quarta-feira, 22 de março de 2023

A melhor maneira de celebrar o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e a data foi criada pela ONU com objetivo de colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural.

A melhor maneira de celebrar o Dia Mundial da Água
A melhor maneira de celebrar o Dia Mundial da Água.
Colaboração de texto e foto: Beatriz Nogueira/Growth
 
Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias. Você sabia que em bebês e crianças, a água representa cerca de 70% do peso do corpo?
 
Por isso, devemos saber da importância deste recurso para a nossa sobrevivência e entender que sem ela não estaríamos aqui. Pensando na conscientização, a BibliON - biblioteca digital gratuita de São Paulo - separou obras para abordar o assunto de forma lúdica com os pequenos. Todas as indicações estão disponíveis na plataforma, para qualquer pessoa que se interesse, sem custo, e contam com diversos recursos de acessibilidade para leitura que garantem o acesso a todos. Confira a lista abaixo:
 
Água - Lucília Garcez
 
Água é um livro rico em informações e imagens que apresenta de forma didática o ciclo da água, seu uso pelo ser humano (indústria, agricultura, geração de energia, transporte etc.), sua composição e muito mais. Além de trazer indicações de sites e experiências divertidas.
 
Guia para Cuidar Bem do Planeta - Patrícia Engel Secco
 
Haverá água potável suficiente num futuro próximo? O que será feito com tanto lixo? Como acabar com a poluição? Como será o clima do planeta? As orestas e os animais poderão desaparecer? Esses e muitos outros questionamentos sobre o futuro da Terra são discutidos neste livro. Os jovens de hoje vão enfrentar, certamente, diversas mudanças ambientais causadas pela ação humana. No entanto, este "Guia para Cuidar Bem do Planeta" vai mostrar a você, leitor, que pequenas atitudes do dia a dia e a cooperação podem ajudar a preservar o meio ambiente e fazer com que tenhamos uma melhor qualidade de vida.
 
Um canto para o rio - Roberta Brangioni Fontes
 
Esta é a história de um rio acostumado a criar vida, junto com a terra. Mas ele é vítima da ganância do homem, capaz de destruir os cenários de vida criados pela terra e pelas águas, e, numa grande tragédia é totalmente contaminado. Só aqueles que ainda sabem escutar os sussurros do rio e o coração da terra podem ajudar a salvar o rio. O livro representa o rompimento da barragem de rejeitos que atingiu o rio Doce em 2015, num enredo que inspira o amor pela natureza e mudanças de valores e atitudes, para que situações como essas não se repitam. Os personagens e cenários são inspirados em pessoas reais, comunidades tradicionais e animais típicos da região, com os quais a autora teve contato em suas andanças pela Bacia do Rio Doce. O conto pode ser considerado um recurso literário-pedagógico para os educadores trabalharem as questões ambientais com as crianças, de forma sensível e poética. Afinal, um rio de lama, destruição e morte, uma história de memórias roubadas e trajetórias interrompidas; tudo isso poderia suscitar uma reação violenta de revolta. Mas, na história tecida pela mineira Roberta Brangioni, e lindamente ilustrada por Taisa Borges, os rastros de um dos maiores e mais descabidos desastres ambientais do Brasil do século XXI inspiram também uma mensagem de união e esperança.
 
O Guarda do Rio - Pedro M. Lourenço
 
O guarda-rios Alfredo é o guarda de um grande rio. O seu trabalho é garantir que o rio e todos os outros animais e plantas que nele habitam estão em segurança. Quando o Alfredo descobriu que o seu rio estava a ser ameaçado pela poluição proveniente da fábrica de um empresário ganancioso, depressa tomou conta da situação. Com a ajuda dos seus amigos: duas lontras, um espírito do rio e um velho pescador, ele vai tratar de fazer o rio voltar a correr azul da nascente até ao mar.
 
Como fazíamos sem...  - Bárbara Soalheiro
 
Hoje a coisa é simples. Você abre a torneira do filtro – ou a garrafinha de água mineral – e mata a sede à vontade. Mas, para nossos antepassados, a água costumava ser um problemão: um gole podia levar à morte. E tomá-la não era o único problema. Neste livro, você vai descobrir como era a vida nos tempos em que certos objetos (que hoje podem ser até banais) não haviam sido inventados ainda. Descubra como fazíamos sem água limpa, fósforos, vaso sanitário, óculos, anestesia, banho, papel higiênico, cemitério, divórcio, sobrenome e outras coisinhas mais.
 
Criança lê 2: a voz do rio (vídeo) - BibliON
 
Kiara Terra traz a mediação online do livro ”Um dia, um rio”, de Léo Cunha e André Neves, Editora Pulo do Gato. A mediação é feita com crianças de 6 a 12 anos que estudam na Escola Municipal de Educação Fundamental Bartolomeu Lourenço de Gusmão, na cidade de São Paulo, e participam como convidadas dos 17 episódios dessa temporada. Há também a participação de outras crianças convidadas na mesma faixa etária. Ao lerem “Um dia, um rio” com Kiara Terra, o grupo tece uma série de reflexões sobre a importância dos mananciais e sobre o desastre ambiental que afetou o Rio Doce, na cidade de Mariana, Minas Gerais. Amelie Salatini Rodrigues, de 7 anos, explica o que é a mineração e qual o seu impacto para o meio ambiente. Miguel Barbeiro Gobo conta a todos como é a sua biblioteca preferida e indica bons espaços de leitura na cidade, abrindo assim o quadro Minha Biblioteca Preferida no Podcast.
 
Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem Biblion ou baixem o aplicativo disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.
 
O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. Ou seja, caso ele já esteja emprestado, não se preocupe, assim que o livro estiver disponível você será notificado sobre a disponibilidade. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título - ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.
 
É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.
 
Acompanhe a BibliON: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário