quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Com direito a dois ouros, Brasil fecha segundo dia com seis medalhas no Pan de Esgrima

Octavio Ghilardi e Vania Oliveira levaram o país ao lugar mais alto do pódio; Guilherme Goivinho, Ana Brecheret, Rodrigo Baldin e Suzana Pasternak também conquistaram medalhas.

Brasil acumula nove medalhas no Pan de Esgrima em Lima no Peru Foto CBE
Brasil acumula nove medalhas no Pan de Esgrima em Lima.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: CBE
 
A campanha brasileira no Campeonato Pan-Americano Infantil e de Veteranos, em Lima, no Peru, continua sendo de grandes resultados. Após primeiro dia com três pódios verde e amarelos, a terça-feira (23) rendeu mais seis medalhas para representantes do país. E foram duas de cada cor: Octavio Ghilardi e Vania Oliveira levaram o ouro; Guilherme Goivinho e Ana Brecheret faturaram a prata; e Rodrigo Baldin e Suzana Pasternak conquistaram o bronze.
 
O dia já começou com bons presságios para o Brasil. Na disputa da categoria infantil B, o país viu dois de seus atletas protagonizarem uma dobradinha nacional na espada masculina: Octavio Ghilardi e Guilherme Goivinho. Ambos os brasileiros fizeram grande campanha, terminaram invictos as suas pules e alcançaram a final sem sustos nas eliminatórias. A decisão verde e amarela foi bastante acirrada e terminou com a diferença de apenas um toque, esse alcançado por Ghilardi, que triunfou por 10 a 9 para ficar com o título. Prata para Goivinho.
 
O outro ouro brasileiro foi conquistado no torneio de florete feminino do veterano 1. Vania Oliveira apresentou grande esgrima na fase decisiva para alcançar a decisão da arma. No jogo, ela teve de encarar a norte-americana Sharone Huey, que dificultou a vida da nossa esgrimista, mas não o suficiente para evitar que Vania fosse ao lugar mais alto do pódio: 10 a 9 na decisão.
 
Na mesma categoria, outra floretista brazuca chegou ao Top 3. Suzana Pasternak foi à semifinal do pleito, em que teve de enfrentar justamente a campeã da arma. Ela acabou batida por 10 a 4 e ficou com o bronze. Os dois outros pódios brasileiros foram conseguidos no pré-veterano: uma prata foi faturada por Ana Brecheret no florete feminino e um bronze foi alcançado por Rodrigo Baldin no sabre masculino.
 
Após uma pule quase invicta (apenas um revés em cinco combates), Ana teve excelente desempenho diante da peruana Sandra Lari (10 a 6) no quadro de 8 e da norte-americana Megan Romano (10 a 4) na semifinal. Na decisão, a brasileira protagonizou um duelo parelho diante da boliviana Cristina Rivera, mas acabou batida por 10 a 9, ficando com o vice-campeonato. O bronze de Rodrigo Baldin foi na base da superação. Ele, que venceu quatro de cinco jogos nas pules, sofreu uma contratura na perna ainda em seu segundo jogo no Pan, tendo de adaptar toda a sua esgrima para conseguir avançar.
 
E ele fez isso muito bem. Depois do desempenho na fase de pules, o atleta apresentou ótimo jogo frente ao colombiano Hugo Santa Maria e o derrotou por 10 a 2 no quadro de 8. Na semifinal, o brasileiro foi superado pelo atleta da casa, Jorge Canal, por 10 a 7. “Foi meu primeiro Pan-Americano na categoria pré-veterano. Uma competição muito especial, pois pela primeira vez represento o Brasil com meu filho Theo Baldin no mesmo evento, além dos meus alunos e alunas. Logo, muita expectativa”, disse o medalhista de bronze.
 
“Fiz o melhor que pude depois de sofrer uma contratura na perna direita ainda no segundo combate da pule, tendo que adaptar completamente o jogo, sem poder atacar e precisando achar jogo no meio o tempo inteiro. Consegui passar em terceiro e fui derrotado pelo peruano campeão da prova por 10 a 7. Estou muito feliz por trazer essa medalha de bronze para o Brasil, ainda mais da maneira que foi”, completou Baldin.
 
Outros brasileiros em pista nesta terça
 
O segundo dia de Pan-Americano Infantil e de Veteranos teve mais atletas do Brasil em ação e, por muito pouco, não houve mais medalhas para o país. No florete feminino do infantil B, Marina Rocha finalizou a participação na quinta colocação, enquanto Isadora Xella fechou em oitavo lugar. A categoria ainda contou com Antonella Dinucci (15º), Ana Luiza Motta (16º), Alicia Fontenele (20º) e Olivia Grahl (24º).
 
Na espada masculino do infantil B (em que saiu a dobradinha brasileira), Bento Valio foi o oitavo colocado, Gabriel Martinez terminou em décimo, Sami Mahmoud fechou em 16º e Benicio Macchione terminou em 24º.
 
A terça-feira ainda teve a sétima colocação de Bianca Carvalho na disputa do florete feminino do veterano 1 e a sexta posição de Suzana Pasternak na mesma arma, só que no pré-veterano. Na mesma faixa etária, os sabristas Luciano Souza (6º), Fernando Carvalho (9º) e Ronald Melani (10º) fecharam a participação brasileira neste segundo dia de evento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário