domingo, 19 de março de 2023

Segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas é marcada por muita chuva e superações

A segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas foi realizada no Bonfim, neste sábado (18), sob condições climáticas difíceis.

Segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas é marcada por muita chuva e superações
Etapa foi realizada na Praia do Bonfim.
Colaboração de texto: Helena Raquel/FBDA
Colaboração de foto: Rodrigo Chaves/FBDA
 
Com o mar bastante agitado e chuva intensa, a organização da competição, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), precisou adiar as largadas por alguns minutos, até que fosse um pouco mais segura a visibilidade dos atletas.
 
Após o início da competição, os atletas competiram em diversas categorias, incluindo a prova principal de 3,5 km, prova rápida de 1 km, prova petiz de 1 km e prova mirim de 500 m.
 
Além disso, durante o evento, foram entregues as camisas para os atletas mirim e petiz do Circuito Allan do Carmo de Águas Abertas, em parceria com a Mormaii. Esse circuito é destinado às categorias de base e tem como padrinho o atleta olímpico Allan do Carmo, referência internacional da modalidade.

Esse circuito tem como padrinho Allan do Carmo
Esse circuito tem como padrinho Allan do Carmo.
No pódio feminino, na prova principal ficou com as atletas Claudine Tekes (YCB), em primeiro lugar, Maria Luiza Cunha (Arena aquática Salvador), em segundo lugar, em terceira colocação, Eduarda Jorge (YCB), e no quarto e quinto lugar ficou para as atletas Amanda Morena (YCB) e Maria Paula Esper (YCB), respectivamente.
 
Já no pódio principal masculino, Ronaldo Zambrano (YCB) alcançou a primeira colocação, seguido por Eduardo Mustafa (YCB), em segundo, Henrique Camargo (YCB), na terceira posição, Renan Barbosa (RHANC), em quarto, e o quinto lugar ficou com Artur Brito (YCB).
 
Agora os atletas miram na terceira e quarta etapa do Campeonato Baiano, que acontece no sul do estado, em Porto Seguro, nos dias 14 e 16 de abril. As provas também vão valer como seletivas para os campeonatos Mundial e Sulamericano de Águas Abertas.
 
"Tivemos uma etapa muito desafiadora, com condições climáticas que nos surpreenderam. Mas, tínhamos um planejamento que sempre prioriza a segurança dos atletas e que nos garantiu confiança para a execução da prova. No fim, o que vimos foi muita superação na água, o que nos deixou muito felizes em ver os atletas mais bem preparados, mostrando que a Bahia é realmente um celeiro de campeões" comenta, Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
 
Agendada para ser realizada em Salvador pela primeira vez no país, a Oceanman Brazil presenteou os três primeiros colocados da categoria feminina e masculina do geral com uma cortesia para participar da prova de 10 km. O evento internacional acontece nos dias 1 e 2, com largada na praia do Porto da Barra.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário