sexta-feira, 9 de junho de 2023

Arábia Saudita novo oásis do futebol

Na segunda-feira (5), o Fundo de Investimento Público (FIP) da Arábia Saudita noticiou que irá adquirir 75% dos quatro principais clubes do país: Al-Ittihad, Al Hilal, Al-Nassr e Al-Ahli.
 
Arábia Saudita novo oásis do futebol site do AlHilal
Arábia Saudita novo oásis do futebol.
Colaboração de texto: William Lara/Nova PR
Fonte: Ivan Martinho, professor de Marketing Esportivo da ESPM
 
O Ministério do Esporte da Arábia Saudita vem trabalhando em conjunto com o fundo para realizar todos os procedimentos regulatórios exigidos para que uma mudança de estrutura aconteça o mais breve possível. Com o pé direito no acelerador, o governo saudita tem como intenção buscar sediar a Copa do Mundo 2030, como parte do seu projeto "Visão 2030", que envolve desde desenvolvimento da indústria local, a capacitação de profissionais e até uma melhoria na qualidade de vida da população, com acesso à cultura, entretenimento e esportes.
 
Segundo Ivan Martinho, professor de Marketing Esportivo da ESPM, “trata-se de uma estratégia de Soft-diplomacy já usada por outros países da região com sucesso e que consiste basicamente em buscar a atenção e preferência das pessoas no mundo todo, deixando para trás percepções negativas, através de atrativos como símbolos de grandeza, organização e profissionalismo”.
 
Arábia Saudita novo oásis do futebol, não há um limite salarial
 
Para se ter uma ideia, ao contrário dos clubes europeus, os sauditas não estão sujeitos à regra de gastos como da Uefa, o que significa que não há um limite salarial na Arábia Saudita. Com isso, as equipes controladas pelo FIP ou por empresas privadas podem oferecer valores altíssimos aos melhores jogadores do mundo, como Cristiano Ronaldo (Al-Nassr) e Karim Benzema (Al-Ittihad). Mas, grandes nomes estão sendo sondados para participarem do projeto: Messi, Sergio Ramos, Luka Modric, N'golo Kanté e outros.
 
O especialista destaca que “as estrelas do futebol mundial sem dúvida são excelentes embaixadores para propagar a imagem do país”, conclui.

Sobre a ESPM
 
ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário