A Surf Center oferece possibilidade de prática
e treinamento no esporte, a qualquer hora e sem sair da cidade, com opções para
toda a família; em 30 dias de pré-venda, o clube já vendeu 25% das cotas.
Colaboração de texto: Flávia Ferreira/Trio
Foto: Surf Center
Uma pesquisa do IBOPE Repucom revelou que o
surf ultrapassou os 45 milhões de fãs no Brasil. O esporte, que é baseado nas
sensações, ganhou ainda mais força e reconhecimento ao integrar os Jogos
Olímpicos, realizados em Tokyo em 2021, com medalha de ouro para o Brasil. Para
os praticantes do esporte em Curitiba, surfar significa viajar pelo menos 100
km para o litoral e contar com a sorte de boas condições do mar. “Não é sempre
que tem onda ou que a previsão acerta. A Surf Center nasceu do sonho de ter uma
onda boa, para manter o surf no pé, na hora marcada, a qualquer hora do dia”,
afirma um dos idealizadores do projeto e CEO da Aloha Investimentos, grupo com
mais de 20 anos de experiência no mercado de surf, Fabricio Stedile.
Junto com Fabrício, o time de idealizadores
conta com os irmãos Luiz Pexe e Vilson Balioli, sócios fundadores da Brasil
Surf, empresa que há 20 anos é líder em metodologia de ensino de Surf, com sede
em Curitiba e um espaço totalmente voltado ao condicionamento físico e
treinamento de amantes do surf de todos os níveis. Além deles, o engenheiro
Daniel Linhares, responsável pelo projeto de desenvolvimento da piscina, o
economista Marcelo Piragibe Santiago, que estruturou o plano de negócios para
viabilizar a piscina de ondas e replicar o modelo de negócio em outras
localidades, e os empresários Thiago Zonin e Marlus Senger completam o time.
Previsão
das ondas: até um metro de onda no Barigui
Com mais de 1.400 metros quadrados, a piscina
de ondas da Surf Center irá oferecer ondas de direita moduláveis e adaptáveis
para todos os surfistas, de crianças a adultos de todas as idades, desde os
praticantes iniciais até os profissionais do esporte. Um grande diferencial é
permitir que surfistas de diferentes níveis possam surfar no mesmo horário: a
tecnologia exclusiva identifica o praticante do esporte, produz a onda conforme
suas habilidades e avisa o momento que a onda perfeita para ele irá entrar na
piscina. As ondas podem variar de meio
metro a um metro, com duração de 8 a 12 segundos, com até 240 ondas por hora.
Será a primeira piscina de ondas aquecida e
coberta do mundo e funcionará como um Clube de Surf: além das ondas, os sócios
usuários terão acesso um centro de treinamento completo, com Crossurf, Skate
Simulator, academia de musculação, surf skate park, ginástica natural, entre
outras práticas, além de loja de surf e acessórios, gastronomia diferenciada,
vestiários e um espaço voltado a família, em uma área de 3.400 m². “A Surf
Center foi criada para ser um espaço de convivência entre os amantes do
esporte, que vai além da possibilidade de vivenciar o surf perto da sua casa,
sem sair da cidade. É um espaço de convivência voltado para toda a família, com
opções de práticas de esporte para todas as idades”, afirma Fabrício. O clube
de surf também irá promover campeonatos para todas as categorias, surf trips e
um projeto social para democratizar o esporte entre crianças e adolescentes
carentes.
A Surf Center Curitiba está localizada a quatro
minutos do Parque Barigui, dentro do Parque Damasco, complexo arquitetônico
baseado em cinco eixos de ocupação: hospitalar, de alimentação, residencial,
comercial e de lazer, com o objetivo de se tornar um local permanente de
entretenimento e um novo marco paisagístico da capital.
Tecnologia
100% brasileira
Foram oito anos para desenvolver um sistema gerador
de ondas que competisse com as tecnologias de terceira geração existentes no
mercado. O gerador de ondas GT3K da Surf Center é o primeiro 100% nacional no
segmento de ondas artificiais dinâmicas com patente depositada. Com tecnologia
inteligente, a flexibilidade permite criar diversos tipos de ondas, exclusivas
para cada praticante, além de baixo custo operacional e de manutenção, já que o
mecanismo para a fabricação das ondas fica fora da água. “Conseguimos produzir
uma tecnologia 100% própria, com custo de venda em média 1/3 menor do que os
concorrentes pelo mundo, e com custo operacional e de manutenção mais baixos”,
explica Fabrício.
A piscina de ondas pode ser replicada em
qualquer lugar, em um espaço de um campinho de futebol. Com 40 x 90 m, já é
possível reproduzir a tecnologia exclusiva da Surf Center. “Não há limite
máximo de área, pois nossa tecnologia é modular, ou seja, mais módulos podem
ser adicionados para estender o comprimento das ondas e, consequentemente, o
tempo de surf”, afirma Fabrício.
A acessibilidade e menor custo de implantação
já gerou interesse pela piscina de ondas da Surf Center em outras localidades.
“Estamos em negociação em locais como Brasília, Grande ABC, São Paulo, Mato
Grosso do Sul, interior do Paraná e Nordeste, com expectativa de inaugurar 20
novos Clubes de Surf nos próximos cinco anos, por todo o Brasil e também no
exterior”, comemora.
A pesquisa para desenvolvimento da Surf Center
contou, desde o início, com o feedback de surfistas profissionais, para
aprimorar a tecnologia desenvolvida de acordo com a visão e experiência desses
profissionais, tanto para o treinamento como para oferecer competições de surf.
Em janeiro, a Surf Center recebeu em seu centro de pesquisa e desenvolvimento o
campeão mundial de surf Adriano de Souza, o Mineirinho, para conhecer o
protótipo em escala 1:10 e analisar a qualidade das ondas da primeira piscina
com tecnologia 100% brasileira. “A
democratização do surf é um sonho de qualquer profissional. Contar com uma
piscina de ondas para a prática do esporte em uma cidade que não possui praias
é fundamental para difundir, incentivar e fazer com que o surf cresça cada vez
mais em nosso país”, afirma Mineirinho.
Acessibilidade
e custo-benefício
A Surf Center começou a pré-venda dos títulos
aos interessados em se associar ao Clube de Surf. Em 30 dias, a empresa já
comercializou 25% das cotas club disponíveis para sócios usuários. Pelo site,
instagram ou whatsapp, é possível agendar uma apresentação técnica do negócio e
conhecer as vantagens e benefícios oferecidos para os sócios. Segundo o diretor
comercial do empreendimento, Thiago Zonin, o grande diferencial está nos
valores praticados: a piscina de ondas da Surf Center traz acessibilidade aos amantes
do esporte, com valores de título do clube até 10 vezes mais baixos do que os
praticados por outras piscinas de ondas. Ainda, as primeiras cotas serão
negociadas com diferenciais exclusivos. “O Clube de Surf proporcionará a
prática do esporte e também envolve atividades para toda a família”, convida.
O título dá direito a uma sessão de surf por
semana para o sócio principal, porém, toda a família – cônjuge e filhos – terão
acesso ao clube, podendo usufruir de todos os benefícios se inscrevendo na atividade
que desejarem fazer. Além do valor do título, o sócio usuário terá uma
mensalidade para usufruir dos benefícios, que começa a ser paga apenas após a
inauguração da Surf Center, prevista para o segundo semestre de 2024.
Em um levantamento feito pela International
Surfing Association (ISA), mais de 23 milhões de pessoas praticam surfe no
mundo, dos quais cerca de 3,7 milhões são brasileiros. No país, o esporte
movimenta R$ 7 bilhões ao ano em roupas, pranchas e acessórios, segundo
estimativas do Instituto Brasileiro de Surfe (Ibrasurfe). Atualmente, no
Brasil, existem três clubes de piscinas de ondas: uma no interior de São Paulo,
já concluída, e duas em fase de construção, em Florianópolis e São Paulo, todos
exclusivos para membros. Além do valor do título do clube até 10 vezes mais
baixo que a concorrência, a piscina de ondas da Surf Center será a primeira
coberta e aquecida do mundo, o que garante a sessão de surf independente do
clima e conforto térmico para os sócios do empreendimento.
Curitiba ganha primeiro clube de surf indoor. |
Foto: Surf Center
Foram oito anos para desenvolver um sistema gerador de ondas. |
O título dá direito a uma sessão de surf por semana. |
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