sábado, 10 de dezembro de 2022

Travessia Itaparica-Salvador: Prova mais tradicional de águas abertas do Brasil acontece neste sábado

A tradicional competição da Travessia Itaparica-Salvador acontece neste sábado (10), nas águas da Baía de Todos os Santos.
 
Travessia Itaparica Salvador Prova mais tradicional águas abertas Brasil sábado Foto FBDA
Travessia Itaparica-Salvador marca despedida de
 Alan do Carmo.
Colaboração de texto: Helena Raquel/FBDA
Foto: Arquivo FBDA
 
Evento mais esperado do ano pelos nadadores é realizado na Baía de Todos os Santos. A prova terá largada na praia de Gameleira, na Ilha de Itaparica, a partir das 7h, com linha de chegada na Praia do Porto da Barra, em Salvador.
 
Considerada a mais tradicional em mar aberto do Brasil, a disputa este ano recebe o nome de Travessia Acelen Itaparica-Salvador e reúne 180 atletas em um percurso de 12 km, que concorrem nas categorias masculino, feminino e elite, e oferece o troféu de campeão e premiação em dinheiro equivalente a R$54 mil no total.
 
A maioria desses 180 atletas disputaram o ano todo o Campeonato Baiano, almejando classificação. 15% das vagas são destinadas a convidados e atletas de elite, como a vice-campeã olímpica de 2016, a italiana Racheli Bruni. Além de Racheli, o também medalhista olímpico Edvaldo Valério faz a sua estreia na prova, em um projeto especial de retorno às competições.
 
O evento conta com mais três provas, além da principal: mirim, de 450 metros; petiz, que é 850 metros e o sprint, que é 1500 metros. A competição mais esperada do ano para os atletas do esporte aquático tem sua realização feita pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e Yatch Clube da Bahia, com parceria com a Prefeitura de Salvador e Rede Bahia.
 
Para o presidente da FBDA, Diego Albuquerque, quem assistir à prova vai ver a história sendo escrita. "Nós estamos diante de uma prova histórica, a volta da chegada ao Porto da Barra, o maior número de atletas inscritos, a presença de dois medalhistas olímpicos (a vice campeão de 2016 Racheli Bruni e nosso medalhista Edvaldo Valério nadando pela primeira vez a prova) e o encerramento de uma carreira do maior maratonista aquático que esse país já viu, Allan do Carmo", afirmou Diego.
 
Despedida
 
Ganhador da prova por sete vezes, o atleta baiano, Allan do Carmo, de 34 anos, faz sua despedida dos 27 anos de carreira na competição deste sábado. O maratonista, considerado o maior da história da modalidade entre os homens no Brasil, possui histórico de vitórias. Já foi campeão sul-americano por três vezes, medalhista de Pan-americano, Campeonato Mundial, além de já ter sido Campeão na Copa do Mundo de 2014 e eleito o melhor atleta da modalidade no mesmo ano.
 
A festa de despedida foi escolhida para acontecer ao fim da maratona aquática baiana, na Praia do Porto da Barra, onde estarão reunidos familiares, amigos e colegas de competição.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário