quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Lugar de mulher é no mar

As surfistas estão dropando as ondas como ninguém. Crescem as conquistas das mulheres no surfe nos últimos tempos, o que confirma que ao desempenho feminino no esporte não devem ser impostos limites.

Maya Gabeira na maior onda surfada na história da WSL.
Colaboração de texto: João Carvalho/ Felipe Marcondes/Casa do Bom Conteúdo/©WSL
Colaboração de foto: Masurel/Stergiou/Sloane/Miranda/Smorigo/Getty Images
 
Desde que a australiana Isabel Letham surfou em pé pela primeira vez, em 1915, ninguém segurou mais as mulheres no mar. Elas ainda são minoria, porém o número de mulheres surfistas vem crescendo. E, melhor: as conquistas femininas têm sido arrasadoras. São muitas mulheres fazendo história no surfe – dezenas delas do Brasil – cada uma por um motivo, por sua biografia no esporte, fato que é celebrado pela World Surf League (WSL), defensora ferrenha de uma postura mais igualitária entre gêneros. Reconhecidamente, há guerreiras conquistando cada vez mais o seu merecido espaço em um cenário ainda dominado por homens. 

CBSk e ONG Social Skate lançam cartilha para dar suporte ao movimento Skate Social no Brasil

Em mais uma ação conjunta para dar suporte ao movimento Skate Social no Brasil, Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e ONG Social Skate lançam CBSk a cartilha Descomplica.


O Skate social terá apoio de ong no Brasil.
Colaboração de texto: Rafael Miramoto/CBSk
Colaboração de foto: Júlio Detefon
 
O material didático oferece informação estruturada para os projetos brasileiros que trabalham o skate como ferramenta de inclusão social e também pretende fomentar o nascimento de novas iniciativas. Desenvolvida pela pedagoga Leila Vieira, da ONG Social Skate, e com projeto gráfico da CBSk, a cartilha está divida em três capítulos: Projeto social, ONG e Lei de Incentivo ao Esporte. O material ainda contém um glossário de palavras-chave.
 
Para Sandro Testinha, da ONG Social Skate, a oportunidade de fazer a cartilha junto com a CBSk atende a uma demanda antiga que a ONG recebe desde o primeiro ano de atividade. “Como a gente sempre fez muito barulho por aí, a galera sempre perguntava: qual é o caminho? Qual é o segredo? Durante esses anos a gente estava até um pouco receoso de divulgar porque não sabíamos qual o destino que o caminho que traçávamos poderia nos levar. Ao longo do tempo, a gente foi entendendo que era sempre levando para boas ideias, boas parcerias, boas ações e bons resultados no trabalho que fazemos. Então, nesse ano de 2020, nesse diálogo com a CBSk e essa parceria com a Social Skate, deu-se o trabalho inicial do mapeamento e, agora, entendendo quem são, onde estão e como estão as entidades que utilizam o skate como ferramenta de inclusão social, acho que foi o momento certo para elaborar e poder soltar a cartilha”.
 
“A cartilha tem as respostas para as perguntas que recebíamos no privado toda semana aqui nas redes sociais da ONG e acredito que da CBSk também. É uma bela iniciativa e um belo trabalho. A ponta de um trabalho que agora a gente pode começar a trilhar por mais um bom tempo”, completa Testinha.
 
O mapeamento realizado como fruto da parceria entre CBSk e ONG Social Skate teve início em julho. Até aqui, 39 projetos foram cadastrados. As principais demandas apresentadas pelas iniciativas são a falta de recursos financeiros e de apoio com materiais para as atividades esportivas, a falta de locais apropriados e de pistas de skate adequadas e a deterioração de espaços públicos destinados ao fomento da prática esportiva.
 
Além disso, dos 39 projetos, 27 atuam de forma independente, não estando regularizados juridicamente e, por isso, não podem ter acesso a recursos provenientes de leis de incentivo. A falta de recursos também é apontada como impeditivo para a regularização. “A cartilha foi pensada para aqueles que, assim como nós, da Social Skate, também encontraram no meio do caminho esta parte burocrática como obstáculo. Mas como Skatistas que somos, a cada Ollie saltamos barreiras e estamos ainda aprendendo a manobrar com destreza por este ambiente que parece difícil, mas que se descomplica, fica de fácil entendimento e possível de realizar a grande manobra fomentando o Skate como Ferramenta de Inclusão Social. A cartilha foi desenvolvida com base nos apontamentos apresentados pelos projetos, com o objetivo de orientar, facilitar e dar direção para que juntos possamos levantar a Bandeira do Skate como agente de Educação e Transformação Social”, destaca a pedagoga Leila Vieira.
 
“O sentimento de inclusão, união e irmandade está na essência do estilo de vida dos skatistas. A parceria com a ONG Social Skate está permitindo com que a CBSk atue também nessa frente. Isso nos orgulha muito, pois estamos contribuindo para a estruturação e fomento do Skate Social no Brasil”, completa Lauro Netto, diretor de Arbitragem da CBSk.
 
A cartilha Descomplica está disponível para download no site da CBSk pelo link > https://bit.ly/2H4Arxm . O material também está sendo enviado para todos os projetos já cadastrados até aqui. Para mais informações, escreva para comunicacao@cbsk.com.br
 
CBSk e ONG Social Skate
 
Desde julho, CBSk e ONG Social Skate já mapearam cerca de 40 projetos brasileiros que tem o skate como ferramenta de inclusão social. Em uma primeira inciativa conjunta, um total de 28 mil máscaras e cerca de 50 litros de álcool em gel já foram distribuídos entre grande parte dos projetos cadastrados, além de entidades filiadas à CBSk, skatistas e colaboradores da entidade.
 
CBSk e ONG Social Skate seguem abertas para o cadastramento de novos projetos e em diálogo com as iniciativas já contatadas. Sempre com o objetivo de não apenas oferecer suporte, mas também dar visibilidade a essas ações pelos canais de comunicação da Confederação e seus agentes, e assim atrair atenção e recursos.
 
Novos projetos podem ser cadastrados pelo social.skate@cbsk.com.br
 

Italo Ferreira fala sobre a preparação para o CT 2021

O potiguar Italo Ferreira ainda não conseguiu nem começar a defender o título mundial que conquistou na final brasileira com Gabriel Medina no Pipe Masters de 2019 no Havaí, mas tem se mantido bem ativo esse ano.

Italo Ferreira com o troféu de campeão mundial de 2019.
Colaboração de texto: João Carvalho/ Felipe Marcondes/©WSL
Colaboração de foto: Cestari/Heff/Poullenot/Getty Images

Desde o cancelamento do World Surf League Championship Tour 2020, o surfista de Baía Formosa tem mostrado sessões de freesurf eletrizantes e inovadoras em casa e no exterior, nos clipes que vem publicando em suas mídias sociais. Depois, quando começou a participar dos eventos do WSL Countdown, Italo continuou como terminou o ano de 2019. Confira a matéria completa:


Campeão sul-americano, João Chianca, quer vaga na WSL em 2021

O surfista de Saquarema conquistou o título da WSL Latin America em 2019 e começou bem a temporada 2020 com o vice-campeonato no QS 5000 de Pipeline no Havaí.

João Chianca com troféu da WSL Latin America em 2019.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: The Box/Diaz/Saguibo/Sloane/Getty Images
 
O surfista de Saquarema, João Chianca, 20 anos, vive a expectativa da retomada das competições no Circuito Mundial, para ir em busca de uma vaga na elite dos top-34 que disputa o World Surf League Championship Tour. Em 2019, o irmão mais jovem do campeão mundial de ondas grandes, Lucas “Chumbo” Chianca, conquistou o título sul-americano de surfe profissional da WSL Latin America. Em 2020, começou bem o ano com o vice-campeonato no QS 5000 Volcom Pipe Pro e competiu nas provas mais importantes da Austrália em março, as últimas antes da temporada ser cancelada. Confira a matéria completa:


sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Bahia consegue arrancar empate com o Goiás nos acréscimos

Em um jogo brigado e marcado pela fraca qualidade técnica, Bahia e Goiás empataram em 1 a 1 na noite desta sexta-feira (16) no estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Bahia enfrentou o Goiás e o juiz que errou bastante.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB
 
O primeiro gol foi marcado por Vinícius para o esmeraldino, mas Fessin conseguiu arrancar o empate aos 49 da segunda etapa. Com o resultado, o Bahia chega aos 16 pontos e deixa a zona de rebaixamento. Na segunda (19), a equipe joga contra o Atlético Mineiro no Estádio de Pituaçu. Confira a matéria completa:

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Com “O Rei do Tatame”, Jiu Jitsu volta a ter competições na Bahia

Com um rígido protocolo de controle de entrada no ginásio com teste de detecção do Covid-19, foi realizado, no dia 10 de outubro, o primeiro evento pós pandemia de Jiu Jitsu organizado pela Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA.

Foi realizado o primeiro evento de Jiu Jitsu pós pandemia.
Fonte e fotos: Evandro Nascimento/FBJJMMA
 
Autorizado pelo Prefeitura de Salvador, o evento aconteceu na Associação Atlética da Bahia e contou com o apoio da Secretaria do Trabalho, Esporte e Lazer (SEMTEL). Teve a participação de 40 atletas, sendo 20 lutas com duplas fixas que se enfrentaram apenas uma vez em lutas casadas. Sem presença de público, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da FBJJMMA.
 
Para a realização, a FBJJMMA apresentou um rígido protocolo com controle de entrada no ginásio e teste de detecção do Covid-19 aplicado em todos os presentes, além dos demais protocolos previstos pelas autoridades sanitárias. A transmissão teve toda estrutura necessária para a cobertura com 5 câmaras posicionaras em locais estratégicos, o que proporcionou um grande espetáculo para aqueles que acompanharam de casa.
 
Tudo isso só foi possível graças ao empenho do ex-secretário da SEMTEL, Alberto Pimentel que em pouco tempo de gestão conseguiu trazer para dentro da Secretaria a expertise das Federações de algumas modalidades. “O Rei do Tatame” foi o primeiro e único evento esportivo autorizado após a pandemia e marca o retorno do Jiu Jitsu e do esporte para a capital Salvador.
 


Vencedores:
1. Jeron Nordeste JJ
2. Raquel Kelt Nordeste
3. Tercio Arruda Delariva
4.  Ricardo Silva da Karequinha
5. Gabriel Alves GFTeam
6. Ellen Miranda Raiz
7. Joao Ferreira LG System
8.
9. Marcos Bispo Raiz JJ
10. Gabriel Fernandes Corpo e mente
11. Iago Evangelista Sixblad
12. Daniel Bahren Nordeste
13. Adenildo Tico Raiz
14. Felipe Franco Cassao
15. Alexandre Paixão Raiz JJ
16. Lucas Morais Raiz JJ
17. Mike Bragato Raiz JJ
18. Dacio Fernandes Nova União
19.João Uchoa Team Kamui
20. Tiago Azevedo Team Carvalho

domingo, 11 de outubro de 2020

Bahia perde para o Fluminense no Maracanã

O Bahia perdeu para o Fluminense por 1 a 0 na tarde deste domingo (11), no Estádio do Maracanã, em jogo válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.


Mano deixou o campo irado com a arbitragem de José Mendonça.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Felipe Santana/ECB

O único gol do jogo foi marcado por Nenê em cobrança de pênalti que foi assinalado com a participação do árbitro de vídeo. Com o resultado, o Bahia segue com 15 pontos conquistados e caiu para a 16 posição. A equipe do técnico Mano Menezes volta a jogar na próxima sexta (16) contra o Goiás, na Serrinha, em Goiás. Confira a matéria completa:

sábado, 10 de outubro de 2020

Vitória perde para o Avaí na estreia de Eduardo Barroca

O Vitória perdeu para o Avaí por 2 a 1 na tarde deste sábado (10) no Estádio Manoel Barradas, em jogo válido pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro João Vitor marcou o gol do Vitória.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de fotos: Letícia Martins/Pietro Carpi/ECVitória
 
O Leão, que contou com a estreia do técnico Eduardo Barroca, saiu na frente com João Victor, mas o time catarinense conseguiu dois gols de pênalti com Valdívia. Com o resultado, o Rubro-negro permanece com 18 pontos e caiu para o 12º lugar, mas ainda pode perder duas posições até o final da rodada. A equipe só volta a jogar no sábado (27), contra a Chapecoense, na Arena Condá. Confira a matéria completa:



quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Bahia vence o Vasco por 3 a 0 e respira no Brasileirão

O Bahia voltou a vencer no Brasileirão na noite desta quarta (7) ao superar o Vasco por 3 a 0 no Estádio de Pituaçu, em partida válida pela 14ª rodada da Séria A do Campeonato Brasileiro.

Enfim, Clayson conseguiu marcar com a bola rolando.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

Em uma noite inspirada do setor ofensivo, Clayson, Rossi e Gilberto marcaram os gols que deram o triunfo ao tricolor. Com o resultado, o Bahia vai aos 15 pontos e sobe para o 12º lugar, mas pode perder uma posição até o final da rodada. No próximo domingo (11), às 16 horas, o desafio será contra o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Confira a matéria completa:


terça-feira, 6 de outubro de 2020

No Barradão, Vitória perde para o América (MG)

O Vitória foi derrotado por 2 a 1 pelo América (MG), nesta terça (6), no Estádio Manoel Barradas, em confronto válido pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.


Vitória corre atrás da bola para subir para a Série A.
Da redação com informações do Bahia Noticias
Colaboração de fotos: Pietro Carpi/ECVitória
 
Os gols da partida foram marcados por Ademir e Felipe Azevedo, para o América e Thiago Carleto, para o Vitória. Com o resultado, o time baiano estacionou nos 18 pontos, mas caiu para a 10ª posição, mas pode perder três posições até o final da rodada. A próxima partida será contra o Avaí, sábado (10), às 16 horas, novamente no Manoel Barradas. Confira a matéria completa:




domingo, 4 de outubro de 2020

Em Pituaçu, Bahia é derrotado pelo Sport

O Bahia ampliou o jejum de triunfos em casa para cinco jogos, na noite deste domingo (4), perdendo para o Sport por 2 a 1, em Pituaçu, em jogo válido pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Mano conheceu a quarta derrota no comando do Bahia.
Da redação com informações do Bahia NotíciasColaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB Pela "Lei do Ex", Hernane Brocador cobrou pênalti abrindo o placar para os visitantes no primeiro tempo e Marcão ampliou na etapa complementar. Saldanha descontou para os donos da casa. Com o resultado, o time baiano estacionou nos 12 pontos e segue fora da zona de rebaixamento no 16° lugar da tabela de classificação. O Bahia volta ao gramado na próxima quarta (7), às 19h15, contra o Vasco, novamente em Pituaçu, pela 14ª rodada do Brasileirão. Confira a matéria completa:


sábado, 3 de outubro de 2020

Salvador ganha Estação Cidadania em São Marcos

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (SEMTEL), inaugurou, no dia 02 de outubro de 20, na Avenida São Rafael a Estação Cidadania Salvador - São Marcos.

Neto se uniu ao Governo Federal para beneficiar o povo.
Da redação
 
Com o objetivo ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público qualificado, incentivando o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (SEMTEL), inaugurou, no dia 02 de outubro de 20, na Avenida São Rafael a Estação Cidadania Salvador - São Marcos.
 
O repasse total para a construção do empreendimento foi de aproximadamente 4 milhões, sendo distribuídos para a edificação e equipamentos necessários para a estrutura esportiva, como o Ginásio Poliesportivo, com arquibancada para 181 ou 122 lugares, dependendo da utilização, e a área de apoio com sala de administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, depósito, academia e sanitários públicos.


 
O espaço deverá proporcionar a prática de atividades esportivas acompanhadas por especialista, impulsionando o desenvolvimento técnico, físico, mental e educacional dos participantes. Serão atendidos beneficiários na faixa etária de 8 (oito) à 18 (dezoito) anos, que comprovem frequência escolar de nível básico e médio, além de atletas vinculados a clubes, escolas, universidades, ligas, federações, dentre outros, visando o aprimoramento esportivo.

A cada ano, serão ofertados materiais esportivos e cursos teóricos e práticos para cada modalidade, entre elas as Olímpicas como Basquetebol, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Taekwondo, Vôlei, Boxe e Futsal e as Paraolímpicas Judô e Voleibol Sentado. A estimativa é de que 750 beneficiários sejam treinados por ano.
 
Devido ao fato de o território ser vulnerável socialmente, a Estação Cidadania Salvador - São Marcos deverá realizar, ainda, acompanhamento psicossocial para os praticantes.


sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Vitória leva gol nos acréscimos e deixa escapar dois pontos

Terminou em 1 a 1 a partida do Operário (PR) contra o Vitória, válida pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, em jogo disputado na noite desta sexta (2) no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR).

O Vitória deixou dois pontos escapar nos acréscimos.
Da redação com informações do ECVitóriaColaboração de fotos: Letícia Martins/Pietro Carpi/ECVitória Parecia que o jogo estava controlado, com a vitória parcial por 1 a 0, o árbitro concede cinco minutos de acréscimos. Aos 46 minutos, numa bola alçada na área, saiu o gol do empate do Operário (PR) que impediu o Vitória de vencer pela primeira vez fora de casa e conseguir a reabilitação. Com o resultado, o time baiano perdeu uma posição e agora está a quatro ou cinco pontos do G4, a depender dos resultados restantes da rodada. Agora, o Vitória fará dois jogos seguidos em Salvador: dia 6, terça contra o América Mineiro, às 19h15, e dia 10, sábado, contra o Avaí, às 16h30. Confira a matéria completa:


quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Bahia vence o Botafogo no Engenhão

Com gols de Gilberto e Élber, Bahia vence o Botafogo, por 2 a 1 na noite desta quarta (30), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro e encerra longo jejum de nove partidas sem vencer.

Gilberto voltou a marcar, abrindo o placar no Engenhão.
Da redação com informações do ECBColaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB 

Considerados como dúvidas até momentos antes do jogo, os atacantes Élber e Gilberto colocaram a bola na rede, Pedro Raul descontou para o time da casa. Com o resultado, o Bahia vai aos 12 pontos e sobe para o 16º lugar. A caminhada dos comandados de Mano Menezes continua no próximo domingo (4) contra o Sport, às 18h15, no Estádio de Pituaçu. Confira a matéria completa: