quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Federação Internacional de Esgrima divulga calendário para 2021

Por conta da pandemia de Covid-19, não serão realizados novos torneios internacionais em 2020.

Não serão realizados torneios internacionais em 2020.

Colaboração de texto e foto: Nelson Ayres/Claudia Mendes/Fato&Ação
 
É hora de planejar o ano de 2021. Por conta da pandemia de Covid-19, a Federação Internacional de Esgrima (FIE) confirmou que não serão realizados novos eventos internacionais neste ano. Ao mesmo tempo, apresentou as datas dos primeiros eventos internacionais da temporada 2020/2021, a partir de janeiro. Vale lembrar que todos os eventos ainda carecem de confirmação e detalhamento.
 
Os primeiros eventos da temporada 2020/2021, de acordo com o calendário, devem ser as etapas da Copa do Mundo Feminina de Espada, em Havana, Cuba; a Copa do Mundo Feminina de Florete, em Katowice, na Polônia; e, as etapas do Grand Prix de Sabre (feminino e masculino), ainda sem locais definidos. Os três torneios estão previstos para acontecer entre os dias 15 e 17 de janeiro. Ao todo, 32 eventos foram listados pela FEI, até maio do próximo ano.
 
A temporada 2019/2020 foi suspensa na metade de março, por conta da pandemia. Faltavam poucos eventos para o fechamento do ranking olímpico, que definiria as equipes classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, além das classificações individuais para o torneio.
 
O Pré-Olímpico das Américas, competição que classificará mais um atleta em cada arma e gênero, independentemente da posição no ranking olímpico, acontecerá em abril, no Panamá, mas ainda não tem data definida. Quatro atletas brasileiros buscam a vaga neste torneio: Athos Schwantes (espada masculino), Bia Bulcão (florete feminino), Karina Trois (sabre feminino) e Bruno Pekelman (sabre masculino). Nathalie Mollhausen (espada feminino) e Guilherme Toldo (florete masculino) já estão garantidos nos Jogos Olímpicos.
 
Com as primeiras definições do calendário internacional, a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) inicia os estudos para o calendário nacional da próxima temporada. Neste ano, há possibilidade de realização de alguns eventos entre novembro e dezembro, entre eles o Campeonato Brasileiro.
 
Confira a lista de eventos internacionais listados pela FIE:
 
Espada
Copa do Mundo Cuba – 15 a 17/1 – Havana (Fem.)
GP Catar – 29 a 31/1 – Doha (Fem.)
Copa do Mundo Espanha – 12 a 14/2 – Barcelona (Fem.)
Copa do Mundo Canadá – 12 a 14/2 – Vancouver (Masc.)
Copa do Mundo Alemanha – 26 a 28/2 – Heidenhaim (Masc.)
Copa do Mundo China – 19 a 21/3 – Chegdu (Fem.)
Copa do Mundo Argentina – 19 a 21/3 – Buenos Aires (Masc.)
Grand Prix da Colômbia – 30/4 a 2/5 – Cali (Fem./Masc.)
Grand Prix da Hungria – 5 a 7/5 – Budapeste (Fem./Masc.)
Copa do Mundo França – 14 a 16/5 – Paris (Masc.)
Copa do Mundo Emirados Árabes – 14 a 16/5 – Abu-Dhabi (Fem.)
 
Florete
Copa do Mundo Polônia – 15 a 17/1 – Katowice (Fem.)
Copa do Mundo França – 16 a 17/1 – Paris (Masc.)
Grand Prix da Itália – 12 a 14/2 – Turim (Fem./Masc.)
Copa do Mundo Egito – 26 a 28/2 – Cairo (Masc.)
Copa do Mundo – 27 a 28/2 – a definir (Fem.)
Grand Prix dos Estados Unidos – 12 a 14/3 – Anaheim (Fem./Masc.)
Copa do Mundo Rússia – 30/4 a 2/5 – São Petersburgo (Masc.)
Copa do Mundo Alemanha – 30/4 a 2/5 – Tauber (Fem.)
Grand Prix da China – 14 a 16/5 – Shangai (Fem./Masc.)
 
Sabre
Grand Prix – 15 a 17/1 – a definir (fem.)
Grand Prix – 15 a 17/1 – a definir (masc.)
Copa do Mundo Estados Unidos – 29 a 31/1 – Salt Lake City (Fem.)
Copa do Mundo Polônia – 20 a 22/2 – Varsóvia (Masc.)
Copa do Mundo Itália – 5 a 7/3 – Pádua (Masc.)
Copa do Mundo Grécia – 5 a 7/3 – Atenas (Fem.)
Copa do Mundo Hungria – 19 a 21/3 – Budapeste (Masc.)
Copa do Mundo Bélgica – 19 a 21/3 – Sint-Niklaas (Fem.)
Grand Prix da Coreia do Sul – 24 a 26/4 – Seul (Fem./Masc.)
Copa do Mundo Espanha – 7 a 9/5 – Madri (Masc.)
Copa do Mundo Tunísia – 7 a 9/5 – Tunis (Fem.)
Grand Prix da Rússia – 21 a 23/5 – Moscou (Fem./Masc.)
 

Brasileiro de Tênis de Mesa acontecerá no Rio, valido para o Ranking 2020/21

Evento terá número reduzido de participantes, protocolo de segurança, ausência de público nas arquibancadas e maior número de dias de disputa.

Evento terá número reduzido de participantes.

Colaboração de texto e foto: Nelson Ayres/Claudia Mendes/CBMT cbtm.org.br
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) confirmou, nesta semana, a realização do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro. A competição está marcada para acontecer entre os dias 6 e 13 de dezembro, na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Será uma competição cercada de cuidados e bem diferente de anos anteriores. As inscrições estão abertas até o dia 16 de novembro, sendo que aqueles que se inscreverem até o dia 15 de outubro terão descontos. A área técnica da entidade fará uma live no canal do YouTube, nesta quarta-feira (30), às 19h (de Brasília), para tirar dúvidas dos mesa-tenistas.
 
A primeira modificação é a não validação dos resultados para o programa Bolsa Atleta, do Governo Federal. Não há obrigatoriedade de presença e o número de inscrições para cada categoria será reduzido. O evento contará pontos para o ranking nacional de 2021. No último Brasileiro, mais de 1.300 atletas estiveram presentes, o que não acontecerá desta vez.
 
Para participar da competição, os mesa-tenistas terão de preencher e assinar um Termo de Responsabilidade Individual. Se um atleta tiver alguma comorbidade, terá de apresentar atestado médico liberando para a prática no torneio. Atletas acima de 60 anos deverão apresentar atestado médico obrigatoriamente.
 
O número de dias de torneio também foi modificado. Ao invés de seis, o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro terá oito dias de disputa. O torneio também terá dias específicos para cada categoria, em disputas individuais, seleções estaduais e de clubes, evitando a presença de um grande número de participantes ao mesmo tempo na Arena. Desta forma, os paralímpicos abrem a competição, no dia 6; super pré-mirins, infantis e juvenis jogarão nos dias 7 e 8; pré-mirins, mirins e juventude atuam nos dias 9 e 10; finalmente, absolutos e veteranos estarão nas mesas apenas entre os dias 11 e 13. Jogos de duplas não serão realizados.
 
Outra restrição é o número de torneios que cada atleta pode participar. Apenas os mesa-tenistas das categorias de base podem se inscrever em mais de uma categoria. Absolutos, veteranos e paralímpicos só podem participar de um torneio do Ranking. Isso também evitará um número grande de atletas ao mesmo tempo no local. Se o número máximo de inscritos de uma categoria for atingido, a CBTM irá validar as inscrições por critério técnico, através do rating dos atletas inscritos.
 
O TMB Platinum – Campeonato Brasileiro acontece na fase 3 do protocolo da CBTM, que trata do retorno de competições de forma controlada, onde as medidas de restrição são parcialmente flexibilizadas. As instalações esportivas podem ser abertas para competições esportivas, sem a presença de público e com número reduzido e controlado de participantes. Regras e protocolos convencionais da modalidade podem ser alterados, adaptados ou flexibilizados como medida de prevenção e proteção a atletas, árbitros e treinadores. Os vestiários devem permanecer fechados, estando liberados apenas os mictórios e pias.
 
O Rio de Janeiro volta a receber o torneio após cinco anos de ausência. A primeira edição da competição, em 1946, aconteceu em terras cariocas.
 

Italo e Jadson competem no WSL Countdown de Portugal

Italo Ferreira estreou com vitória no MEO Portugal Cup of Surfing, Jadson André perdeu mas terá nova chance na repescagem.
 
Italo Ferreiro estreando com vitória em Portugal.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Poullenot/Getty Images/©WSL
 
Os dois potiguares da seleção brasileira da elite do surfe mundial, foram convidados para participar da segunda e última etapa do WSL Countdown no Velho Continente. O campeão mundial Italo Ferreira já competiu na abertura da Euro Cup of Surfing na França e venceu o French Rendez-Vous of Surfing em Anglet. Ele agora tem a companhia de Jadson André no MEO Portugal Cup of Surfing, que começou nessa terça-feira no point break de direitas de Ribeira D´Ilhas, em Ericeira. Italo estreou com vitória e já está nas quartas de final, enquanto Jadson perdeu, mas terá uma nova chance de classificação na segunda fase. Confira a matéria completa:

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Vitória perde para o CSA, a invencibilidade no Barradão

O Vitória perdeu por 1 a 0 para o CSA, na noite desta terça (29), no Estádio Manoel Barradas, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.


Desta vez, Léo Ceará não conseguiu marcar.
Da redação com informações do Bahia Notícia
Colaboração de fotos: Letícia Martins/Pietro Carpi/ECVitória 

Essa foi a primeira derrota do time baiano dentro de casa na competição. Com o resultado, o Vitória segue estacionado nos 17 pontos, mas caiu para a sétima posição. A próxima partida do time comandado pelo técnico Bruno Pivetti é contra o Operário, sexta (2), às 19h15, no Estádio Germando Krüger, em Mato Grosso. Confira a matéria completa:

domingo, 27 de setembro de 2020

Bahia perde para o Athletico (PR) e é o “lanterna" da Série A

Após dez dias sem entrar em campo, o Bahia visitou o Atlético Paranaense e perdeu, por 1 a 0 com gol de Christian, neste sábado (26), na Arena da Baixada, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Elber saiu no intervalo, contundido.
Da redação com informações do Bahia Notícias
Colaboração de foto: Bruno Queiroz/ECB

Com o resultado, o Bahia segue com nove pontos e assumiu a última colocação na tabela de classificação. Na próxima rodada o time baiano enfrenta o Botafogo, na quarta (30), às 21h30, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Para a partida, o time baiano não deve contar com Gilberto e Elber que saíram contundidos do Jogo contra o Athletico. Confira a matéria completa:

Na estreia de Ewandro, Vitória vence Oeste de virada

O Vitória confirmou, na tarde deste sábado (26), a fama de bom mandante vencendo o Oeste de virada, por 3 a 1, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

http://https://ovitorianarede.blogspot.com/2020/09/na-estreia-de-ewandro-vitoria-vence.html
Oportunista, Léo Ceará marcou duas vezes.
Da redação com informações do ECVitória
Colaboração de fotos: Letícia Martins/ECVitória 

Com dois gols de Léo Ceará e um do zagueiro João Victor, o Rubro-Negro venceu bem a partida. Com três pontos, o time comandado por Bruno Pivetti alcançou 17, pulou para a 6ª posição e está a um ponto do 3º colocado. A próxima partida do Vitória será contra o CSA, terça (29), às 19h15, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador. Confira a matéria completa:


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Bahia joga melhor, mas perde para o Corinthians em SP

O Bahia perdeu para o Corinthians por 3 a 2 na noite desta quarta (16) na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Bahia joga melhor, mas perde para o Corinthians em SP
Nino marcou o primeiro gol do Bahia.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

Otero, Roni e Gil fizeram para o Corinthians, enquanto Nino Paraíba e Saldanha marcaram a favor do Bahia. A equipe do técnico Mano Menezes segue com nove pontos, ocupando a 16ª colocação, mas pode perder duas posições até o final da rodada, entrando na zona do rebaixamento pela primeira vez na competição. Agora, serão dez dias sem partidas até o próximo dia 26 de setembro, quando o Tricolor irá encontrar o Athletico Paranaense. Confira a matéria completa:


terça-feira, 15 de setembro de 2020

Bahia termina preparação para enfrentar o Corinthians

Com um treino tático e de bola parada, o Bahia finalizou na manhã desta terça (15), no CT Evaristo de Macedo, a preparação para o jogo contra o Corinthians, nesta quarta (16), às 21h30, na Neo Química Arena.

O Bahia de Mano está pronto para enfrentar o Corinthians.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

O técnico Mano Menezes orientou um treinamento tático com a provável equipe que começa o jogo. Durante a atividade, o comandante fez paralisações para ajustar o posicionamento dos atletas. Já os demais jogadores ficaram sob o comando do auxiliar Sidnei Lobo em um treinamento de finalizações. Na segunda parte, os atletas fizeram um treinamento focado nas bolas paradas. Confira a matéria completa:

Nenhuma mulher precisa provar que é realmente uma mulher

Movimento de coalização de ex-atletas, cientistas e médicos reascende drama de atletas femininas banidas e desafia posicionamento da World Athletics (WA).

Movimento reúne ex-atletas, cientistas e médicos.
Fonte: Inovem Comunicação

Na última semana, a Corte Suíça negou recurso da velocista Caster Semenya, medalhista de ouro nos 800m na Rio-2016. Um grupo de mulheres atletas está impossibilitado de competir em provas oficiais por registrarem taxas naturais de testosterona acima do padrão. Visto por alguns especialistas como um sinal de intolerância, preconceito e baixa empatia, a normativa já encerrou prematuramente a carreira de dezenas de esportistas e hoje ameaça a trajetória de várias corredoras, inclusive as três medalhistas dos 800m nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016: Francine Niyonsaba, do Burundi, Margaret Wambui, do Quênia, e a bicampeã olímpica Caster Semenya, da África do Sul, cuja apelação foi negada na última terça-feira (8), no Supremo Tribunal da Suíça, e ela só competirá se usar medicação para reduzir seu nível de testosterona.

A recente derrota da sul-africana nos tribunais suíços é o último lance de uma longa história. Um dos principais nomes do atletismo mundial, Caster foi impedida pela World Athletics (WA), antiga International Association of Athletics Federations (IAAF - Associação Internacional de Federações de Atletismo), de defender seu título nos Jogos de Tokyo-2020. A federação condicionou a participação da atleta ao uso de supressores hormonais. O caso reascende às "nude parades" da década de 1960 quando competidoras femininas eram submetidas a um humilhante exame de comprovação de sexo biológico.

Diante da desigualdade, surge o movimento #LetHerRun, uma coalizão de ex-atletas, cientistas desportivos e acadêmicos, entre elas a ex-jogadora de vôlei Jaqueline Silva, primeira mulher brasileira medalhista de ouro em Jogos Olímpicos, e Kátia Rubio, professora da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

O caso merece a atenção de toda a sociedade.
"O caso da Caster merece a nossa atenção, porque determina o destino de dezenas de outras atletas que terão suas carreiras extintas prematuramente apenas por terem nascido fora dos padrões impostos por tecnocratas de uma agência regulamentadora. Por que a produção de hormônios naturais não invalidou nenhuma carreira masculina até hoje? Alguém já parou para comparar os níveis de testosterona do Usain Bolt com os do Justin Gatlin, por exemplo?", indaga Jackie Silva, embaixadora do movimento.

Idealizado pela agência Africa, o movimento conta com filme de lançamento, retratando as "nude parades" e os constrangimentos causados às atletas mulheres. O #LetHerRun traz uma carta aberta para a World Athletics e seu presidente Sebastian Coe, diante da desigualdade de tratamento - homens não são limitados a um teto de testosterona natural para competir -, a fim de reverem o banimento das atletas e publicamente pedirem desculpas àquelas mulheres submetidas às nude parades.

"A história do esporte olímpico é marcada por grandes lances de superação que inspiram o avanço humano. Porém, o caso da Caster é uma traição desta história. É um retrocesso que apequena o sonho olímpico de solidariedade e inclusão. Espero que esse erro não precise ser revisto daqui há algumas décadas como as injustiças cometidas contra outros atletas do passado", afirma Kátia Rubio, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e uma das consultoras do movimento.

Por mais surreal que possa parecer, a World Athletics ainda exige de atletas femininas uma comprovação de sexo biológico. Durante as Olimpíadas de Moscou, em 1980, Jackie Silva foi submetida sem saber a um desses exames. O episódio está longe de ser um fato isolado.

Impedida de competir, Caster Semenya atualmente trabalha na equipe técnica de um time de futebol feminino em seu país de origem.

"Estou muito desapontada com esta decisão, mas me recuso a permitir que a World Athletics me drogue ou me impeça de ser quem eu sou. Excluir atletas do sexo feminino ou colocar nossa saúde em risco apenas por causa de nossas habilidades naturais coloca o atletismo mundial no lado errado da história", disse Semenya após a última decisão nos tribunais.

Para saber mais, ajudar ou pedir ajuda acesse: www.letherrun.tokyo

Bahia oficializa venda de Caíque ao Al-Nasr

O Bahia confirmou na manhã desta terça-feira (15) a venda de 50% dos direitos econômicos do atacante Caíque ao Al-Nasr, dos Emirados Árabes, negociado por R$ 2,6 milhões.

O Bahia confirmou a venda de Caíque ao Al-Nasr.
Fonte: ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

Caíque tem 20 anos de idade e foi adquirido pelo Esquadrão de Aço por R$ 200 mil no ano passado. Na negociação, o Jacuipense ficou com 40% dos direitos econômicos do atleta. O jogador teve destaque no time sub-20 e também atuou no time de transição do Esquadrão de Aço, que encerrou as atividades por conta da pandemia do novo coronavírus. Confira a matéria completa:

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Vitória consegue empate e avança na classificação

O Vitória ganhou uma posição na classificação em empatar por 1 a 1 com o Juventude, nesta segunda (14) à noite, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), na abertura da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Vico marcou o gol do empate no segundo tempo.
Da redação com informações do ECVitória
Colaboração de fotos: Arthur Dallegrave/ECJuventude

Com o resultado, o Vitória subiu para a 8ª colocação com 14 pontos ganhos, mas pode perder quatro posições até o final da rodada. Agora, o time baiano terá um intervalo de 11 dias até a próxima partida que será contra o Oeste, 26 de setembro, no Estádio Manoel Barradas, em Salvador, às 16h30, pela 11ª rodada da Série B. Confira a matéria completa:

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Bahia anuncia, oficialmente, Mano Menezes como técnico

No início da noite desta quarta (9), o Bahia comunicou que Mano Menezes, ex-comandante da seleção brasileira e tricampeão da Copa do Brasil, é o seu novo técnico, com contrato assinado até o final de 2021.

Mano Menezes é o novo técnico do Bahia.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

Mano já acompanhará o confronto desta quinta (10), contra o Grêmio, no Estádio de Pituaçu, e iniciará os trabalhos nesta sexta (11) no CT Evaristo de Macedo. No último Campeonato Brasileiro, o treinador classificou o Palmeiras para a fase de grupos da Libertadores ao terminar na 3ª colocação. Em 20 jogos, perdeu apenas 4 e alcançou um aproveitamento de 63%. Confira a matéria completa:

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Bahia arranca empate com o Internacional

Após sofrer um gol em um pênalti bastante esquisito, o Bahia arrancou o empate com o Internacional, em 2 a 2, também de pênalti, nos minutos finais, neste domingo (6), no Beira-Rio, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Em grande estilo, Rodriguinho marcou o primeiro.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Bruno Queiroz/ECB

Patrick e Thiago Galhardo marcaram para o Internacional, enquanto Rodriguinho e Clayson fizeram para o Bahia. Com o resultado, o Tricolor agora soma nove pontos conquistados na competição e está na 11ª posição. A equipe volta a jogar na próxima quinta-feira (10), contra o Grêmio, no Estádio de Pituaçu. Confira a matéria completa:



sábado, 5 de setembro de 2020

Vitória volta a vencer em jogo com arbitragem polêmica

O Vitória se recuperou no Brasileirão da Série B com uma goleada por 4 a 2 sobre o Cuiabá, na tarde deste sábado (5), no Estádio Manoel Barradas, pela 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Marcelinho se bateu com o goleiro que chegou antes na bola.
Da redação com informações do ECVitória
Colaboração de fotos: Pietro Carpi/ECVitória

Léo Ceará, artilheiro do time na competição com 3 gols, João Victor, Carleto e Rodrigo Carioca construíram o placar para o rubro-negro. A partida terminou com o Vitória com 10 atletas em campo – Marcelinho foi expulso – e o Cuiabá com menos dois: Helder, que atingiu Rodrigo Andrade com uma cotovelada, e o goleiro João Carlos, também foram expulsos. O próximo compromisso do time baiano será contra o Cruzeiro, sexta (11), às 21h30, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Confira a matéria completa:



quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Bahia perde de cinco para o Flamengo e Roger cai

A chuvosa noite desta quarta (2) foi de terror para a torcida do Bahia. A equipe treinada por Roger Machado foi sufocada pelo Flamengo e derrotada por 5 a 3 no Estádio de Pituaçu, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O técnico Roger Machado não resistiu ao poderoso Flamengo.
Da redação com informações do Bahia Notícias
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB 

Esse é o quarto jogo do Bahia sem vencer na competição. Com oito pontos na competição, o Tricolor caiu para a 12ª posição. O time volta a entrar em campo no próximo domingo (6), contra o Internacional, no Beira-Rio. Pouco depois do final da partida, o clube anunciou que o treinador não vai seguir no clube após a sequência de resultados ruins no Campeonato Brasileiro. Confira a matéria completa:

Bahia 3x5 Flamengo - Brasileiro A 2020 por Felipe Oliveira



terça-feira, 1 de setembro de 2020

Vitória perde invencibilidade para Confiança

Com um gol de Leandro Kivel perto do final da partida, o Vitória perdeu por 1 a 0 para o Confiança, nesta terça (1º), no Batistão, em Aracaju (SE), pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Acabou a invencibilidade do Vitória na Série B.
Da redação com informações do Bahia Notícias
Colaboração de fotos: ECVitória

Essa foi a primeira vitória do Confiança na Série B, que chegou aos seis pontos e subiu para a 13ª colocação. Já o time baiano segue com 10, permanece em oitavo, mas pode perder uma posição até o final da rodada. O Vitória volta a campo no próximo sábado (5) para enfrentar o Cuiabá, às 16h30, no Barradão, válido pela oitava rodada. Confira a matéria completa: