terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Skate brasileiro estreia no Mundial de Street nesta quarta

O evento terá transmissão ao vivo no final de semana (04 e 05) das semifinais e das finais pelo Olympics.com e Worldskate.tv.
 
Skate brasileiro estreia no Mundial de Street nesta quarta
Skate brasileiro estreia no Mundial nesta quarta.
Colaboração de texto e foto: Rafael Miramoto/CBSk e Eduardo Lopes/Esporte e Negocio


O Mundial de Skate Street finalmente chegou! Nesta quarta-feira (01), os skatistas brasileiros estarão em ação em Sharjah, nos Emirados Árabes, valendo pontos importantes para a corrida olímpica, com foco nos Jogos de Paris, em 2024.
 
Para chegar ainda mais preparado no torneio internacional, a Seleção Brasileira de Street se reuniu neste mês para realizar treinamentos específicos para o Mundial. Na pista da Praça Duó, no Rio de Janeiro, alguns dos principais atletas do país aprimoraram questões físicas e técnicas.
 
Rogério Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street, exaltou o momento do skate. Para o profissional, a união no Rio de Janeiro dá ainda mais força aos atletas brasileiros.
 
“Tem o período da parte técnica, do rolê na pista de skate. A gente tem a parte física com o Carlos Barreto (fisioterapeuta) e também, conjuntamente, a parte psicológica com a Juliane Fechio. Os treinamentos foram super bem aproveitados. E eu tenho certeza que os resultados vão vir, não só no Mundial, mas neste ano de 2023, rumo a Paris 2024”, afirmou Mancha.
 
Após os primeiros dias de treino e contato com a pista nos Emirados Árabes, a quarta-feira terá classificatórias do feminino, enquanto os homens só entram na quinta-feira, também com classificatórias. Sexta, com as quartas de final, sábado, com as semifinais, e domingo, com as finais.
 
No Street feminino, serão cinco nomes da Seleção Brasileira Principal e um da Júnior: Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Marina Gabriela, Pâmela Rosa e Rayssa Leal - já classificada para a segunda fase por estar no top 5 do ranking mundial -, além de Maria Clara (Júnior). Além delas, Carla Karolina também estará nas disputas.
 
Isabelly Ávila e Virginia Fortes Aguas, ambas da Seleção Brasileira, se recuperam de lesão e não embarcaram para os Emirados Árabes.
 
No Street masculino, estarão no evento os seis skatistas da Seleção Principal e um da Júnior: Eduardo Neves, Gabryel Aguilar, João Lucas Alves, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Lucas Rabelo, além de Filipe Mota (Júnior). Carlos Ribeiro, Ivan Monteiro, Kelvin Hoefler e Vinicius Costa também irão representar o Brasil.
 
Cronograma:
Mundial de Street:
29 de janeiro a 5 de fevereiro
Domingo (29/01), segunda (30/01) e terça (31/01) - treinos
Quarta (01/02) - classificatórias feminino
Quinta (02/02) - classificatórias masculino
Sexta (03/02) - quartas de final - feminino e masculino
Sábado (04/02) - semifinal - feminino e masculino
Domingo (05/02) - final - feminino e masculino


Bahia faz último treino antes de jogo com o Bacelona

O Bahia finalizou na manhã desta terça (31) a preparação para o jogo contra o Barcelona de Ilhéus, pela 5ª rodada do Campeonato Baiano.
 
Bahia faz último treino antes de jogo com o Bacelona Foto Felipe Oliveira ECB
Bahia faz último treino antes de jogo com o Bacelona.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB
 
No auditório, os trabalhos foram iniciados com a apresentação de vídeo para os atletas. Já no Campo 1, depois do aquecimento conduzido pelo preparador Antônio Bores, os jogadores participaram de um treino de manutenção de posse de bola e pressão ao portador em espaço reduzido.
 
Depois o técnico Renato Paiva escalou duas equipes e aplicou um coletivo tático usando metade do campo. Além de orientar os atletas sobre movimentações, o comandante também realizou algumas alterações nas duas equipes da atividade.
 
Por fim, o treinador tricolor e o auxiliar Nuno Presume orientaram um trabalho de bolas paradas. O goleiro Marcos Felipe passou toda a atividade realizando exercícios específicos da posição com o preparador Rui Tavares. Já o arqueiro Danilo Fernandes, que segue em recuperação pós cirurgia, fez atividades na academia e no campo.
 
O zagueiro Gabriel Xavier, que se recupera de uma lesão muscular, foi realizar exames. Após o treinamento, os jogadores almoçaram no CT e seguiram viagem para Ilhéus no início da tarde.
 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Bahia apresenta vídeo com bastidores do triunfo no BaVi

Com quase 20 minutos, o vídeo tem detalhes inéditos e conteúdo exclusivo do triunfo no clássico.

Bahia apresenta vídeo com bastidores do triunfo no BaVi
Bahia apresenta vídeo com bastidores do triunfo no BaVi.
Da redação
Foto: reprodução do vídeo

#BahiaÉOMundo

O vídeo mostra os bastidores do triunfo no BaVi disputado na tarde do domingo (29), quando o Bahia venceu o primeiro clássico estadual da temporada contra o Vitória, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, com golaço de Kayky, marcado na etapa inicial.




 

Heitor Roca fala em ‘loucura’ e ‘maior virada da carreira’ ao celebrar vitória do Marília

Foi uma daquelas tardes que não acontecem com frequência e vão ficar na memória de todos que presenciaram.
 
Heitor Roca fala maior virada da carreira ao celebrar vitória do Marília Foto Lucas Daquino Marília
Heitor Roca fala da maior virada da carreira.
Colaboração de texto: Douglas Albino/AVAssessoria
Colaboração de foto: Lucas Daquino/Marília
 
É que jogando fora de casa, o Marília viu o União Suzano abrir nada mais nada menos que 3×0 e, numa reviravolta digna de filme, celebrou o triunfo por 4×3. Quem começou a reviravolta e ainda encontra palavras para descrever o duelo de sábado é o lateral-esquerdo Heitor Roca.
 
Um dos remanescentes do time finalista da última Copa Paulista, o camisa 6 fez o primeiro do Marília na grande virada. "Com certeza absoluta foi a maior virada da minha carreira, foi uma loucura. A gente simplesmente tomou três gols muito rápido e demorou a entrar no jogo. Mas tem dias que a gente sabe que vai dar, e parecia que nosso time sabia, a gente confiava. Lutamos muito e viramos, foi sensacional, vai ser difícil esquecer esse jogo, até pelo gol marcado", afirmou.
 
Com a segunda vitória consecutiva em três rodadas, o Marília chegou aos seis pontos e entrou no G4 do campeonato. Já nesta quarta-feira, o time recebe o Audax. Heitor Roca analisa o confronto. "Apesar de termos conquistado uma vitória espetacular pelo jeito que o jogo se mostrou, sabemos que o foco já tem que mudar, não tem jeito. É focar agora 100% no Audax, eles tem um time jovem, bem montado. Vamos jogar em casa e queremos seguir vencendo na competição", finalizou.
 
Marília e Audax medem forças às 20h desta quarta-feira, no Bento de Abreu, em Marília.
 

Vitória retorna aos treinamentos visando mais um duelo pelo Baiano

Com foco na próxima partida, o Vitória retornou aos trabalhos na manhã desta segunda (30).
 
Vitória retorna aos treinamentos visando mais um duelo pelo Baiano Foto Pietro Carpi ECVitória
Léo Gamalho treinou à parte com Rodrigo Santana.
Da redação com informações do ECVitória
Colaboração de foto: Pietro Carpi/ECVitória
 
A reapresentação ocorreu no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura e os comentários ainda foram relacionados ao BA-VI de domingo, quando o time rubro-negro desperdiçou oportunidades e saiu de campo com o revés. “A gente sabe o peso que traz um clássico. A gente sabia da dificuldade que era, sabia que era para sair com uma pontuação boa pela nossa posição no campeonato. Infelizmente não conseguimos. Fomos bem em alguns momentos do jogo, eles também tiveram o momento deles. Clássico é decidido nos detalhes e, infelizmente, saímos com resultado negativo. Mas é levantar a cabeça, temos quatro decisões pelo campeonato e a gente fazendo a nossa parte vai conseguir a classificação”, disse o zagueiro Camutanga, um dos estreantes no BA-VI, durante a coletiva pós-jogo.
 
Camutanga e os demais jogadores que iniciaram a partida foram submetidos ao recovery. Já os demais, após aquecimento com o preparador físico Rodrigo Santana, participaram do coletivo no campo 1 do CTMPT. O técnico João Burse acompanhou do lado de fora o coletivo, fazendo observações. O assistente técnico Ricardo Amadeu foi quem apitou o treino vencido por 4 a 1 pelo time com camisa cinza. Diego Torres, Wanderson, Alisson Santos e Charlys marcaram e Ronaldo descontou.
 
Nesta terça-feira (31), novamente pela manhã, o time volta a treinar na sequência da preparação para jogar contra a Jacobinense, quinta (2), às 19h15, no Barradão, pela 6ª rodada do Campeonato Baiano.
 

Bahia está próximo de anunciar o meia Cauly Oliveira

Com de 27 anos, o jogador atua no Ludogorets, da Bulgária e deve chegar em breve a Salvador para fazer exames médicos e assinar contrato.
 
Bahia está próximo de anunciar o meia Cauly Oliveira Foto Divulgação Ludogorets

Bahia está próximo de anunciar o meia Cauly Oliveira.

Da redação com informações do Bahia Notícias e ECB
Foto: Divulgação Ludogorets
 
Natural de Porto Seguro, o meia Cauly fez sua carreira na Europa. Revelado pelo 1. FC Köln, da Alemanha, ele tem passagens também por Fortuna Köln, Duisburg e Paderborn 07. Em suas últimas quatro temporadas pelo Ludogorets, disputou 114 jogos, marcou 26 gols e deu 8 assistências.
 
O Bahia voltou aos trabalhos na manhã desta segunda (30), após a triunfo por 1 a 0 no clássico. Com compromisso já nesta quarta-feira (1°) diante do Barcelona de Ilhéus, às 21h30, os jogadores não tiveram descanso. Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos no Ba-Vi fizeram um treino de recuperação na academia e fisioterapia.
 
Os demais foram a campo sob o comando de Renato Paiva, que trabalhou cruzamentos, finalizações e encaixe de área no primeiro momento. Depois, o técnico fez um treino em campo reduzido. O lateral esquerdo Matheus Bahia treinou normalmente. Após o exercício técnico, a comissão levou o grupo para o campo 2 e fez um trabalho específico. Meio-campistas e atacantes ficaram sob a responsabilidade do auxiliar Nuno Presume. Defensores e laterais foram acompanhados pelo comandante Renato Paiva.
 
O goleiro Danilo Fernandes fez uma atividade física na sala de musculação. O zagueiro Gabriel Xavier realizou um treino físico de nível acompanhado pelo fisioterapeuta José Carlos. O time do Bahia viaja pra Ilhéus no início da tarde desta terça, após uma atividade da manhã.
 

Curitiba ganha primeiro clube de surf indoor com piscina aquecida e coberta do mundo

A Surf Center oferece possibilidade de prática e treinamento no esporte, a qualquer hora e sem sair da cidade, com opções para toda a família; em 30 dias de pré-venda, o clube já vendeu 25% das cotas.
 
Curitiba ganha primeiro clube de surf indoor com piscina aquecida e coberta do mundo Foto Surf Center
Curitiba ganha primeiro clube de surf indoor.
Colaboração de texto: Flávia Ferreira/Trio
Foto: Surf Center
 
Uma pesquisa do IBOPE Repucom revelou que o surf ultrapassou os 45 milhões de fãs no Brasil. O esporte, que é baseado nas sensações, ganhou ainda mais força e reconhecimento ao integrar os Jogos Olímpicos, realizados em Tokyo em 2021, com medalha de ouro para o Brasil. Para os praticantes do esporte em Curitiba, surfar significa viajar pelo menos 100 km para o litoral e contar com a sorte de boas condições do mar. “Não é sempre que tem onda ou que a previsão acerta. A Surf Center nasceu do sonho de ter uma onda boa, para manter o surf no pé, na hora marcada, a qualquer hora do dia”, afirma um dos idealizadores do projeto e CEO da Aloha Investimentos, grupo com mais de 20 anos de experiência no mercado de surf, Fabricio Stedile.
 
Junto com Fabrício, o time de idealizadores conta com os irmãos Luiz Pexe e Vilson Balioli, sócios fundadores da Brasil Surf, empresa que há 20 anos é líder em metodologia de ensino de Surf, com sede em Curitiba e um espaço totalmente voltado ao condicionamento físico e treinamento de amantes do surf de todos os níveis. Além deles, o engenheiro Daniel Linhares, responsável pelo projeto de desenvolvimento da piscina, o economista Marcelo Piragibe Santiago, que estruturou o plano de negócios para viabilizar a piscina de ondas e replicar o modelo de negócio em outras localidades, e os empresários Thiago Zonin e Marlus Senger completam o time.
 
Previsão das ondas: até um metro de onda no Barigui
 
Com mais de 1.400 metros quadrados, a piscina de ondas da Surf Center irá oferecer ondas de direita moduláveis e adaptáveis para todos os surfistas, de crianças a adultos de todas as idades, desde os praticantes iniciais até os profissionais do esporte. Um grande diferencial é permitir que surfistas de diferentes níveis possam surfar no mesmo horário: a tecnologia exclusiva identifica o praticante do esporte, produz a onda conforme suas habilidades e avisa o momento que a onda perfeita para ele irá entrar na piscina.  As ondas podem variar de meio metro a um metro, com duração de 8 a 12 segundos, com até 240 ondas por hora.

Será a primeira piscina de ondas aquecida e coberta do mundo e funcionará como um Clube de Surf: além das ondas, os sócios usuários terão acesso um centro de treinamento completo, com Crossurf, Skate Simulator, academia de musculação, surf skate park, ginástica natural, entre outras práticas, além de loja de surf e acessórios, gastronomia diferenciada, vestiários e um espaço voltado a família, em uma área de 3.400 m². “A Surf Center foi criada para ser um espaço de convivência entre os amantes do esporte, que vai além da possibilidade de vivenciar o surf perto da sua casa, sem sair da cidade. É um espaço de convivência voltado para toda a família, com opções de práticas de esporte para todas as idades”, afirma Fabrício. O clube de surf também irá promover campeonatos para todas as categorias, surf trips e um projeto social para democratizar o esporte entre crianças e adolescentes carentes.
 
A Surf Center Curitiba está localizada a quatro minutos do Parque Barigui, dentro do Parque Damasco, complexo arquitetônico baseado em cinco eixos de ocupação: hospitalar, de alimentação, residencial, comercial e de lazer, com o objetivo de se tornar um local permanente de entretenimento e um novo marco paisagístico da capital.
 
Tecnologia 100% brasileira

Foram oito anos para desenvolver um sistema gerador de ondas que competisse com as tecnologias de terceira geração existentes no mercado. O gerador de ondas GT3K da Surf Center é o primeiro 100% nacional no segmento de ondas artificiais dinâmicas com patente depositada. Com tecnologia inteligente, a flexibilidade permite criar diversos tipos de ondas, exclusivas para cada praticante, além de baixo custo operacional e de manutenção, já que o mecanismo para a fabricação das ondas fica fora da água. “Conseguimos produzir uma tecnologia 100% própria, com custo de venda em média 1/3 menor do que os concorrentes pelo mundo, e com custo operacional e de manutenção mais baixos”, explica Fabrício.

Foram oito anos para desenvolver um sistema gerador de ondas
Foram oito anos para desenvolver um sistema gerador de ondas.
A piscina de ondas pode ser replicada em qualquer lugar, em um espaço de um campinho de futebol. Com 40 x 90 m, já é possível reproduzir a tecnologia exclusiva da Surf Center. “Não há limite máximo de área, pois nossa tecnologia é modular, ou seja, mais módulos podem ser adicionados para estender o comprimento das ondas e, consequentemente, o tempo de surf”, afirma Fabrício.
 
A acessibilidade e menor custo de implantação já gerou interesse pela piscina de ondas da Surf Center em outras localidades. “Estamos em negociação em locais como Brasília, Grande ABC, São Paulo, Mato Grosso do Sul, interior do Paraná e Nordeste, com expectativa de inaugurar 20 novos Clubes de Surf nos próximos cinco anos, por todo o Brasil e também no exterior”, comemora.
 
A pesquisa para desenvolvimento da Surf Center contou, desde o início, com o feedback de surfistas profissionais, para aprimorar a tecnologia desenvolvida de acordo com a visão e experiência desses profissionais, tanto para o treinamento como para oferecer competições de surf. Em janeiro, a Surf Center recebeu em seu centro de pesquisa e desenvolvimento o campeão mundial de surf Adriano de Souza, o Mineirinho, para conhecer o protótipo em escala 1:10 e analisar a qualidade das ondas da primeira piscina com tecnologia 100% brasileira.  “A democratização do surf é um sonho de qualquer profissional. Contar com uma piscina de ondas para a prática do esporte em uma cidade que não possui praias é fundamental para difundir, incentivar e fazer com que o surf cresça cada vez mais em nosso país”, afirma Mineirinho.
 
Acessibilidade e custo-benefício
 
A Surf Center começou a pré-venda dos títulos aos interessados em se associar ao Clube de Surf. Em 30 dias, a empresa já comercializou 25% das cotas club disponíveis para sócios usuários. Pelo site, instagram ou whatsapp, é possível agendar uma apresentação técnica do negócio e conhecer as vantagens e benefícios oferecidos para os sócios. Segundo o diretor comercial do empreendimento, Thiago Zonin, o grande diferencial está nos valores praticados: a piscina de ondas da Surf Center traz acessibilidade aos amantes do esporte, com valores de título do clube até 10 vezes mais baixos do que os praticados por outras piscinas de ondas. Ainda, as primeiras cotas serão negociadas com diferenciais exclusivos. “O Clube de Surf proporcionará a prática do esporte e também envolve atividades para toda a família”, convida.

O título dá direito a uma sessão de surf por semana
O título dá direito a uma sessão de surf por semana.
O título dá direito a uma sessão de surf por semana para o sócio principal, porém, toda a família – cônjuge e filhos – terão acesso ao clube, podendo usufruir de todos os benefícios se inscrevendo na atividade que desejarem fazer. Além do valor do título, o sócio usuário terá uma mensalidade para usufruir dos benefícios, que começa a ser paga apenas após a inauguração da Surf Center, prevista para o segundo semestre de 2024.
 
Em um levantamento feito pela International Surfing Association (ISA), mais de 23 milhões de pessoas praticam surfe no mundo, dos quais cerca de 3,7 milhões são brasileiros. No país, o esporte movimenta R$ 7 bilhões ao ano em roupas, pranchas e acessórios, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Surfe (Ibrasurfe). Atualmente, no Brasil, existem três clubes de piscinas de ondas: uma no interior de São Paulo, já concluída, e duas em fase de construção, em Florianópolis e São Paulo, todos exclusivos para membros. Além do valor do título do clube até 10 vezes mais baixo que a concorrência, a piscina de ondas da Surf Center será a primeira coberta e aquecida do mundo, o que garante a sessão de surf independente do clima e conforto térmico para os sócios do empreendimento.

Cruzeiro anuncia Betfair como novo patrocinador máster; parceria turbina Raposa na volta à Série A

Além do espaço mais nobre na camisa da equipe masculina, o acordo inclui propriedade no uniforme feminino, presença em todos os ativos digitais e diversas entregas inovadoras; contrato tem duração de dois anos.
 
Cruzeiro anuncia Betfair patrocinador máster parceria turbina Raposa volta Série A
Cruzeiro anuncia Betfair patrocinador máster.
Colaboração de texto: Denis Ninzoli/Sherlock
Foto: Betfair
 
Em um dos momentos mais importantes da história do Cruzeiro, o clube tem um novo parceiro. A Betfair – uma das maiores empresas de apostas on-line do mundo – acaba de estampar o peito da camisa do time que, após três anos, está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O acordo firmado é de patrocínio máster da equipe masculina e contempla também espaço importante de exposição da marca no uniforme feminino – nas costas, na parte superior.
 
“Essa parceria histórica é do tamanho do Cruzeiro. Tem muita força, um potencial enorme. O clube passa por um momento muito especial. Com trabalho sério e profissional, estamos recuperando a confiança do torcedor, que é fundamental pra gente. Fechar com a Betfair, uma das gigantes de seu segmento, é um passo importante no caminho de volta do Cruzeiro à merecida posição de destaque no futebol brasileiro”, disse Gabriel Lima, CEO do clube.
 
O modelo de contrato é inovador, baseia-se na cultura de cooperação e prevê entregas que vão além das propriedades nas camisas. Uma série de atividades será direcionada diretamente aos 10 milhões de torcedores que formam a Nação Azul, como sorteios e premiações de ingressos VIP e produtos oficiais, promoções exclusivas e experiências únicas com a participação de talentos da Raposa.
 
A Betfair garante também a exposição da marca em todas as mídias digitais do Cruzeiro, uniformes de treino, backdrops de entrevistas, prisma no estádio, logo no ônibus do time e lançamento de um programa customizado de lendas do clube.
 
Kimberley Daly, diretora-geral da Betfair Internacional, declarou: “Estamos muito animados com essa parceria, já que teremos a oportunidade de apoiar o Cruzeiro em um momento especial e importante de sua história de mais de 100 anos. Essa parceria é demonstração do compromisso e investimento da Betfair nas equipes profissionais masculina e feminina do clube, sem perder o foco do que há de mais precioso ao Cruzeiro: a torcida. Com a Betfair, o jogo é outro, e colocamos os torcedores no centro de tudo o que fazemos para trazer a eles experiências que só a Betfair pode oferecer”.
 
O acordo de patrocínio teve início neste mês, em meio às comemorações de 102 anos do clube, com validade inicial de dois anos.
 
O anúncio
 
Neste sábado (28), o Cruzeiro enfrentou o Ahtletic na Arena Independência pela segunda rodada do Campeonato Mineiro de 2023. Os torcedores presenciaram a montagem de um mosaico na arquibancada do estádio que revelou o manto do time da temporada 2023 com o novo patrocinador máster, a Betfair. A cidade de Belo Horizonte vai ser surpreendida ainda com diversas projeções animadas da nova camisa em prédios icônicos, como o edifício JK, localizado na Praça Raul Soares. As ativações do lançamento contaram com a produção da Octagon Latam, agência de marketing esportivo.
 
O burburinho em torno da revelação começou na partida anterior, contra o Patrocinense, no dia 21 de janeiro. A Raposa estreou no Campeonato Mineiro com a camisa branca estampando um ponto de interrogação no lugar do patrocinador máster. A ação deixou os torcedores curiosos e fomentou especulações nas redes sociais.
 
Um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, Ronaldo Nazário não poderia ficar de fora da celebração dessa parceria. O ex-atacante – revelado pelo Cruzeiro e atual dirigente do clube – é também embaixador oficial da Betfair. O Fenômeno participou do anúncio de dentro do campo e estará envolvido em diversas ativações da marca com o time.
 
“Nossos planos pro Cruzeiro são ambiciosos e a chegada da Betfair é, sem dúvida, um marco dessa nova fase. O trabalho de gestão eficiente, responsável e sustentável que propusemos ao entrar no clube no ano passado ganha ainda mais credibilidade com essa novidade. Ter o apoio de uma empresa multinacional e de capital aberto neste momento é um voto de confiança relevante e merecido no nosso time. Estou muito orgulhoso e tenho certeza que a torcida também.”, completou Ronaldo.
 

Brasil vai em busca do heptacampeonato mundial no WSL Championship Tour 2023

Billabong Pro Pipeline abre a temporada domingo no Havaí, Filipe Toledo defende o título mundial conquistado em 2022, Italo Ferreira também vai tentar o bicampeonato neste ano.

Brasil vai em busca do heptacampeonato mundial no WSL Championship Tour 2023
Filipe Toledo conquistando o sexto título mundial do Brasil.
Colaboração de texto: João Carvalho/Gabriel Gontijo/©WSL
Colaboração de foto: Thiago Diz/©WSL
 
O Billabong Pro Pipeline abre o World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2023 neste domingo na ilha de Oahu, no Havaí. A seleção brasileira está pronta para buscar o heptacampeonato mundial esse ano. Nas oito últimas temporadas, o Brasil conquistou seis títulos, desde o primeiro em 2014 com o hoje tricampeão Gabriel Medina, até o sexto em 2022 com Filipe Toledo. Os três últimos foram decididos em finais 100% verde-amarelas e o Brasil vem dominando o topo do ranking. O primeiro desafio de 2023 é nos tubos de Banzai Pipeline e as dez etapas serão transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e pelos canais SporTV.
 

Depois do camisa 10 da seleção brasileira, Gabriel Medina, conquistar o primeiro título do Brasil em 2014, Adriano de Souza foi o campeão em 2015 e venceu a primeira final verde-amarela em Pipeline, com Medina. A primeira vitória do fenômeno no Pipe Masters veio em 2018, quando ganhou seu segundo título mundial. O de 2019 foi decidido em outra final brasileira nos tubos de Pipeline e Italo Ferreira se sagrou campeão, derrotando Medina na bateria que bateu todos os recordes de audiência na transmissão ao vivo.

Italo Ferreira campeão na decisão brasileira com Gabriel Medina em Pipeline (Crédito da Foto: @WSL / Kelly Cestari)

O sucesso desse confronto valendo o título na última bateria do ano, fez com que a World Surf League mudasse as regras do Circuito Mundial. Foi criado o WSL Finals para definir o campeão e a campeã em um único dia, numa competição especial envolvendo os top-5 e as top-5 do ranking. E só deu Brasil nesse novo formato também. Gabriel Medina festejou o tricampeonato em 2021, na primeira final do Rip Curl WSL Finals em Trestles com Filipe Toledo, que em 2022 ganhou seu primeiro título em outra decisão brasileira com Italo Ferreira.

No ano passado, Gabriel Medina pediu uma licença médica e não participou da primeira metade da temporada. Ele só retornou na sexta etapa, já chegando nas semifinais na Indonésia e também na sétima, em El Salvador. Só que ele acabou se contundindo na etapa brasileira em Saquarema e ficou de fora das outras duas, que fecharam o CT 2022 na África do Sul e no Taiti. Mas, nosso camisa 10 da seleção brasileira está de volta e com fome de vitórias. 

Gabriel Medina volta à Pipeline onde fez 5 finais em 10 etapas disputadas (Crédito da Foto: @WSL / Tony Heff)

“Estou feliz em estar no Havaí de novo. Para mim é um ano muito especial, porque é um ano de classificação para as Olimpíadas e, claro, quero ganhar mais um título mundial”, promete Gabriel Medina“Estamos aqui em Pipe de novo, um lugar que me deu muitas alegrias. Espero ter um ano excelente, estou trabalhando bastante, treinando bastante, como todos podem me acompanhar nas mídias sociais. Mentalmente estou bem e preocupado só em surfar, me divertir dentro d´água e dar orgulho pro nosso país. Esse é meu objetivo esse ano”.

Kelly Slater é o melhor surfista do mundo no maior palco do esporte, conquistando sua incrível oitava vitória no Billabong Pro Pipeline do ano passado. Mas, Gabriel Medina também tem um retrospecto impressionante nos tubos de Banzai Pipeline. Em dez participações nesta etapa, disputou 47 baterias e ganhou 33, ou 70% delas, chegando na grande final cinco vezes.

Gabriel Medina festejando o primeiro título mundial do Brasil em 2014 (Crédito da Foto: @WSL / Kirstin Scholtz)

A primeira foi em 2014, quando perdeu para Julian Wilson, após se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão mundial no WSL Championship Tour. Em 2015, garantiu o título para Adriano de Souza derrotando Mick Fanning na semifinal, mas Mineirinho venceu a primeira final brasileira em Pipeline. Em 2018, sacramentou o bicampeonato vingando Julian Wilson em outro duelo com o australiano. Depois, perdeu a decisão do título de 2019 na final com Italo Ferreira e também para John John Florence na abertura da temporada 2021. 

MEDINA 12 X 6 JOHN JOHN - Essa foi a sua última bateria em Pipeline e a última também contra o havaiano. Curiosamente, os dois vão estrear juntos no Billabong Pro Pipeline, fechando a primeira fase com o italiano Leonardo Fioravanti, campeão do Challenger Series em 2022. Certamente, esse é um dos confrontos mais esperados pela torcida, neste primeiro desafio do ano. John John é o único surfista que conseguiu quebrar a hegemonia de títulos mundiais do Brasil nas oito últimas temporadas, sendo bicampeão em 2016 e 2017.

Em etapas do CT, Medina disputou 18 baterias com John John e superou o havaiano 12 vezes. As últimas foram nos tubos de Banzai Pipeline. Em 2019, o duelo aconteceu nas quartas de final, com Medina ganhando por 17,63 a 12,33 pontos. E na abertura da temporada 2021, John John conquistou o título do Billabong Pipe Masters, por uma pequena vantagem de 11,77 a 11,10 pontos.

John John Florence campeão na final com Gabriel Medina em Pipeline (Crédito da Foto: @WSL / Keoki Saguibo)

Depois do bicampeonato em 2016 e 2017, John John Florence vem sofrendo com contusões seguidas nos últimos anos. Em 2022, aconteceu de novo e ele não competiu nas quatro últimas etapas da temporada. Mas, assim como Gabriel Medina, já mostrou estar totalmente recuperado. Em dezembro, venceu a etapa final do Challenger Series em Haleiwa Beach e foi vice-campeão nas ondas gigantes do Eddie Aikau, semana passada também no Havaí.

“Esse ano vai ser legal, porque todo mundo está voltando a competir”, destaca Gabriel Medina“O John John (Florence) é um cara que sempre competiu comigo, sempre tivemos boas baterias, ele ganhou alguns títulos, eu também e fico feliz de estar todo mundo no Tour. Acho que esse ano vai ser muito competitivo, com realmente os melhores do mundo e fico feliz em fazer parte disso. Como eu falei, é um ano muito importante pra mim e eu quero ir bem, passo a passo. Mas, estou com muita vontade de ganhar eventos, então espero conseguir os objetivos que tenho pra esse ano”.

Gabriel Medina tricampeão mundial na primeira decisão de título no Rip Curl WSL Finals (Crédito da Foto: @WSL / Pat Nolan)

CAMPEÕES MUNDIAIS - Enquanto Gabriel Medina vai tentar igualar o tetracampeonato do australiano Mark Richards, John John Florence quer o tri, o cinquentão Kelly Slater segue na busca pelo 12.o título para fechar a carreira e mais dois titulares da seleção brasileira podem conseguir o bicampeonato esse ano, Italo Ferreira e o atual campeão, Filipe Toledo. Eles decidiram o título de 2022 e Filipe venceu a sua segunda decisão seguida nas ondas de Lower Trestles, que continuará sendo o palco do Rip Curl WSL Finals esse ano. 

Entre os cinco integrantes do CT 2023 que já têm títulos mundiais, o primeiro a estrear no Billabong Pro Pipeline é o campeão olímpico, Italo Ferreira. O potiguar de Baía Formosa está escalado na quinta bateria, com os havaianos Imaikalani Devault e Seth Moniz, vice-campeão na final contra Kelly Slater em 2022. Filipe Toledo entra com a lycra amarela de número 1 do mundo no confronto seguinte, com o australiano Jackson Baker e o irmão de Seth, Josh Moniz.

Filipe Toledo nos tubos de Banzai Pipeline no ano passado (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)

Duas baterias depois, tem Kelly Slater contra Caio Ibelli, semifinalista em Pipeline no ano passado, e um dos estreantes na elite deste ano, o marroquino Ramzi Boukhiam. Os outros dois campeões mundiais são Gabriel Medina e John John Florence, que vão disputar com o italiano Leonardo Fioravanti, a última vaga direta para as oitavas de final. Mas, quem não conseguir vencer nesta rodada inicial, têm uma segunda chance de classificação na repescagem.

CICLO OLÍMPICO - Além de dar a largada na corrida pelo título mundial de 2023, o Billabong Pro Pipeline também vai abrir o Ciclo Olímpico para os Jogos de Paris 2024. O WSL Championship Tour 2023 é o principal caminho para os melhores surfistas do mundo. Dos 48 atletas que disputarão as medalhas do surfe na França, 18 (10 homens e 8 mulheres) serão indicados pelo ranking final das dez etapas da temporada, que começa no Havaí e termina em agosto no palco das Olimpíadas de Paris, nos tubos de Teahupoo, no Taiti.

Billabong Pro Pipeline será realizado com patrocínio da Billabong, Pacífico, Apple, Yeti, 805 Beer, Red Bull, Shiseido, Craft 1861, Turtle Bay, True Surf, Sambazon, Spectrum, Pura Vida, Surfline e Surf Shark. O prazo começa em 29 de janeiro, vai até o dia 10 de fevereiro e a competição será transmitida pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo e Canal da WSL no YouTube. No Brasil, todas as etapas do World Surf League Championship Tour também passarão ao vivo nos Canais SporTV e no Globoplay

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG PRO PIPELINE:
------- 1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=Segunda Fase: 
1.a: Miguel Pupo (BRA), Nat Young (EUA), Ian Gentil (HAV)
2.a: Kanoa Igarashi (JPN), Jake Marshall (EUA), João Chianca (BRA)
3.a: Ethan Ewing (AUS), Kolohe Andino (EUA), Liam O´Brien (HAV)
4.a: Jack Robinson (AUS), Jadson André (BRA), Ezekiel Lau (HAV)
5.a: Italo Ferreira (BRA), Seth Moniz (HAV), Imaikalani Devault (HAV)
6.a: Filipe Toledo (BRA), Jackson Baker (AUS), Joshua Moniz (HAV)
7.a: Griffin Colapinto (EUA), Barron Mamiya (HAV), Michael Rodrigues (BRA)
8.a: Caio Ibelli (BRA), Kelly Slater (EUA), Ramzi Boukhiam (MAR)
9.a: Connor O´Leary (AUS), Jordy Smith (AFR), Maxime Huscenot (FRA)
10: Samuel Pupo (BRA), Matthew McGillivray (AFR), Rio Waida (IDN)
11: Callum Robson (AUS), Yago Dora (BRA), Ryan Callinan (AUS)
12: John John Florence (HAV), Gabriel Medina (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA)

PRIMEIRA FASE – 1.a e 2.a=Oitavas de Final / 3.a=Segunda Fase: 
1.a: Tatiana Weston-Webb (BRA), Caroline Marks (EUA), Teresa Bonvalot (PRT)
2.a: Carissa Moore (HAV), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Alyssa Spencer (EUA)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS), Macy Callaghan (AUS), Moana Jones Wong (HAV)
4.a: Brisa Hennessy (CRI), Isabella Nichols (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS)
5.a: Lakey Peterson (EUA), Gabriela Bryan (HAV), Caitlin Simmers (EUA)
6.a: Courtney Conlogue (EUA), Tyler Wright (AUS), Molly Picklum (AUS)

4 dicas para não perder massa muscular nas férias

Manter ou ganhar massa muscular é uma prioridade, afinal a musculatura é um tecido nobre necessário para envelhecer bem, além de ser indispensável para manter a composição física mais harmônica.
 
4 dicas para não perder massa muscular nas férias
4 dicas para não perder massa muscular nas férias.
Colaboração de texto e foto: Amélia Whitaker/Ercília Ribeiro/Ana Geisa Lima/Visar 
 
Manter ou ganhar massa muscular é uma prioridade, afinal a musculatura é um tecido nobre necessário para envelhecer bem, além de ser indispensável para manter a composição física mais harmônica, ter a estrutura de coluna sustentada, evitar dores desnecessárias, aumentar a força e vitalidade, amparar o sistema cardiovascular, melhorar a sensibilidade à insulina e produzir miocinas, substâncias que agem no cérebro na melhoria da saúde cognitiva e mental.
 
Mas é durante as férias, quando a rotina e a dieta podem mudar o que, consequentemente, pode impactar no funcionamento do organismo. Diante dessas alterações, o processo de manutenção do corpo pode ser prejudicado e até resultar em perda de massa muscular.
 
Por isso, o ajuste do consumo energético e proteico associado ao exercício físico, e o manejo do sono e estresse são fundamentais para o cuidado da manutenção muscular e do bem-estar. Pensando nisso, a Puravida, empresa que nasceu com o propósito de facilitar e incentivar um estilo de vida mais saudável com cuidados voltados para a saúde, separou quatro dicas para quem deseja curtir as férias sem prejudicar o organismo.
 
Tenha uma boa noite de sono: evite tomar café à tarde e à noite, jante pelo menos três horas antes de dormir e consuma chás com propriedades calmantes, como melissa, camomila e mulungu. O Blue Calm, da Puravida, também é um ótimo aliado do relaxamento.
 
Garanta um bom aporte de proteínas: ao longo do dia, consuma proteína. Ovos, frango, carnes magras, peixes, feijões, grão de bico, whey protein, colágeno e proteína  vegetal são boas fontes do macronutriente.
 
Mantenha-se hidratado: em geral, recomenda-se 35ml de água por quilo de peso corporal.
 
Faça atividades físicas: priorize exercícios resistidos, como a musculação.
 
Sobre a Puravida:
A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.