quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Sudesb lança revista digital com principais ações desenvolvidas entre 2019-2022

A Sudesb lançou, na quarta (21) a edição digital da revista de balanço das ações e apresentou dados do primeiro relatório do Novo Censo Esportivo da Bahia.
 
Sudesb lança revista digital com principais ações desenvolvidas entre 2019 2022
Sudesb lança revista digital com principais ações.
Colaboração de texto e fotos: Hilda Fausto/Ascom Sudesb
 
Em um ato bastante concorrido e com a participação de presidentes de várias modalidades esportivas, atletas, alunos de projetos sociais, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), lançou, na manhã desta quarta-feira, 21, a edição digital da revista de balanço das ações e apresentou dados do primeiro relatório do Novo Censo Esportivo da Bahia, ação que começou a ser desenvolvida em junho de 2021 e que já apresenta os primeiros resultados.
 
Também presente ao lançamento, realizado no Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais da Bahia, a equipe de servidores da Sudesb pode ver, por meio da publicação apresentada pelo diretor geral da autarquia, Vicente Neto, a sistematização do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos na construção e execução das políticas públicas voltadas para fortalecer o esporte baiano.

O boxe e as artes marciais ganharam espaço próprio para o treino
O boxe e as artes marciais ganharam espaço próprio para o treino.
Ao falar ao público presente, o gestor da Sudesb agradeceu aos colaboradores técnicos presentes, destacando, também, a importância do estreitamento da parceria mantida com federações esportivas das mais diferentes modalidades para a execução das políticas públicas. “Mesmo enfrentando a pandemia, a Sudesb conclui este período com um leque de entregas e realizações que coloca o esporte baiano em um patamar de desenvolvimento jamais visto em nosso Estado. Sabemos que muito há ainda por ser feito, no entanto avançamos enormemente nos últimos anos e queremos avançar ainda mais no novo governo que se inicia agora em janeiro”, afirmou Vicente.
 
O crescimento apontado pelo gestor pode ser visto nas 46 páginas da publicação, onde podem ser conhecidas as inúmeras ações nas áreas de infraestrutura esportiva e fomento ao esporte. No levantamento apresentado, chama a atenção o investimento em obras, que nestes últimos quatro anos somaram R$348,5 milhões em 403 equipamentos já entregues ou em construção espalhados em 215 municípios do estado da Bahia.
 
Também presente ao ato, o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, ressaltou a importância de todo o investimento que vem sendo feito em prol do esporte da Bahia. “São ações na infraestrutura, no fomento à iniciação esportiva e na realização de eventos e também no apoio direto aos atletas. Somente no FazAtleta, foram R6 milhões investidos por meio de isenção fiscal. Enquanto o atual governo federal, que felizmente se encerra na próxima semana, desmontou todas as políticas de esporte do país, na Bahia, nosso Governo fez o caminho contrário, investindo e apostando no talento dos nossos jovens e também criando as condições necessárias para a prática do esporte”, destacou.

Centro de Treinamento de Canoagem de Itacaré.
Centro de Treinamento de Canoagem de Itacaré.
Censo Esportivo – O primeiro relatório do Censo Esportivo da Bahia foi apresentado pelo diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Wilton Brandão.  Dentre informações contidas no documento, a informação de que do total de entidades gestoras municipais baianas, 54% são secretarias. Outra informação revelada e muito importante para quem atua na área é o fato da não existência de conselho para o esporte em 91,92% dos municípios, apesar do importante papel que representa este fórum para a formulação das políticas públicas no esporte.
 
Reproduzindo uma cultura observada em várias instâncias de poder, o sexo masculino predomina no principal cargo de gestor das entidades (87,4%); 64,57% declaram-se da raça parda e 34,82% informam ter idade entre 41 e 50 anos. O Censo Esportivo da Bahia prossegue em 2023.
 
A realização do Censo esportivo é fruto de parceria da Sudesb e o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, ligado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), firmada por meio de Termo de Cooperação.
 
Ao final deste levantamento, o Governo do Estado e todos os municípios conhecerão no detalhe o perfil da gestão do esporte baiano em seis áreas: Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário