segunda-feira, 10 de maio de 2021

Chega ao fim o impasse entre Prefeitura de Lauro de Freitas e ABK

A Associação Baiana de Karts (ABK) comunicou, na manhã desta segunda (10), que foi realizada uma reunião conciliatória na sede da PMLF - SEDUR com a presença do Coordenador Executivo, Sr. Fabricio Pereira e a Diretoria da ABK.

ABK deverá ceder área para 12 doze containers.
Da redação
 
Após negociação, as partes pactuaram que a ABK deverá ceder uma área suficiente para a alocação de 12 (doze) "containers" pelo prazo de até cento e oitenta (180) dias corridos, sem qualquer custo à Prefeitura de Lauro de Freitas.
 
Ainda ficou acordado que PMLF será responsável por todos os custos e execução das atividades de intervenção necessárias à segurança, medidas sanitárias e de ordenamento da área supramencionada, visando o conforto e tranquilidade para os usuários das Partes, bem como de toda a população que transita pela localidade. Confira a matéria completa:

A bicicleta e a pandemia

A bicicleta é mais viável nos momentos de crise por ser bem mais barata, se enquadram na recomendação da OMS e são mais seguras que encarar as aglomerações nos transportes públicos coletivos.

O jornalista Hendrik Aquino nunca viu tanta bike na rua.
Colaboração de texto e foto: Hendrik Aquino
 
São Tomé ficou conhecido como o apóstolo que só acreditou após ver, daí surgiu a frase: “Só acredito, vendo”. A dúvida, pode nos favorecer em muitos momentos, permitindo-nos, por exemplo, buscar mais informações antes de tomarmos uma decisão importante. No entanto, muitos de nós, acaba perdendo grandes oportunidades por não acreditar no que está diante dos nossos olhos.
 
É o caso das bicicletas. Após perceber o quanto elas são importantes no planejamento urbano, passei a vê-las com mais frequência e em todos os lugares. Quando se fala em esporte, lá está ela. Quando se fala em lazer, saúde, meio ambiente, mobilidade, turismo, educação e em diversos outros temas, a bicicleta está presente podendo desempenhar até um papel de destaque.
 
Há mais de um ano, o que mais se fala, em todos os veículos de comunicação é sobre a... pandemia, causada pelo Covid-19 e as medidas restritivas para se evitar a contaminação. Diante do cenário inédito em todo o planeta, muitas empresas estão fechando, trabalhadores perdendo os seus empregos, pessoas morrendo e grande parte dos segmentos enfrentando uma grave crise econômica. O ano de 2020 foi quase que completamente “perdido” para boa parte do comércio diante de tantas dificuldades, no entanto, eis que surge, mais uma vez, a bicicleta, com um aumento de 50% nas vendas de 2020 em comparação a 2019**. Mas como assim? Como pode a bicicleta ter um aumento tão expressivo em vendas no mesmo ano em que a economia entrou em crise e pegou a todos de surpresa? A resposta é simples: A bicicleta é mais viável também nos momentos de crise. Bem mais barata para ser comprada e mantida que um automóvel ou uma motocicleta, a “magrela”, como também é chamada, se enquadra na recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao distanciamento e ampliou a sua participação como meio de transporte, pois as pessoas se sentiram mais seguras, devido a menor quantidade de automóveis circulando nas ruas e, até mesmo, optaram por pedalar em vez de encarar as aglomerações nos transportes públicos coletivos. A bike também merece destaque no quesito saúde. Diante de tantas notícias sobre o assunto, muitas pessoas lembraram da velha recomendação médica sobre praticar atividades físicas. Como se não bastasse, a bicicleta está dando também uma significativa contribuição na geração de emprego e renda, sobretudo no trabalho por delivery, influenciando assim o crescimento do mercado de bicicletas no Brasil.
 
São tantos os benefícios gerados pelas bicicletas que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou uma força tarefa para garantir a sua continuidade nas cidades europeias, incentivando a mobilidade ativa e transformando propostas em políticas públicas, adequando o planejamento urbano acolhendo os ciclistas e pedestres para que utilizem de maneira mais segura as ruas e os demais espaços públicos.
 
Em Lauro de Freitas, na Bahia, um passo importante já foi dado com a criação da Lei 1.892/2020, que destina o percentual de 5% da receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito para a implantação e sinalização exclusivamente voltada aos ciclistas. Quando implementada, a medida ampliará a segurança dos que já pedalam, incentivando o aumento do uso da bicicleta, elevando o desenvolvimento da cidade com a geração de emprego e renda, além de um novo status em relação tanto ao conceito de modernidade como de sustentabilidade.
 
É possível acreditar nas possibilidades de desenvolvimento sustentável para as cidades. Só não vê quem não quer.
 
* Hendrik Aquino é designer e jornalista, pós-graduado em planejamento urbano e gestão de cidades.
** Levantamento realizado pela Aliança Bike.
 

domingo, 9 de maio de 2021

Bahia vence o Bahia de Feira e sai em vantagem na semi do Baiano

O Bahia venceu o Bahia de Feira por 1 a 0, neste domingo (9), no Estádio de Pituaçu, em partida válida como jogo de ida pela semifinal do Campeonato Baiano.

O time da capital saiu na frente na disputa de 180 minutos.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Guilherme Kahuna/ECB
 
 
Pablo marcou o gol, garantindo o triunfo para o time da capital. O segundo jogo, que define quem irá disputar a final do estadual, acontece na próxima quarta (12), às 21h30, no Estádio Alberto Oliveira, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Para seguir, o Bahia precisa de um empate e vai enfrentar na final o vencedor do confronto entre Atlético de Alagoinhas e Juazeirense. Confira a matéria completa:


sábado, 8 de maio de 2021

Nos pênaltis, Bahia vence Ceará e conquista Copa do Nordeste

Após vence o Ceará no tempo normal por 2 a 1 e na disputa por pênaltis em 4 a 2, o Bahia sagrou-se campeão da Copa do Nordeste, neste sábado (8), na Arena Castelão.

Rodriguinho marcou o primeiro gol do Bahia de pênalti.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB
 
Os gols da partida foram marcados por Rodriguinho, de pênalti, e Gilberto, em bela jogada individual, descontado por Jael. Como havia perdido o primeiro jogo pelo placar de 1 a 0, a decisão foi para os pênaltis. E nas penalidades o Esquadrão de Aço levou a melhor ao superar o adversário. Nos pênaltis, o Bahia venceu por 4 a 2 com gols de Rodriguinho, Matheus Galdezani, Lucas Araújo e Conti. O goleiro Matheus Teixeira defendeu a cobrança de Jorginho. Confira a matéria completa:


Após mutilar o Kart Baiano, Prefeitura de Lauro de Freitas vê Judô abandonar Centro Pan-Americano

A Prefeitura de Lauro de Freitas gasta 43 milhões para acabar com o Kartódromo Internacional Ayrton Senna, construir centro de treinamento e Confederação Brasileira de Judô devolve as instalações para Sudesb.

Pilotos do Kart protestam em frente ao Elefante Azul.
Por: Miguel Brusell com informações do Olhar Olímpico 
 
Como diz por estas bandas: A Bahia ficou sem tico nem teco. Na manhã deste sábado, pilotos mecânicos e apaixonados pelo kartismo participaram de um protesto contra a Prefeitura de Lauro de Freitas que quer transformar o que restou do ex-Internacional Kartódromo Ayrton Senna em alojamento para ambulantes da Praia de Ipitanga. Confira a matéria completa:

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Ayrton Senna se revira no túmulo com mais uma mutilação da Prefeitura de Lauro de Freitas ao kartódromo com o seu nome

Depois de demolir 40 boxes e retirar um pedaço da pista suficiente para que o Kartódromo perdesse a chancela internacional, a PLF segue com seu objetivo de ir mutilando, pouco à pouco, o kartódromo até o seu fim.

 
A PMLF deu mais um paço para acabar com o kart na Bahia.
Por Miguel Brusell
Fotos: ABK
 
Por aqui, ficou conhecido o adágio popular que diz que a Bahia é a terra do já teve. Pois bem, um dia, a Bahia já teve um kartódromo internacional capaz de receber provas nacionais e até mundiais. Até o momento em que a Prefeitura de Lauro de Freitas achasse que não existia, em todo o município, um outro terreno para construir o Centro Olímpico de Judô. Confira a matéria completa:

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Vitória empata e dá adeus ao Baiano, Flu de Feira é rebaixado

Pelo terceiro ano seguido, o time rubro-negro caiu na primeira fase do Campeonato Baiano, ao empatar em 1 a 1 com o Fluminense de Feira, nesta quarta (5), no Estádio Manoel Barradas.

O Vitória entrou em campo desfalcado de 12 jogadores.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de fotos: Letícia Martins/Pietro Carpi/ECVitória
 
Já o Touro do Sertão terminou rebaixado. O Vitória entrou em campo desfalcado. Doze jogadores foram diagnosticados com Covid-19. O centroavante Samuel, um dos destaques da equipe, precisou cumprir suspensão e ficou de fora do duelo. Aos oito minutos, Alisson Farias cruzou para Wallace, que cabeceou para fora.