quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Brasileiro de Tênis de Mesa acontecerá no Rio, valido para o Ranking 2020/21

Evento terá número reduzido de participantes, protocolo de segurança, ausência de público nas arquibancadas e maior número de dias de disputa.

Evento terá número reduzido de participantes.

Colaboração de texto e foto: Nelson Ayres/Claudia Mendes/CBMT cbtm.org.br
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) confirmou, nesta semana, a realização do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro. A competição está marcada para acontecer entre os dias 6 e 13 de dezembro, na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Será uma competição cercada de cuidados e bem diferente de anos anteriores. As inscrições estão abertas até o dia 16 de novembro, sendo que aqueles que se inscreverem até o dia 15 de outubro terão descontos. A área técnica da entidade fará uma live no canal do YouTube, nesta quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), para tirar dúvidas dos mesa-tenistas.
 
A primeira modificação é a não validação dos resultados para o programa Bolsa Atleta, do Governo Federal. Não há obrigatoriedade de presença e o número de inscrições para cada categoria será reduzido. O evento contará pontos para o ranking nacional de 2021. No último Brasileiro, mais de 1.300 atletas estiveram presentes, o que não acontecerá desta vez.
 
Para participar da competição, os mesa-tenistas terão de preencher e assinar um Termo de Responsabilidade Individual. Se um atleta tiver alguma comorbidade, terá de apresentar atestado médico liberando para a prática no torneio. Atletas acima de 60 anos deverão apresentar atestado médico obrigatoriamente.
 
O número de dias de torneio também foi modificado. Ao invés de seis, o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro terá oito dias de disputa. O torneio também terá dias específicos para cada categoria, em disputas individuais, seleções estaduais e de clubes, evitando a presença de um grande número de participantes ao mesmo tempo na Arena. Desta forma, os paralímpicos abrem a competição, no dia 6; super pré-mirins, infantis e juvenis jogarão nos dias 7 e 8; pré-mirins, mirins e juventude atuam nos dias 9 e 10; finalmente, absolutos e veteranos estarão nas mesas apenas entre os dias 11 e 13. Jogos de duplas não serão realizados.
 
Outra restrição é o número de torneios que cada atleta pode participar. Apenas os mesa-tenistas das categorias de base podem se inscrever em mais de uma categoria. Absolutos, veteranos e paralímpicos só podem participar de um torneio do Ranking. Isso também evitará um número grande de atletas ao mesmo tempo no local. Se o número máximo de inscritos de uma categoria for atingido, a CBTM irá validar as inscrições por critério técnico, através do rating dos atletas inscritos.
 
O TMB Platinum – Campeonato Brasileiro acontece na fase 3 do protocolo da CBTM, que trata do retorno de competições de forma controlada, onde as medidas de restrição são parcialmente flexibilizadas. As instalações esportivas podem ser abertas para competições esportivas, sem a presença de público e com número reduzido e controlado de participantes. Regras e protocolos convencionais da modalidade podem ser alterados, adaptados ou flexibilizados como medida de prevenção e proteção a atletas, árbitros e treinadores. Os vestiários devem permanecer fechados, estando liberados apenas os mictórios e pias.
 
O Rio de Janeiro volta a receber o torneio após cinco anos de ausência. A primeira edição da competição, em 1946, aconteceu em terras cariocas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário