A pesquisa anual do Good Push, iniciativa que
mapeia diversos projetos sociais de skateboard ao redor do mundo, teve um
recorde de instituições inscritas no mapeamento de 2022.
Colaboração
de texto: Rafael Miramoto/CBSk
Colaboração de foto: Júlio Detefon
E o grande responsável por isso foi o Brasil,
país que foi o mais representado no documento lançado nesta semana. Desde que a
pesquisa anual foi lançada, em 2018, nunca houve tantos projetos inscritos. Em
2022, foram 152 iniciativas de 40 países que estiveram presentes no
levantamento. O Brasil foi o principal responsável pelo aumento da amostragem:
55 projetos inscritos pelo país.
Essa participação tão expressiva de iniciativas
brasileiras é fruto do trabalho realizado pela Confederação Brasileira de Skate
(CBSk). Hoje, a CBSk tem mapeadas 132 iniciativas, em todas as regiões do país.
Mais de 40 delas são diretamente assistidas pela entidade, com repasses por
meio de convênio e entrega de skates e materiais de proteção para as aulas.
Ainda no primeiro semestre de 2023, a Confederação deve ultrapassar R$ 1 milhão
de investimento na frente Skate Social.
Dentro desse trabalho, a CBSk organizou, em
parceria com o Good Push, a versão em português do site da pesquisa, permitindo
que os projetos nacionais tivessem um acesso mais fácil à plataforma. A
Confederação também auxiliou e incentivou as organizações a fazerem o cadastro,
tanto por meio do apoio da coordenação da frente Skate Social quanto pela
divulgação da pesquisa nas redes sociais da entidade.
Com o maior número de organizações no Good
Push, mais completo fica o levantamento de dados sobre os projetos sociais,
tanto no Brasil quanto em outros lugares do mundo. Com as informações, ficam
detalhados quais públicos são trabalhados pelas iniciativas e de qual maneira o
skate chega a diferentes grupos de pessoas.
Além do Brasil, tiveram destaque na pesquisa os
Estados Unidos, com 22 projetos cadastrados, o Reino Unido, com dez, e o
Canadá, com nove. A maioria dos projetos tem finanças limitadas.
Dos inscritos, 31% têm um orçamento anual inferior a US$ 5 mil por ano, cerca
de R$ 26 mil. E desse valor, a maior parte é de doação de material esportivo,
como skates e capacetes.
Isso não impede que as organizações cheguem a
quase 20 mil pessoas assistidas semanalmente. Em comum, as entidades trabalham
o esporte dentro de grupos com maior vulnerabilidade social, entre jovens,
mulheres, negros e LGBTQI.
Veja mais informações da pesquisa do Good Push
no site oficial!
Skate brasileiro lidera número projetos sociais no Good Push. |
Colaboração de foto: Júlio Detefon
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