terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

WTT Youth Contender Vila Real: brasileiras se despedem da disputa do individual sub-19

Competição de duplas começa nesta terça-feira (28) com três compromissos para o Brasil.
 
WTT Youth Contender Vila Real brasileiras despedem disputa individual sub-19 Foto WTT
Brasileiras se despedem da disputa do individual sub-19.
Colaboração de texto e foto: Luis Miguel Ferreira/CBTM
Foto: WTT
 
Após conquistarem a classificação para a fase eliminatória do WTT Youth Contender Vila Real, Giulia Takahashi e Laura Watanabe, tiveram compromissos pelo individual feminino sub-19. As brasileiras foram superadas por suas adversárias e se despediram da categoria na competição nesta segunda-feira (27).
 
Pela rodada 16 avos do individual feminino sub-19, Laura enfrentou a espanhola Ângela Rodriguez e sofreu um revés por 3 sets a 2, com parciais de 7/11, 11/8, 7/11, 11/5 e 11/9. Giulia Takahashi iniciou a fase eliminatória já nas oitavas de final, contra a francesa Elise Pujol. No jogo, vitória de Elise por 3 sets a 2 com parciais de 9/11, 11/9, 6/11, 11/3 e 12/10.
 
Terça-feira (28) de compromissos brasileiros em duplas
 
As disputas de duplas no WTT Youth Contender Vila Real começam nesta terça feira (28) e os compromissos dos atletas brasileiros já acontecem logo na parde da manhã.
 
Pela categoria sub-19, Kim Takayasu e Beatriz Fiore encaram a dupla Silas Monteiro, de Portugal, e Shary Munoz, da República Dominicana, pela rodada 16 avos. O duelo está marcado para às 8h30 (horário de Brasília). Quem avançar já encara a dupla Daniel Berzola e Silvia Coll, da Espanha, às 11h.
 
Na mesma categoria, mas pelas oitavas de final, Laura Watanabe e Oscar Birriel, de Porto Rico, jogam contra o equatoriano Diego Piguave e a espanhola Camila Moscoso, às 10h30.
 
Pelo sub-15, também na fase de oitavas de final, o brasileiro Hamilton Yamane faz dupla com a portuguesa Julea Leal. A partida contra os vencedores do duelo entre os portugueses Irina Silva e Bernardo Antunes x Adil Ahmadzada e Marziyya Nurmatova acontece às 9h30 (horário de Brasília).
   

Brasil no Sul-Americano de Golfe Juvenil por Equipes, em Cochabamba, na Bolívia

A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) divulgou as equipes brasileiras que irão participar do Sul-Americano Juvenil por Equipes, no Country Club Cochabamba, em Cochabamba, na Bolívia, de 22 a 25 de março.

Guilherme Ziccardi disputa o Sul-Americano Juvenil por Equipes na Bolívia.
Guilherme Ziccardi disputa o Sul-Americano Juvenil na Bolívia.
Colaboração de texto e foto: Fernando Vieira/CBGolfe
 
No feminino foram convocadas as jovens Isabela Hammond, do Iguassu Falls (PR), Martina Collares, do Porto Alegre Country Club (RS), as duas primeiras do ranking categoria juvenil A, e Marina Nonaka, do Arujá Golf (SP), terceira do ranking, chamada pelo critério técnico.
 
No masculino, o time é formado Guilherme Ziccardi, do Clube de Campo (SP), e João Bossetto, do Arujá (SP), os dois primeiros do ranking nacional, e Paco Casini, do Campo Olímpico, terceiro do ranking por escolha técnica. O técnico será Victor Bortolucci e a delegada, Elaine Balestrin, diretora juvenil da CBGolfe.
 
A delegação brasileira participa do Sul-Americano Juvenil por Equipes com apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.
 

Biografia mostra faceta emocionante de Edson, o homem simples por trás do Rei do futebol

O ano de 2022 estava prestes a se encerrar quando a notícia da morte de Pelé, aos 82 anos, abalou o mundo.
 
Biografia mostra faceta emocionante de Edson homem simples por trás do Rei do futebol
Biografia mostra Edson homem simples por trás do Rei.
Colaboração de texto: Ana Paula Gonçalves/LC lcagencia.com.br
 
A comoção em torno do maior astro que o futebol já viu deixou uma certeza: a de sua imortalidade. Em Pelé, O Rei Visto de Perto, primeira biografia publicada após a morte de Edson Arantes do Nascimento, o jornalista Maurício Oliveira faz um relato panorâmico da trajetória do Rei, acrescido de impressões e lembranças pessoais dos contatos que teve com ele.
 
Autor de mais de 30 livros e especialista em temas históricos, o escritor publica agora, no lançamento da Matrix Editora, trechos inéditos de uma entrevista feita com Pelé em 2013 para um projeto editorial. Na época, o trabalho envolveu, também, conversas com pessoas ligadas à trajetória do jogador que consolidou o futebol brasileiro e moveu uma legião de fãs. Muitos, talvez, desconheçam o Edson, o Dico, o homem simples e suas memórias.
 
Os destaques da conversa com Pelé trazem à tona o ser humano, aquele que atende ligação do filho em frente ao jornalista e mostra pulso firme ao negar um pedido; o pai falando em relação às filhas fora do casamento e sobre os motivos para não ter contato com uma delas; a criança atingida pela catapora no dia em que ganhou uma bola e chorou abraçada ao objeto por uma semana, até se recuperar; o menino que treinou sem parar e aprendeu a usar ambas as pernas no futebol, dica do pai, Dondinho, também jogador, a quem admirava demais.
 
A primeira coisa que fiz ao encontrar Pelé foi transmitir esses recados. Eu disse que, quando as pessoas sabiam que eu iria encontrá-lo, sempre mandavam um abraço pro Pelé. ‘Não me pergunte como, mas até o Biro-Biro!’, completei, sorrindo. A resposta dele, em tom melancólico, me surpreendeu: – Pois é. Pro Pelé todo mundo manda abraço, mas pro Edson ninguém manda. Evidenciava-se, assim, a faceta dramática da célebre cisão de si mesmo em duas personas. (Pelé, O Rei Visto de Perto, pág. 28)
 
O prefácio da obra é do ex-jogador Clodoaldo, o Corró, parceiro no Santos e na Seleção Brasileira. Ele recorda do respeito, carinho e atenção de Dico - apelido de infância de Edson -, com seus admiradores. A humildade do Rei o acompanhou durante toda a jornada, pois sabia a importância da equipe e sempre foi um jogador de grupo. “Algumas vezes, ao longo da vida, eu disse pra ele o quanto o amava e perguntei se ele tinha noção de tudo o que ele havia feito, se ele sabia o tamanho imenso que tinha para o mundo”, declara.
 
A narrativa de Pelé, O Rei Visto de Perto desperta emoção mesmo em quem não teve a oportunidade de acompanhar a carreira dessa grande estrela do esporte. Mostra o anônimo por trás de obras voltadas à educação de crianças e ao amparo de idosos e o homem comum em visitas a pacientes em hospitais, a pedido de amigos. É o resgate da trajetória fenomenal do atleta reconhecido mundialmente e também um retrato do homem que irá continuar a inspirar pessoas no mundo todo.
 
Ficha técnica:
Título: Pelé, O Rei Visto de Perto
Autor: Maurício Oliveira
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-318-5
Formato: 16x1x23cm
Páginas: 160
Preço: R$ 40,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon
 
Sobre o autor
 
Nascido em 1972, no Rio de Janeiro, o jornalista e escritor Maurício Oliveira é autor de mais de 30 livros, a maior parte sobre temas históricos, como Amores Proibidos na História do Brasil; Garibaldi, Herói dos Dois Mundos; Patápio Silva, o Sopro da Arte; e Toma Lá, Dá Cá – Como a troca de favores moldou a sociedade e o jornalismo no Brasil. É também autor de diversos livros-caixinha da Matrix Editora, como Puxa-Conversa Futebol, Escrita Criativa e Exercícios de Virtudes (os dois últimos em parceria com Juliana De Mari). Tem mestrado em História Cultural e doutorado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 

Mulheres terão treinamento gratuito de Krav Maga

A Federação Sul Americana de Krav Maga convida a todas para conhecerem o método de defesa pessoal mais eficiente para vencer o medo e evitar a violência.
 
Mulheres terão treinamento gratuito de Krav Maga
Mulheres terão treinamento gratuito de Krav Maga.
Colaboração de texto e foto: Roberta Provatti/FSAKM
 
Em comemoração ao mês da mulher, no dia 12 de março, todos os instrutores habilitados pela Federação Sul Americana de Krav Maga, referência mundial em qualidade e precursora do Krav Maga na América Latina, realizarão uma aula, aberta e gratuita, às mulheres que queiram mudar a sua relação com o medo e aprender a se defender. O SEMINÁRIO DE KRAV MAGA PARA MULHERES será ministrado simultaneamente em todo o Brasil, Argentina, Canadá, México e Portugal.
 
Quem pode participar desse treinamento são as mulheres que, independentemente de preparo físico ou de habilidade para artes marciais ou esportes, queiram descobrir como é possível mudar o cenário da violência contra elas a partir de técnicas simples, rápidas e eficientes.
 
“Quando a mulher adquire autoconfiança para vencer o medo, ela fica mais atenta aos sinais, consegue antever a violência e deixa de ser um alvo fácil. O Krav Maga dá a elas essa condição, a partir de treinamentos orientados por profissionais habilitados para isso”, explica a maior autoridade do Krav Maga na América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga.
 
No SEMINÁRIO DE KRAV MAGA PARA MULHERES, além de conhecer sobre a filosofia do Krav Maga, a mulher vai vivenciar situações como roubo de bolsa, puxão de cabelo, enforcamento, tentativa de estupro e outras, e testar as diversas possibilidades de defesa do Krav Maga.
 
Com respostas simples, rápidas e objetivas, o Krav Maga trabalha, tanto a parte física, quanto a parte mental/emocional do praticante, para que ele tenha total controle de suas emoções e reações em caso de violência ou ameaça.
 
“O Krav Maga foi criado por Imi Lichtenfeld, na década de 40, para que qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, pudesse se defender de agressões vindas de uma ou mais pessoas, armadas ou não”, explica Grão Mestre Kobi, que foi aluno direto de Imi.
 
Os benefícios do Krav Maga para as mulheres
 
Hoje, 30% dos alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga são mulheres, que se identificam com essa técnica por não ser um esporte e sim uma modalidade de defesa pessoal, sem campeonatos ou competições.
 
Quando as aulas são conduzidas por um profissional habilitado, prepara as alunas para desenvolverem, tanto as habilidades físicas, quanto a capacidade mental de controlar o medo e suas reações. Dessa forma, elas aprendem a neutralizar o agressor, atingindo seus pontos sensíveis e vitais, como olhos, nariz, garganta, região genital etc.
 
Os benefícios para elas são diversos. Além de melhorar a condição física, o Krav Maga confere aumento da autoestima e da autoconfiança. A mudança na relação com o medo torna essas mulheres mais alertas e menos acovardadas. Com mais segurança, elas conseguem tomar decisões no momento de uma ameaça ou agressão, tornando-a mais capacitada para defender a sua vida e a de seus filhos.
 
“As mulheres, que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, também passam a estar mais focadas, menos distraídas e mais atentas, o que diminui o risco de ataques, pois a violência geralmente é voltada aos alvos que o agressor considera mais fáceis”, completa Grão Mestre Kobi.
 
Para este ano, a Federação Sul Americana de Krav Maga espera mais de 10 mil mulheres nos seminários. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.
 
Serviço: SEMINÁRIO DE KRAV MAGA PARA MULHERES
Data: 12/03/2023
Horário: 9h
Locais:
Centro de Krav Maga Moema (Alameda dos Maracatins 1097- Moema, São Paulo, SP), Prof.  João Arthur
Inscrições: joaoart@kravmaga.com.br

Krav Maga Perdizes (Rua Taváres Bastos, 21 Perdizes, São Paulo, SP), Prof. Carlos Primo
Inscrições: whatsaspp (11) 95384-7726

Krav Maga Chácara (Rua Verbo Divino, 1210, Chácara Santo Antônio - São Paulo, SP), Inst. Felipe Garcia
Inscrições: whatsaspp (11) 93718-1404

Krav Maga Vila Mariana (Rua Luís Góis, 877 – 2 andar, Vila Mariana, São Paulo,SP), Prof. Ricardo Ruiz
Inscrições: whatsaspp (11) 97134-7910

Krav Maga Santana (Rua Piracema 156 Sta Terezinha - São Paulo, SP), Inst. Daniel Batista
Inscrições: whatsaspp (11) 999326033

Krav Maga Tatuapé (R. Serra de Bragança, 866A, Tatuapé - São Paulo, SP), Inst. Evandro Ferro
Inscrições: whatsaspp (11) 942876386

Krav Maga Ipiranga (Rua Agostinho Gomes, 1928, Ipiranga - São Paulo, SP), Inst. Reinaldo Silva

Inscrições: whatsaspp (11) 94812-7597
OSASCO - Krav Maga Osasco (Av. dos Autonomistas, 413, Vila Yara, em cima da loja Tintas Famosas, Osasco, SP), Inst. Rogério Bicudo
Inscrições: whatsaspp (11) 99989-1234

RIBEIRÃO PRETO - Krav Maga Ribeirão Preto (Rua Magda Perona Frossard, 380 - Ribeirão Preto, SP), Prof. Lucas Soman
Inscrições: whatsaspp (16) 981321874

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - Centro de Krav Maga São José dos Campos (Rua Juiz David Barrilli, 260, Jardim Aquarius - São José dos Campos, SP), Inst. Alexandre Fay
Inscrições: whatsaspp (11) 97652-5686

SANTO ANDRÉ - Centro de Krav Maga ABC (Rua Ouro Preto, n 06, Vila Gilda - Santo André, SP), Prof. Mário Franco
Inscrições: whatsaspp (11) 94736-0019

SANTOS - Centro Santista de Krav Maga (Av. Afonso Pena, 511, sala 21. Entre canal 5 e 6, Santos, SP), Prof. Lucas Neves
Inscrições: whatsaspp (13) 99688 0035
Data: 18/03/2023
Horário: 9h
Local:

CAMPINAS - Krav Maga Campinas (R. Dr. Otávio Mendes, 318 - Botafogo, Campinas, SP), Prof. Bruno Cesar
Inscrições: whatsaspp (11) 934854526

EVENTO GRATUITO – VAGAS LIMITADAS!
Para saber sobre o SEMINÁRIO DE KRAV MAGA PARA MULHERES em outros estados, acesse Krav Maga.

Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga - referência mundial em qualidade, é a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel. É presidida por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.
 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Pietra Rivoli é campeã de simples e de duplas do Assunción Bowl de Tênis

Atleta do Recreio da Juventude venceu as duas finais da categoria 16 anos feminino no Paraguai.
 
Pietra Rivoli é campeã de simples e de duplas do Assunción Bowl de Tênis Foto Recreio da Juventude
Pietra foi campeã simples e em duplas no Paraguai.
Colaboração de texto: Keila Fumegali/Camejo
Foto: Recreio da Juventude
 
A tenista Pietra Rivoli, de 14 anos, teve uma semana perfeita em Assunção, no Paraguai. A atleta do Recreio da Juventude garantiu dois títulos no Assunción Bowl, torneio que integra o primeiro grupo de competições da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat).
 
A primeira conquista de Pietra veio na sexta-feira, nas duplas, quando venceu, ao lado da catarinense Gabriela Cho, a dupla formada pela peruana Micaela Pleuss e pela equatoriana Maria Victoria Cuellar, por 2 sets a 0 – parciais de 6/1-6/4.
 
Na manhã de sábado, Pietra subiu mais uma vez ao lugar mais alto do pódio, desta vez nas simples. A conquista veio com 2 a 0 (6/4-6/1) sobre a argentina Agustina Grassi.
 
O Recreio da Juventude encerrou as três etapas fora do Brasil acumulando conquistas na categoria 16 anos. Também no Assunción Bowl, Vicente Freda, ao lado de João Toffoli, ficou com o vice-campeonato de duplas masculinas. Antes, em Chosica, no Peru, Isabeli Andreola conquistou o título de simples. No primeiro torneio do Clube na Gira, Isa ficou com o vice nas simples em Cali, na Colômbia.
 
Agora, os três atletas, junto com o técnico Alexsander Lopes, retornam para o país e iniciam na segunda-feira a chave principal da Brasil Juniors Cup, que tem como sede o Recreio da Juventude. Fechando a Gira Cosat, ocorre o Banana Bowl, em Gaspar-SC, no início de março.
 
O tênis é uma das modalidades do projeto Recreio da Juventude – Despertar Olímpico e tem o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Esta ação integra o projeto Recreio da Juventude -Tênis, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do PRÓ-ESPORTE/RS LIE, da Lei Estadual nº 13.924, de 17 de janeiro de 2012, através do ICMS que você paga.
 

Bahia anuncia Yago Felipe como reforço do meio de campo

O Esporte Clube Bahia informa que o meio-campista Yago Felipe é mais uma contratação para reforçar o time.
 
Bahia anuncia Yago Felipe como reforço do meio de campo Foto Felipe Oliveira ECB
Bahia anuncia Yago Felipe como reforço do meio de campo.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB
 
O atleta de 28 anos chega do Fluminense e assinou contrato inicialmente até o fim de 2025. O diretor de futebol tricolor Carlos Santoro comentou: “Um jogador consistente, de Série A, que conhece a competição e vem pra uma posição que a gente precisava reforçar. Yago ajudará a melhorar nosso equilíbrio e aumentar a solidez e a estabilidade do nosso time".
 
Ao todo, desde janeiro de 2020, disputou 160 jogos, marcou 9 gols e somou 10 assistências pela equipe carioca. Conquistou o Campeonato Carioca de 2022 e participou das classificações do Flu às últimas três Libertadores. Iniciou a carreira na divisão de base do Flamengo. Depois, Botafogo e Espanyol-ESP. Profissionalizado no Figueirense, também teve passagens por Vitória e Goiás.
 
O jogador tem como suas principais características a entrega, a versatilidade e a facilidade de apoiar o ataque. Yago Felipe da Costa Rocha, cearense de Limoeiro do Norte, já iniciou os treinamentos no CT Evaristo de Macedo.
 
#BahiaÉOMundo #BBMP
 


TecToy fecha patrocínio com Manaus Vôlei para temporada de 2023

Objetivo da marca é incentivar atletas regionais, para que os jovens tenham mais oportunidades em competições esportivas.
 
TecToy fecha patrocínio com Manaus Vôlei para temporada de 2023
TecToy fecha patrocínio com Manaus Vôlei.
Colaboração de texto: Jennifer Oliveira/Sing
 
A TecToy, empresa associada diretamente à tecnologia e entretenimento, anuncia patrocínio ao time Manaus Vôlei para a temporada de jogos de 2023. O intuito da marca é incentivar o esporte coletivo por meio de apoio aos atletas regionais, mostrando as oportunidades que as crianças e adolescentes podem ter ao praticar alguma atividade esportiva.
 
A empresa apoia a equipe amazonense com patrocínio master, viabilizando os principais recursos que o time precisa para as competições, como: uniformes, transporte aos locais dos jogos e equipamentos, por exemplo. Além de ajudar o grupo de atletas profissionais, o objetivo da TecToy é promover a conscientização de que o esporte precisa ser mais valorizado, bem como ser visto como transformação social. Eles também contam com a ajuda da Prefeitura de Manaus, administrada pelo prefeito David Almeida.
 
“Estamos muito felizes em fazer parte desse momento único para o Manaus Vôlei/TecToy. Vimos que a equipe precisava desse apoio, pois observamos que não há muito investimento em esportes na região. Com isso, nossa proposta é ajudar no desenvolvimento local e social, com um time que trará novos heróis para a cidade e representatividade para a população”, explica o fundador do Grupo Transire, Gilberto Novaes.
 
O Manaus Vôlei/TecToy está representando o Amazonas na Série B da Superliga de Vôlei Masculino. A competição teve início em janeiro e o objetivo da equipe é ficar entre os dois primeiros colocados, para ganhar o acesso para a Superliga A da modalidade. A Superliga B conta com 10 equipes masculinas disputando a competição.
 
João Mendes da Fonseca Júnior, o Janjão, diretor do Manaus Vôlei/TecToy afirma que essa parceria é essencial para a população manauara. “Esse é o primeiro campeonato de grande relevância que a nossa equipe está participando e estamos em um momento de crescimento. Queremos levar o esporte para comunidade, onde serão criadas escolinhas de voleibol com todo o respaldo da comissão técnica da equipe, com esse grande apoio que a TecToy está nos dando. Será uma transformação na vida da nossa juventude do estado do Amazonas e a TecToy é fundamental para esse projeto”, ressalta.


Vini Jr. é atualmente o jogador mais decisivo do futebol mundial

Rivaldo elogiou Vini Jr. no Real Madrid após a vitória sobre o Liverpool na Champions; o craque também comentou sobre o Flamengo na Recopa.
 
Vini Jr. é atualmente o jogador mais decisivo do futebol mundial
Rivaldo elogiou Vini Jr. no Real Madrid.
Colaboração de texto: Denis Ninzoli/Sherlock
Foto: Betfair
 
Assim como Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, o craque Rivaldo exaltou o desempenho de Vinícius Júnior no clube madrilenho. O treinador declarou em entrevista coletiva que o jogador brasileiro “é o mais decisivo do futebol mundial”. E os números comprovam isso dentro de campo: O Real começou perdendo por 2 a 0, porém o brasileiro conseguiu empatar a partida e ainda deu uma assistência para Benzema na vitória por 5 a 2 sobre o Liverpool, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA.
 
“O técnico Carlo Ancelotti está certo, Vini Jr é o jogador mais decisivo do futebol mundial”, opinou Rivaldo. “Ele fez a diferença no time marcando gols com uma qualidade incrível. O atleta demonstra uma enorme evolução frente ao gol adversário e ainda conseguiu pressionar o goleiro Alisson, forçando um erro num momento decisivo da partida.”
 
Além da conquista da Champions League e de ser campeão Mundial de Clubes, o atleta consegue se destacar individualmente no clube espanhol, Vini chegou à marca de 14 gols na Champions, igualando aos brasileiros Adriano e Ronaldo Fenômeno. Rivaldo opinou que sempre conseguiu enxergar o jovem jogador brasileiro jogando em alto nível na Europa.
 
“Eu sempre defendi que ele tinha qualidade para jogar no Real Madrid desde sua chegada, e o técnico Ancelotti teve o mérito de lhe dar o espaço para evoluir nos quesitos onde ainda não era tão bom como a definição do último passe e a finalização. Hoje, ele é um jogador intocável no Real Madrid e acredito que também será na Seleção Brasileira, podendo estar na disputa pela Bola de Ouro nas próximas temporadas”, concluiu Rivaldo, embaixador da Betfair.
 
Rivaldo ainda opinou sobre a virada do Real Madrid sobre o Liverpool na Champions: “Deixar o Real Madrid respirar e depois reagir foi um erro grave do time inglês, pois já na temporada anterior pudemos verificar que esse time espanhol nunca se dá por vencido e pode reagir a qualquer momento.”
 
“O time inglês não passa por uma boa fase e essa derrota pode ser um alerta para que eles não percam o foco dentro de uma partida na Champions League. Acredito que eles vão entrar com tudo na Espanha, mas imagino que seja tarde demais e o foco passe a ser exclusivo para o Campeonato Inglês, onde precisam de uma grande recuperação na reta final da temporada para garantirem vaga na próxima Champions”, finalizou Rivaldo.
 
Vítor Pereira precisa reverter Recopa Sul-Americana na próxima terça-feira
 
O Flamengo perdeu por 1 a 0 do Independiente Del Valle, do Equador, no jogo de ida pelo título da Recopa, que reúne os campeões da Libertadores e da Copa Sul-Americana 2022. O craque Rivaldo demonstrou preocupação com a possibilidade do time carioca ficar sem mais este título na temporada de 2023.
 
“O Flamengo foi ao Equador para encarar o Independiente del Valle pela Recopa e agora corre o risco de perder seu terceiro troféu da temporada em apenas algumas semanas. A torcida do clube está cobrando o elenco e seu treinador, e eu acredito que se o time falhar mais uma vez, o futuro do técnico português pode estar em risco”, analisou Rivaldo.
 
Apesar disso, o embaixador da Betfair ainda assim acredita numa virada do rubro-negro contra os equatorianos, já que o segundo jogo será no Maracanã, na próxima terça (28). “Existe uma grande diferença de qualidade entre os dois times, e se o Flamengo entrar ligado no jogo poderá vencer com tranqüilidade, conquistando o título e permitindo que o técnico Vítor Pereira possa trabalhar com mais tranquilidade nas próximas semanas antes do começo do Brasileirão.”
 
“Vejo o Flamengo cumprindo seu dever dentro de casa no jogo de volta, vencendo o time equatoriano, levando a taça para sua sala de troféus e acalmando os ânimos e as críticas da torcida”, finalizou o craque.
 
Karim Benzema é o meu favorito para vencer o ‘FIFA The Best’
 
Na próxima segunda-feira (27), acontecerá o FIFA The Best, premiação que vai escolher o melhor jogador do mundo entre 8 de agosto e 18 de dezembro de 2022. O pentacampeão Rivaldo acredita que o francês Karim Benzema é o favorito na disputa contra Lionel Messi e Kylian Mbappé pelo prêmio individual do ano de 2022.
 
“Eu vejo o Karim Benzema como favorito a levar o prêmio de melhor jogador do ano.” O embaixador da Betfair conclui sua opinião comentando que o francês teve uma temporada positiva no Real Madrid em 2022, superando os feitos de Messi, campeão do mundo com a Argentina, e Mbappé, artilheiro do mundial.
 
“Sim, ele não jogou a Copa e tanto Lionel Messi como Kylian Mbappé brilharam no certame. No entanto, aquilo que o artilheiro francês fez no Real Madrid em 2022 guiando o clube à conquista da La Liga e da Liga dos Campeões foi fantástico”, conclui Rivaldo à Betfair.
 
Brasileirão com três times rebaixados me parece uma medida aceitável
 
Na entrevista à Betfair, Rivaldo falou também sobre uma ideia defendida por Ronaldo Nazário, seu companheiro na conquista do pentacampeonato e também embaixador da casa de apostas. O ‘Fenômeno’ acredita que o Brasileirão poderia passar por uma mudança de regras, e passar a rebaixar apenas três clubes por temporada.
 
Para Rivaldo, essa medida é importante, contanto que seja discutida entre todos os clubes da Série A e B. “Me parece perfeitamente normal essa discussão no futebol brasileiro, tal como acontece na maioria dos campeonatos europeus. No entanto, é importante que isso seja discutido e acordado com aqueles clubes que estão na Série B, que podem ser prejudicados no curto prazo.”
 
“Pode ser algo importante para a estabilidade dos times que buscam se estabelecer na Série A, pois conseguindo ficar alguns anos na elite do futebol brasileiro, eles poderão gerar maiores receitas e patrocínios, construindo elencos e estruturas mais robustas no campeonato considerado mais difícil do mundo”, finaliza Rivaldo à Betfair.
 

Giulia Takahashi e Laura Watanabe avançam à fase eliminatória do WTT Youth Contender Vila Real

O segundo dia de WTT Youth Contender Vila Real foi repleto de jogos da fase de grupos do individual feminino da categoria sub-19 e o Brasil contou com três representantes nos duelos deste domingo (26).

Giulia Takahashi e Laura Watanabe avançam à fase eliminatória do WTT Youth Contender Vila Real
Brasileiras avançam no WTT Youth Contender Vila Real.
Colaboração de texto: Luis Miguel Ferreira/CBTM
Foto: André Soares/CBTM
 
Giulia Takahashi, Laura Watanabe avançaram, Beatriz Fiore foi superada na fase de grupos. No grupo 8, Giulia Takahashi venceu seus dois compromissos e conquistou a classificação para a fase eliminatória da competição. A número 82 do mundo superou por 3 sets a 0 Romi Tilkin, de Israel (11/5, 11/2 e 11/4) e Evelyn Ungvari, da Romênia (11/8, 11/4 e 11/8) e ficou com a liderança da chave.
 
Já pelo grupo 10, Laura Watanabe conquistou a classificação na segunda colocação com uma vitória e uma derrota. A brasileira venceu a alemã Eireen Kalaitzidou por 3 a 0, com parciais de 11/6, 11/05 e 11/2 e foi superada por Fathimath Dheema Ali, de Maldivas, pelo mesmo placar, com parciais de 10/12, 3/11 e 13/11.
 
Pelo grupo 7, Beatriz Fiore não conseguiu a classificação e se despediu da disputa individual do Youth Contender. Fiore foi superada pela espanhola Silvia Coll por 3 a 1 (11/7, 11/13, 6/11 e 6/11) e pela portuguesa Inês Fernandes por 3 sets a 2, com parciais de 5/11, 11/9, 6/11, 11/3 e 11/8.
 
Giulia Takahashi e Laura Watanabe seguem na disputa do individual sub-19
 
Com o fim da fase de grupos, Giulia e Laura agora disputam a fase eliminatória do WTT Youth Contender Vila Real, nesta segunda-feira (27).
 
A primeira brasileira a jogar é Laura Watanabe, que enfrenta a espanhola Ângela Rodrigues pela rodada 16 avos do WTT. O duelo está marcado para às 7h30 (horário de Brasília). Quem avançar enfrenta Matilde Pinto, de Portugal, às 9h15 (horário de Brasília).
 
Já Giulia Takahashi aguarda a vencedora do duelo entre a portuguesa Ines Fernandes e a francesa Elise Pujol. A partida de Giulia pelas oitavas de final está marcada para às 8h45 (horário de Brasília).


Surfistas já escalados para estrear no Hang Loose Pro Contest em Noronha

Começa amanhã o QS 5000 apresentado por Elétron Energy, é a penúltima etapa da temporada 2022/23 da WSL Latin America, um novo campeão será coroado nos tubos da Cacimba do Padre.

Criação com técnica de xilogravura do artista Bacaro Borges no cartaz do Hang Loose Pro Contest 2023
Criação de Bacaro Borges para o Hang Loose Pro Contest 2023.
Colaboração de texto: João Carvalho/Gabriel Gontijo/©WSL
Arte: Bacaro Borges

O Hang Loose Pro Contest apresentado por Elétron Energy vai coroar um novo campeão em Fernando de Noronha esse ano. Entre os inscritos para participar da 37.a edição do campeonato mais tradicional da América Latina, a 16.a em Noronha, nenhum tem vitória nos tubos da Cacimba do Padre. Os surfistas já estão escalados para estrear no evento válido como penúltima etapa da temporada 2022/2023 da WSL Latin America. O prazo começa nesta terça-feira e vai até domingo no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, com transmissão ao vivo pelo WSL.

O único que já tem um troféu de campeão do Hang Loose Pro Contest é o paulista Deivid Silva, mas o título foi conquistado na edição de 2017, disputada na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. DVD é um dos inscritos que já fizeram parte da elite mundial do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). Ele foi escalado no primeiro dos 16 confrontos da segunda fase, depois tem Ian Gouveia no 11.o e Wiggolly Dantas no 12.o.

Outros três ex-tops do CT vão entrar na rodada inicial, formada por quatro baterias. O pernambucano Paulo Moura foi escalado na primeira e vai abrir o Hang Loose Pro Contest apresentado por Elétron Energy, disputando duas vagas para a segunda fase com Madson CostaGustavo Henrique e o uruguaio Santiago Medeiro. Outro pernambucano que já competiu no CT, Bernardo Pigmeu, estreia na segunda bateria e o paranaense Peterson Crisanto na quarta, que definirá as duas últimas classificações para a segunda fase.

O 16.o Hang Loose Pro Contest a ser disputado em Fernando de Noronha, oferece a premiação máxima do Qualifying Series (QS) e os 5.000 pontos que estarão em jogo nos tubos da Cacimba do Padre, serão decisivos na briga pelas oito vagas para o Challenger Series 2023, circuito classificatório para o WSL Championship Tour. Esta é a penúltima etapa da temporada 2022/2023 da WSL Latin America, que será encerrada em Florianópolis (SC) na semana seguinte.

Em Fernando de Noronha também pode ser definido um novo campeão sul-americano. Os dois únicos concorrentes não tem esse título, o peruano Miguel Tudela líder do ranking e o brasileiro Ian Gouveia, segundo colocado. Ambos já estão praticamente classificados para disputar vagas para o CT 2024 no Challenger Series deste ano. O filho do ídolo, Fábio Gouveia, que hoje atua como diretor de prova do Hang Loose Pro Contest apresentado por Elétron Energy, vai estrear na 11.a bateria da segunda fase e Miguel Tudela na 15.a.

Os outros seis surfistas que estão se classificando para o Challenger Series, também entrarão na segunda fase. Os primeiros a defender vagas são Rafael Teixeira (3.o do ranking) na terceira bateria e o jovem Ryan Kainalo (4.o) na quarta. Depois, vem Weslley Dantas (9.o) vice-campeão do último Hang Loose Pro Contest em Noronha em 2020 na sexta bateria, Heitor Mueller (8.o) na oitava, o argentino José Nacho Gundesen (5.o) na 12.a e o chileno Guillermo Satt (6.o) na 16.a e última bateria da segunda fase. 

Hang Loose Pro Contest apresentado por Elétron Energy em Fernando de Noronha, é uma realização do Instituto Incentiva, com homologação da World Surf League (WSL) Latin America e patrocínios da Hang Loose e Elétron Energy, através da lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de Pernambuco, colaboração do site Waves e a competição será transmitida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.  

HANG LOOSE PRO CONTEST QS 5000:
(Baterias sujeitas a alterações até o início do evento)

PRIMEIRA FASE – 3.o=65.o lugar (275 pts) e 4.o=69.o lugar (258 pts):
1.a: Paulo Moura (BRA), Madson Costa (BRA), Santiago Medeiro (URU), Gustavo Henrique (BRA)
2.a: Pedro Amorim (BRA), Bernardo Pigmeu (BRA), Luan Carvalho (BRA)
3.a: Guilherme Carvalho (BRA), Vinicius Parra (BRA), Luan Ferreyra (BRA)
4.a: Luel Felipe (BRA), Caia Souza (BRA), Peterson Crisanto (BRA)

SEGUNDA FASE – 3.o=33.o lugar (US$ 300 e 450 pts) e 4.o=49.o lugar (US$ 200 e 400 pts):
1.a: Deivid Silva (BRA), Alan Jhones (BRA), Tomas Lopez Moreno (ARG), 1.o da 1.a
2.a: Igor Moraes (BRA), Francisco Bellorin (VEN), Israel Junior (BRA), Samuel Joquinha (BRA)
3.a: Rafael Teixeira (BRA), Gabriel Arturo Vargas (PER), Uriel Sposaro (BRA), 1.o da 2.a
4.a: Ryan Kainalo (BRA), Douglas Silva (BRA), Mateus Sena (BRA), Adailton Santos (BRA)
5.a: Santiago Muniz (ARG), Franco Radziunas (ARG), Diego Aguiar (BRA), 1.o da 3.a
6.a: Weslley Dantas (BRA), Valentin Neves (BRA), Marco Giorgi (URU), Cauet Frazão (BRA)
7.a: Eduardo Motta (BRA), Caio Costa (BRA), Cauã Costa (BRA), 1.o da 4.a
8.a Heitor Mueller (BRA), Gabriel Klaussner (BRA), Takeshi Oyama (BRA), José Binz (BRA)
9.a: Lucas Silveira (BRA), Manuel Selman (CHL), Alonso Correa (PER), 2.o da 1.a
10: Vitor Ferreira (BRA), Gabriel André (BRA), Kaue Germano (BRA), Kayan Medeiros (BRA)
11: Ian Gouveia (BRA), Eric Bahia (BRA), Sebastian Olarte (URU), 2.o da 2.a
12: Nacho Gundesen (ARG), Leandro Usuna (ARG), Wiggolly Dantas (BRA), Patrick Tamberg (BRA)
13: Matheus Navarro (BRA), Leo Casal (BRA), Pedro Neves (BRA), 2.o da 3.a
14: Samuel Igo (BRA), Krystian Kymerson (BRA), Cauã Gonçalves (BRA), José Francisco (BRA)
15: Miguel Tudela (PER), Rodrigo Saldanha (BRA), Philippe Neves (BRA), 2.o da 4.a
16: Guillermo Satt (CHL), Lucas Vicente (BRA), Luan Hanada (BRA), Ivo Gothardo (BRA)

RANKING REGIONAL DE 2022/2023 DA WSL LATIN AMERICA:

20 MELHORES DAS 10 ETAPAS DISPUTADAS:
01: Miguel Tudela (PER) - 14.000 pontos
02: Ian Gouveia (BRA) - 6.248
03: Rafael Teixeira (BRA) - 5.763
04: Ryan Kainalo (BRA) - 5.507
05: José Gundesen (ARG) - 5.380
06: Guillermo Satt (CHL) - 5.040
07: João Chianca (BRA) - 4.900
08: Heitor Mueller (BRA) - 4.727
09: Weslley Dantas (BRA) - 4.673
10: Edgard Groggia (BRA) - 4.342
11: Samuel Igo (BRA) - 3.978
12: Santiago Muniz (ARG) - 3.740
13: Vitor Ferreira (BRA) - 3.732
14: Igor Moraes (BRA) - 3.593
15: Francisco Bellorin (VNZ) - 3.588
16: Gabriel André (BRA) - 3.475
17: Krystian Kymerson (BRA) - 3.460
18: Valentin Neves (BRA) - 3.186
19: Gabriel Klaussner (BRA) - 3.175
20: Lucas Vicente (BRA) - 2.973

CAMPEÕES DO HANG LOOSE PRO CONTEST
2020 - Ramzi Boukhiam (MAR) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2019 - Jadson André (RN) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2017 - Deivid Silva (SP) - Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
2016 - Kanoa Igarashi (JPN) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
2012 - Miguel Pupo (SP) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2011 - Alejo Muniz (SC) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2010 - C. J. Hobgood (EUA) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2009 - Bruno Santos (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2009 - Kelly Slater (EUA) no CT Hang Loose Santa Catarina Pro em Imbituba
2008 - Raoni Monteiro (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2008 - Bede Durbidge (AUS) no CT Hang Loose Santa Catarina Pro em Imbituba
2007 - Aritz Aranburu (ESP) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2007 - Mick Fanning (AUS) no CT Hang Loose Santa Catarina Pro em Imbituba
2006 - Jean da Silva (SC) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2005 - Bobby Martinez (EUA) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2004 - Warwick Wright (AFR) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2003 - Neco Padaratz (SC) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2002 - Victor Ribas (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2001 - Fábio Silva (CE) - Cacimba e finais no Abras, Fernando de Noronha (PE)
2000 - Guilherme Herdy (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2000 - Crhistiano Spirro (BA) - Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
1999 - Richard Lovett (AUS) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1999 - Peterson Rosa (PR) - Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
1998 - Armando Daltro (BA) - Gaibú, Cabo de Santo Agostinho (PE)
1997 - Marcelo Nunes (RN) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1996 - Fábio Silva (CE) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1995 - Peterson Rosa (PR) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1994 - Matt Hoy (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1993 - Joey Jenkins (EUA) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1992 - Nicky Wood (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1991 - Nicky Wood (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1990 - Fábio Gouveia (PB) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1989 - Glen Winton (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1988 - Tom Carroll (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1987 - Tom Carroll (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1986 - Dave Macaulay (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)