quinta-feira, 7 de abril de 2022

Florete masculino faz boa campanha no Mundial Cadete e Juvenil e fica a uma posição do Top 10

Time feminino do Brasil também teve bom desempenho e se colocou dentre as 15 melhores equipes do campeonato de florete juvenil.

Brasileiros estiveram próximos da lista dos dez melhores do florete.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Augusto Bizzi/FIE

O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil teve o encerramento das competições de florete nesta quinta-feira (7) com as disputas por equipes juvenis. E o Brasil teve um bom desempenho coletivo. O time brasileiro masculino, formado por Kevin Lima, Lorenzo Mion, Ricardo Pacheco e Guilherme Vianna, foram consistentes e ficaram a apenas uma colocação do Top 10 do torneio. No feminino, Talia Calazans, Rafaella Gomes, Laura Papaiano e Gabriella Vianna ficaram na 13ª posição no evento, que está sendo realizado em Dubai.
 
Na cidade dos Emirados Árabes Unidos, a campanha brasileira rumo ao 11º lugar foi iniciada no quadro de 32, já que o Brasil estava de bye na primeira fase. Na estreia, os brasileiros fizeram grande jogo diante da Turquia e triunfaram por 45 a 26. No quadro de 16, porém, a equipe verde e amarela acabou batida por 45 a 37 pelo Uzbequistão.
 
Com a derrota, o time verde e amarelo foi para a disputa do 9º ao 16º lugar. No primeiro confronto, o Brasil fez uma partida muito acirrada contra a Dinamarca e venceu por apenas um toque: 45 a 44. No jogo seguinte, foi a vez dos brasileiros terem um revés com um ponto de diferença, 43 a 42 para a Bélgica. Na batalha pelo 11º lugar, a equipe desempenhou uma boa performance à pista e bateu Israel por 45 a 40, ficando a apenas uma posição do Top 10.
 
No feminino, as floretistas do Brasil começaram com um triunfo no quadro de 32 diante da Dinamarca. Vitória por 45 a 30 diante das nórdicas. O mesmo resultado não foi alcançado no duelo contra as canadenses no quadro de 16, em que as brasileiras foram superadas por 45 a 22.
 
Com isso, assim como no masculino, as brasileiras foram para a disputa do 9º ao 16º lugar, mas foram batidas logo de cara por 45 a 28 pelas honconguesas. Por esse motivo, elas foram deslocadas para o chaveamento que decidiria da 13ª a 16ª posição.
 
A partir daí, foram só vitórias. Primeiro, em embate latino-americano contra o México, triunfo brasileiro por 40 e 33. Depois, diante da Áustria, as nossas atletas bateram as austríacas por 43 a 41, ficando, então, na 13ª colocação.
 
Brasil nos torneios individuais de florete
 
A última terça-feira (5) foi de estreia das competições de florete no Mundial Cadete e Juvenil. Os torneios responsáveis por inaugurar as disputas da arma foram os individuais juvenis femininos e masculinos. Dentre os brasileiros, os destaques ficam por conta de Lorenzo Mion e Rafaella Gomes, que alcançaram o quadro de 64 dos seus respectivos naipes. Kevin Lima e Ricardo Pacheco (no masculino), e Talia Calazans, Laura Papaiano e Gabriella Vianna (no feminino) pararam no quadro de 128 das suas respectivas categorias.
 
Na quarta-feira (6), foi a vez dos cadetes jogarem florete. O melhor desempenho brasileiro foi de Giorgio Fumagalli, que chegou ao quadro de 64. Stella Frias alcançou o quadro de 128 feminino, enquanto Júlia Quadros e Guilherme Vianna não obtiveram sucesso em sair das pules de seus naipes. O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil segue até domingo (10), quando serão disputados os torneios da espada cadete e juvenil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário