segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Toyota GAZOO Racing está pronta para 2023 com o novo GR010 HYBRID

A Toyota GAZOO Racing revelou o GR010 HYBRID Hypercar revisado para a temporada de 2023 para as 24 Horas de Le Mans e o FIA World Endurance Championship (WEC).
 
Toyota GAZOO Racing está pronta para 2023 com o novo GR010 HYBRID
Toyota GR010 pronto para a temporada 2023.
Colaboração de texto: Guilherme Magna/RPMA
Foto: Toyota
 
A Toyota GAZOO Racing revelou o GR010 HYBRID Hypercar revisado para a temporada de 2023, quando defenderá seu status de número um contra novos concorrentes no início de uma era emocionante para as 24 Horas de Le Mans e o FIA World Endurance Championship (WEC).
 
O incrível sucesso da equipe, que até o momento inclui cinco vitórias consecutivas em Le Mans e quatro títulos duplos consecutivos do WEC, será desafiado por mais participantes do Hypercar em uma temporada de sete corridas em 2023, que inclui a edição do centenário das 24 horas de Le Mans.
 
Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall se juntam à competição do Hypercar existente da Peugeot e Glickenhaus para formar um grid de 13 carros no WEC, com ainda mais carros em Le Mans. Espera-se uma competição disputada pelo maior prêmio em corridas de endurance.
 
O GR010 HYBRID foi o primeiro Hypercar a romper barreiras em janeiro de 2021 e passou por um programa de evoluções detalhadas, como fez em 2022, para otimizar a confiabilidade e a eficiência.
 
Hypercar recebeu mudanças na carroceria e novos dispositivos aerodinâmicos
Hypercar recebeu mudanças na carroceria.
Foram realizados ajustes no powertrain Racing Hybrid de alto desempenho, que consiste em um motor de 3,5 litros e 520kW (707PS), e um motor elétrico de 200kW (272PS), para reduzir o peso e melhorar a confiabilidade, explorando o conhecimento exclusivo adquirido em mais de uma década de experiência com powertrains híbridos no Le Mans.
 
As mudanças mais visíveis no 2023 evolution GR010 HYBRID referem-se à carroceria. Novos dispositivos aerodinâmicos de estabilização nas curvas dianteiras e uma placa de extremidade traseira menor, bem como outras mudanças de detalhes, foram implementados para melhorar a dirigibilidade e a consistência aerodinâmica.
 
Modificações também foram realizadas na carroceria com o objetivo de aprimorar o resfriamento do freio e permitir mudanças rápidas nas opções de resfriamento durante uma corrida, alcançadas através de novas aberturas na frente e na traseira. Além disso, foi implementado um layout de farol revisado para otimizar a visibilidade durante a condução noturna.
 
Sob a carroceria, o GR010 HYBRID foi submetido a um programa de redução de peso, reduzindo para o mínimo de 1040 kg permitido pelos regulamentos. Isso aborda os compromissos realizados durante a fase de design do carro em 2020, que foram resultados de como os regulamentos do Hypercar evoluíram.

Para a temporada 2023 o GR010 usará novamente biocombustível 100% renovável
O GR010 usará biocombustível 100% renovável.
O GR010 HYBRID usará novamente biocombustível 100% renovável, feito de resíduos de vinho e material agrícola, que reduzem as emissões de CO2 em pelo menos 65% e contribuem para os esforços contínuos para aumentar a sustentabilidade nas corridas de endurance.
 
Para complementar esses esforços, o pré-aquecimento dos pneus antes do uso não é mais permitido, o que reduz o consumo de energia e as emissões. Como resultado, a Michelin introduziu uma nova gama de compostos de pneus, concebidos para atingir rapidamente o pico de temperatura operacional, mantendo a durabilidade e o desempenho.
 
Mais uma vez, o GR010 HYBRID se beneficia dos conhecimentos técnicos dos parceiros de longo prazo da Toyota GAZOO Racing, que continuam contribuindo significativamente para o seu sucesso. A DENSO fornece radiadores e velas de ignição enquanto também contribui para o motor dianteiro conjuntamente à AISIN. A RAYS fornece rodas de liga leve de magnésio, a Akebono fornece pinças de freio de liga monobloco e Mobil 1 é o lubrificante escolhido. 
 
O papel de piloto de teste e reserva será assumido por Kazuki Nakajima, que se aposentou das corridas no final de 2021, após uma carreira que incluiu três vitórias em Le Mans e um campeonato mundial, além de dois títulos da Super Fórmula. O posto paralelamente à sua posição como vice-presidente da Toyota GAZOO Racing Europe.
 
A temporada começa em 11-12 de março com um teste oficial do Prólogo, seguido em 17 de março pelas 1000 Milhas de Sebring, antes das viagens a Portimão (16 de abril) e Spa-Francorchamps (29 de abril). O destaque da temporada, a edição centenária das 24 Horas de Le Mans, acontece de 10 a 11 de junho, antes das três últimas corridas em Monza (9 de julho), Fuji Speedway (10 de setembro) e Bahrein (4 de novembro).
 

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