quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

ONG Todas Para o Mar recebe financiamento da Web3 para manter atividades

A ONG TPM, fundada em 2016 pela surfista Nuala Costa, quase teve que fechar as portas devido a falta de recursos financeiros.
 
ONG Todas Para o Mar recebe financiamento da Web3 para manter atividades
ONG Todas Para o Mar recebe financiamento da Web3.
Colaboração de texto e foto: Mariana Moya/Sherlock
 
Através da mediação do Surfguru, a TPM foi aprovada para financiamento da web3 pela GnarsDAO, LilSisters e NounsBR e conseguirá manter suas atividades. Nessa semana aconteceu a primeira reunião da P4C com as crianças e adolescentes da ONG TPM para introdução sobre os temas da web3.
 
A ONG Todas Para o Mar, desde 2016, usa o surf como ferramenta de inclusão em Maracaípe (PE) através da promoção de eventos e atividades educativas voltadas para o surf, dando novas oportunidades de vida para mulheres, crianças e adolescentes. Problemas financeiros, no entanto, estavam ameaçando o projeto de interromper suas atividades, mas através da mediação do Surfguru, que já vem apoiando a causa, a ONG agora poderá continuar sua atuação.
 
O financiamento foi dividido entre GnarsDAO, NounsBR e LilSisters. Estas são organizações que se originaram da Nouns, Organização Autônoma Descentralizada (sigla pra DAO - Decentralized Autonomous Organization) que, através da venda diária de NFTs, apoia projetos e causas sociais para proliferar a sua marca criando conteúdo coletivamente. O crescimento da NounsDAO foi tão rápido que surgiram essas “sub-DAOs” para atingir nichos e propostas de valores menores, como as subDAOs que estão financiando a TPM no momento. Todas apoiam projetos e causas diferentes através da venda dos próprios NFTs e de fomento da NounsDAO.
 
Os “Noggles” são o símbolo da Nouns
 
A juventude local da baía de Maracaípe (PE), onde a ONG atua, possui poucas perspectivas de trabalho e lazer, encontrando-se frequentemente em situações de vulnerabilidade social em diferentes níveis. Esse financiamento veio para garantir a manutenção da ONG TPM, que vem fazendo um trabalho de fundamental importância na criação de oportunidades de educação, bem como a introdução de rotinas e disciplina para o surfe, além também de servir como opção de lazer para as crianças e adolescentes da comunidade, melhorando a qualidade de vida na região.
 
“A possibilidade de arrecadar fundos por meio da internet é uma realidade revolucionária para a ONG Todas Para o Mar. O Surfguru é um parceiro que está promovendo o nosso acesso na realidade do mundo da web3. São diversos os aprendizados que vão nos possibilitar a manter as nossas atividades com a comunidade de Maracaípe-PE. Essa parceria revolucionária impacta positivamente a vida de diversas crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade. Estamos profundamente felizes e empolgadas em expandir a rede e conectar com pessoas que acreditam na transformação social”, dizem as coordenadoras da ONG Todas para o Mar,  Nuala Costa e Lígia Levy,
 
Nessa missão, a Play4Change, iniciativa que promove inclusão financeira, educação e transformação social através da web3, irá se reunir, durante as próximas semanas, com algumas crianças e adolescentes que participam da ONG TPM para receber educação sobre cripto, blockchain, web3 e DAOs de uma forma geral. Como parte do programa, também serão realizadas oficinas internas de arte com as crianças e adolescentes do projeto TPM.
 
Nessa semana aconteceu a primeira reunião da P4C com as crianças e adolescentes da ONG TPM para introdução sobre os temas da web3.
 
“O movimento da web3 é novo no mundo inteiro. Por isso é um momento muito importante de se envolver e participar na cocriação de inúmeras comunidades que estão surgindo e de infinitas possibilidades de troca. Capacitar esses jovens na web3 é dar oportunidade para eles criarem o mundo que eles almejam viver. Afinal, a web3 é descentralizada e a estrutura de blockchain facilita as pessoas a criarem coletivamente e de forma transparente. Neste projeto, conectamos a ONG TPM com duas DAOs estabelecidas, a Play4Change e a NounsDAO. Ambas comunidades existem para empoderar as pessoas e não para viver sob custódia de empresas”, diz Mari Salles, do Surfguru.
 
Sobre  Surfguru
 
O Surfguru está desde 2020 destinando 10% das suas receitas de assinatura para investimentos em projetos e causas de impacto socio-ambiental e/ou que usem o surf como ferramenta de inclusão. Agora, através da web3, a empresa tem encontrado diversas oportunidades neste sentido, tornando ainda mais fácil o apoio a projetos como o Todas Para o Mar. Fique de olho nas redes sociais do Surfguru e do projeto TPM para acompanhar mais detalhes dessa parceria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário