segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Com número recorde de participação internacional, Travessia Itaparica-Salvador tem destaques brasileiros

Atleta Allan do Carmo se despede das competições, em sua última prova antes da aposentadoria.
 
Recorde participação internacional Travessia Itaparica Salvador destaques brasileiros Fotos FBDA
Allan do Carmo se despede das competições.
Colaboração de texto: Helena Raquel/FBDA
Foto: FBDA
 
As águas da Baía de Todos os Santos receberam no último sábado (10) a Travessia Itaparica-Salvador. Com largada na praia de Gameleira, na Ilha de Itaparica, e chegada na Praia do Porto da Barra, em Salvador, a competição contou com número recorde de participantes e premiou juntamente atletas brasileiros e internacionais.
 
Os 12 km de prova marcaram o último torneio em águas abertas do ano, na Bahia. Dos 180 nadadores, o grande destaque ficou para o atleta Diogo Vilarinho, do Exército Brasileiro, que fez a travessia no tempo de 1:42:36, sendo o grande vencedor elite da disputa.
 
Os demais lugares do pódio elite e também do masculino ficaram para os desportistas Ronaldo Zambrano, do Yacht Clube da Bahia (YCB), em segundo, e Matheus Evangelista, do GNU, em terceiro. O quarto lugar ficou para o maratonista Allan do Carmo, em sua última competição. O atleta baiano, que anunciou aposentadoria, escolheu fechar a carreira na mesma prova onde foi descoberto como um dos grandes nomes da modalidade no Brasil.
 
A Travessia de 2022 também registrou o maior recorde de participações internacionais. Dentre as vencedoras do feminino, o primeiro lugar ficou para a brasileira Viviane Jungblut, sendo acompanhada pela italiana, Racheli Bruni, vice-campeã olímpica (2016), que ficou em segundo lugar, e Candela Giordanino, da Argentina, em terceiro.
 
"Essa prova é muito especial, ela é um patrimônio do esporte na Bahia e no Brasil. A gente tem que celebrar esses 180 guerreiros que se desafiam cruzando a Baía. Em especial, agradecer a Allan do Carmo, que dominou essa prova por tanto tempo e escreveu aqui uma linda história”, afirmou Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), uma das realizadoras do evento.
 
Além da principal, a competição realizou, também, provas para as categorias, mirim, de 450 metros, petiz, 850 metros e o sprint, que é 1500 metros.
 
Com a volta da linha de chegada para as areias do Porto da Barra, o evento registrou alta participação popular de banhistas presentes no local, que fizeram uma recepção calorosa aos atletas. O fim de festa contou com homenagem a Allan do Carmo, feita por seus familiares, e show da banda 'autorais'.
 
A Travessia Acelen Itaparica-Salvador foi realizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e Yatch Clube da Bahia, com parceria com a Prefeitura de Salvador e Rede Bahia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário