domingo, 31 de outubro de 2021

Itacaré, o paraíso do surf na Bahia

Distante 252 km da capital da Bahia pela Rodovia BA 001 e a 396 km, pela BR-101 e Rodovia BA 001, Itacaré é, sem dúvidas, o primeiro destino de quem pensa em surfar na Bahia.

A Boca da Barra do Rio de Contas quebra uma longa direita.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Reprodução
 
Então, nesta terceira edição do Let’s Go Surfing decidimos mostrar alguns cantos e encantos da simpática cidade do Litoral Sul do Estado, que foi descoberta pelos surfistas no final da década de 70 e hoje pode ser considerada a capital do surf baiano. Mas, antes de cair na estradas, duas paradas obrigatórias em toda surftrip que se preze, uma revisão de viagem no Brutus e aquela passada na surfshop para não perder um bom mar por falta de equipamentos. Já que está investindo na viajem, melhor investir um pouco mais e levar reserva de alguns equipamentos. No check list, parafina, cordinhas e quilhas reservas e o protetor solar, é claro. Confira a matéria completa:


sábado, 30 de outubro de 2021

Bahia empata com o Juventude fora de casa

O "jogo de seis pontos" entre Juventude e Bahia terminou no 0 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, neste sábado (30), válido pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Em confronto polêmico, Bahia empata com o Juventude.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Bruno Queiroz/ECB
 
O Bahia teve dificuldades para superar a marcação alta do adversário e criar chances de gol. Quando criou, porém, foi perigoso e, apesar de não ter feito uma partida com brilho, poderia ter saído com melhor resultado. A polêmica do duelo ocorreu aos 15 minutos do primeiro tempo, quando Ronaldo ia abrindo o placar para o Esquadrão e o zagueiro do Ju impediu com a mão. Após consultar o VAR por um bom tempo, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior entendeu que era o braço de apoio, e não marcou pênalti. O placar final mantém o Tricolor Baiano três pontos distante da zona de rebaixamento, que é encabeçada pelo adversário deste sábado. O Bahia volta a campo no domingo que vem (7), na Arena Fonte Nova, às 18h15, para enfrentar o São Paulo, outro adversário direto na luta contra o rebaixamento. Confira a matéria completa:

Vitória empata sem gols com a Ponte Preta

O Vitória empatou em 0 a 0 com a Ponte Preta, neste sábado (30), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), pela 32ª rodada da Série B.

Fora de casa, Vitória empata sem gols com a Ponte Preta.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de fotos: Álvaro Jr./PontePress
 
Com o resultado, o Vitória chegou aos 33 pontos e ocupa provisoriamente a 17ª posição. O próximo duelo será contra o CSA, terça (2), às 16 horas, no Estádio Manoel Barradas. A Ponte Preta apertou a linha de marcação avançada nos minutos iniciais. Desta forma, o Vitória tinha dificuldades para sair do campo de defesa e teve que apostar nas ligações diretas. Confira a matéria completa:


Onda Rosa terá recorde de inscritas, em Stella Maris

As meninas ouviram os apelos da ABASURFE e já garantiram 90 inscritas, em 9 categorias do Onda Rosa, competição feminina que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, na Praia de Stella Maris, com diversas atrações dentro e fora da água.

Surf feminino terá uma nova fase em Salvador.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões
 
Com orgulho e uma alegria estampada nos olhos, uma das pioneiras do surf feminino de competição na Bahia, Carla Circenis anunciou, nesta sexta (29) que o Onda Rosa terá recorde de inscritas em competições de surf feminino no Estado. “Estamos batendo o recorde de inscrições. Já temos 90 meninas entre as nove categorias em disputa”, revelou, radiante a organizadora do evento. Confira a matéria completa:

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Atletas Masters se reúnem neste sábado para Concurso de Natação

Encontro entre gerações é o ponto alto do evento. Cerca de 100 nadadores se encontram neste sábado, 30, no Centro Olímpico de Natação da Bahia, localizado na Bonocô, para disputar o 2º Concurso Master de Natação.

Atleta Master com premiação.
Colaboração de texto: Janayna Moradillo/FBDA
Colaboração de foto: Willyam Nascimento/FBDA
 
Atletas do pré-Master, a partir de 20 anos, e Master, a partir dos 25 anos competem em 14 provas em piscina semi-olímpica (25 metros) com distâncias de 50, 100 e 200 metros livre, costas, peito, borboleta e medley, além do revezamento 4x50 metros livre misto. O aquecimento começa às 13h, com início de campeonato previsto para às 14h. O torneio realizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) promete premiações especiais e tem por objetivo manter os amantes da natação em atividade.
 

Baianos buscam títulos na 36ª edição do Bahia Juniors Cup

Baiano de 14 anos ganha oportunidade no quali da categoria mundial até 18. Neta de idealizador, disputa torneio.

Felipe Badaró, 12 anos, treina no CostaVerde.
Colaboração de texto: Fabrizzio Gallas/GallasPress
Colaboração de fotos: Luiz Candido/Luz Press
 
Começa neste sábado, a partir das 8h, com a fase qualificatória, a 36ª edição do Bahia Juniors Cup, tradicional evento que será disputado nas quadras do Clube Bahiano de Tênis em parceria com a Associação Atlética da Bahia, nos bairros da Graça e da Barra, em Salvador (BA). A competição, que vai até o dia 6 de novembro, tem 240 atletas de todo o Brasil e ao todo nove países, conta pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis até 18 anos e pontos no ranking sul-americano do Cosat até 14 e 16 anos e para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis até 12 anos.
 
Neste sábado será iniciado o evento com as fases qualificatórias dos torneios de 14 e 16 anos a partir das 8h e em seguida a primeira rodada do quali do torneio mundial até 18 anos. O quali mundial terá a presença do atleta do Bahiano de Tênis, Victor Rocha, de 14 anos, que terá a primeira experiência em um evento mundial: "Minha expectativa é jogar bem, solto, terei adversários mais experientes e quero ganhar ritmo, entender como os mais velhos jogam. Quero aproveitar bastante e trazer o melhor de mim", disse Rocha que, se não passar o quali, disputa a chave principal na categoria 16 anos.

Nathalia Tourinho, 10 anos, é uma das atrações do torneio.
O sábado também terá início a chave principal da categoria 12 anos com presença de Nathalia Tourinho, de apenas 10 anos. Ela nasceu em São Paulo, mas toda sua família é baiana e com forte relação com o Bahiano de Tênis e com o torneio. Seu avô, Luis Tarquinio, foi um dos fundadores do Bahia Juniors Cup que na década de 80 se chamava Copa Banco Econômico, que revelou nomes como Gustavo Kuerten (1993), Fernando Meligeni, André Sá, Marcelo Melo, Teliana Pereira, entre outros.
 
"Joguei o torneio durante sete anos e meu irmão também jogou umas duas ou três etapas. A Leticia que nasceu na Bahia jogou 4 anos o torneio, consagrando vice campeã de uma etapa. Agora vem Nathalia que tem 10 anos e vai jogar pela primeira vez o torneio na categoria 12 anos e tentar jogar também o Cosat de 14 anos", disse Patrícia, mãe de Nathália: "Apesar de ter nascido e viver em São Paulo, sempre estamos aqui na Bahia e trazendo a Nathália para treinar no Bahiano de Tênis".
 
Outro baiano na disputa será Felipe Badaró, também nos 12 anos. Ele treina no CostaVerde Tennis Clube e vai em busca do troféu: "Ele está muito animado pra disputar o torneio, que provavelmente será o último nacional que ele irá disputar neste ano", disse seu pai, Gilberto Badaró. Além do Brasil há atletas inscritos da Sérvia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia, Chile e da Bolívia.

Victor Rocha terá a primeira experiência em um mundial.
O Bahia Juniors Cup é celeiro de grandes nomes do tênis brasileiro. Já disputaram a competição nomes como Gustavo Kuerten, campeão em 1993 na categoria 16 anos sobre o talento baiano Duda Catharino Gordilho em batalha de três sets, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin, que chegaram ao top 10 juvenil disputando os Grand Slams, fizeram a estrelada final na temporada 2018 com triunfo do tenista local.
 
"Estamos muito felizes em poder resgatar o Bahia Juniors Cup após um ano sem poder realizar a competição. Aqui nascem várias estrelas do tênis nacional e é uma satisfação poder dar essa oportunidade aos novos nomes que estão surgindo", disse Duda Catharino, diretor da competição.
 
A 36ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Sudesb, Superintendência do Desporto da Bahia, além dos apoios do Clube Bahiano de Tênis, da Associação Atlética da Bahia. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.
 

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Bahia busca empate contra o Ceará na Arena Fonte Nova

Em jogo atrasado da 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia empatou em 1 a 1 com o Ceará na noite desta quarta (27), na Arena Fonte Nova.

Bahia sai atrás, mas busca empate contra o Ceará.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB
 
O visitante saiu na frente com Mendoza, mas Gilberto fez um golaço e igualou o marcador. Com o resultado, o Tricolor segue na 15ª posição, com 32 pontos, mas pode perde uma posição até o final da rodada, caso Grêmio vença Flamengo e Atlético (MG) em jogos atrasados. A equipe do técnico Guto Ferreira volta a jogar no próximo sábado (30), às 19h15, contra o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi. Confira a matéria completa:


terça-feira, 26 de outubro de 2021

Vitória sai na frente, mas cede empate ao Botafogo (PB)

O Vitória empatou em 1 a 1 com o Botafogo (PB), nesta terça (26), no Estádio José Américo de Almeida Filho, em João Pessoa (PB), válido pela primeira partida da última fase da Pré-Copa do Nordeste.

Vitória larga na frente, mas cede empate ao fora de casa.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Foto: Reprodução do Youtube
 
O time rubro-negro saiu na frente logo no começo do primeiro tempo com David, mas o Botafogo conseguiu igualar na etapa final. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 16 de novembro, às 21h30, no Estádio Manoel Barradas, pelo duelo de volta. Quem vencer, irá avançar para a fase de grupos da Copa do Nordeste. O próximo jogo do Vitória é pela Série B, contra a Ponte Preta, sábado (30), às 16h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), válido pela 31ª rodada. Confira a matéria completa:


segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Goleadas marcam Open de Polo Aquático, em Praia do Forte

A 11ª edição do Circuito Open de Polo Aquático que foi disputado neste final de semana na Praia do Forte em Mata de São João, reuniu 150 atletas de várias regiões do Brasil em 10 equipes masculinas e femininas.

Praia do Forte recebe Open de Polo Aquático de Praia.
Colaboração de texto: Janayna Moradillo/ASCOM FBDA
Colaboração de foto: Wulliam Nascimento/FBDA
 
Ao todo, 10 delegações compareceram ao Circuito, com equipes masculinas e femininas, representantes da Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. No masculino adulto, o equilíbrio tomou conta das partidas, no entanto, o Confiança (SE) foi ganhando favoritismo ao longo dos jogos e se consagrou campeão da edição, seguido do Yacht Clube da Bahia e Polo Feira, ambos da Bahia.

Já no feminino, a equipe Bora Nordeste foi a grande campeã, seguida do Polo Sudesb Feminino. No sub-18, a categoria brilhou e mostrou a importância do incentivo ao esporte de base, que em disputas acirradas, teve o Confiança (SE) em primeiro lugar, o Grêmio Vila - PB em segundo e o Polo Sudesb, oriundo do projeto social Escolinhas de esportes entre a FBDA e SUDESB, em terceiro.

O evento já acontece em Praia do Forte desde 2016.
O evento já acontece em Praia do Forte desde 2016 e com edições anteriores em Salvador e Morro de São Paulo. Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) destacou a importância do evento: "O Circuito é uma oportunidade de mostrar ao público um esporte olímpico, nessa belíssima praia e uma oportunidade única para desenvolver e fomentar a modalidade".
 
O Circuito Open de Polo Aquático foi realizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos, com chancela da CBDA e contou com apoio do governo do estado, através da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e também do Porto Zarpa Hotel, Hostel Praia do Forte, Turis Forte, e prefeitura de Mata de São João.

Os campeões.
Resultado:
SEXTA (22/10) - TARDE
Confiança 8 x 7 Grêmio Vila PB
FEM Polo Salvador 9 x 2 Bora Nordeste
Yacht 7 x 9 Confiança                              
SÁBADO (23/10) - MANHÃ
Confiança Sub 8 x 3 Polo Sudesb
Meninos da Vila 0 x 5 Grêmio Vila
Polo Feira 11 x 2 Dragões
FEM Polo Sudesb 3 x 10 Bora Nordeste
SÁBADO 23/10 - TARDE
Meninos da Vila 3 x 17 Confiança Sub
Grêmio Vila 15 x 0 Polo Sudesb
Confiança 11 x 8 Polo Feira          
Yacht 14 x 4 Dragões
DOMINGO  24/10 - MANHÃ
Grêmio Vila 7 x 6 FEM Polo Sudesb                
Polo Feira 4 x 12 Yacht
Confiança 17 x 3 Dragões
Goleiro Menos Vazado SUB 18:  Pedro Nogueira – Grêmio Vila- PB (08 gols sofridos)
Artilheiro SUB 18: Carlos Wesley – Grêmio Vila- PB  (15 gols)
Goleira Menos Vazada: Júlia – Bora Nordeste (05 gols sofridos)
Artilheira: Nayana – Bora Nordeste (10 gols)
Goleiro Menos Vazado: Felisberto Garrido/Jean Galvão – Yacht Clube da Bahia (15 gols)
Artilheiro: Matheus – Confiança-SE (13 gols)
 

domingo, 24 de outubro de 2021

Bahia vence a Chapecoense passa adversários na briga contra o Z-4

O Bahia fez bem o dever de casa e venceu a Chapecoense por 3 a 0 na noite deste domingo (24), na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Bahia vence a Chapecoense passa adversários na briga contra o Z-4.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB
 
Gilberto, Raí Nascimento e Luiz Otávio marcaram os gols do Esquadrão de Aço. Com o resultado, os tricolores avançaram aos 31 pontos e agora ocupam o 15º lugar da competição, deixando Juventude e Santos para trás. A equipe do técnico Guto Ferreira volta a jogar na próxima quarta-feira (27), às 19h, contra o Ceará, novamente na Fonte Nova. O jogo é válido pela rodada 23. Confira a matéria completa:


sábado, 23 de outubro de 2021

Vitória amassa Brasil de Pelotas e vence segunda seguida na Série B

Com gols de Fabinho, David - duas vezes - e Roberto, o Vitória amassou o lanterna e venceu a segunda partida consecutiva na Série B com autoridade: 4 a 0.

Vitória amassa Brasil e vence segunda seguida na Série B.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de fotos: Victor Ferreira/ECVitória
 
Os 2.054 torcedores do Vitória que foram ao Estádio Manoel Barradas neste sábado (23), para ver o jogo contra o Brasil de Pelotas, com certeza não se arrependeram. O triunfo também marcou a quebra da sequência negativa do Rubro-Negro Baiano no Barradão pela Segundona. Não conquistava um triunfo em casa pela competição há quatro jogos. A última vez tinha sido contra o Guarani, no dia 21 de agosto. Contando todas as competições, esse é o segundo resultado positivo do Leão no Manoel Barradas, já que a equipe bateu o Itabaiana por 3 a 0, na última terça-feira (19), pela Pré-Copa do Nordeste. O resultado deixa o Vitória com 32 pontos, dois a menos que a Ponte Preta, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do Leão é pela Pré-Copa do Nordeste. A equipe treinada por Wagner Lopes vai enfrentar o Botafogo (PB), na terça-feira (26), no estádio Almeidão, pela terceira e última fase do torneio eliminatório. Confira a matéria completa


quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Onda Rosa atrai meninas para as competições de Surf

Com o objetivo de fomentar a participação das meninas nos campeonatos de Surf, a ABASURFE promove, nos dias 6 e 7 de novembro, na Praia de Stella Maris, o Onda Rosa evento com formato das competições de onda grande.

Onda Rosa atrai meninas para as competições de Surf.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões
 
Diferente das provas tradicionais, uma competição em que o efeito competitivo é o mais reduzido possível. Assim a Associação Baiana de Surf Feminino (ABASURFE) quer atrair mais meninas para os campeonatos de surfe, já que não são poucas as que praticam o esportes, mas, ainda, não são muitas as que decidem vestir a lycra e esperar a sirene da bateria. Haverá disputas nas categorias estreantes e Open nas modalidades Short Board, Longboard, Bodyboard, Sub-14 Estreantes e Open Kids. Ao custo de R$ 20 mais três quilos de alimentos não perecíveis, as inscrições podem ser feitas através deste link. Todas as inscritas caem no mar em duas baterias e no final vence a que somar o maior número de pontos, o que só será conhecido na hora da premiação. Confira a matéria completa:

Praia do Forte recebe Polo Aquático nesta sexta

O evento esportivo acontecerá em frente à Igrejinha de São Francisco de Assis, próximo ao projeto Tamar e será aberto ao público.

O evento acontece em frente ao projeto Tamar.
Fonte e foto: Ascom FBDA
 
O campeonato brasileiro de Polo Aquático, competição mais tradicional da modalidade no país, acontece neste final de semana em Praia do Forte, no município de Mata de São João, no Litoral Norte baiano. A 11ª edição de um evento que sempre contou com a participação de atletas de todo o país, reúne 150 atletas de todo o Brasil com equipes masculinas e femininas, totalizando 10 delegações.
 
A competição terá a participação do Polo Salvador masculino, atual campeão do circuito e Confiança (SE), campeão norte e nordeste, com jogadores que tiveram passagem pela seleção brasileira e vão tentar conquistar pela primeira vez o título em Praia do Forte. Os jogos começam na tarde de sexta (22) e vão até às 11h de domingo (24).

Serão dois dias de competições abertas ao público.
A competição acontece no mar próximo ao Projeto Tamar, e é aberta ao público, que poderá torcer e vibrar com as mais de 15 partidas ao longo do fim de semana. Além dos jogos adultos, a categoria de base também entra na disputa. No sub-16 participam os times de Confiança (SE), Grêmio Vila (PB), a equipe Polo Sudesb, oriunda do projeto social Escolinhas de esportes entre a FBDA e SUBESB e o time Meninos da Vila, formados por adolescentes locais que se interessam pelo esporte.
 
Programação:
Sexta 22/10 (tarde)
Jogo 01: 14h Confiança x Grêmio Vila PB
Jogo 02: 15h FEM Polo Salvador x Bora Nordeste
Jogo 03: 16h Yacht x Confiança                                                
Sábado 23/10 (manhã)
Jogo 04: 8:30 Confiança x Polo Sudesb
Jogo 05: 09:20h Meninos da Vila x Grêmio Vila
Jogo 06: 10:10h Polo Feira x Dragões
Jogo 07: 11h FEM Polo Sudesb x Bora Nordeste                                          
Sábado 23/10 (tarde)
Jogo 09: 14:00h  Meninos da Vila  x Confiança
Jogo 10: 14:50 Grêmio Vila x Polo Sudesb
Jogo 11: 15:40h Confiança x  Polo Feira         
Jogo 12: 16:30h Yacht x Dragões                      
Domingo 24/10 (manhã)
Jogo 13: 8h Meninos da Vila x Polo Sudesb                           
Jogo 14: 8:50h Grêmio Vila x Polo Salvador                         
jogo 15: 09:40h Polo Feira x Yacht
Jogo 16: 10:30 Confiança x Dragões                                       
 
O Circuito Open de Polo Aquático é uma realização da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A competição conta com apoio do governo do estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Bahia Juniors Cup chega à 36ª edição com atletas de nove países

Depois de um ano de ausência por conta da pandemia, o tradicional evento do Bahia Juniors Cup está de volta para sua 36ª edição entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro em Salvador, na Bahia.

Bahia Juniors Cup está de volta para sua 36ª edição.
Colaboração de texto: Fabrizzio Gallas/GallasPress
Colaboração de foto: Juarez Mathias/GallasPress
 
O torneio conta pontos para o ranking mundial juvenil da Federação Internacional de Tênis e tem o apoio da Federação Bahiana de Tênis. A competição deste ano será disputada no Clube Bahiano de Tênis e também na Associação Atlética da Bahia, nos vizinhos bairros da Graça e da Barra e terão 240 atletas de todo o território nacional e ao todo de nove países.
 
Além do Brasil há atletas inscritos da Sérvia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia, Chile e da Bolívia. Ao todo serão disputadas quatro categorias. A principal, até 18 anos, conta com pontos para o ranking mundial, a seguir as categorias 14 e 16 anos contam pontos para o ranking sul-americano do Cosat e a 12 anos contabilizando para o ranking nacional da CBT.
 
O Bahia Juniors Cup é celeiro de grandes nomes do tênis brasileiro. Já disputaram a competição nomes como Gustavo Kuerten, campeão em 1993 na categoria 16 anos sobre o talento baiano Duda Catharino Gordilho em batalha de três sets, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin, que chegaram ao top 10 juvenil disputando os Grand Slams, fizeram a estrelada final na temporada 2018 com triunfo do tenista local.
 
"Estamos muito felizes em poder resgatar o Bahia Juniors Cup após um ano sem poder realizar a competição. Aqui nascem várias estrelas do tênis nacional e é uma satisfação poder dar essa oportunidade aos novos nomes que estão surgindo", disse Duda Catharino, diretor da competição.
 
A 36ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Sudesb, Superintendência do Desporto da Bahia, além dos apoios do Clube Bahiano de Tênis, da Associação Atlética da Bahia. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.
 

sábado, 16 de outubro de 2021

Bahia empata com o América (MG) e dorme fora do Z-4

O Bahia empatou sem gols com o América (MG), neste sábado (16), no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

América e Bahia não saíram do zero a zero.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Felipe Santana/ECB

Com o resultado, o Bahia chegou aos 28 pontos e vai dormir fora do Z-4.  Agora, o time comandado por Guto Ferreira é o 15º colocado. Para encerrar a rodada fora da zona de rebaixamento, o Tricolor precisa torcer por uma vitória do Grêmio sobre o Juventude. As duas equipes se enfrentam no domingo (17), às 18h15, em Porto Alegre (RS). Confira a matéria completa:


quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Allan do Carmo e Maria Luiza vencem 3ª Etapa do Baiano de Maratonas Aquáticas

O evento aconteceu na Praia de São Tomé de Paripe e homenageou o Renato Novis, ex-atleta e campeão baiano de maratonas aquáticas em sua categoria, que nos deixou em março deste ano.

Pódio masculino da Maratona Aquática.
Da redação com informações e foto do ASCOM FBDA
Colaboração de foto: Willyam Nascimento/ASCOM FBDA
 
A 3ª etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas - Troféu Renato Novis, realizado no sábado (9), foi um sucesso. Na prova principal masculina, depois de uma chegada apertadíssima, Allan do Carmo (Yacht Clube da Bahia) confirmou seu favoritismo e venceu a prova de 5km. O segundo colocado foi Ronaldo Zambrano (Yacht Clube da Bahia), seguido por Renan Barbosa (Rhanc Costa Verde). Os atletas da AAB/CTRA, João Victor Avelar e Raul Lessa completaram o pódio.

Pódio feminino da Maratona Aquática.
Já no feminino, o pódio foi formado por três atletas já classificadas para a Copa Pacífico, em dezembro. São elas: Maria Luiza Cunha (AAB/CTRA), que confirmou sua boa fase ao se manter invicta no campeonato estadual, Ana Clara Guerra (Acqua Center) e Claudine Tekes (Yacht Clube da Bahia). Marcia Santos e Amanda Morena, ambas do Yacht Clube da Bahia, ocuparam a quarta e a quinta colocação.
 
Além da prova principal, a competição contou com provas nas categorias mirim, petiz e rápida com os atletas nadando 500m e 1km, respectivamente.
 

Joel Tudor e Honolua Blomfield festejam o tri mundial de long

Californiano entra em um seleto grupo que tinha só quatro surfistas, Havaiana é a primeira mulher a conquistar três títulos mundiais, Chloe Calmon fica nas semifinais e termina em terceiro no ranking.

Os tricampeões mundiais Honolua Blomfield e Joel Tudor.
Colaboração de texto: João Carvalho/ Felipe Marcondes/©WSL
Colaboração de foto: Lodin/©WSL
 
O californiano Joel Tudor e a havaiana Honolua Blomfield festejaram o tricampeonato mundial de longboard no Jeep Malibu Classic apresentado pela Havaianas na Califórnia, Estados Unidos. Os dois títulos foram decididos antes das finais na terça-feira em Malibu Beach. Honolua é a primeira mulher a ser tricampeã, mas sua faixa já foi carimbada na final pela francesa Alice Lemoigne, que tinha derrotado Chloe Calmon na disputa pelo vice-campeonato mundial nas semifinais. Mas, Joel Tudor sacramentou o tri com vitória sobre o inglês Ben Skinner na etapa que fechou o World Surf League Longboard Tour 2021. Confira a matéria completa:

LayBack Pro traz WSL de volta à Floripa em novembro

Praia Mole volta a ser palco do WSL Qualifying Series após 11 anos. A capital catarinense é recordista com 27 etapas do QS desde 1992 e terá a primeira competição da WSL no Brasil após a pandemia.

O Brasil volta ao cenário mundial do surf após à pandemia.
Colaboração de texto: João Carvalho/Gabriel Gontijo/©WSL
 
A cidade de Florianópolis volta a sediar uma etapa do Circuito Mundial de Surfe, com a estreia do LayBack Pro apresentado pela Billabong nos dias 10 a 14 de novembro na Praia Mole. A praia mais badalada da Ilha de Santa Catarina, retorna ao cenário internacional do esporte depois de 11 anos, com uma etapa do World Surf League Qualifying Series, com status QS 3000 para os homens e QS 1000 para as mulheres. A última passagem do Circuito Mundial pela Praia Mole foi em 2010, com o espanhol Aritz Aranburu e a havaiana Coco Ho festejando os títulos. Confira a matéria completa:

Raicca Ventura e Weslley Alves são campeões da 2ª etapa da LAB

A 2ª Etapa da LAB - Liga Amadora de Bowl aconteceu no LayBack Park São Paulo, na capital paulista e foi a segunda etapa do circuito, que começou no Rio de Janeiro.

O vencedor masculino foi o paulista Weslley Alves, o Moskito.
Colaboração de texto: Rafael Miramoto/CBSk
Colaboração de foto: Heverton Ribeiro/CBSk
 
No feminino, o pódio foi conquistado por Raicca Ventura (campeã) - skatista da Seleção Brasileira Júnior -, seguida de Fernanda Tonissi e Victoria Bassi, todas paulistas e com 14 anos de idade. A melhor volta de Raicca lhe rendeu 52.00 pontos. O vencedor no masculino foi o paulista Weslley Alves, o Moskito. Em segundo lugar ficou Kalani Konig, de Florianópolis (SC) e também da Seleção Brasileira Júnior, e em terceiro ficou o curitibano Gui Khury. Os três ficaram com pontuação acima dos 73 pontos e diferenças muito pequenas definiram suas colocações.

No feminino, Raicca Ventura foi a campeã.
Pelo fato de seguir todas as medidas preventivas contra Covid e Organização Mundial da Saúde (OMS) não houve presença de público. O evento aconteceu no dia 09 de outubro, teve cobertura completa e transmissão ao vivo nas mídias oficiais da LAB, no YouTube e no Instagram.
 
O mais novo circuito de bowl conta com a parceria da Confederação Brasileira de Skate. A Liga ainda passará por Belo Horizonte e Florianópolis, sempre com a participação de alguns dos maiores nomes das categorias amador masculino e feminino.
 
Os Campeonatos Brasileiros Amadores homologados pela CBSk contam com patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.
 
Resultado:
Feminino LAB:
1º) Raicca Ventura (14) - Santo André - SP - 52.00
2º) Fernanda Tonissi (14) - São Paulo - SP - 49.33
3º) Victoria Bassi (14) - Ribeirão Pires - SP - 47.00
4º) Sofia Curi Geyerhahn (9) - São Paulo - SP - 44.00
5º) Helena Laurino (9) São Paulo - SP - 41.00
6º) Carolyna Fachin de Souza (16) - São Paulo - SP - 35.33
7º) Marina Praxedes de Lima (9) - São Paulo - SP 28.00
8º) Lua Vicente (16) - Santos - SP - 28.00
9º) Sofia Godoy (12) - Campo Bom - RS - 41.67
10º) Maite Demantova (11) - Curitiba - PR - 41.33
11º) Manuela Diniz Tomitake (10) - Indaiatuba - SP - 38.00
12º) Fernanda de Castro (10) - São Paulo - SP - 31.33
13º) Júlia Ventura (22) - Lorena - SP - 31.00
14º) Clara Lua do Rosário (11) - Curitiba - PR - 28.33
15º) Marina Martins Brauner (12) - Pelotas - RS - 28.00
16º) Flavia Tsuki (10) - Curitiba - PR - 27.67
17º) Carol Suzaki (8) - Indaiatuba - SP - 25.33
18º) Maria Eduarda Nocera (17) - São Paulo - SP - 22.33
19º) Marina Simão (12) - Curitiba - PR - 18.00
20º) Mirella Hoshi (10) - Curitiba - PR - 17.00
21º) Luiza Hiumi Barreto Itiki (8) - SBC - SP - 17.00
22º) Alice Lisboa (13) - Taboão da Serra - SP - 16.67
23º) Isabela Santos (13) - Florianópolis - SC - 15.00
24º) Anna Luisa Leão (12) - Santo Andre - SP - 13.00
 
Masculino LAB:
1º) Weslley Alves - Moskito (19) - São Paulo - SP - 75.67
2º) Kalani Konig (14) - Florianópolis - SC - 73.67
3º) Gui Khury (12) - Curitiba - PR - 73.33
4º) Pedro Carvalho (16) - Florianópolis - SC - 73.33
5º) André Mariano (18) - São Paulo - SP - 70.00
6º) Ian Poletto (17) - Florianópolis - SC - 65.00
7º) Vinicius Kothe (17) Florianópolis - SC - 65.00
8º) Eduardo Alvares (21) - Curitiba - PR - 57.33
9º) Giovanni Fontanela (20) - Curitiba - PR - 53.00
10º) Fernando Previ (16) - São Paulo - SP - 53.00
11º) Mateus Guerreiro (19) - Florianópolis - SC - 52.00
12º) Cahique Gregório - Caca (14) - São Paulo - SP - 52.00
13º) Pedro Ribeiro (14) - São Paulo - SP - 52.00
14º) Dan Sabino (13) - São Paulo - SP - 51.67
15º) Victor Picoli Ikeda (16) - São Paulo - SP - 51.33
16º) Gustavo Picaski (18) - Imbituba - SC - 51.33
17º) João Pedro - JP (21) - Taubaté - SP -  48.67
18º) Ricardo Akira (23) - São Paulo - SP - 48.67
19º) Diego Mitsuo Takahashi (14) - Florianópolis - SC - 48.67
20º) Gusthavo Henrique Santos (20) - SBC - SP - 45.00
21º) Gabriel Máximo (22) - São Paulo - SP - 42.00
22º) Gabriel Lima Gazola (15) - São Paulo - SP - 40.67
23º) Gabriel Campos Charleaux (18) - Potim - SP - 39.00
24º) Matheus Silva (18) - São Paulo - SP - 39.00
25º) Luan de Almeida (18) - Florianópolis - SC - 39.00