quinta-feira, 30 de abril de 2020

Raí chama Bolsonaro de 'Irresponsável' e sugere renúncia

Falando em nome do São Paulo, o diretor executivo de futebol do clube, Raí, expressou um posicionamento contra o retorno do futebol em meio a pandemia do coronavírus após pressão do governo federal em ver a bola rolando.

Raí se posicionou contra o retorno do futebol.
Colaboração de foto: Rubens Chiri/São PauloFC

Mas o ex-jogador não parou por aí e deu sua opinião pessoal sobre Jair Bolsonaro (sem partido). Ele fez duras críticas ao presidente em relação à condução do Brasil na crise e sugeriu até a renúncia do cargo. "Um posicionamento atabalhoado, é o mínimo que se pode dizer. Naquele momento, por exemplo, que ele deu aquele depoimento em rede nacional...

Ele está no limite, muitas vezes, da irresponsabilidade, quando ele vai contra todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde", disparou em entrevista ao GloboEsporte.com. "Se perder a governabilidade, eu torço e espero uma renúncia para evitar o processo de impeachment, que sempre é traumático. Porque o foco tem que ser a pandemia. (O impeachment) não é uma coisa que tem de se pensar agora, energia nenhuma pode ser gasta nisso, mas se estiver prejudicando ainda mais essa crise gigantesca de saúde, sanitária, tem que ser considerado", continuou.

Para Raí, Bolsonaro tem desviado o foco para outras questões ao invés de se concentrar no combate ao coronavírus. Brasil registra 78.162 casos confirmados de pessoas com a Covid-19 e 5.466 mortes. "Outro absurdo do Bolsonaro é inventar crises políticas ou de interesses próprios, familiares, no meio de uma pandemia. É inaceitável. Tenho certeza que muita gente concorda, inclusive alguns apoiadores do Bolsonaro. Ele foi eleito democraticamente, mas a própria democracia está conseguindo frear", afirmou. "Eu acho que isso me fez até questionar o presidencialismo. Estar sujeito a uma pessoa como essa, a um presidente como esse, que foi eleito democraticamente, mas que toma decisões que confundem completamente a população. Por causa dele, e aí o cálculo pode até ser feito, milhares de mortes a mais vão acontecer", completou.

Assembleia da CBTM aprova questões do Estatuto e sobre a participação da comunidade

Participação igualitária das mulheres, representatividade dos paralímpicos e discussão sobre o calendário nortearam a reunião virtual.

CBTM realizou a Assembleia Geral Ordinária Virtual.
Fonte e foto: Assessoria de Imprensa/CBTM

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), a reunião da Assembleia Geral Ordinária. Pela primeira vez, a discussão aconteceu de forma virtual, com todos os participantes conectados em suas cidades, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Por sinal, esta foi uma questão bastante discutida, já que é praticamente um consenso de que não se deve pensar na realização de competições neste momento, principalmente em ambiente fechado, como o caso de ginásios. A CBTM trabalha alguns cenários para as suas competições, sendo o mais otimista voltando a realizar torneios apenas em agosto. Questões como a separação das mesas e a realização de torneios em período de tempo mais espaçado e com menor número de pessoas nos locais começam a ser analisadas e serão discutidas periodicamente nos próximos meses.

A reunião virtual teve a presença de 20 das 22 federações, representantes da Comissão de Atletas e representantes dos técnicos. A participação igualitária entre mulheres e homens entre os atletas e a presença de pelo menos um terço de paralímpicos na Comissão foi proposta pela CBTM e aprovada por unanimidade. Por sinal, atualmente, a Comissão de Atletas é presidida por uma mulher: Lígia Silva.

Para a eleição da nova diretoria, no final do ano, ficou definido que, além das Federações Estaduais, 37 clubes participarão do pleito: todos os participantes do último Absoluto A e B e os clubes paralímpicos no Campeonato Brasileiro de 2019. Serão 32 atletas votantes (um representante por estado e os dez eleitos na Comissão de Atletas), além de um representante dos árbitros e um dos técnicos. De acordo com a legislação em vigor, os clubes não podem ter representatividade menor do que um terço do peso destinado às federações (terão 15,9%), bem como os atletas não podem representar menos de um terço do total de votos (com a alteração, representam 34,5%).

Na reunião, também foram aprovadas as contas e os relatórios de atividades apresentados pela diretoria da CBTM, bem como foi aprovada a nova redação do Código de Conduta Ética, disponível no site oficial da entidade. “Foi uma reunião extremamente produtiva, onde todos entenderam bem a necessidade de participação dos diversos setores. Pudemos apresentar grandes conquistas, como o lançamos do programa de fidelidade, um sonho antigo nosso, e tivemos discussões positivas sobre a atual situação do esporte. Esse contato permanecerá cada vez mais frequente, em razão do momento em que o país vive. Vamos analisar o cenário semanalmente e tomar as decisões de forma conjunta”, explica o presidente da CBTM, Alaor Azevedo.

Ex-Vitória, Bryan volta aos treinos na Armênia

Em segundo lugar do Campeonato Armênio com 31 pontos em 17 jogos, o Alashkert FC decidiu no último dia 14 de março paralisar suas atividades de treinos em virtude da pandemia do coronavírus.

Bryan tem passagens por clubes importantes do Brasil.
Colaboração de texto e foto: Arthur Virgílio/AV Assessoria

Diante disso, os atletas tiveram que ficar em quarentena com intuito de manter-se saudáveis e também para não propagar a doença. O Alashkert FC conta com quatro brasileiros em seu elenco. Um deles é o lateral-esquerdo Bryan, de 28 anos, e que carrega passagens por clubes importantes do Brasil, entre eles: América Mineiro, Cruzeiro, Portuguesa, Ponte Preta, Vitória e CRB. O jogador chegou na Armênia no último mês de fevereiro e desde então fez seis jogos com um gol e duas assistências.

Com menos de 2 mil casos confirmados e 30 mortes, o cenário na Armênia parece controlado. Em virtude disso, o Alashkert FC retomou a sua rotina de treinamentos na última segunda-feira. “Estava bastante ansioso por essa volta. Cumpri como manda a regra esse período de isolamento social. Fiquei direto em casa, me cuidando. A saudade era grande de voltar a ter contato com bola. Volto com alegria e torcendo para que essa pandemia termine logo não só na Armênia, mas no resto do mundo”, declarou Bryan, que demonstrando versatilidade já atuou por lá como ponta, meia, volante, além da sua posição de origem, que é lateral-esquerdo.

Os jogos podem voltar no próximo dia 15 de maio. 
Após algumas sessões de treinos, Bryan descreve como tem sido esses primeiros dias de trabalho. “O foco vem sendo em recuperar o condicionamento físico. São trabalhos específicos para recuperar o mais rápido possível o período que ficamos parados. O bacana é que nesses treinos específicos os profissionais do clube estão trabalhando exercícios com bola que é o que nós jogadores gostamos”, ressaltou o atleta brasileiro.

Distante dois pontos do líder Ararat-Armenia, o Alashkert FC ainda não teve uma confirmação oficial da Federação Armênia de Futebol de quando o campeonato nacional recomeçará. Mas, Bryan garante que a expectativa é de buscar o título da competição. “Especulam que os jogos podem voltar no próximo dia 15 de maio. Porém, nada oficial ainda. Nesses primeiros dias de treino vi os jogadores bem concentrados e motivados, pois temos o objetivo de terminarmos a temporada sendo campeões nacionais”, finalizou.

Instituto Argonauta realiza soltura de gaivota no Litoral Norte de São Paulo

Após 25 dias em reabilitação, Instituto Argonauta realiza soltura de gaivota em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

Equipe do Argonauta realiza soltura da gaivota.
Fonte e foto: Instituto Argonauta

Gaivota foi encontrada debilitada na praia São Francisco em São Sebastião e, após receber cuidados especiais durante 25 dias, foi solta na Praia Grande no último dia 20 de abril. O Instituto Argonauta tem mais um motivo para comemorar. Uma gaivota juvenil (Larus dominicanus) que foi encontrada abatida na Praia São Francisco em São Sebastião/SP no dia 25 de março, foi solta na segunda (20), na Praia Grande do mesmo município, depois de passar 25 dias em reabilitação.

De acordo com a médica veterinária Luisa Mutzenbecher, da Unidade de Estabilização de São Sebastião, o Instituto foi acionado no dia 25 de março para atender a ocorrência de uma gaivota que estava muito debilitada na areia da Praia de São Francisco. O animal foi resgatado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e levado então até a Unidade de Estabilização, onde recebeu os cuidados especiais da equipe. “A ave não conseguia se manter em pé. Estava desidratada e magra, com dificuldades para respirar e com os olhos machucados”, detalhou a médica veterinária. O que provavelmente lhe deixou doente, segundo Luisa, foi uma intoxicação alimentar.

Na Unidade de Estabilização a gaivota respondeu muito bem aos tratamentos que recebeu, e logo já começou a apresentar sinais de que em breve poderia ser devolvida a natureza. “Ela passou a se alimentar sozinha e voou dentro do recinto da Unidade”, comemorou. Os exames pré-soltura apresentaram bons resultados, indicando que a ave estava pronta para ser reintroduzida.

Sobre o Instituto Argonauta

A Gaivota foi solta na Praia Grande, no litoral de São Paulo.
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades. O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Seja um Argonauta

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12)3833-4863 / (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 38335753 / (12) 99705-6506 – WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região.

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: Instituto Argonauta e Facebook Instituto Argonauta

terça-feira, 28 de abril de 2020

Campeonato Baiano e Copa do Nordeste devem ser finalizados em 2020

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, afirmou, em entrevista ao "Jornal da Cidade, com José Eduardo", na Metrópole FM, na noite desta terça (28) que o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste devem ser realizados ainda neste ano.

Bellintani quer finalizar o Baiano e a Copa do NE neste ano.
Fonte: BNews
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

Segundo ele, as primeiras partidas do Bahia podem ser realizadas no mês de junho, a depender do comportamento da pandemia. O gestor descarta a informação que circula na imprensa nacional sobre a volta dos jogos em 17 de maio. "Defenderei sempre a final das competições. Acho que ainda tem data para isso. A gente tinha antes o planejamento de Copa América, as datas Fifas serão compatibilizadas com os campeonatos. A partir que as competições voltem, é possível", declarou. Confira a matéria completa:

WSL adia Rio Pro e anuncia novo formato para 2021

Todos os eventos de junho foram adiados, WSL anuncia novo formato do Tour para 2021 e promete atualização do calendário em primeiro de junho.

Praia lotada no último dia do Rio Pro 2019 em Saquarema.
Colaboração de texto: João Carvalho/Felipe Marcondes/©WSL
Colaboração de foto: Poullenot/©WSL via Getty Images

Devido à contínua evolução da pandemia do COVID-19 pelo mundo, a World Surf League (WSL) está adiando todos os eventos que estavam marcados no mês de junho, em todas as divisões do Circuito Mundial de Surfe Profissional. Um deles foi o Oi Rio Pro em Saquarema, a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour que aconteceria entre os dias 18 e 27 de junho na “Capital Nacional do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A WSL segue monitorando a situação da pandemia e a próxima atualização do calendário será divulgada no dia 1.o de junho, para um possível reinício das competições no mês de julho. Confira a matéria completa:

Bolsonaro quer liberar volta de jogos de futebol

O presidente disse que o governo tem estudado maneiras de buscar viabilizar um parecer do Ministério da Saúde para liberar a volta gradual de jogos e torneios de futebol.

O presidente tem estudado liberar a volta do futebol.
Fonte: Correio Brasiliense

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na tarde desta segunda (27) na saída do Palácio da Alvorada, que o governo tem estudado maneiras de buscar viabilizar um parecer do Ministério da Saúde para liberar a volta gradual de jogos e torneios de futebol. "Fui procurado por algumas autoridades do futebol, está sendo trabalhado neste sentido. Conversei com um técnico de futebol neste fim de semana, lá no Rio Grande do Sul, que foi favorável, primeiramente, a não ter (jogos), porque a contaminação acontece no vestiário, e agora é favorável (ao retorno)", apontou Bolsonaro.

Inicialmente, os jogos não contariam com a torcida.
Segundo o presidente, inicialmente, os jogos não contariam com torcida. Ou seja, com portões fechados. "É só você não deixar tanta gente no vestiário", justificou. “Flamengo e Palmeiras têm folha próxima de R$ 15 milhões. Times de segunda divisão, uma parte vai ser extinta. Pelo que me consta já estão fazendo acordos para jogador ganhar 60%, 50%, 40% do que ganham, não tem receita, bilheteria, não tem televisão", ressaltou.

Bolsonaro disse que vem tendo conversas sobre o assunto com o secretário especial do Esporte Marcelo Magalhães. O ministro da Saúde, Nelson Teich, também falou sobre a possibilidade de retomada do futebol e das conversas que estão ocorrendo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Existe um pedido para avaliar o retorno de jogos sem público, da CBF. Isso é uma coisa que estamos avaliando. Nem tudo o que a gente avalia é para ser definido. Não é coisa definida ainda. Mas são algumas iniciativas que de alguma forma poderiam trazer uma rotina um pouco melhor para o dia a dia das pessoas", concluiu.

sábado, 25 de abril de 2020

Bellintani defende retorno dos treinos no início de maio

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, defendeu que os clubes retornem aos treinos, de forma controlada, já no começo de maio.

Bellintani defende que clubes retornem aos treinos em Maio.
Fonte: A Tarde
Fotos: Gabriela Simões

A preocupação do mandatário é com o aspecto físico dos atletas, que foram liberados pelos clubes brasileiros desde o fim de fevereiro. Os atletas do Tricolor estão de férias até o final de abril. "A gente sabe que é cedo para falar em data de retorno, mas é preciso falar em retorno aos treinos, eu defendo isso. Vamos começar a falar sobre isso na reunião da CNC (Comissão Nacional de Clubes) da próxima terça-feira, por que eu tenho muito medo em relação a estrutura física dos atletas que completaram 45 dias sem nenhuma atividade física programada e isso não é incompatível com a garantia de saúde dos nossos atletas", afirmou Bellintani, em entrevista ao programa Quatro em Campo da Rádio CBN, de São Paulo. Confira
a
matéria completa:

Bellintani defende que clubes retornem aos treinos em Maio.

Jogadores do time de Transição se despedem do Bahia

A primeira perca que a pandemia causada pelo coronavírus trouxe para o Esporte Clube Bahia foi o projeto do Time de Transição, que sofreu uma prematura e indesejada interrupção.

O atacante Régis Tosatti que retornou à Chapecoense.
Da redação com informações do BahiaNotícias e ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB 

Com o Campeonato Brasileiro de Aspirantes ainda incerto no calendário 2020, a diretoria resolveu não renovar o contrato do técnico Dado Cavalcanti que se encerrou na segunda (20), do auxiliar Pedro Gama e do treinador de goleiros Daniel Crizel, que chegaram há um ano e vinham realizando trabalho de excelência dentro e fora de campo. No período, a equipe sub-23 alcançou a semifinal do Brasileiro de Aspirantes 2019 e liderava o Campeonato Baiano da categoria profissional. Confira a matéria completa:

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Bahia tem Cidade Tricolor invadida e materiais esportivos furtados

O Bahia sofreu um furto no seu almoxarifado na última semana. Segundo fontes do Bahia Notícias, a Cidade Tricolor, localizada entre os municípios de Dias D’Ávila e Camaçari, foi invadida por ladrões, que roubaram materiais esportivos do clube.

Cidade Tricolor tem materiais esportivos furtados.
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

Entre os itens levados, estavam bolas, calções, camisas e meiões. A reportagem tentou fazer contato com a 25ª Delegacia Territorial, de Dias D’Ávila, para obter mais detalhes da investigação, mas não obteve sucesso até o fechamento da nota. Entretanto, conforme apuração do BN, a polícia está investigando o caso e já possui algumas pistas dos autores do crime. Confira a matéria completa:

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Vumbora Bahêa: vai ter reprise do jogo histórico contra Fluminense em 88

Neste sábado, às 14h30, com transmissão do Sportv, o Bahia vai reprisar a partida da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, contra o Fluminense (RJ), que registrou recorde de público na antiga Fonte Nova, 110 mil tricolores.

Na época, a torcida ainda gritava Vumbora Bahêa Minha Porra.
Da redação com informações do ECB

Quem viveu, com certeza, voltará a se emocionar. Quem não viveu, terá a chance de vivenciar. O jogo que colocou o Bahia na final do Campeonato Brasileiro de 88, que teve o recorde de público da história da Fonte Nova, com 110 mil tricolores dentro do estádio e mais de 50 mil do lado de fora.  Confira a matéria completa:

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Calderano volta à sexta posição do ranking mundial de Tênis de Mesa

Há 18 meses no Top 10, carioca de 23 anos reassume melhor posto da carreira. Pontuação será congelada pelos próximos meses.

Calderano reassumiu a sexta posição do ranking mundial.
Colaboração de texto: Daniel Leal
Colaboração de foto: ITTF

Há 18 meses seguidos no Top 10, Hugo Calderano reassumiu a sexta posição do ranking mundial na lista de abril divulgada nesta quinta-feira (16) pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Antes em sétimo, o carioca de 23 anos volta ao melhor posto da carreira, estratégico na busca por um melhor chaveamento nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O objetivo de Hugo é chegar ao evento do ano que vem entre os quatro primeiros cabeças de chave, o que evitaria confrontos com chineses até pelo menos as semifinais. Ao pular para sexto na lista da ITTF, o brasileiro assumiu justamente a quarta posição do ranking olímpico, que permite no máximo dois atletas por país.

A ITTF atrasou a divulgação do ranking de abril para decidir internamente como a pontuação dos atletas seria impactada pela suspensão do calendário internacional, provocada pela pandemia do novo coronavírus. Em março, somente parte das competições foi realizada, mas seus pontos foram contabilizados.

O ranking permanecerá congelado enquanto não houver a retomada do calendário. A ITTF suspendeu todos os seus eventos até pelo menos 30 de junho, podendo prorrogar o prazo de acordo com o avanço da pandemia. A entidade tem feito reuniões periódicas para avaliar o cenário.

Hugo passou as últimas semanas na cidade de Ochsenhausen, na Alemanha, onde mora há cerca de seis anos e defende o Liebherr Ochsenhausen. Diante das restrições de mobilidade social, ele chegou a levar uma mesa para treinar dentro de seu apartamento, mas, nesta semana, recebeu autorização para realizar atividades no ginásio do seu clube.

Tênis de mesa paralisado

Devido à Coronavirus, o Tênis de Mesa paralisado.
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) suspendeu em 13 de março todo o calendário de competições internacionais pelo menos até o fim de abril. No último dia 29, no entanto, a entidade estendeu o prazo até 30 de junho, podendo ser reavaliado até lá.

O Campeonato Mundial por equipes, inicialmente agendado para o fim de março, chegou a ser adiado para junho, mas já tem nova programação prevista: deve ser realizado de 27 de setembro a 4 de outubro, em Busan, na Coreia do Sul. Entre as demais competições afetadas estão etapas Platinum do Circuito Mundial e Pré-Olímpicos, ainda sem datas para serem disputadas.

A Bundesliga, liga alemã de tênis de mesa, também tomou decisões importantes em virtude da pandemia: cancelou a última rodada da fase de classificação, marcada para 13 de abril, e suspendeu os playoffs pelo menos até 31 de maio. Ainda não há uma posição definitiva sobre as datas de semis e final.

Como os semifinalistas da liga já estavam definidos, o cancelamento da última rodada não provocou prejuízos às equipes. O Liebherr Ochsenhausen, time que Hugo defende, se classificou na terceira posição e enfrentará Borussia Düsseldorf na disputa por uma vaga na final. Do outro lado da chave está o duelo entre Saarbrücken-TT e Werder Bremen.

Hugo Calderano é patrocinado por Xiom, Nissan e BOCOM BBM

Chico arrecada doações para no Brasil e Turquia

Sucesso total. Foi assim que Chico definiu a “brincadeira” que se transformou em ação social e ajudou mais de 250 famílias no Brasil e Turquia.

Chico e Diego Ângelo pintaram o cabelo de louro.
Colaboração de texto e foto: Alexandre Rosa/AVAssessoria

Na última semana, o volante do Antalyaspor lançou, em conjunto com o amigo Diego Ângelo, atleta do Kayserispor, um desafio que, basicamente, consistia em pintar o cabelo de loiro e postar a foto no stories, do Instagram, marcando a dupla de brasileiros. A cada pessoa que cumpria os requisitos do desafio, cinco famílias seriam ajudadas pelos dois jogadores.

O desafio durou até este final de semana, após completar uma semana. Entre cestas básicas e produtos de higiene pessoal, muitas pessoas foram beneficiadas. Na Turquia, as doações foram concentradas na cidade onde Chico vive, Antalya. Já no Brasil, a ajuda foi para Pato Branco/PR, cidade natal do jogador, e Curitiba, além de Goiânia, região em que nasceu Diego Ângelo.

As doações chegaram em boa hora para quem precisa.
“É muito especial e, acima de tudo, gratificante poder ajudar o próximo. Foi um sucesso total a ideia e estou muito feliz. Não fizemos isso para aparecer, mas sim mostrar que juntos podemos construir um país e um mundo melhor. Cada um fazendo a sua parte, ajudando com o que pode, já faz toda a diferença. Juntos somos mais fortes”, ressaltou Chico que, no Brasil, atuou pelo Athletico Paranaense, Palmeiras e Coritiba.

Enquanto segue período de quarentena na Turquia por conta do novo coronavírus, o brasileiro procura se distrair para passar o tempo. “Não tem o que fazer, é esperar dentro de casa tudo isso passar. Minha família está lá no Paraná e não é fácil ficar aqui sozinho com essa situação toda, mas faz parte. Tenho assistido alguns filmes e séries, tentando distrair a cabeça enquanto não podemos sair”, concluiu.

Ciclista Genildo Oliveira é resgatado no Rio de Janeiro

Após um surto psicótico, ciclista pedalou por 13 dias, sem beber e sem comer nada, até a cidade de Lavrinha, no Rio de Janeiro, onde foi socorrido pela Polícia Rodoviária Federal e levado para um hospital.

O ciclista pedalou por 13 dias e 13 noites sem beber e sem comer.
Por: Miguel Brusell
Fotos: FBC e Arquivo Cesar Rocha

O hexa-campeão baiano de ciclismo, Genildo de Jesus Oliveira já está retornando para Salvador, junto com a sua filha que teve que ir busca-lo de carro, já que não foi possível outro meio de transporte, porque estão todos parados devido à pandemia do Coronavirus. Atualmente com 55 anos, Genildo começou no ciclismo no final da década de 70 e conquistou seus seis títulos de campeão baiano da elite nos anos 80.

Apesar de ter ficado alguns anos sem correr devido ao trabalho, Genildo nunca abandonou o ciclismo, sempre voltando a competir e disputando provas nas categorias Máster e Sênior. Diagnosticado com problemas psicológicos, o ciclista começou a frequentar a Igreja Adventista do Sétimo dia e a fazer períodos de jejum para se purificar.

Genildo teve auge nos anos 80, conquistando seis títulos baianos.
Devido às provas de ciclismo, parou de tomar os remédio para controlar a sua psicopatia que, segundo ele, os deixava lerdo. Após três anos sem tomar remédios, o ciclista se alimentou pela última vees no dia 26 de Março, pegou a bike na madruga do dia 27 e sumiu de casa sem documentos, sem dinheiro e sem comunicar para onde iria. Logo começou uma busca entre familiares, com apoio do presidente da Federação Baiana de Ciclismo, Orlando Shimith.

Dada a queixa de desaparecido, foi emitido o alerta e se intensificou a procura pelo ciclista. A primeira notícia que apareceu foi de um ciclista que tentou alimentá-lo na cidade de Lavrinha, no Rio de Janeiro, mas ele não aceitou e disse que iria passar 40 dias e 40 noites pedalando sem se alimentar e beber água, com o objetivo de ir a São Paulo e voltar para Salvador.

A FBC deu a queixa na DPP de desaparecimento de Genildo.
Já bastante debilitado, com a bike com o câmbio quebrado, o ciclista foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal, no dia 9 de Abril, pedalando, apenas com uma catraca e uma coroa, numa região de muitas serras, no Rio de Janeiro. Levado para o hospital, o ciclista seguiu recusando alimentação e água por três dias, sendo hidratado com soro.

Com muitas queimaduras de sol, principalmente nas pernas, o ciclista queria continuar, mas o médico avisou ao presidente da FBCiclismo que se ele voltasse para a estrada iria morrer em um dia por inanição e desidratação. A aventura do ciclista ainda não tinha acabado porque o médico não podia mantê-lo no hospital por muitos dias e não tinha como comprar passagem para mandá-lo de volta para Salvador, porque o sistema de transporte está parado devido à pandemia do Coronavirus.

Para resgatá-lo, a FBCiclismo fez uma vaquinha e conseguiu dinheiro para que a filha do ciclista fosse, de carro, junto com o marido, resgatar o pai no estado do Rio de Janeiro. Já se alimentando, Genildo está bastante debilitado, mas, neste momento, já deve ter chegado em casa.

Genildo foi resgatado com a mesma bike e roupa que participou da última etapa do ano passado.

Tênis de Mesa atualiza rankings nacionais

CBTM atualiza os rankings nacionais e o rating, com a pontuação das três primeiras competições de 2020, sendo duas do TMB Estadual e uma TMB Challenge Plus.

Felipe Doti Arado lidera em duas categorias.
Colaboração de texto e foto: Nelson Ayres/Claudia Mendes/CBMT
Colaboração de foto: Daniel Zappe.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) atualizou os rankings nacionais olímpico e paralímpico da modalidade, além do rating. Nesta temporada, foi implantado o Novo Modelo de Competições e um sistema único informatizado. Na primeira atualização da temporada, já estão somadas as pontuações de dois torneios TMB Estaduais e um TMB Challenge Plus.

Vale lembrar que a vitória no TMB Challenge Plus realizado em Belo Horizonte, no início de março, vale 6 mil pontos no ranking de 2020. Já as outras etapas contabilizadas, TMB Estadual - 1ª Etapa do Campeonato Catarinense e TMB Estadual - 1ª Etapa do Campeonato Maranhense, valem 1.500 pontos cada uma.

Ao todo, 26 categorias têm atletas pontuando no primeiro ranking olímpico de 2020, sendo que em três há empate na liderança: pré-mirim masculino, lady feminino e veterano 6 masculino. Entre os líderes, os atletas que pertencem a clubes de São Paulo são ampla maioria: 13. Em seguida, vem Minas Gerais (oito), Santa Catarina (quatro) e Maranhão (quatro).

Dois atletas aparecem na ponta das listas de duas categorias. Felipe Doti Arado, é líder do infantil e do juvenil masculino, ambos com 6 mil pontos, enquanto Natália Munhoz aparece na primeira colocação do juvenil e juventude feminino, também com 6 mil pontos em cada. A atleta que mais soma pontos em uma categoria é Laira da Silva, no infantil feminino, com 6.600 pontos, sendo 5.100 pontos conquistados no TMB Challenge Plus e 1.500 da vitória no TMB Estadual - 1ª Etapa do Campeonato Catarinense.

No paralímpico, 14 classes tiveram atletas pontuando neste primeiro ranking. Os mesa-tenistas que atuam no estado de São Paulo lideram em seis classes, seguidos de Santa Catarina e Rio de Janeiro, com duas cada, e, Paraná, Ceará, Minas Gerais e Distrito Federal, com uma cada. Das 14 classes, 11 líderes têm 6 mil pontos e são os recordistas de pontuação até o momento.

No rating A, a liderança no feminino é de Jessica Yamada, com 3.035 pontos, seguida de Caroline Kumahara, com 2.860, e Lin Gui, que voltou para a China recentemente, com 2.836. No masculino A, Vitor Ishiy lidera, com 3.587 pontos, seguido de Hugo Calderano, com 3.450, e Cazuo Matsumoto, com 3.446. 


segunda-feira, 13 de abril de 2020

Jogos da dupla BaVi no Baiano de 2011 em que Bahia de Feira foi campeão

Com os jogos do Bahia e Vitória no Campeonato Baiano de 2011, vamos dar o início a um resgate dos arquivos do EsporteNaRede, para ajudar a acelerar seu tempo enquanto não termina o isolamento causado pelo Coronavirus.

Confira os jogos da dupla BaVi no Baiano de 2011.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Bastante disputado e cheio de alternativas, Baiano de 2011 teve muita emoção, rivalidade e acabou com o Bahia de Feira campeão, dentro do Estádio Manoel Barradas. Os destaques do campeonato foram Nikão e Geovane, pelo Vitória. Tressor Moreno, Ramon e Rafael Gladiador pelo Bahia. O vaqueiro Alisson, que ia para os treino do Bahia de Feira a cavalo, João Neto que marcou o gol do título do time de Feria de Santana e o técnico Arnaldo Lira que levou o Bahia de Feira ao título de campeão baiano.

A primeira partida do Campeonato Baiano 2011, em Salvador, foi entre o Vitória e o Colo-Colo, no Estádio Manoel Barradas. O time ilheense, até então, comandado por Quintino Barbosa, surpreendeu o favorito Vitória, dentro de casa, e venceu com um gol de Alex. Ao final da partida, Inho Baiano, do Bahia de Feira, pediu pé no chão. Viáfara, na época ainda ídolo rubro negro, inocentou a garotada da base. Barbosinha, na comemoração do resultado, pediu demissão do cargo de técnico através do EsporteNaRede.


Em 2011, O Bahia mandava seus jogos em Pituaçu.
Depois de estrear fora de casa, com derrota para o Serrano por 2 a 1, o Bahia fez a sua primeira partida em Salvador, contra o Feirense e venceu por 2 a 0, com gols de Camacho e Ávine, mas não convenceu a torcida. O experiente zagueiro Nem explicou o resultado contra o Feirense. O novo camisa 10 do Bahia, Zezinho assistiu ao jogo e pediu paciência para a torcida.

A segunda partida do Vitória foi contra o Vitória da Conquista e o Rubro Negro da Capital venceu por 2 a 0, com o capitão Alison marcando o seu primeiro pelo Vitória. O segundo gol foi de Júnior Timbó.

A torcida do Bahia até que viu o gol de Rafael Gladiador, na preliminar de juniores em que o Bahia empatou com o Fluminense de Feira, mas saiu pirada do Pituáçu depois de ver a segunda derrota do time principal no Baiano, desta vez, para o Fluminense de Feira. Por 2 a 1. O Bahia saiu na frente com gol de Camacho. O Flu de Feira conseguiu a virada com Sérgio e Douglas. Ao final da partida, o goleiro Tiago, o zagueiro Titi e Douglas comentaram o resultado.

No mês de fevereiro aconteceu o primeiro BaVi do ano.
O mês de fevereiro começou com a expectativa do primeiro BaVi do ano. Mas, antes do BaVi, o Bahia ainda jogou contra o Ipitanga e venceu por 3 a 0, com Tressor marcando o seu primeiro e único gol pelo Bahia. Quando ainda estava 0 a 0, o Bahia teve um pênalti a seu favor sofrido por Tressor Moreno, Rafael Gladiador desperdiçou a oportunidade. O Bahia venceu com gols de Ramon, Bruno Paulo e Tressor Moreno.

Nos treinos para o BaVi, o “Caveirão” Souza prometeu muito empenho para vencer o clássico. Já no Barradão, antes de iniciar a partida, o cantor Tatau apresentou o novo reforço do Vitória, o meia Geovane. O Vitória venceu por 3 a 0 gols com gols de Neto Baiano, Elksson e Rildo. No primeiro gol do Vitória, Neto Baiano comemorou simulando uma pescaria na frente da torcida do Bahia e não aconteceu nada, o BaVi acabou normalmente.

Omar fez a sua estreia pelo Bahia em 2011.
Passada a emoção do Bavi, o Bahia enfrentou e venceu o Camaçari. Os gols foram de Souza e Maranhão. Na rodada seguinte, o Vitória venceu o Atlético de Alagoinhas por 3 a 1. Os gols foram de Neto Baiano, Pantera, Viáfara e Uelinton. Antes de abrir o placar, o Vitória teve um gol de Esdras mal anulado pela arbitragem.

O primeiro gol da partida foi de Viáfara em cobrança de pênalti. Em seguida, Neto Baiano perdeu dois gols de cara. O Atlético empatou com Maurício Pantera. O Vitória marcou o segundo com Uelinton em bela cobrança de falta. Antes do Vitória marcar o terceiro, Rildo deu o velho mergulho e achou um pênalti. Viáfara foi para a cobrança e perdeu. No terceiro gol do Vitória, Neto Baiano recebeu um presentão do zagueiro Naldo.

No segundo BaVi do ano, em Pituaçu, deu Bahia com gols de Ávine e Marcone, 2 a 0. O Vitória começou pressionando muito e terminou reclamando muito da arbitragem. Ainda no primeiro tempo, o Vitória pediu pênalti de Ramon. O primeiro gol do Bahia foi de Marcone. No segundo tempo, Uelinton deu uma cabeçada em Jones Carioca e foi expulso.

O Pérola Negra, Emídio Pinto acompanhou BaVi de Perto.
O segundo gol do Bahia do foi de Pênalti, Leo Fortunato derrubou Marcone na área. Para marcar, Ávine teve que cobrar duas vezes. Na primeira, tirou onda, Viáfara defendeu, mas o juiz mandou voltar alegando que o goleiro se adiantou antes da cobrança. Na segunda bateu sério, no ângulo. No final a torcida do Bahia gritou olé, Neto Baiano perdeu a cabeça, acertou Ávine, foi expulso e tentou levar um com ele. A diretoria do Vitória reclamou muito da arbitragem.

Após o tropeço no clássico, o Vitória venceu o Bahia de Feira por 2 a 0. Antes de abrir o placar, o Vitória perdeu um pênalti com o goleiro Viafara. Mas, não fez falta, teve mais dois a seu favor e Geovane converteu os dois. O mês de março começou com uma entrevista do lateral esquerdo Ávine, que tinha tido grande atuação no BaVi.

Neto Baiano marcou no BaVi.
O Vitória venceu a Juazeirense em uma partida emocionante que acabou 4 a 2. A Juazeirense começou na frente mas o Vitória virou rapidinho. Nicão marcou o primeiro. Na saída de bola, Nino Paraíba fez o gol da virada. No segundo tempo, Nicão marcou mais um. Gustavo diminuiu para a Juazeirense. E Geovane deu números finais ao placar.

O Bahia enfrentou o Serrano vencendo, também, por 1 a 0 com gol de Rafael Gladiador após uma bela assistência de Tressor Moreno. Em seguida, foi a vez do Vitória vencer o Serrano por 2 a 1. O Serrano abriu o marcador com um gol de Rubens em cobrança de pênalti, sofrido por ele mesmo. O Vitória empatou com Nicão em bela jogada. Segundo gol do Vitória foi de Uellinton.

Na rodada seguinte, mais um gol de Rafael e o Bahia venceu o Atlético de Alagoinhas, também por 1 a 0. Contra o Bahia de Feira, o Bahia da capital venceu e os goleadores foram Dodo, Jones e Robert e o Bahia venceu por 3 a 0.

No mês de abril, o Vitória venceu o Feirense por 4 a 1. O primeiro gol foi de Geovane, em bela cobrança de falta. O segundo foi de Mineiro. O Feirense reagiu com um gol de Capone. De pênalti, Nicão fez o terceiro. E Nicão, também, fez o quarto. Um golaço.

O Bahia venceu o Vitória da Conquista por 4 a 0. O primeiro gol foi de Maurício. O segundo de Souza após bela tabela com Camacho. No terceiro gol, Bruno Paulo deixou Souza de cara. O quarto gol foi de Rafael Gladiador.

O Barradão recebeu um bom público pra o BaVi.
No primeiro BaVi da semifinais deu Vitória 1 a 0 com gol de Geovane cobrando falta. No jogo de volta o Bahia venceu por 3 a 2 e o Vitória foi para a final contra o Bahia de Feira, porque jogava por dois resultados iguais, devido a melhor campanha no Campeonato. O primeiro gol da partida foi de Marcone. O vitória empatou com um pênalti de Dani Moraes em Nino Paraíba. Geovane foi para cobrança e empatou a partida. O Vitória empatou, de novo, com Neto Baiano. O Bahia fez o gol do Triunfo em uma cobrança de pênalti sofrido por Maurício. Souza foi para cobrança e marcou.

E o Vitória foi para a final contra o Bahia de Feira. O primeiro gol da partida foi do Vitória, de Geovane, em uma bela cobrança de falta. O Bahia de Feira chegou ao empate no final do primeiro tempo, após uma cobrança de escanteio, Alisson marcou. A virada aconteceu no segundo tempo com gol de João Neto, um frango do goleiro Viáfara por debaixo das pernas. Bahia de Feira Campeão de 2011.