segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Bahia ganha Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas

Na manhã desta segunda (20), o Superintendente da SUDESB, Vicente Neto apesentou às meninas do projeto Esporte na Cidade, o prêmio da ONU conquistado no dia 12 dezembro, em Abu Dabi nos Emirados Árabes Unidos.

Vicente Neto apesentou às meninas, o prêmio da ONU.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões
 
Foi, exatamente, prestando serviço de iniciação esportiva através do futebol para estas 150 jovens que residem no entorno do Estádio de Pituaçu, que Superintendência de Desportos do Estado da Bahia saiu vencedora do Premio de Serviço Público das Nações Unidas. No certificado concedido, as Nações Unidas premia a SUDESB pela inovação e excelência em serviços públicos, apoiando a implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável Global.
 


sábado, 18 de dezembro de 2021

Lauro de Freitas recebe Brasileiro de Street Amador

Começou hoje, com as fases classificatórias, o #brasileiroamadorba Campeonato Brasileiro de Street Amador e de Manobras Loterias Caixa no Ginásio Municipal de Esportes Lauro de Freitas.

A nova geração do Skate Brasileiro está em Lauro de Freitas. 
Da redação com informações da @cbskskate
Fotos: FESEB
 
A nova geração do Skate Brasileiro está em Lauro de Freitas para a disputa dos Campeonatos Brasileiros Amadores Loterias CAIXA de Street e de Manobras, que serão realizados região metropolitana de Salvador. A manhã do sábado foi dedicada as crianças, com a presença dos projetos sociais @projetoesportevida, @associacaodeskatedecajazeiras, @cbskskate, @loteriascaixaoficial, @governo.federal. Além do início das baterias do mirim.
 
O Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Street Amador 2021 será realizado no sábado (18) e domingo (19), na pista de skate do Ginásio Municipal de Esportes Lauro de Freitas. São esperados cerca de 200 participantes de diversas regiões do Brasil, nas categorias Amador, Iniciante e Mirim. A relação de classificados inclui nomes da Seleção Brasileira Júnior de Street como Kalani Konig, Matheus Teixeira e Guilherme Kenzo, além de atletas que garantiram vaga por meio das Seletivas Loterias CAIXA regionais, dos rankings estaduais e wild cards, atribuídos pelas federações e associações filiadas à Confederação Brasileira de SKate (CBSk) e pela própria CBSk.
 
Participantes e baterias
 
Cronograma
 
Também em Lauro de Freitas, no domingo (19), o Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Manobras Amador, a partir das 18h. O evento será disputado por 24 skatistas selecionados entre os finalistas das categorias Amador, Iniciante e Mirim do Campeonato Brasileiro de Street Amador. Será declarado campeão brasileiro quem realizar a manobra mais técnica e expressiva durante uma sessão de 20 minutos.
Os Campeonatos Brasileiros Amadores Loterias CAIXA de Street e de Manobras 2021 contam com realização da Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB) e Confederação Brasileira de Skate (CBSk), apoio institucional da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer da Prefeitura de Lauro de Freitas e patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.
 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Camargo e Gubert garantem medalhas no Sul-Americano de Esgrima

Competição, que acontece na capital peruana, presenciou os brasileiros ocupando a segunda e a terceira colocação na disputa da espada.

Alexandre Camargo (esq.) conquistou prata em Lima.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Rosele Sanchotene
 
O Brasil conquistou as primeiras medalhas no Campeonato Sul-Americano Adulto, em Lima, no Peru. No torneio da espada masculina, Alexandre Camargo fez excelente campanha e levou a medalha de prata nesta quarta-feira (15). Pela mesma disputa, o país ainda contou com um bronze alcançado por Leopoldo Gubert.
 
Camargo fez um caminho muito consistente em Lima. O brasileiro chegou à final invicto após uma pule e eliminatórias com grandes exibições. Na primeira fase, ele venceu todos os seis jogos que disputou pelo grupo 3: 5 a 4 em Rolf Nickel, do Chile; 5 a 2 em Hugo Cacace, do Paraguai; 5 a 4 em Andres Espinoza, do Peru; 5 a 3 em Lucio Perez Ondarts, da Argentina; 5 a 1 em Carlos Covani, também argentino; e 5 a 0 em Nicolas Zagal, que é atleta da casa.
 
Com a performance invicta na pule, ele ficou de ‘bye’ no quadro de 32. O seu desafio seguinte foi contra o chileno Joaquin Bustos pelas oitavas de final, em que saiu vencedor por 15 a 12. Nas quartas de final, a vítima da vez foi o peruano Andres Espinoza, que foi batido por 15 a 6. O triunfo garantiu a ele, no mínimo, o bronze, porém ele quis mais.
 
A semifinal foi diante de um argentino: Alessandro Taccani. O brasileiro se mostrou superior no jogo e ficou com um lugar na decisão ao vencer por 15 a 10. Na grande final, o embate seria novamente com um representante da Argentina, Lucio Perez Ondarts, atleta que Camargo derrotou na pule. Porém, o esgrimista verde e amarelo não repetiu o placar positivo e foi superado por 15 a 10.
 
“Foi uma competição boa de certa forma. Eu estava em um dia que não estava jogando muito bem, não estava me encontrando, mas consegui chegar até a final. Na decisão, faltou um pouco mais de paciência. O objetivo final era conquistar uma medalha, então acho que a meta foi cumprida”, analisou o medalhista de prata.
 
Quem também saiu com pódio no Peru foi Leopoldo Gubert. Ele chegou às semifinais, mas acabou derrotado pelo atleta que viria a ser o campeão da espada. Por muito pouco, o brasileiro não avançou para a final para enfrentar o conterrâneo, Alexandre Camargo. O revés do terceiro colocado foi por 15 a 13 diante do medalhista de ouro, Lucio Perez Ondarts.
 
Outros brasileiros na competição
 
O outro atleta do Brasil melhor colocado foi Fabrizio Lazzarotto. Ele alcançou as oitavas de final, fase em que foi batido pelo atleta da casa, Andres Espinoza, por 15 a 12. Por sua vez, Amaury Petterle ficou no quadro de 32 ao ter sido superado pelo chileno Joaquin Bustos por 15 a 11.
 
O Campeonato Sul-Americano Adulto segue até sexta-feira (17) com as competições por equipes, em que o país vai ter representantes no florete masculino e espadas feminina e masculina.
 

Laura Amaro conquista primeira medalha de prata do levantamento de pesos em Mundiais

Pódio histórico foi alcançado no arranco em que a atleta levantou 108kg; ela ainda bateu o recorde brasileiro absoluto ao somar 240kg de carga.
 
Laura Amaro e a medalha de prata no Mundial.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Arquivo CBLP
 
Mais um capítulo histórico foi escrito no esporte brasileiro nesta terça (14). Pela primeira vez um pesista do Brasil saiu de um Campeonato Mundial Adulto de Levantamento de Pesos com uma medalha de prata no peito. O feito foi protagonizado por uma estreante em competições do escalão: Laura Amaro, que ficou na segunda posição da disputa do arranco nos 76kg, por ter levantado 108kg na prova, disputada em Tashkent, no Uzbequistão.
 
O dia ainda reservou mais uma grande marca. Depois de uma prova brilhante no arremesso, em que cumpriu 132kg no movimento e 240kg no total (quarta posição em ambos), Laura quebrou o recorde absoluto do Brasil. Nunca nenhuma atleta levantou tanta carga quanto ela, considerando todas as categorias. A marca anterior era de Jaqueline Ferreira e Monique Araújo, com 237kg, obtida no Campeonato Brasileiro de 2015, no Rio de Janeiro.
 
O nome dela começou a ser gravado na história com a tradicional ‘encarada’ na barra. Ela foi à plataforma para a tentativa de 103kg no arranco, três a mais do estabelecido no peso de entrada. A carioca fez o movimento com desequilíbrio, mas se recuperou e conseguiu a validez que precisava. O segundo intento da brasileira foi de 106kg, e ela fez a ação correta. Confiante, ela subiu a carga para 108kg na derradeira exibição e conseguiu o que pediu. Comemoração grande da pesista e da comissão técnica do Brasil. Prata para ela no arranco.
 
Laura só não foi melhor do que a russa Iana Sotieva, que colocou quatro quilos a mais do que a representante verde e amarela. A terceira colocação foi ocupada pela norte-americana Martha Ann Rogers ao ter erguido 107kg.
 
No arremesso, Laura manteve a série de acertos do arranco. Para o seu debute no movimento, a pesista do Brasil pediu 126kg e fez o levantamento sem dificuldades. O mesmo aconteceu quando ela voltou para tentar cumprir 132kg de carga. A brasileira fez um movimento preciso e válido. Entretanto, para buscar um pódio também no arremesso, ela precisava acertar a última tentativa, de 136kg, mas não conseguiu. Isso não abateu a atleta, que ouviu das arquibancadas o seu nome gritado pelos espectadores.
 
A brasileira não ficou no top-3 do arremesso por muito pouco, pois o bronze foi conquistado pela sul-coreana Suhyeon Kim com 134kg executados. O ouro foi para a conterrânea de Kim, Min Ji Lee, que completou o movimento do arremesso com 139kg de carga. Por fim, a prata foi levada pela norte-americana Martha Ann Rogers por ter levantado 136kg.
 
“Acho que a ficha ainda não caiu, eu sonhei durante muito tempo! Ler uma história é muito legal, mas essa sensação de escrever, saber que o nome vai ficar marcado, saber que vou abrir portas para outros brasileiros dominarem o mundo, não tem preço para mim. Sou a primeira mulher a conquistar uma medalha em Mundial, é uma representatividade muito grande. Esse trabalho começou no Brasil, com meu treinador Saul (Carlos Aveiro), minha nutricionista Dani, meu fisioterapeuta Vitor. Estou muito feliz. O Brasil não vai mais participar não. A gente vai vir para dar trabalho e cada vez mais fazer História”, disse a medalhista.
 
“Foi sensacional. Perdemos por pouco outras medalhas, foi uma batalha fantástica. Laura se superou de um jeito absurdo, demonstrando que acertei quando falei que ela viria para brigar por medalha”, enalteceu o treinador da Seleção Brasileira, Dragos Stanica.
 
O técnico ainda comemorou o fato de o Brasil ter entrado na lista dos melhores do mundo em Mundiais. Para ele, a prata significa uma concretização de um trabalho bem feito.
 
“Essa medalha coloca o Brasil junto com todas as potências mundiais. Quando aparecer a tabela de medalhas, o nome do país estará lá escrito. É isso que importa no dia de hoje. Está mostrando a evolução que o nosso trabalho teve e esperamos que consigamos melhorar ainda mais”, concluiu.
 

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Hertel e Finco vencem Finais do Brasileiro de Maratonas Aquáticas em Inema

Sem a presença dos baianos, Ana Marcela Cunha, a medalhista olímpica e de Allan do Carmo que estavam competindo em Israel e Dubai, Carol Hertel e Alexandre Finco vencem Brasileiro de Maratonas Aquáticas na Praia de Inema.

Carol Hertel venceu o Brasileiro de Maratonas Aquáticas.
Da redação com informações da CBDA e FBDA
 
Inema recebeu neste final de semana as finais da Copa Brasil e Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Considerada uma das praias mais bonitas da Bahia, a faixa de areia branca que fica dentro da base militar da Marinha foi palco das decisões da principal competição da modalidade no país. Quase mil atletas caíram na água no sábado e domingo, para disputar provas de 500m (categoria mirim), 1km (categoria petiz) e 1km, 2.5km, 5km e 10km (a partir da categoria infantil).
 
A competição foi organizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que ainda fizeram uma homenagem a baiana campeã olímpica Ana Marcela Cunha, com uma mensagem no pódio. “É importante valorizarmos nossos heróis, ainda mais aqui neste lugar tão especial pra nossa campeã Ana, principalmente porque você tem aqui atletas de todos os tipos, iniciantes, crianças, atletas experientes e de alto rendimento. É uma festa democrática do esporte.” Ressalta Diego Albuquerque, presidente da FBDA.

Alexandre Finco completou o percurso em 1h57s32.
Na prova do sábado (11), Carol Hertel completou a prova em 2h14m41, seguida por Maria Luiza Oliveira (2h15m03) e Vitoria Lopes (2h15m09). Com a vitória, Carol Hertel encaminhou o título geral da prova de 10 km do Campeonato Brasileiro na temporada 2021. O ranking final ainda será divulgado. Na disputa masculina, Alexandre Finco, do GNU, completou o percurso em 1h57s32. Victor Colonese, da Unisanta, foi o vice-campeão da prova com 1h58m25. Guilherme Ribeiro, do Corinthians, completou o pódio com 1h58m26.
 
Copa Brasil
 
A prova de 5 km da Copa Brasil teve como campeã Gabriela Soriano, que completou o percurso em 1h11m18, seguida por Julia Freitas (1h11m29) e Eliza Oliveira (1h11m36). No masculino, Igor Santos venceu na batida de mão com 1h02m28. Ronaldo Junior veio na sequência com 1h02m34. Theo Kinupp completou o pódio.
 
Os destaques entre os baianos foram Maria Luiza Lopes (CTRA/AAB) e Victor Colonese. Já na Copa Brasil, destaque para o vencedor Izaac de Paula Júnior (Rhac Costa Verde) e Rebeca Silva (Atitude Fitness) que ficou com o bronze. O campeonato teve o apoio do Governo do Estado através da SUDESB, Intermarítima e Marinha do Brasil.
 
Resultado:
Prova Olímpica (10km):
Feminino:
1º) Carol Hertel (AtlefNina - MA)
2º) Maria Luiza Lopes (AAB -CTRA BA)
3º) Vitória Lopes (Círculo Militar - SP)
 
Masculino:
1º) Alexandre Finco (GNU - RS)
2 º) Victor Colonese (Unisanta - SP)
3 º) Guilherme Toledo (Corintias - SP).
 
5km:
Feminino:
1º) Ariadna Nunes (Aquanaii - DF)
2º) Vitória Lopes (Círculo Militar - SP)
3º) Maria Luiza Lopes (AAB - CTRA BA)
 
Masculino:
1º) Alexandre Finco (GNU - RS)
2 º) Victor Colonese (UniSanta - SP)
3 º) Guilherme Toledo (Corintias - SP)
 

Loterias Caixa traz de volta à Bahia, Brasileiro de Skate Street Amador

Depois de um bom intervalo de tempo, a Bahia, que sempre teve posição de destaque no cenário nacional na formação de atletas do Skate, terá a etapa que define os campeões Brasileiro de Skate Street Amador em Lauro de Freitas.

Depois de um intervalo, Brasileiro de Street Amador volta à LF.
Por Miguel Brusell com informações da FESEB
 
A pista pública de skate de Lauro de Freitas, localizada na Rua Euvaldo Santos Leite será a capital do Skate Street Amador nacional sábado (18) e domingo (19) quando reúne a nova geração da modalidade para a disputa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Skate Street Amador. A competição conta com cerca de 200 vagas para atletas que representam diferentes regiões do país; das categorias Mirim, Iniciante e Amador, além da inclusão de 8 nomes da Seleção Brasileira Júnior de Skate Street.
 
A disputa do final de semana somará os pontos finais para a formação do ranking nacional da modalidade junto com as demais seletivas regionais e campeonatos estaduais que ocorreram durante todo o ano de 2021. Em Lauro de Freitas, acontece o grande momento de coroar os campeões brasileiros de Skate Street Amador deste ano.
 
O campeonato será realizado pela Federação de Skateboard do Estado Bahia (FESEB) em conjunto com Confederação Brasileira de Skate (CBSK) órgão máximo do skate nacional. Tem o apoio institucional das Secretarias Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) da cidade que sediará o evento, conta com o patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.
 
Inscrições
As vagas para o evento foram definidas seguindo os seguintes critérios:
- Presença na Seleção Brasileira Júnior
- Seletivas regionais
Centro-Oeste e Minas Gerais
- Rankings Estaduais
- Wild card - atribuídos pelas federações e associações filiadas à CBSk e pela própria CBSk

Ranking
 
Como chegar?
O ginásio Esportivo de Lauro de Freitas está localizado a:
15 minutos de carro do aeroporto internacional de Salvador;
10 minutos de carro da estação de Metro de Lauro de Freitas;
35 minutos de carro da Estação Rodoviária de Salvador (que também pode ser acessada via Metro direto (cerca de 25 minutos da rodoviária até a estação de Lauro de Freitas)
 
Doações para entidades filantrópicas
Durante o evento, receberemos donativos como: alimentos não perecíveis, roupas em bom estado de conservação, calçados, etc. Doações seguirão para as vítimas das inundações no extremo sul da Bahia. Além destes itens, você poderá doar peças de skate para os projetos sociais ligados à FESEB.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Itacimirim uma das melhores ondas para o Long na Bahia

Uma das melhores ondas para a prática do Longboard na Bahia, Itacimirim fica a 74 quilômetros da capital do Estado e a 48 quilômetros do Aeroporto de Salvador, através da Ba 099.

Itacimirim tem uma das melhores ondas o Longboard na Bahia.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

A estrada é pedagiada. Nos finais de semana e feriados prolongados, a fila é intensa e deve ser levado em consideração o tempo gasto para calcular uma viajem sem atrasos. Principalmente no retorno se for pegar voo no aeroporto.  Até o início da década de 90, quando foi construída a Linha Verde e a ponte sobre o Rio Jacuípe, Itacimirim era o último destino da Estrada do Cocô, concluída em 1975 e que, na época, tinha como principais destinos Jauá, Arembepe, Guarajuba e Itacimirim. Confira a matéria completa:



segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Victoria Vizeu é a primeira esgrimista brasileira a conquistar o título dos Jogos Pan-Americanos Júnior

Brasileira fez uma fase de pules abaixo do esperado, apenas com a sétima melhor campanha, mas foi arrasadora nas eliminatórias e garantiu o ouro.

Os técnicos Athos Schwantes e Ricardo Ferrazi com Victoria Vizeu.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Foto: Arquivo Victoria Vizeu
 
A esgrima brasileira ficou no topo do pódio dos Jogos Pan-Americanos Júnior na espada feminino, neste sábado (4), em Cali, na Colômbia. Victoria Vizeu venceu a venezuelana Clarismar Adriana Farias Farias por 15 a 8 na final do torneio e conquistou a medalha de ouro para o Brasil. Foram sete vitórias e duas derrotas, em uma campanha que começou abaixo do esperado, mas que foi fulminante nas eliminatórias.
 
Na fase de pules, Victoria Vizeu venceu a Haitiana Charlote Boyer (5-0), a porto-riquenha Carolina Colon (5-2) e a barbadiana Sanojah Gilkes (5-3). Porém acabou superada pela salvadorenha Dayanna Guevara (3-5) e pela chilena Rosario Diaz Del Rio (4-3). Fez apenas a sétima melhor campanha, bem abaixo do que se esperava.
 
Victoria se recuperou em cima da cubana Thaila Martinez, com 15 a 11. No quadro de 8, venceu a salvadorenha Dayanna Guevara, por 15 a 7. Avançou para a semifinal para vencer a outra adversária que havia perdido antes, a chilena Rosario Diaz Del Rio: 15 a 9. Depois, ela brilhou na final contra a venezuelana Clarismar Farias, ao vencer por 15 a 8 e vibrar muito com a medalha assegurada.
 
A campeã não escondia a emoção pela conquista: “Muito feliz. Estava com a cabeça fora do lugar no início. Um pouco desconcentrada, mas a força e o apoio que recebi do técnico e da equipe foram fundamentais para a minha conquista. É difícil descrever a emoção. Muito feliz”.
 
O técnico e chefe da equipe brasileira, Athos Schwantes, fez questão de parabenizar a campeã. Segundo ele, a legião brasileira ficou muito orgulhosa com a conquista. “Orgulhoso pela conquista da Victoria. Super legal. Ela começou com dificuldade de se colocar em pista, mas conseguiu reverter esse quadro mental. Jogou toque por toque. Na eliminatória, cresceu muito. Fez uma competição de recuperação. Ela deu exemplo de que a gente deve lutar até o fim, estar sempre conectado e com atenção no jogo. Parabéns pela vitória”, vibrou.
 
Pedro Petrich
 
O brasileiro Pedro Petrich ficou bem perto de conquistar mais uma medalha neste sábado. Na fase de pules, foi superado pelo mexicano Ricardo Sanchez (1-5) e pelo colombiano Merardo Riquelme (3-5), mas bateu os outros dois adversários, o salvadorenho Saul Portillo (5-1) e o cubano Disley Victores (5-2).
 
Na fase seguinte, o quadro de 16, ele venceu o salvadorenho Saul Portillo (15-9), mas foi superado na etapa posterior, pelo chileno Jorge Valderrama (11-15).
 

Finais da Copa Brasil e Brasileiro de Maratonas Aquáticas acontecem esse final de semana em Inema

A Base Naval de Aratu volta a ser palco das principais competições de maratonas aquáticas do Brasil.

A Base Naval de Aratu volta a ser palco da maratona aquática.
Fonte e fotos: FBDA
 
Os principais atletas do país vão disputar provas de 2,5km, 5km e 10km nos dias 11 e 12 de dezembro, finalizando o circuito nacional de 2021. Haverá também provas de nível estadual, como a prova rápida de 1km, e as provas para as categorias de base mirim 500m, e petiz 1km. “A Bahia já vem fazendo, há alguns anos, as últimas e mais importantes etapas da modalidade, porque além de ser referência na organização de competições, somos também sinônimo de formação de atletas. E esse ano, será ainda mais especial, pois encerramos o ano em que nossa ilustre baiana foi campeã olímpica, a Ana Marcela Cunha, que já nadou tantas vezes aqui.”, Comenta Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos.