Stock Car volta à São Paulo com ação ambiental de destinação correta do óleo lubrificante usado pelas equipes - ENaRede

Últimas

domingo, 9 de julho de 2023

Stock Car volta à São Paulo com ação ambiental de destinação correta do óleo lubrificante usado pelas equipes

O resíduo será coletado pela Lwart Soluções Ambientais e passará pelo processo de rerrefino, voltando para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance.
 
Stock-Car-São-Paulo-ação-ambiental-destinação-correta-óleo-lubrificante-usado-Foto-StockCar2022-Vinicius-Branca-Interlagos
Stock Car volta à São Paulo com ação ambiental.
Colaboração de texto: Felipe Rariz/Press à Porter
Colaboração de foto: Vinicius Branca/Stock Car ProSeries
 
No final de semana de 07 a 09 de julho, a Stock Car Pro Series realiza a quinta etapa da temporada 2023 novamente em São Paulo (SP). No Autódromo de Interlagos, o óleo lubrificante usado por todas as equipes será coletado e posteriormente reinserido na cadeia produtiva.
 
Lwart Soluções Ambientais é a responsável pela coleta nesta e em todas as etapas da temporada. O resíduo gerado ao longo do campeonato passará pelo processo de rerrefino, retornando ao mercado em forma de óleo básico de alta performance, matéria prima que após a aditivação voltará a ser óleo lubrificante. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.
 
Conhecido como OLUC, o óleo lubrificante usado ou contaminado é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e indústrias, devendo ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino, proibindo taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Para ter uma ideia do impacto causado pelo descarte incorreto, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, conforme dados da Cetesb.
 
Stock Car gerencia resíduos gerados de forma segura e responsável

Stock-Car-São-Paulo-ação-ambiental-destinação-correta-óleo-lubrificante-usado-Foto-StockCar2022-Vinicius-Branca-Interlagos
Os Barrichello disputam a Stock Car.
“Assim como já fizemos nas etapas de Goiânia, São Paulo, Tarumã e Cascavel, estaremos presentes novamente em Interlagos para assegurar que o resíduo gerado pelos carros dos competidores neste final de semana será gerenciado de forma segura e responsável, trazendo benefícios para o meio ambiente. Nossa parceria com a Stock Car para a logística reversa do OLUC tem sido muito positiva. Percebemos uma maior consciência ecológica no setor e, etapa a etapa, estamos conseguimos mostrar para a sociedade e os amantes do automobilismo a importância de garantir e se preocupar com o destino correto do óleo usado.” explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.
 
O caminho do OLUC na Stock Car
 
Para a coleta do óleo gerado pelos carros dos participantes, tanto nos treinos quanto nas provas, serão instalados tambores próximos aos boxes das equipes. Ao final do evento, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado por um caminhão específico até a matriz da Lwart em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado. Por conta da iniciativa, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos que atestam a conformidade com as normas ambientais.
 
O que acontece com o OLUC depois de ser coletado
 
Após sua coleta, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. O conjunto tecnológico de ponta da Lwart permite o aproveitamento de praticamente 100% do OLUC que entra no processo industrial e a transformação desse resíduo em óleo básico de alta performance, com qualidade igual ou superior ao produto de primeiro refino.
 
O óleo básico, por sua vez, é destinado aos principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. O óleo então volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, criando um ciclo sustentável e infinito.
 
*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)
 
Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).
 
Lwart Soluções Ambientais
 
Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais tem em seu DNA a transformação de resíduos. Há quase 50 anos atua na coleta e transformação do óleo lubrificante usado e contaminado e é líder nacional e referência mundial na produção de óleo básico de alta performance, a partir desse resíduo potencialmente prejudicial ao meio ambiente. Como indústria do RE (Reciclar, Reutilizar, Recuperar, Rerrefinar), transforma diversos tipos de resíduos sólidos comercias e industriais, reinserindo-os na cadeia produtiva de maneira sustentável. A Lwart Soluções Ambientais possui duas plantas, sendo uma para produção de óleo básico de alta performance, localizada em Lençóis Paulista (SP), e outra especializada em resíduos sólidos, localizada em Piracicaba (SP), bem como 18 centros de coleta espalhados pelo Brasil, que atendem cerca de 70 mil clientes todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->