O
resíduo será coletado pela Lwart Soluções Ambientais e passará pelo processo de
rerrefino, voltando para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance.
Colaboração
de texto: Felipe Rariz/Press à Porter
Colaboração de foto: Vinicius Branca/Stock Car ProSeries
No
final de semana de 07 a 09 de julho, a Stock
Car Pro Series realiza a quinta etapa da temporada 2023 novamente em São
Paulo (SP). No Autódromo de Interlagos, o óleo lubrificante usado por todas as
equipes será coletado e posteriormente reinserido na cadeia produtiva.
A Lwart Soluções Ambientais é a responsável pela coleta nesta e em todas as
etapas da temporada. O resíduo gerado ao longo do campeonato passará pelo
processo de rerrefino, retornando ao mercado em forma de óleo básico de alta
performance, matéria prima que após a aditivação voltará a ser óleo
lubrificante. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso
com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia
circular.
Conhecido
como OLUC, o óleo lubrificante usado ou contaminado é um resíduo perigoso
presente em motores de automóveis e indústrias, devendo ser separado e
gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC
deve ser coletado e destinado para o rerrefino, proibindo taxativamente o uso
do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros
fins. Para ter uma ideia do impacto causado pelo descarte incorreto, segundo a
AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante
usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada
10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, conforme dados da Cetesb.
Stock Car gerencia
resíduos gerados de forma segura e responsável
Stock Car volta à São Paulo com ação ambiental. |
Colaboração de foto: Vinicius Branca/Stock Car ProSeries
Os Barrichello disputam a Stock Car. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário