categoria 80 anos, José Silvestre, de 82 anos de idade, superou José Newton por 6/0 6/2 e faturou seu 22º título na carreira, o primeiro este ano. Esta é a primeira vez que o goiano vem para o torneio baiano. Tanto Silvestre como Pedro Silva receberão seus troféus ao longo do restante da semana.
 
Nos 45 anos, o baiano Evaldo Júnior não precisou entrar em quadra para avançar uma vez que o rival Alexei Costa deu WO. O atleta do Costa Verde, formador de grandes talentos baianos, encara nesta quinta-feira o cabeça de chave 4, André Leal, pelas quartas de final, a partir das 14h30.
 
A quinta-feira terá ao todo 52 partidas e segue com a sequência das demais categorias com destaque para o ex-número 1 do mundo e atual 24º colocado, Adelmo Evangelista. Mais conhecido como "Adelmo Federer", o paulista enfrenta Roberto Ribeiro, não antes das 11h.
 
A competição internacional conta com 132 atletas de oito países. Além do Brasil há tenistas da França, Colômbia, Bolívia, Itália, Uruguai, Suíça e Portugal que disputam simples, duplas e duplas mistas em categorias desde os 30 até acima dos 80 anos.
 
Confira os Resultados desta Quarta-Feira (13/09):
08:30
 
MS80 covarda RAIMUNDO (BRA) Jose Augusto FERNANDES FILHO (BRA) w.o.
MS80 Jose Carlos SILVESTRE (BRA) Jose Newton DE LIMA (BRA) 6-0 6-2
MS75 Francisco GOMES DA SILVA FILHO (BRA) Jose Alberto LINS DE FARIA (BRA) 6-1 6-2
MS75 Pedro DA SILVA (BRA) Edson CUNHA DA SILVA (BRA) 6-1 6-1
MS70 Dennis Otavio Ozon MARCONDES (BRA) [1] Jose Carlos MACHADO (BRA) w.o.
MS70 Wong Kwong KWAN (BRA) [2] Luiz Alberto Alves ROLLA (BRA) 6-2 7-6(4)
MS70 Wilson EMILIO DA SILVA (BRA) Francisco ELIEZER PIMENTA DE OLIVEIRA (BRA) 6-1 6-1
MS65 SF #13 Jose Gilberto Santos GILBERTINHO (BRA) [1] Antonio CESAR GUIMARAES LANDULFO MEDRADO (BRA) 7-5 6-3
MD60 R16 #5 Washington Nilo BARBOSA LIMA (BRA) / Carlos GOMES Dermeval MOREIRA (BRA) / Mauricio PEIXOTO DE CASTRO (BRA) w.o.
 
MS65 SF #14 Albano SOARES FILHO (BRA) Eurismar Aparecido FERREIRA (BRA) [2] 6-1 6-3
MS40 R16 #5 Antonio Carlos PORTELA DA SILVA (BRA) Robson XIMENES (BRA) 6-1 6-1
MS60 R16 #18 Gabriel AGUILAR (URU) [7] Jose HASSELMANN (BRA) 6-1 6-3
MS60 R16 #19 Cosme Rosario OLIVEIRA (BRA) [4] Roque FRAGUAS (BRA) 6-2 6-3
MS60 R16 #20 Valdir MARCON (BRA) Alfredo BARRAL (BRA) [8] w.o.
MS60 R16 #21 Philippe SEREX (SUI) [6] Luiz Carlos ALBUQUERQUE RIBEIRO (BRA)6-1 7-6(4)
MS60 R16 #22 Eder Pedro REZENDE (BRA) [3] Joao Maria De MEDEIROS (BRA) 6-1 6-0
MS60 R16 #23 Nicolau MARINO (BRA) [5] Jose PEREIRA (BRA) 6-3 6-3
 
MS60 R16 #24 Graciliano GRACILIANO (BRA) Joao MENDONCA DOS REIS (POR) [2] 6-4 6-3
MS45 R32 #7 Marcelo TAVARES (BRA) Alexandre MARTINS VITA (BRA) w.o.
WS60 RR3 #3 Diva Thereza MENECHELLI (BRA) [1] ANGELA SILVESTRE (BRA) 6-0 6-2
WS60 RR2 #2 Nilda Isabel SANTANA (BRA) Iracema Maria CABRAL (BRA) [2] 6-3 7-5
MS45 R32 #11 Nicolas SIQUEIRA (BRA) Vagner Reale DOC (BRA) w.o.
WS50 QF #2 Monica CALO SEPULVEDA (BRA) Rita Maria SANTIAGO (BRA) 6-4 4-4 Ret.
MS55 QF #10 JORGE FERNANDO PINO CAPILLA (URU) [4] Jose Francisco LISBOA DA SILVA (BRA) 6-0 6-0
MS50 QF #2 Alessandro SIBIO (ITA) Marcelo MIGUEL DOMESI (BRA) 6-0 6-1
 
MS55 QF #11 Alexandre Pires LOBO (BRA) [3] Pericles DUARTE SOBRINHO (BRA) w.o.
MS55 QF #12 Rafael QUINTERO (COL) Ricardo OLIVEIRA DE QUEIROZ (BRA) [2] 6-0 6-1
WS40 QF #2 Larissa DANTAS (BRA) Sandra BARROS (BRA) 6-1 6-2
WS30 RR1 #1 Caroline NERY BARRETO (BRA) Amanda PIRES ARRUDA PEREIRA DA SILVA (BRA) w.o.
MS45 R16 #17 Eduardo CORREA LEMOS (BRA) [1] MIBURGE JUNIOR (BRA) 6-2 6-2
MS45 R16 #18 Luiz FREIRE (BRA) Mariano VENTURA (BRA) 6-3 4-6 6-2
MS45 R16 #19 Emerson FERREIRA MANGABEIRA (BRA) [3] Marcelo RANGEL (BRA) 5-2 Ret.
MD60 R16 #3 Graciliano GRACILIANO (BRA) / Jose HASSELMANN (BRA) Eder Pedro REZENDE (BRA) / Philippe SEREX (SUI) w.o.
 
MS30 RR1 #2 Diego NATIVIDADE (BRA) Philipe ALMEIDA (BRA) [2] 6-1 6-1
MS30 RR1 #1 Heron Oliveira Cortes CORTES (BRA) Paulo FRAGA (BRA) 6-1 6-2
MS45 R16 #21 Evaldo JUNIOR (BRA) Alexei BERNACCHI ALVES COSTA (BRA) w.o.
MS45 R16 #23 Gustavo BETTONI (BRA) ALEX DIAS (BRA) 6-0 6-0
MS45 R16 #24 Eduardo CARQUEIJA (BRA) Lucas Clemente DIAZ (BRA) [2] 6-2 6-2
MS30 RR1 #1 Jose Leopoldo VALVERDE LEAO (BRA) Cilmo CEDRO FILHO (BRA) 6-4 0-6 7-6(3)
MS50 SF #6 Frederico Jose CABRAL (BRA) [2] Heinz Karl SCHWEBEL (BRA) 6-0 6-0
 
MS45 R16 #20 Flavio PATRONI (BRA) Marcelo TAVARES (BRA) 6-4 6-0
MS45 R16 #22 Andre LEAL (BRA) [4] Nicolas SIQUEIRA (BRA) 6-3 2-6 6-1 
 
A Copa Costa Verde Atakarejo tem o patrocínio do Atacadão Atakarejo assim como da SETRE - Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Governo do Estado da Bahia através do programa Faz Atleta. O evento é uma realização do Sindiclube da Bahia, com chancela da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Bahiana de Tênis.


Hugo Calderano confirma favoritismo e fatura o ouro no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa

Bruna Takahashi ganha prata no individual feminino, nas duplas mistas, com Vitor Ishiy e bronze nas duplas femininas, ao lado da irmã, Giulia.
 
Hugo-Calderano-confirma-favoritismo-fatura-ouro-Campeonato-Pan-Americano-Tênis-de-Mesa-Foto-Arquivo-Hugo-Calderano
Hugo Calderano no alto do pódio em Havana.
Colaboração de texto: Paulo Rocha/Fato&Ação
Foto: Arquivo Hugo Calderano
 
Deu a lógica no torneio de simples masculino do Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa. Nesta quarta-feira (13), em Havana, Cuba, Hugo Calderano conquistou a medalha de ouro ao derrotar na final o chileno Nicolas Burgos. O dia também teve outras medalhas brasileiras: Bruna Takahashi levou prata na individual simples e nas duplas mistas, formando conjunto com Vitor Ishiy, e bronze nas duplas femininas, atuando em parceria com a irmã, Giulia Takahashi.
 
Número cinco do ranking mundial, melhor jogador das Américas na História do tênis de mesa, Calderano adicionou mais uma conquista ao seu vitorioso currículo ao faturar, pela quarta vez, a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano. O brasileiro confirmou seu favoritismo e subiu ao lugar mais alto do pódio com amplo merecimento, derrotando Nicolas Burgos por 4 sets a 1 (11/4, 11/8,13/11, 11/13 e 11/5).
 
Nas quartas de final, Calderano teve trabalho com o paraguaio Marcelo Aguirre, mas venceu por 4 a 2 (11/7, 6/11, 11/1, 8/11, 11/9 e 11/9) e se classificou para enfrentar, na semifinal, o porto-riquenho Brian Afanador, 96º do ranking. Após derrotar o adversário por 4 a 1 (11/8, 11/7, 11/8, 11/13 e 11/7), o brasileiro teve como oponente na decisão do torneio o chileno Nicolas Burgos, número 136 do ranking mundial. E fez o que dele se esperava.
 
Calderano começou de forma intensa e fechou o primeiro set por 11/ 4. No segundo, Burgos melhorou seu rendimento, mas o brasileiro se manteve focado e venceu por 11/8. Nicolas Burgos mostrou no terceiro set os motivos de ter chegado à final, dificultando para Hugo Calderano, que teve trabalho para vencer por 13/11. No quarto set, o chileno, enfim, conseguiu superar o brasileiro por 13/11.
 
No quinto set, porém, o brasileiro não permitiu que o adversário atrapalhasse seus planos mais uma vez. Vencendo por 11/5, fechou o jogo em 4 sets a 1 e conquistou, de forma inquestionável, a medalha de ouro.   
 
Já Guilherme Teodoro, que teve boas atuações neste Pan, encerrou sua participação nas quartas de final. Ele travou um duelo intenso com o argentino Santiago Lorenzo, mas acabou derrotado por 4 a 3 (11/9, 8/11, 8/11, 11/4, 8/11, 15/13 e 7/11), perdendo a chance de conquistar sua primeira medalha individual na competição.
 
Individual feminino
 
Não foi desta vez que Bruna Takahashi conseguiu conquistar o título do Pan-Americano de Tênis de Mesa. A brasileira fez bela campanha a foi até a final, mas acabou derrotada Amy Wang, dos Estados Unidos, por 4 a 3, ficando com a medalha de prata pela terceira vez – já a conquistara nesta competição em 2019 e 2021.
 
Nas quartas de final, Bruna Takahashi superou a canadense Mo Zhang por 4 a 2 – parciais de 5/11, 12/10, 11/8, 11/4, 8/11 e 11/8. Na semifinal, a brasileira encarou a número 31 do ranking, Lily Zhang, dos Estados Unidos e obteve nova vitória: 4 sets a 1 (11/3, 12/10, 11/7, 6//11 e 12/10) garantindo vaga na decisão.
 
O duelo decisivo foi contra outra atleta dos Estados Unidos, Amy Wang – que, por sinal, eliminara Giulia, irmã de Bruna, nas quartas com uma vitória por 4 a 1 – parciais de 6/11, 4/11, 11/8, 7/11 e 3/11. Foi um jogo duríssimo desde o primeiro set, vencido pela brasileira por 13/11. No segundo, deu Amy, 11/6. Bruna, contudo, voltou ao jogo e fechou o terceiro set por 11/4.
 
No quarto set, a norte americana fez 11/8 e voltou a deixar tudo igual em 2 a 2, num duelo dramático. O quinto set foi disputado ponto a ponto, até Wang conseguir fechar em 12/10. Bruna, porém, não desistiu: após ouvir instruções do técnico Jorge Fanck, ela se manteve focada e fez 11/9, levando a disputa para o último e decisivo set.
 
O set que decidiu o título individual feminino também foi jogado em alto nível e com muita tensão. Bruna começou melhor, Wang tomou a vantagem, mas a brasileira reagiu e empatou. A norte-americana, contudo, fez 12/10, fechou o jogo em 4 a 3 e levou o ouro para casa.
 
Duplas
 
Na final das duplas mistas, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi enfrentaram os chilenos Nicolas Burgos e Paulina Vega. A parceria brasileira perdeu por 3 a 0 (10/12, 12/14, 7/11, ficando com a medalha de prata.
 
No duelo de irmãs, Bruna e Giulia Takahashi foram superadas na semifinal das duplas femininas pelas porto-riquenhas Adriana e Melanie Diaz. Com o revés por 3 a 0 (parciais de 9/11, 11/13 e 10/12), as brasileiras ficaram com a medalha de bronze.
 
Equipes
 
Nesta quinta-feira (14) terá início em Havana o torneio de equipes, considerado o mais importante deste Pan-Americano, já que concede duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. E os conjuntos brasileiros são os grandes favoritos para garantir classificação.
 
A equipe brasileira masculina (campeã de todas as edições do Pan de Tênis de Mesa, disputado desde 2017) está no Grupo 1. A estreia será contra o Equador; na sequência, enfrenta o Paraguai. Já a equipe feminina (também campeã de todas as edições, com exceção de 2019, quando foi vice) integra o Grupo 3 e faz seu primeiro jogo contra a Venezuela; depois, pega o Chile.

Parceria inédita entre BTFF e ABNE oferece Summit de Nutrição Esportiva

Evento com dois dias de palestras dedica espaço a nutricionistas e profissionais de saúde para debater a relevância e as vantagens de unir nutrição e prática esportiva.
 
Parceria-inédita-entre-BTFF-e-ABNE-oferece-Summit-de-Nutrição-Esportiva-texto-Foto-Teresa-Silva-Myrian-Vallone-2PRÓ
ABNE oferece Summit de Nutrição Esportiva.
Colaboração de texto e foto: Teresa Silva/Myrian Vallone/2PRÓ
 
Consolidando seu foco nas áreas de saúde e bem-estar, além do fitness, a BTFF - Brasil Trading Fitness Fair fecha uma parceria com a ABNE - Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Essa união permitirá a realização, já neste ano, do Summit de Nutrição Esportiva, com um conteúdo científico e acadêmico dirigido a profissionais de saúde, em especial a nutricionistas e médicos, em palestras nos dois primeiros dias (23 e 24 de novembro) da feira, que segue até o dia 26 do mesmo mês no Expo Center Norte, em São Paulo.
 
“A BTFF vem ampliando o olhar da atividade física como saúde e será uma oportunidade incrível de divulgar nosso conteúdo e as atividades científicas da associação. Serão apresentados os dados de maior importância no Summit, bem como os temas mais relevantes sobre nutrição esportiva. Demorou um pouco para entendermos a importância do profissional de nutrição no desempenho esportivo. Desde os anos 1990, estamos participando de congressos e observamos, atualmente, um profissionalismo maior. Ainda existe muito conhecimento novo a ser disseminado na feira”, afirma Tânia Rodrigues, presidente da ABNE.
 
Os 11 especialistas do Summit vão abordar temas que estarão no ‘Guia Brasileiro Nutrição Esportiva’, elaborado por pesquisadores nacionais e internacionais com recomendações e indicações de nutrientes específicos à atividade física e que terá seu lançamento na BTFF. A ideia é fazer com que mais profissionais da área tenham referências antes de realizar suas indicações, passando o conteúdo de forma clara e objetiva, desmistificando e evitando a criação de novos mitos.
 
 
“Não queremos ser moda, uma condição passageira. As pessoas passaram a valorizar os exercícios e uma alimentação adequada, por manterem a imunidade maior, mas temos que mostrar que isso precisa ser por toda a vida, pois significa longevidade, mais força, menos doenças, melhor qualidade de vida. Se estamos saudáveis, conseguimos resolver até questões do dia a dia com facilidade”, destaca Rodrigues, pós-graduada em fisiologia do exercício e especialista em nutrição no exercício físico e esportes pela ASBRAN - Associações Estaduais de Nutrição Filiadas.
 
Para Rimantas Sipas, diretor operacional do IEG Brasil - Italian Exhibition Group, responsável pela promoção e realização da BTFF, a aliança estratégica com a ABNE permitirá que mais profissionais do mercado de nutrição esportiva tenham acesso a conteúdos exclusivos desenvolvidos para a BTFF 2023. “Tenho certeza que a parceria com a ABNE reforça o caráter profissional da BTFF, sobretudo no âmbito da saúde e bem-estar, e a realização do Summit de Nutrição Esportiva com a curadoria desta renomada associação será extremamente enriquecedor para os profissionais da área da saúde”, diz Sipas.
 
As palestras serão realizadas por profissionais comprometidos com pesquisa científica, que exibirão conceitos baseados em dados obtidos através de metodologias reconhecidas internacionalmente e que passaram por revisores estrangeiros. “Vamos compartilhar esses conhecimentos, precisamos transpor os muros da universidade para a comunidade atuante. Precisamos resumir muito as informações e levar exatamente o que deve ser entregue aos atletas”, avaliou Rodrigues.
 
Novos produtos
 
A suplementação será um dos temas de destaque do Summit. As palestras irão, entre outros tópicos, abordar as diferentes categorias, falar sobre a utilização da creatina, do Nitrato, da Beta alanina e do Bicarbonato. No Brasil, esses itens precisam ser regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que acaba travando algumas inovações, mas é um passo importante, segundo a especialista, pois garante que apenas produtos com comprovação científica cheguem à população.
 
 
“Não podemos colocar ninguém em risco, é preciso ter segurança. Os novos produtos olham, cada vez mais, para essas necessidades dos consumidores, como o veganismo, que é uma grande tendência na sociedade. Praticidade, faixa etária são outros itens importantes. Isso é bom também, pois ajuda a atender todos os públicos”, alerta Rodrigues.
 
Programação e palestrantes
Dia 23
14h: Abertura - Tânia Rodrigues
14h30: Gasto e disponibilidade energética - Ana Beatriz Barrella
15h30: Composição Corporal Aplicada - Marcus Quaresma
16h30: Intervalo
17h: Avaliação bioquímica aplicada - Murilo Datillo
18h: Categorias para suplementação - Marcus Quaresma
19h: Doping - Eduardo Reis
 
Dia 24
10h: Carboidratos - Andrea Zaccaro
11h: Restrição de carboidratos e proteínas - Murilo Dattilo
12h: Intervalo e visita à feira
14h: Vitaminas e Minerais - Mariana Lindemberg
15h: Compostos Bioativos e Cafeína - Gustavo Pimentel
16h30: Intervalo
17h: Hidratação - Glaucia Baggion
18h: Suplementos (Creatina/ Nitrato/ Beta alanina/ Bicarbonato) - Raphael Campanholi e Michele Trindade
 
Serviço:
Brasil Trading Fitness Fair (BTFF)
Promoção/Realização: IEG Brasil
Data: 23 a 26 de novembro
 
Horários e acessos:
10 às 20h: todos os dias
23/11 e até às 14h do dia 24/11: acesso exclusivo para profissionais do setor munidos de credencial.
24/11: a partir das 14h, o público tem acesso ao evento mediante compra de ingresso.
25/11 e 26/11: 10 às 20h para profissionais e público em geral com ingresso.
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Mais informações: Link

Dia de campeões à frente no XP Sertões Kitesurf

Alex Neto (Pro Masculino) e Gaby Reynard (Pro Feminino) foram os mais rápidos na segunda etapa do rally, entre a Praia do Guajiru, em Trairi, e a ilha de mesmo nome, em Itarema. Ex-atacante com passagem pelo futebol europeu se destaca na Adventure.

Dia-de-campeões-à-frente-no-XP-Sertões-Kitesurf-Foto-Gabriel-Heusi-Sertões
Ex-atacante da dupla BaVi se destaca na Adventure.
Colaboração de texto: Meg Cotrim/Rodrigo Gini/XP Sertões
Colaboração de foto: Gabriel Heusi/Sertões

Segunda das cinco etapas superada no XP Sertões Kitesurf, com direito ao visual incrível da Ilha Guajiru à espera dos competidores. Um pedaço de terra que se separou do continente em Itarema e criou uma lagoa de água salgada de baixa profundidade e ondulações quase inexistentes. Para chegar até ela foram 95 quilômetros de downwind (velejo a favor do vento) a partir da Praia do Guajiru que, apesar do mesmo nome, fica em Trairi. Um dia que passou rápido e, na Pro, foi dominado pelos atuais campeões, tanto no masculino quanto no feminino.
 
Depois de começar a disputa na terça-feira com a segunda posição, atrás de Yaron Moura, Alex Neto deu o troco, e desta vez superou o rival, empatando a disputa na classificação geral. O dominicano Deury Corniel (campeão das Olimpíadas da Juventude em 2018) mostrou ter aprendido bem os macetes de um rally de kitesurf para ser o sexto na categoria. Bruno Simão voltou a ser o melhor na Elite, sinônimo de liderança no acumulado da prova.
 
Entre as mulheres, a etapa foi de Gaby Reynard, instrutora de kite com base no Preá e que conhece muito bem a região. Sem o upwind da primeira etapa, que a própria reconhece como seu ponto fraco, ela superou a argentina Julieta Biasotti. Bia Santos ficou com a terceira posição. Extra-oficialmente Julieta lidera a categoria com três pontos, seguida por Gaby (quatro) e Bia (cinco) - a campeã será aquela com menos pontos somados ao fim do rally.
 
Kauan Grubert terminou na frente um percurso que, para os meninos da Pro Jr., exigiu bastante preparo. Na Adventure Masculino, domínio de Eré Pereira
 
Bom de bola e de kite
 
Entre as mais de oito dezenas de inscritos no XP Sertões Kitesurf 2023, um chama a atenção pela trajetória no esporte. Antes de chegar ao kitesurf, Jose Luiz Sanabio Júnior se tornou conhecido nos gramados e fez carreira internacional no futebol desde o fim dos anos 1990. Como atacante, Júnior, cearense de Fortaleza, defendeu equipes como o Derby County (Inglaterra); o Malmö (Suécia), além de Vitória, Bahia e Ceará. A paixão pelo mar chegou antes e acabou interrompida pela trajetória com a bola nos pés. Penduradas as chuteiras, foi possível se dedicar de corpo e alma ao ofício de velejar.
 
Júnior criou com amigos o 'Loucos por Downwind' (LPD), um grupo de kitesurf que, como o nome indica, percorre longas distâncias a favor do vento em kite trips. O que caravana do Sertões das águas levará cinco dias para completar - o velejo do Cumbuco a Camocim-; ele já encarou em um. Além disso, o LPD ensina o esporte e promove cursos de resgate.
 
Movido pelo espírito da competição, Júnior não demorou a mostrar que também é bom de kite: venceu a primeira etapa (Aeris) na Adventure.
 
Aspas
 
José Luiz Sanabio Júnior, o Júnior Pipoca
 "Eu era surfista; o futebol entrou na minha vida aos 18 anos, morei 12 anos fora, voltei para jogar no Brasil e aprendi o kitesurf em 2013. Me apaixonei de cara e hoje é minha vida, minha grande paixão, minhas peladas agora são no mar. Quis participar do Sertões por ser uma competição, já que eu sou competitivo. Dá aquele friozinho na barriga, você tem que imprimir uma velocidade boa; velejar ligeiro".
 
Alex Neto (vencedor da etapa Pro Masculino)
"Foi um dia tão difícil quanto ontem, bem cansativo, embora o percurso fosse todo de downwind. O vento não foi tão forte quanto eu estava esperando, mas consegui velejar bem e manter a liderança, sempre com o Yaron (Moura) me seguindo de perto".
 
Gaby Reynard (vencedora da etapa Pro Feminino)
"Maravilhoso, eu hoje velejei praticamente em casa e só no puro downwind, que é a minha praia. Também pensei que o vento estaria mais forte, escolhi o kite 10 e tive que movimentá-lo um pouco, mas nada extremo. Vamos que vamos, vitória na etapa, mas o Sertões está só começando".
 
Adriano Lopes (vencedor da etapa Gran Master)
"Hoje foi puxado, quase 100 quilômetros, a frequência cardíaca quase bateu nos 200 batimentos. Vim fazendo uma disputa animada com o Fernando (Giestas), até que ele perdeu a bóia em Icaraizinho e eu consegui pegá-la. Coisas que acontecem. O importante é que o dia termina com a nossa cervejinha".
 
XP Sertões Kitesurf
DIA 2 - 13/9
Todas as Categorias - 95 KM - Trairi (Guajiru/GKC) -> Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda dei Venti)
 
Resultados extra-oficiais
Pro Masculino
1) Alex Neto        2h04min40
2) Yaron Moura        2h07min05
3) Sena Sousa        2h08min51
 
Pro Feminino
1) Gaby Reynard    2h27min00
2) Julieta Biasotti (ARG)    2h28min56
2) Bia Santos    2h38min32       
 
Elite
1) Bruno Simão        2h24min24
2) Fabão Câmara    2h25min39
3) Emmanuel Nóbrega    2h34min01
 
Wing Masculino
1) Fafá Rodrigues    2h51min46
2) Thomas Floricke    2h53min47   
 
Wing Feminino
1) Letícia Lazzari    3h41min03
 
Pro Jr.
1) Kauan Esmerino    2h26min29
2) Pedro Morais    2h29min47
2) Marcos Rodrigues    2h46min38
 
Adventure Masculino
1) Eré Pereira        2h28min32
2) Marcos Botelho    2h33min12
3) Renato Viana    2h33min17   
 
Adventure Feminino
1) Bela Furtado        2h57min27
2) Aysu Bilgin (TUR)   3h24min01
3) Andressa Monteiro    3h25min54
 
Master
1) Eduardo Botelho    2h51min10
2) André Diniz        3h17min25
3) Ricardo Claudino Garcia        3h18min49   
 
Gran Master Feminino
1) Cândida Liberato    2h51min10
 
Grand Master Masculino
1) Adriano Lopes    2h55min11
3) Phillipe Cardis    3h06min35
3) Said Aiach Neto    3h06min40
 
DIA 3 - 14/9
 
Elite/Pro - 100 KM - Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Cruz (Preá/Rancho do Kite)
Adventure/Master/GranMaster/ProJr - 70 KM -Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Acaraú (Monteiros)
Neste dia não haverá Wing
 
Descrição: Endurance puro. (resistência, resiliência). O dia inicia com prova de contravento para todas as categorias na paradisíaca Ilha do Guajiru, sendo 2 voltas na Ilha para Elite/PRO e uma para as demais categorias Na sequência um percurso downwind até Monteiros, onde será a chegada da Adventure/Master/Gran Master/Pro Jr. A Elite e a Pro seguem um percurso de 30 km a mais com chegada na praia do Preá, no Rancho do Kite.
      
 
Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o XP SERTÕES KITESURF:
Instagram: @sertoes.kitesurf