Na segunda-feira (5), o Fundo de Investimento
Público (FIP) da Arábia Saudita noticiou que irá adquirir 75% dos quatro
principais clubes do país: Al-Ittihad, Al Hilal, Al-Nassr e Al-Ahli.
Colaboração de texto: William Lara/Nova PR
Fonte: Ivan Martinho, professor de Marketing Esportivo da ESPM
O Ministério do Esporte da Arábia Saudita vem
trabalhando em conjunto com o fundo para realizar todos os procedimentos
regulatórios exigidos para que uma mudança de estrutura aconteça o mais breve
possível. Com o pé direito no acelerador, o governo saudita tem como intenção
buscar sediar a Copa do Mundo 2030, como parte do seu projeto "Visão
2030", que envolve desde desenvolvimento da indústria local, a capacitação
de profissionais e até uma melhoria na qualidade de vida da população, com
acesso à cultura, entretenimento e esportes.
Segundo Ivan Martinho, professor de Marketing
Esportivo da ESPM, “trata-se de uma estratégia de Soft-diplomacy já usada por
outros países da região com sucesso e que consiste basicamente em buscar a
atenção e preferência das pessoas no mundo todo, deixando para trás percepções
negativas, através de atrativos como símbolos de grandeza, organização e
profissionalismo”.
Arábia
Saudita novo oásis do futebol, não há um limite salarial
Para se ter uma ideia, ao contrário dos clubes
europeus, os sauditas não estão sujeitos à regra de gastos como da Uefa, o que
significa que não há um limite salarial na Arábia Saudita. Com isso, as equipes
controladas pelo FIP ou por empresas privadas podem oferecer valores altíssimos
aos melhores jogadores do mundo, como Cristiano Ronaldo (Al-Nassr) e Karim
Benzema (Al-Ittihad). Mas, grandes nomes estão sendo sondados para participarem
do projeto: Messi, Sergio Ramos, Luka Modric, N'golo Kanté e outros.
O especialista destaca que “as estrelas do
futebol mundial sem dúvida são excelentes embaixadores para propagar a imagem
do país”, conclui.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora,
referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing,
Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de
graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em
cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um
em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida
profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
Arábia Saudita novo oásis do futebol. |
Fonte: Ivan Martinho, professor de Marketing Esportivo da ESPM
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