quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Lauro de Freitas publica Lei que cria o Programa Bolsa Esporte da Prefeitura

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (21), o Decreto nº 5.223, regulamentando a Lei nº 2.034, que institui o Programa Municipal para Apoio à Prática do Esporte - Bolsa Esporte em Lauro de Freitas.

Lauro-de-Freitas-publica-Lei-que-cria-Programa-Bolsa-Esporte-Prefeitura-Foto-Lucas-Lins
Lei cria Programa Bolsa Esporte em Lauro de Freitas.
Colaboração de texto: Hyago Cerqueira/Ascom SETREL LF
Colaboração de foto: Lucas Lins/Ascom SETREL LF
 
A ação consiste em incentivo financeiro fornecido pelo Município, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). O objetivo é incentivar os atletas à prática de esportes, possibilitando um suporte para o treinamento e a participação em eventos e competições oficiais de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.
 
O benefício financeiro do Bolsa Esporte será concedido através de bolsas remuneradas, mensalmente, pelo prazo de um ano. Após este prazo, a Comissão do Programa avaliará o desempenho obtido e a aprovação da prestação de contas como condição para a renovação do benefício para o atleta.
 
O titular da Setrel, Uilson de Souza, destacou a importância da Lei para o fomento à prática esportiva em Lauro de Freitas. “O programa Bolsa Esporte coloca Lauro de Freitas em um grupo seleto de cidades na Bahia e no Brasil que têm política de financiamento pró esporte. O Bolsa Esporte se junta a Lei de Incentivo ao Esporte como forma de financiamento público para essa política. Então, Lauro de Freitas é uma das únicas cidades do Brasil que tem Lei de Incentivo ao Esporte e Bolsa Esporte. No caso da Lei de Incentivo é a única da Bahia e no caso do Bolsa Esporte faz parte de um grupo pequeno de quatro cidades que já transformaram seu projeto de lei em política pública”, pontuou o secretário.

 
A concessão do Bolsa Esporte será disponibilizada em duas formas. As bolsas de demanda social serão concedidas diretamente aos atletas ou paratletas, observado o critério do mérito esportivo, conforme as modalidades e categorias. Já as bolsas institucionais serão concedidas pela Comissão do Programa Bolsa Esporte, com o objetivo de fomentar a prática esportiva.  A chamada pública via edital está prevista para ser divulgada no mês de setembro.
 
Anualmente será publicado edital de chamamento público para cadastramento dos candidatos. Confira mais informações sobre o programa no Diário Oficial - Bolsa Esporte.


segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Fusão de esporte e cultura no Festival Tamo Junto Nesse Game do Circuito Banco do Brasil de Corrida

No próximo dia 27 de agosto, a capital baiana se prepara para sediar a etapa Salvador do Circuito Banco do Brasil de Corrida.
 
Fusão-esporte-cultura-Festival-Tamo-Junto-Nesse-Game-Circuito-Banco-do-Brasil-Texto-Foto-Tatiana-Barros-Norte-MKT
Festival Tamo Junto Nesse Game do Circuito Banco do Brasil.
Colaboração de texto e foto: Tatiana Barros/Norte MKT
 
Mais do que uma simples corrida de rua, este evento faz parte do Festival Tamo Junto Nesse Game, que consiste em uma ação aberta ao público com uma série de eventos das mais variadas modalidades esportivas, promovido pelo Banco do Brasil.
 
Com uma programação diversificada, o evento busca destacar a relevância do esporte e da cultura no Brasil, tendo como objetivo principal ressaltar as diferentes modalidades esportivas do país. Além de incluir atividades como surfe, vôlei, skate, corrida de rua e games, o festival também contará com uma programação cultural e musical, que promete atrair e encantar o público soteropolitano. Essa iniciativa visa não apenas promover a interação entre atletas, artistas e a comunidade local, mas também proporcionar uma experiência única que une o espírito esportivo à energia contagiante de Salvador.
 
Circuito Banco do Brasil de Corrida
 
Marcado para o dia 27 de agosto, o Circuito Banco do Brasil de Corrida é um evento esportivo que almeja fomentar a saúde, qualidade de vida e o vínculo familiar por meio da prática da corrida de rua. Sediado no Centro de Convenções de Salvador, este local moderno e estrategicamente situado será o epicentro de uma jornada emocionante, servindo como ponto de partida e chegada.


Ao longo dos trajetos planejados os participantes terão o privilégio de apreciar a magnífica paisagem soteropolitana. Das praias de águas cristalinas aos coqueirais que margeiam as vias, dos monumentos históricos à exuberante alegria que permeia a cidade, cada passo será imersivo. O Circuito Banco do Brasil de Corrida não apenas celebra a paixão pelo esporte, mas também simboliza a união entre as pessoas. De diferentes faixas etárias e níveis de aptidão, corredores se congregam para superar desafios, cruzar a linha de chegada e compartilhar momentos memoráveis de superação.
 
A organização está totalmente comprometida em assegurar uma experiência integral e segura. Pontos de hidratação estrategicamente posicionados, uma equipe médica e de segurança vigilante e uma área de entretenimento familiar são recursos que garantirão a qualidade desta empreitada inesquecível.
 
As inscrições para a etapa de Salvador já estão abertas e podem ser efetuadas por meio do portal oficial do evento. Não perca a oportunidade de se unir a essa jornada única e de experimentar a contagiante energia que percorre a cidade. Junte-se a nós nessa celebração do esporte, da superação e da vitalidade.

 
Atrações do Circuito Banco do Brasil de Corrida
 
Além da corrida de rua, o festival abrange uma variedade de atividades esportivas e culturais para atrair pessoas de todas as idades, como a terceira etapa do Circuito BB de Surfe, a ser realizada na praia de Stella Maris, oferecendo um espetáculo para os amantes do surfe. Os fãs de vôlei de praia também terão sua dose de ação, com o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em destaque.
 
Cultura, esporte e entretenimento
 
O Festival “Festival Tamo Junto Nesse Game” vai além das competições esportivas. O evento abraça a cultura e o entretenimento, proporcionando uma atmosfera vibrante e repleta de energia. Os entusiastas do skate poderão apreciar apresentações de skatistas renomados, como Bob Burnquist, Augusto Akio, Felipe Nunes e Raicca Ventura. Além disso, os aficionados por jogos eletrônicos encontrarão um espaço dedicado aos eSports, incluindo a emocionante final da Peneira W7M, garantindo que a diversão esteja presente em todas as partes do festival.
 
Para complementar essa experiência multifacetada, shows e apresentações musicais ocorrerão no prestigiado Centro de Convenções de Salvador, permitindo que os participantes desfrutem da cultura local enquanto celebram o esporte e a paixão por um estilo de vida ativo.

 
Participe!
 
Se você é um apaixonado por esporte, cultura e pela energia única que Salvador oferece, não perca a etapa Salvador do Circuito Banco do Brasil de Corrida. Faça parte do Festival “Festival Tamo Junto Nesse Game”, una-se a atletas, entusiastas e famílias em uma celebração memorável que combina esporte, cultura, diversão e muito mais. As inscrições para a corrida e outras atividades estão abertas e podem ser feitas por meio do site oficial do evento. Não deixe escapar a oportunidade! Junte-se a nós e viva toda a energia da Etapa Salvador do Circuito Banco do Brasil de Corrida.
 
Serviço:
Circuito Banco do Brasil 2023 – Etapa Salvador
Data:27/08/2023
Distância: 1k, 5k e 10k
Inscrições: Circuito Banco do Brasil de Corrida
 

Em grande fase, Vitória é o primeiro a alcançar 200 mil pagantes na série B

Na briga pelo acesso para a elite do futebol brasileiro, o Vitória se tornou primeiro clube na Série B em 2023 a alcançar a marca de mais de 200 mil torcedores no estádio.
 
Vitória-primeiro-alcançar-200-mil-pagantes-série-B-Foto-Victor-Ferreira-ECVitória
Vitória é primeiro a alcançar 200 mil pagantes.
Colaboração de texto: Felipe Lopes da Silva/PressFC
Colaboração de foto: Victor Ferreira/ECVitória
 
A equipe baiana alcançou a marca de 221.938 pagantes durante a competição na partida contra o Ceará, realizado no último domingo e vencida pelo Leão por 1 a 0.
 
Atualmente na segunda colocação do campeonato com 44 pontos, um a menos que o líder Sport, o Vitória tem o Barradão como um dos principais fatores de sucesso da atual campanha na segunda divisão. Das 11 partidas disputadas em seus domínios, o clube levou a melhor em 9 oportunidades, o que credencia o Leão como o segundo melhor mandante da Série B.
 
A presença maciça no Barradão não é uma novidade. Na campanha da Série C do ano passado, o Vitória terminou com a maior média de público da competição, com mais de 15 mil torcedores pagantes. O sucesso no campo também reflete fora das quatro linhas. Marcas parceiras do clube enxergam de forma muito positiva o engajamento da torcida.


Vitória-primeiro-alcançar-200-mil-pagantes-série-B-Foto-Victor-Ferreira-ECVitória-torcida
A torcida do Vitória Está muito felizes com o time.
“Estamos muito felizes em fazer parte dessa trajetória junto do Vitória. Quando firmamos o acordo de patrocínio, sabíamos que se tratava de uma torcida muito apaixonada e muito engajada com o clube. E quando eles entenderam a nossa mensagem, a torcida nos abraçou e literalmente vestiu nossa camisa” comenta Nina Sag, diretora de comunicação do Fatal Model, empresa de acompanhantes que é patrocinadora do Vitória.
 
Um capítulo recente desta sintonia entre clube, torcida e marcas foi o lançamento do terceiro uniforme. A camisa assinada pela Volt Sport, reforçam a importância da doação de órgãos. Na cor preta, o modelo conta com linhas vermelhas que remetem às batidas de um coração. O Vitória também terá outras ações especiais para fomentar a campanha.
 
O engajamento da torcida é fora do comum. É um orgulho fazer parte deste processo de retomada. Desde o primeiro dia que chegamos aqui, pudemos perceber que a gestão faz um trabalho profissionalizado e os resultados iriam aparecer. A Volt Sport conseguiu somar, incrementar as receitas da agremiação e colaborar para os êxitos esportivos dentro de campo”, afirma Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, fornecedora de material esportivo do clube.

Moeses Fiamoncini é primeiro brasileiro a chegar ao topo das cinco montanhas de 8 mil metros do Paquistão

Objetivo de Moeses Fiamoncini é se tornar a vigésima pessoa no planeta a conquistar as 14 montanhas mais altas sem auxílio de oxigênio suplementar.
 
Paranaense-primeiro-brasileiro-chegar-topo-cinco-montanhas-8-mil-metros-altitude-Paquistão-Foto-Arquivo-Moeses-Fiamoncini
Moeses Fiamoncini no Paquistão.
Colaboração de texto: Ana Davini/AD
Foto: Arquivo Moeses Fiamoncini
 
O paranaense Moeses Fiamoncini tem o sonho de se tornar o primeiro brasileiro a chegar ao cume das 14 montanhas do mundo com mais de 8 mil metros de altitude. E mais: sem ajuda de oxigênio suplementar. Isso torna o desafio mais difícil, uma vez que, quanto mais alto é o pico, mais rarefeito é o ar e mais complicado é alcançá-lo sem ajuda do equipamento.
 
O desafio, batizado de Projeto Himalaias 8000, no entanto, já está andamento. Em agosto deste ano, o atleta conseguiu ser o primeiro brasileiro a conquistar as cinco montanhas de 8 mil metros de altitude localizadas no Paquistão.
 
A última expedição explorou o Gasherbrum I (8.068 metros), considerada a montanha de 8 mil metros de altitude mais remota do planeta. A empreitada começou em 26 de junho e a ideia era chegar ao cume em meados de julho, mas um acidente atrasou os planos do atleta.
 
“Quando estava fazendo a rotação de aclimatação, subi para o Campo 2, a cerca de 6 mil metros de altitude. Na volta, cai em uma greta e acabei enfiando um crampon no joelho”, lembra o alpinista. “Desci para o campo-base, andando com muita dor, e tive de decidir se desistia da expedição ou se tentava cuidar do ferimento por ali mesmo, para fazer uma segunda tentativa”, completa.


Moeses-Fiamoncini-primeiro-brasileiro-chegar-topo-cinco-montanhas-8-mil-metros-altitude-Paquistão-Foto-Arquivo-Moeses-Fiamoncini
A subida não foi nada fácil.
Fiamoncini optou pela recuperação de 14 dias no campo-base. Como não apresentou inflamações ou infecções, o atleta partiu rumo ao cume em 29 de julho. E, assim, em 2 de agosto, se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a montanha mais remota do mundo.
 
“A subida não foi nada fácil. Mesmo a ferida tendo fechado, ainda doía muito porque o crampon afetou a parte muscular. Ainda assim, consegui atacar o cume sem uso de oxigênio suplementar, mas com muita dor no joelho”, comenta o paranaense.
 
É válido destacar que o circuito das cinco montanhas de 8 mil metros de altitude localizadas no Paquistão começou em 2019, com a conquista da Nanga Parbat (8.126 metros) e da K2 (8.611 metros). Depois, em 2022, foi a vez da Broad Peak (8.051 metros) e da Gasherbrum II (8.035 metros).
 
Paixão pela altitude
 
Fiamoncini descobriu a escalada e o montanhismo enquanto morava em Portugal. À época, poupava a maior parte do salário que ganhava como garçom, lavador de carro e pintor, para gastar em aprimoramento técnico e condicionamento físico. O objetivo sempre foi conquistar vários cumes ao redor do mundo.

 
A primeira montanha com mais de 8 mil metros de altitude que escalou foi o Manaslu, em 2018. A empreitada deu confiança para, no ano seguinte, conquistar o Everest, o Nanga Parbat e o K2. O alpinista escalou os três montes em um período de 62 dias – um recorde mundial. Também foi nesse momento que percebeu que tinha condições para realizar o esporte sem auxílio de oxigênio suplementar.
 
Desde janeiro de 2022, Fiamoncini largou os trabalhos paralelos e voltou para o Brasil, onde montou a empresa Vertex Treks. Com o alpinista como guia, a companhia organiza expedições de trekking e escalada em seis destinos espalhados pelo planeta. Todo o valor arrecadado com as viagens é revertido para a realização do Projeto Himalaias 8000.
 
Próximos passos
 
Estima-se que o custo total do Projeto Himalaias 8000 fique em torno de US 212.500 (cerca de R 1 milhão). Logo, a obtenção de patrocínio se torna uma condição essencial para realizar o circuito.
 
“Caso consiga novos patrocínios ainda este ano, a ideia é escalar, em setembro, uma ou duas montanhas de 8 mil metros de altitude. Caso contrário, o projeto ficará para maio do ano que vem”, diz Fiamoncini.

domingo, 20 de agosto de 2023

Bahia faz ótimo jogo e goleia Red Bull Bragantino na Fonte Nova

Com gols de Rezende, Vitor Hugo, Vinicius Mingotti e Cauly, o Bahia venceu o Red Bull Bragantino por 4 a 0 na tarde deste domingo (20) pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro na Fonte Nova.
 
Bahia-faz-ótimo-jogo-e-goleia-Red-Bull-Bragantino-na-Fonte-Nova-foto:-Felipe-Oliveira-ECB
Bahia goleia Red Bull Bragantino na Fonte Nova
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB
 
Um jogo maiúsculo, com placar maiúsculo. Merecimento é a palavra que melhor define a conquista dos três pontos neste, em partida do Bahia contra o Red Bull Bragantino, goleada por 4×0. O Bahia aproveitou bem o embalo da torcida, que voltou a dar show na Fonte Nova.
 
Pressionando no campo do adversário, Vinicius Mingotti puxou boa jogada, que acabou com escanteio após finalização de Rafael Ratão. Na cobrança, Cauly jogou a bola na área e, após um bate-rebate, Rezende colocou a bola no fundo do gol. Com perna direita e tudo. O terceiro do camisa 5 na temporada – primeiro no Brasileirão. 1×0 Bahia.
 
Ainda no primeiro tempo, o Bahia teve ótimas oportunidades criadas por Cauly e Ademir. O primeiro deu um lindo passe de três dedos para Thaciano, que chutou pra fora. O polivalente também ficou no quase após arrancada espetacular de Ademir, que arrastou desde o campo de defesa e cruzou rasteiro. A defesa conseguiu cortar o chute do camisa 16.
 
Bahia perde para o Atlético (MG) em BH
Bahia vence América (MG) por 3 a 1

Vitor-Hugo-vestiu-camisa-com-nome-da-mãe-dona-Márcia-Bahia-goleia-Red-Bull-Bragantino-Fonte-Nova-Foto-Felipe-Oliveira-ECB

Vitor Hugo vestiu camisa com nome da mãe, dona Márcia.

Mas o Red Bull Bragantino não conseguiu fazer nada aos 38 minutos do primeiro tempo, de novo na bola parada. Cruzamento de Cauly da direita e cabeceio potente de Vitor Hugo para ampliar o placar. Foi o primeiro gol do camisa 31 pelo Esquadrão. E justamente no dia em que vestiu a camisa com o nome de sua mãe, dona Márcia, por conta de uma ação em homenagem ao Dia das Gestantes que o Bahia realizou em parceria com a CBF e o Ministério Público do Trabalho. Dona Márcia faleceu em abril, aos 51 anos, vítima de um câncer. Com certeza, um gol que ela comemora lá do céu, orgulhosa do filhão!
 
Ainda no primeiro tempo, o Bahia chegou ao terceiro gol. Mingotti aproveitou lançamento de Gilberto e partiu sozinho até balançar as redes, mas a arbitragem anulou alegando impedimento. Só que no segundo tempo só subiram as bandeiras das arquibancadas da Fonte quando Mingotti escorou para o gol uma bela jogada de Ademir pela direita, fazendo 3×0.
 
Bahia empata, em 0 a 0 com o São Paulo
Atacante Rafael Ratão assina por trêstemporadas

Bahia ainda colocou uma bola na trave com Thaciano, que encheu o pé dentro da área e parou no poste. E já aos 39 minutos da primeira etapa, um gol merecido por tudo que aconteceu na partida: Gilberto, que fez um jogaço, cruzou da direita e Cauly, que, bem… é Cauly. Ficou com a sobra e colocou o quarto gol na rede. E placar final.
 

 
Bahia 4 X 0 Red Bull Bragantino - 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Estádio: Fonte Nova, Salvador, Bahia
Dia: Domingo, 20 de Agosto de 2023
Bahia: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Rezende (Acevedo), Thaciano e Cauly; Ademir (Everaldo), Rafael Ratão (Yago) e Vinicius Mingotti (Jacaré). Técnico: Renato Paiva.
Red Bull Bragantino: Cleiton, Aderlan (José Hurtado), Luan Patrick , Leo Ortiz (Lucas Rafael) Luan Candido; Matheus Fernandes, Jadsom (Matheus Gonçalves); Sorriso, Gustavinho e Bruno Gonçalves (Vitinho); Thiago Borbas (Alerrandro). Técnico: Pedro Caixinha
Gols: Rezende, aos 9 minutos do primeiro tempo; Vitor Hugo, aos 38 minutos do primeiro tempo; Vinicius Mingotti, aos 15 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Kanu (Bahia); Aderlan, Luan Patrick, Jadsom, Hurtado (Red Bull Bragantino)
Público: 38.451 | Renda:  R$1.127.430,00

Bahia X Red Bull Bragantino, onde assistir ao vivo, prováveis escalações

Todas as informações sobre o duelo entre o Bahia e o Red Bull Bragantino na Fonte Nova, neste domingo (20), às 16 horas, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
 
Bahia-X-Red-Bull-Bragantino-onde-assistir-ao-vivo-Foto-Letícia-Martins-ECB
Bahia X Red Bull Bragantino, onde assistir ao vivo.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Letícia Martins/ECB
 
Bahia volta a campo neste domingo (20), para mais um desafio valido pela Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor recebe a equipe do Red Bull Bragantino na Fonte Nova para partida válida pela competição. Com ânimo renovado, o time encerrou a semana de treinamentos na manhã do sábado (19), com foco na partida diante do Red Bull Bragantino.
 
Após conversa no auditório do CT do Bahia, time e a comissão fizeram um rápido aquecimento na academia. No Campo 1, os jogadores se reuniram às 10 horas para o início das atividades com bola. Os primeiros toques na bola foram para o treino técnico. Depois, uma atividade tática, com a escalação da provável equipe titular.
 
A parte final, foram ensaios de bolas paradas ofensivas e defensivas. O lateral direito André repetiu os trabalhos de sexta e ficou entre a sala de musculação e fisioterapia do CT do Bahia.

 
Bahia enfrenta o Red Bull Bragantino neste domingo (20), às 16h, na Fonte Nova, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e a partida será transmitida pela TV Bahia e pelo Premiere.

O Bahia deve iniciar a partida com Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Cándido; Rezende, Thaciano e Cauly; Ademir, Ratão e Everaldo. O Red Bull Bragantino deve iniciar com Cleiton; Andrés Hurtado (Aderlan), Léo Ortiz, Luan Patrick e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Gustavinho; Vitinho, Sorriso e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.

sábado, 19 de agosto de 2023

Vitória vence segundo jogo seguido no Barradão

Vitória voltou a fazer o dever de casa e venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 0 nesta sexta-feira (18) à noite, no Estádio Manoel Barradas, reassumindo a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.
 
Vitória-vence-segundo-jogo-seguido-no-Barradão-Foto-Victor-Ferreira-ECVitória
Vitória vence segundo jogo seguido no Barradão.
Da redação com informações do ECVitória
Colaboração de foto: Victor Ferreira/ECVitória
 
A força que vem do banco. Aos 16 minutos do segundo tempo, o técnico Léo Condé lança mão de Zé Hugo em substituição a Mateus Gonçalves. E o atacante faz a diferença: no primeiro lance, assistência para Leo Gamalho e gol do Vitória aos 17 minutos. Nove minutos depois, outra investida em velocidade pela direita, cruzamento rasteiro na área e complemento de Iury Castilho: 2 x 0.
 
O Rubro-Negro chegou à 10ª Vitória no Barradão em 12 partidas disputadas na Série B do Campeonato Brasileiro. E a vitória foi merecida. O Rubro-Negro buscou durante toda a partida superar um adversário que se estruturou para aguentar a pressão e tentar chegar ao gol em contra-ataques.
 
Vitória mostrou superioridade mesmo com os desfalques. A equipe escalada pelo técnico Léo Condé jogou junta pela primeira vez e correspondeu. Já merecia ter marcado no primeiro tempo.

 
No segundo, logo no começo, Condé foi forçado a mexer na zaga porque João Victor passou mal devido ao choque de cabeça no primeiro tempo com o atacante Osman. Marco Antônio entrou no jogo.
 
O time dominava e faltava o gol. Ai, Zé Hugo entrou para resolver. Duas arrancadas pela direita, uma assistência e um cruzamento, gols de Léo Gamalho aos 17 e Iury Castilho aos 26 minutos, respectivamente.
 
Soberano, o Vitória baixou o ritmo após marcar 2 a 0 e controlou o jogo até o apito final do carioca da FIFA Wagner do Nascimento Magalhães.
 
Vitória volta a jogar domingo, da 27, contra o Atlético Goianiense, no Estádio Antônio Aciolly, em Goiânia (GO), às 18 horas.
 

 
Vitória 2 X 0 Botafogo (SP) - 24ª rodada da Série B
Local: Estádio Manoel Barradas, em Salvador (BA)
Data: 18/08/2023 (sexta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ-Fifa)
Assistentes: Daniel de Oliveira Alves Pereira e Gustavo Mota Correia (ambos do RJ)
Quarto árbitro: Josué Reis de Jesus Júnior (BA)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Cartões amarelos: Gegê, Léo Gomes, Matheus Trindade e Matheusinho (Vitória) / Pedro Rodrigues (Botafogo)
Gols: Léo Gamalho e Zé Hugo (Vitória)
Público pagante: 20.882
Renda: R$ 441.954,00
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, João Victor (Marco Antônio), Wagner Leonardo e Felipe Vieira; Matheus Trindade (Léo Gomes), Gegê e Matheusinho; Iury Castilho (Thiago Lopes), Léo Gamalho (Welder) e Mateus Gonçalves (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.
Botafogo (SP): Matheus Albino; Thassio, Lucas Dias, Marcio Silva e Patrick Brey; Tárik, Pedro Rodrigues (Carlos Manoel), Ivonei (Gustavo Xuxa) e Luiz Henrique (Édson Carioca); Osman (Toró) e Salatiel (Édson Cariús). Técnico: Marcelo Chamusca.
 

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Novos recordes marcam comemoração do 70º aniversário da FBDA

Troféu FBDA 70 anos também contou com a presença de ilustres convidados e exibições de várias modalidades.
 
Novos-recordes-marcam-comemoração-do-70º-aniversário-da-FBDA-Foto-Helena-Raquel-FBDA
Recordes marcam 70º de aniversário da FBDA.
Colaboração de texto e foto: Helena Raquel/FBDA

No último sábado (12), o Complexo Aquático da Piscina Olímpica da Bahia foi o local escolhido para sediar o Troféu FBDA 70 anos. O evento celebrou sete décadas da instituição que desempenha um papel fundamental na regulação dos esportes aquáticos no estado, e foi marcada por estabelecimento de novos recordes, presenças ilustres e demonstrações de diversas modalidades.
 
Uma notável conquista de recordes ocorreu durante a competição, realizada pela atleta Marcia Teles, representante do Yacht Clube da Bahia. Ela superou o recorde brasileiro, da categoria master, dos 800 metros na piscina de 25 metros. Além disso, o evento foi abrilhantado pelas presenças de duas personalidades proeminentes da Bahia, Celine Bispo e Guilherme Caribé, ambos reconhecidos nacionalmente. Celine não apenas competiu nas provas, obtendo um excelente desempenho e índice técnico, mas também estabeleceu novos recordes durante a competição.
 
Ao longo do evento, as equipes participantes do projeto Natação em Rede (uma parceria entre a FBDA e a SUDESB) demonstraram várias modalidades esportivas apoiadas pela Federação. Isso incluiu apresentações ​​de nado artístico e até mesmo um emocionante jogo de polo aquático.

 
No encerramento da competição, na categoria de clubes, o pódio foi ocupado pelo CEPE, na primeira colocação, seguido pelo Yacht Clube da Bahia em segundo lugar e a Arena Aquática Salvador em terceiro.
 
A realização deste evento contou com o apoio da Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (SUDESB) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado (SETRE). Este dia foi celebrou não apenas as conquistas passadas da FBDA, mas também indicou um futuro empolgante para os esportes aquáticos na região.
 

Nasce uma estrela no surf com a cara da Bahia, Maria Eduarda reforça time da Rip Curl

O time Rip Curl no Brasil ganhou mais um importante reforço da nova geração, com uma pitada de tempero baiano.
 
Baiana-Maria-Eduarda-reforça-time-Rip-Curl-maiores-marcas-de-surf-do-mundo-Fotos-Pablo-Jacinto-CBSurf
Baiana, Maria Eduarda reforça time da Rip Curl.
Colaboração de texto: Fábio Maradei/FMA Notícias
Colaboração de foto: Pablo Jacinto/CBSurf
 
Um dos grandes talentos do surf feminino de base, Maria Eduarda Cesar passou a representar a marca a partir da 2ª etapa do CBSurf Rip Curl Grom Search, em Guarujá, no último final de semana, começando muito bem. A surfista que acaba de completar 15 anos já mostrou seu “cartão de visitas”, fazendo duas finais no Brasileiro de Base, com o terceiro lugar na sub16 feminina, para manter a liderança do ranking, e o quarto na disputa acima, a sub18, onde é a vice-líder da categoria.
 
Ela passa a integrar a equipe que também conta com o maior surfista brasileiro de todos os tempos, o tricampeão mundial Gabriel Medina, seu ídolo, Samuel Pupo, que atualmente disputa o Challenger Series da WSL, em busca de seu retorno à elite mundial, a atual campeã sul-americana WSL, Sophia Medina, o surfista de ondas gigantes e vice-presidente da Confederação Brasileira de Surf, o experiente Paulo Moura e o outro super talento da nova geração, Pablo Gabriel. “Muito especial para mim. Depois dos meus 15 anos, ganhar esse patrocínio da Rip Curl está sendo incrível. Desde pequena eu sempre via Gabriel Medina, Tyler Wright. Estou muito feliz de entrar para essa família”, vibrou Maria Eduarda.

mariaeduarda2023-guaruja-reforça-Rip-Curl-maiores-marcas-de-surf-do-mundo-Fotos-Pablo-Jacinto-CBSurf.jpg
Maria Eduarda realiza o sonho de fazer parte da Rip Curl. 
“É um sonho de todo atleta fazer parte de uma marca tão grande como a Rip Curl ”, falou a surfista top do CBSurf Rip Curl Grom Search. “Tenho planos de ser campeã brasileira e me classificar para o ISA Games e agora vou contar com mais estrutura para isso. Também tenho o sonho de entrar para a elite mundial de surf e ser campeã representando a Rip Curl ”, revelou a atleta, que foi informada do novo patrocinador minutos antes da sua bateria em Guarujá, pelo gerente de marketing e e-commerce da Rip Curl , Fernando Gonzalez. “Isso só meu deu mais incentivo”, destacou.

 
Surfista desde os três anos de idade e decidida a seguir no surf, a partir dos nove, Maria Eduarda apesar de representar a Bahia nas competições nasceu longe do mar, em Gramado, no interior do Rio Grande do Sul, mas ainda bem pequena seu pai, Eduardo Felippe, decidiu morar na Bahia, e foi onde tudo começou. Eles moram em Serra Grande, no litoral sul do estado, uma pequena cidade entre Ilhéus e Itacaré, com boas ondas. Surfista, o pai colocou a filha em cima da prancha e ela foi pegando jeito.
 
“Eu a colocava para ver filmes desde pequena. Fui construindo a paixão. Surfo há 40 anos e passei para ela tudo que queria para a minha vida. Antes, o surf não era tão evoluído, tão profissional”, contou Eduardo, que também deu outro passo importante para o futuro da filha. “Quando ela decidiu que queria ser surfista, convidei um amigo meu, que morou dez anos no Havaí para ensinar inglês. Hoje ela fala fluente, que vai ser muito importante para o seu futuro”, relatou o pai.
  
Baiana-Maria-Eduarda-reforça-Rip-Curl-maiores-marcas-de-surf-do-mundo-Fotos-Pablo-Jacinto-CBSurf
Maria Eduarda teve apoio da família pra ser surfista.
Maria Eduarda já tem uma trajetória vencedora, apesar da pouca idade. Tricampeã baiana open, campeã baiana sub12 masculino (na época competia com os meninos), terceira no Brasileiro sub14. Neste ano, fez finais nas duas etapas do CBSurf Rip Curl Grom Search, tanto na sub16, com vitória na etapa de abertura, quanto na sub18, na expectativa de garantir vaga para o ISA World Junior Championship.

Outro resultado importante no currículo foi a vitória no 1º Campeonato Caça Talentos, organizado por Adriano de Souza, na Bahia. Então com nove anos, venceu a sub16, quando definiu que seguiria como competidora. “Foi quando realmente decidi. A partir daí, o foco foi total”, contou, mas sem deixar de lado os estudos.

 
“Quando volto de viagens, tem muita coisa da escola para fazer, recuperar o que perdi. Nunca deixo de estudar. Eu gosto!”, acrescenta Maria Eduarda, que tem Gabriel Medina com ídolo no surf e sua avó paterna, Ivanir, de 78 anos, com referência na vida. “Ela é filha de escravo e índia, tem muita força e me incentiva como mulher. Surfa comigo. Vai para o mar”, completa.
 
Fernando Gonzalez ressaltou a importância da nova contratação para o time Rip Curl . “Estamos muito felizes em poder ter a “Dudinha” na nossa equipe, em nossa família! Ela vem sendo destaque nas competições de base Brasil afora há alguns anos. É atual líder do ranking no CBSurf Rip Curl Grom Search na categoria sub-16, vice na sub-18 e chega no time para trazer mais diversidade e uma pitada do tempero Baiano à nossa marca”, falou.
 
“Além da habilidade em cima das ondas e nas competições, sua história fora d´água também é muito impressionante. É uma menina dedicada aos estudos, com inglês fluente desde os 13 anos de idade e ótima aluna. Mora num local com altas ondas na Bahia e possui a família toda ao seu lado, suportando sua decisão de ser surfista profissional. Tenho certeza que vamos conquistar nossos objetivos juntos e que ela vai ser uma ótima representante da Rip Curl dentro e fora d´água”, completou o gerente de marketing e ecommerce na Rip Curl .
 
JOGO RÁPIDO
NOME - Maria Eduarda Andrade Cesar
NASCIMENTO - 07/08/2008, em Serra Grande Bahia
PRAIA ONDE TREINA - Praia da Engenhoca
MELHOR ONDA QUE JÁ SURFOU - Saquarema
ONDA QUE SONHA SURFAR – Nias, Indonésia
PLANO PARA O FUTURO - entrar pra elite mundial de surf
SONHO - Ser campeã mundial
ÍDOLO NO SURF - Gabriel Medina
ÍDOLO NO ESPORTE - Kobe Bryant
ÍDOLO NA VIDA - minha vó (Ivanir, 78 anos)
COMIDA - Sushi
BEBIDA - água
QUANDO NÃO SURFA - estudo, ando de skate e malho
SE NÃO FOSSE SURFISTA, SERIA - modelo ou atriz
OUTRO ESPORTE - basquete
SER ATLETA Rip Curl SIGNIFICA - que eu tenho potencial
IMPORTÂNCIA DOS PAIS – é a base para minha carreira
CHAMPIONSHIP TOUR – meta para o futuro
JOGOS OLÍMPICOS – sonho de qualquer atleta