sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

#meeducafolia! quer usar Carnaval para educar em Salvador

Baiano que é baiano ama sua cidade, seu povo, cultura e história. Baiano que é baiano cuida, porque ama. E cuidar também é educar!

Movimento quer criar pacto pela educação em Salvador.
Texto e fotos: Bernardo Mussi

Por isso a educação deve ser uma prática diária, individual e institucional. Eu, você, empresas, instituições públicas, meios de comunicação e eventos podemos ser tão educadores como a família, escolas e universidades. Educação no sentido amplo, do comportamento, da ética, da moral e das condutas socialmente corretas.

Então que tal criarmos um “pacto pela educação” em Salvador como forma de manifestar todo o nosso amor por nossa cidade? Algo como uma união entre pessoas e instituições que possam promover bons exemplos à nossa gente com influências positivas através de ações inovadoras e eficientes.

União como a que rola no carnaval que envolve milhares de pessoas, empresas, órgãos públicos, todos os veículos de comunicação, turismo, cultura, meio ambiente e arte com um poder descomunal de influenciar comportamentos. Para o bem e para o mal...

Os ambulantes passam a morar com suas famílias ao relento.
Para o bem ao produzir alegria, aquecer a economia, promover excelentes manifestações culturais, divulgar a cidade para o mundo e oferecer pequenos lampejos de boas ações para a educação e sustentabilidade.

Para o mal ao banalizar uma enxurrada de exemplos negativos, como os trios que estacionam sobre calçadas e berram na porta de residências e patrimônios culturais tombados. Como os carros, estruturas de apoio e camarotes que invadem praças, jardins e ciclovias. Como a situação degradante dos ambulantes que passam a morar com suas famílias ao relento, em meio ao lixo, ao barulho e a cegueira de todos nós.

O que dizer das praias e vias públicas que viram lixões? E da produção vergonhosa de resíduos plásticos por tanta gente que os condena?

Lixo espalhado por todo Bairro.
Tem ainda o estímulo ao consumo irrestrito do álcool que ganhou protagonismo preocupante ao longo dos anos. Sem cerveja, ou cervejarias, não tem alegria nem carnaval. Pelo menos esse que “deseducadamente” atropelou o calendário oficial em muitos dias.

O lance é que depois do “vale tudo” fica difícil cobrar a lei do silêncio, educação no trânsito, cuidado com os espaços públicos e patrimônios culturais. Fica difícil cobrar consciência ecológica, respeito a horários, consumo consciente e dignidade no trabalho.

Fica difícil explicar aos baianinhos que herdarão esta cidade o que é certo ou errado pela conveniência da ocasião. Fica tudo relativizado, banalizado, e o correto perde sua lógica em meio a ilegalidades totalmente injustificáveis. Como o Carnaval da Barra, um modelo agigantado, injusto, degradante e mal-educado que precisa se adequar à vocação do bairro, e não o contrário.

Por isso acho que o Carnaval tem funcionado como um freio ao processo de educação da nossa cidade. Como se déssemos dois passos à frente com o que aprendemos nas melhores fontes de informação sobre meio ambiente e cidadania, por exemplo, e um passo para trás com o que aprendemos na folia.  Temos que melhorar.

Os invisíveis expõem o outro lado da folia.
Um bom começo é olhar para o “outro lado da folia”, o carnaval dos exemplos negativos, e tudo que ele tem a nos ensinar. Temos que encarar de frente as excentricidades que a TV não mostra para criarmos um carnaval mais inteligente, atraente e sustentável.

Seria massa, por exemplo, ver artistas declarando suas paixões pela cidade, falando do Parque Marinho da Barra, que Salvador é uma joia rara, que precisa do nosso cuidado e dedicação.

Seria ótimo falar do Farol, sua importância histórica, nossos museus, da Baía de Todos os Santos, de Kirimurê, da qualidade do nosso mar, praias e visual.

Seria bacana criar um concurso para as músicas mais “educativas” do carnaval incentivando pagodes do tipo, “senta, senta, senta com sua gata no Farol e veja que lindo pôr do sol”. Também para os blocos, trios e camarotes mais sustentáveis.

Engarrafamento de carros transitando pela calçada.
Seria lindo ver patrocinadores, blocos, camarotes, produtoras, imprensa e órgãos públicos diminuindo o uso de plásticos e descartáveis em adereços, embalagens e peças publicitárias. E batalhando para impedir que trios, carros e estruturas invadam calçadas, praças, jardins e patrimônios históricos.

Até a Santa Dulce dos Pobres ficaria feliz ao ver esse pacto tratando com carinho os ambulantes e suas famílias que ficam invisíveis durante a folia.

O lance é adotar um conjunto de ações articuladas para influenciar as massas com informações e exemplos positivos. O lance é despertar o sentimento de pertencimento, o orgulho e o amor da nossa gente por nossa cidade. O lance é usar nossa baianidade para promover educação através do Carnaval.

Este é um caminho sem volta, daí a necessidade de começarmos logo esse movimento por um Carnaval socialmente mais incrível através da cidadania coletiva e com a cara dos baianos de verdade. Porque se temos o maior Carnaval do planeta temos também a melhor oportunidade para produzir algo realmente positivo para a Bahia.

Por isso peço aos baianos que amam, rogo aos que cuidam e imploro aos que educam que tratem a ideia do pacto com carinho. Assim como os baianinhos de hoje eu também preciso de mais educação e boas referências por uma cidade melhor.

Assim como eles peço, por favor, ME EDUCA FOLIA!

domingo, 22 de dezembro de 2019

Prefeitura promove show de Futvolei na Praia do Porto

A Praia do Porto da Barra foi brindada com um show de Futvolei proporcionado pelo pessoal da escolinha de uma das representantes baiana no Futvolei profissional brasileiro, Tassiane Ribeiro com apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel).


Confira a matéria completa:

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Semtel forma próxima geração da Natação baiana

Com apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), FBDA promove a Copa Norte/Nordeste – Troféu Walter Figueiredo Jr., na Arena Aquática Salvador.

Semtel promove Copa N/NE – Troféu Walter Figueiredo Jr.
Com informações da FBDA

Para encerrar com chave de ouro o calendário de competições das categorias mini-mirim a sênior em 2019, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) realiza sexta (20) e Sábado, a Copa Norte/Nordeste – Troféu Walter Figueiredo Jr., na Arena Aquática Salvador. O campeonato acontece em três etapas. Confira a matéria completa:

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Arena Aquática seleciona nadadores de alto desempenho

A Arena Aquática de Salvador, mantida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel) da Prefeitura de Salvador deve abrir vagas para atletas da natação de alto rendimento.

Arena Aquática seleciona nadadores de alto desempenho.
Fonte e foto: Informe Bahia

Como forma de fortalecer a equipe de competidores em Salvador, a Arena Aquática de Salvador abre vagas para atletas da natação de alto rendimento. A informação foi passada ao Informe Baiano pelo titular da Semtel, Alberto Pimentel, nesta quarta-feira (18). “A nossa cidade carecia de um centro de excelência para a formação de nadadores, para termos novos talentos como o de Edvaldo Valério, que é quem hoje coordena a Arena Aquática”, explica o secretário. Confira a matéria completa:

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Aulão de Jiu Jitsu abre tatame da Arena Aquática

Um aulão de Jiu Jitsu que contou com a participação do secretário Alberto Pimentel e reuniu representantes de várias academias e senseis marcou a abertura do tatame da Arena Aquática.

Alberto Pimentel abre tatame da Arena Aquática.
A intenção é que, além das aulas de natação, aconteça, também, aulas de Jiu Jitsu, modalidade com forte apelo social e grande capacidade de inclusão. “Apresentei à população de Salvador o mais novo projeto de esporte da cidade. Trata-se de um espaço para a prática de artes marciais no qual serão ministradas aulas gratuitas de Jiu Jitsu para crianças e adolescentes. Localizada na Arena Aquática da Pituba, o espaço dispõe de infraestrutura completa e terá as suas atividades iniciadas em janeiro de 2020”, explicou o secretário. Confira a matéria completa:

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Saçaki, Negretti e Paraguaio confirmados em São Francisco do Conde

As estrelas do Motocross nacional, Eduardo Saçaki, o Japonês Voador; Jorge Negretti e Álvaro Cândido, o Paraguaio já confirmaram presença no Festival da Terra que acontece Sábado (21) e Domingo (22), no Circuito Lelo Bala.

Eduardo Saçaki. Reprodução Facebok Saçaki
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

As fortes chuvas que caíram no início do mês em Salvador e no Reconcavo Baiano adiaram para o próximo final de semana, o Festival da Terra que acontece no Circuito Lelo Bala, em São Francisco do Conde, mas aumentaram o brilho do evento. Grandes estrelas do motocross nacional já confirmaram presença na inauguração da pista de Motocross do Circuito Lelo Bala, no Autódromo Internacional da Bahia.

Rota de chegada no Maps

Três campeões brasileiros e mundiais do esporte de duas rodas já confirmaram presença. Eduardo Saçaki, o Japonês Voador, Jorge Negretti e Álvaro Cândido, o Paraguaio estarão entre os primeiros pilotos do Motocross a voar alto na nova pista do Motocross brasileiro. O Festival da Terra vai reunir mais de 100 pilotos de carros e motos.

A FAB quer reviver os bons momentos da Velocidade na Terra.
Inicialmente marcado para os dias 7 e 8 de Dezembro, o Festival da Terra foi remarcado devido às fortes chuvas que caíram no início do mês, atrapalhando o trabalho de conclusão da pista. Com o Festival, a FAB quer reviver os bons momentos da Velocidade na Terra e do Motocross, que já viveram épocas de gloria, atraindo multidões nas provas disputadas em Salvador.

As modalidades, também, vivem momentos distintos. Apesar de não ter mais disputas na capital, o Motocross cresceu e segue forte no interior do Estado. A prova será a sexta da competição, que pode ter mais uma etapa até o final do ano, totalizando sete, para serem definidos os campeões. Grande destaque da prova é a renovação, tendo categorias de crianças e, também, acima de 50 anos, que serve como guia de limite técnico e conduta para todos os pilotos.

A FAB quer retornar com o Baiano de Velocidade na Terra.
Depois de 17 anos ininterruptos de disputa, o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra parou em 2017 e o Festival da Terra, que marca o retorno da modalidade, terá a fiscalização da Federação de Automobilismo da Bahia com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. A intenção do Clube de Automobilismo da Bahia é se reorganizar, a partir desta competição, e retornar com o Campeonato Baiano a partir do ano que vem.

O Festival da Terra é promovido pela Unisport, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, da Sudesb e Prefeitura de São Francisco do Conde. Realização do Clube de Automobilismo da Bahia e Moto Clube Caçadores de Trilha. Supervisão da Federação de Automobilismo da Bahia.

Rota de chegada no Maps

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Campeões brasileiros de Skate Vertical são conhecidos em Atibaia

Os campeões brasileiros de Vertical foram definidos neste sábado (07), em Atibaia (SP), no RG Skate Park.

Dan Sabino terminou em 3º no Amador.
Colaboração de texto: Rafael Miramoto/CBSk
Colaboração de foto: Allison de Carvalho/CBSk

Campeões brasileiros de Vertical são conhecidos em Atibaia (SP) com disputa do Vert Battle. Luigi Cini (Profissional Masculino), Raicca Ventura (Feminino 1), Henrique Ryuji (Amador Masculino) e Cristiano Mateus (Pro Master Masculino) venceram as disputas e ficaram com o título nacional. "O evento foi muito irado! Todo mundo andou demais e a vibe era de skate puro! Eu acho muito importante tudo isso que o Rony e todos os envolvidos fazem pela cena do skate Vertical, trazendo eventos como o Vert Battle. O campeonato foi animal, todo mundo vibrando e passando aquela drena, e ter corrido a final com o Japa (Augusto Akio), que tá comigo em todas as sessões, e com o Rony, que também é meu amigo e ídolo, foi muito style!", comemora o campeão Luigi Cini.

Luigi Cini foi o campeão Profissional Masculino.
Na categoria Profissional masculina, Augusto Akio (2º) e Rony Gomes (3º), idealizador do evento, fecharam o pódio. Na Feminino 1, Jéssica Santos ficou com a segunda posição. A campeã Raicca Ventura já havia conquistado o Brasileiro de Banks em 2019. Além de Henrique Ryuji, o pódio da categoria Amador ainda teve Gui Khury (2º) e Dan Sabino (3º).

Na Pro Master, Damon Micheleps e Marco Cruz ficaram com a segunda e a terceira posição, respectivamente. O ranking brasileiro formado em Atibaia (SP) servirá de base para a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) indicar skatistas para competições internacionais de Vertical na temporada 2020, a exemplo do que já aconteceu no World Roller Games 2019.

Programa Bolsa-Atleta do governo federal

Com a segunda colocação, Augusto Akio tem vaga no Bolsa-Atleta.
Os três primeiros colocados da etapa de Atibaia do Vert Battle – Brasileiro da modalidade em 2019 – nas categorias Amador Masculino, Profissional Masculino e Feminino 1 preencheram um dos pré-requisitos para solicitar participação no programa Bolsa-Atleta do governo federal em 2020. Os pré-requisitos completos, que incluem a idade mínima de 14 anos, podem ser verificados Aqui.

Vert Battle

O Vert Battle foi realizado pelo Instituto Incentivar Esporte e Cultura por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A realização ainda contou com parceria da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), que também homologou a competição juntamente com a Federação Paulista de Skate (FPS).

Campeões  da categoria Amador.
O evento teve patrocínio master da Nissin Foods do Brasil, patrocínio da TNT Energy Drink e apoio da Kanui. A etapa de Atibaia – que definiu os campeões brasileiros de 2019 – abriu a 4ª edição do Vert Battle. Em 2020, outras três etapas do circuito ainda serão realizadas em Indaiatuba (29 de fevereiro), Taubaté (14 de março) e Jacareí (25 de abril).

As disputas valerão como etapas do circuito paulista e uma delas será a seletiva da região sudeste - classificatória para o nacional do próximo ano.

Resultado:
Profissional Masculino:
1º) Luigi Cini
2º) Augusto Akio
3º) Rony Gomes
4º) Pedro Quintas
5º) Italo Penarrubia
6º) Carlos Felipe Niggli Silva
7º) Ed Damestoy
8º) Ian Landi
9º) Dan Cesar Pardinho
10º) Gustavo Fujikawa
11º) Diego da Silva
12º) Otavio Neto
13º) Justin Rivera

Feminino 1:
1ª) Raicca Ventura
2ª) Jéssica Santos

Amador Masculino:
1º) Henrique Ryuji
2º) Gui Khury
3º) Dan Sabino
4º) Ricardo Davi Ferrari
5º) Felipe Picciarelli
6º) Victor Ikeda
7º) Eduardo Alvares
8º) André Vinicius Nunes Mariano
9º) Eric Costa
10º) Pedro Azevedo
11º) Ryan Picciarelli
12º) Rafael Shinoar

Pro Master Masculino:
1º) Cristiano Mateus
2º) Damon Micheleps
3º) Marco Cruz
4º) Marcelo Kosake
5º) Jeff Cocon

Sphaier vence o Taiwan Open e Calmon perde mundial de Longboard

O saquaremense carimbou a faixa do campeão mundial de 2019 nas semifinais e derrotou um tricampeão na final depois da havaiana Honolua Blomfield conquistar seu segundo título.

Rodrigo Sphaier carimbou a faixa do campeão mundial de 2019.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Dunbar/Hain/Getty Images/©WSL

A carioca Chloé Calmon viu o sonho do seu primeiro título mundial de Longboard ser adiado mais uma vez pela havaiana Honolua Bay, como em 2017, quando também liderou o ranking o ano todo e perdeu na última etapa. Ela tinha feito a melhor apresentação do Taiwan Open World Longboard Championships, em sua primeira bateria no sábado de ondas difíceis de 4-6 pés em The Left. Mas, ficou na semifinal contra a francesa Alice Lemoigne e Honolua festejou o bicampeonato com a vitória em Taitung. Na outra final deu Brasil, com o saquaremense Rodrigo Sphaier derrotando o tricampeão mundial Taylor Jensen, depois de carimbar a faixa do vencedor do título de 2019, o também norte-americano Justin Quintal. Confira a matéria completa:

domingo, 8 de dezembro de 2019

Salvador foi palco do 1º Campeonato Pan-americano de Canoagem Oceânica

Entre os dias 5 a 8 de dezembro, Salvador foi palco do 1º Campeonato Pan-americano de Canoagem Oceânica.

Salvador sediou 1º Pan-americano de Canoagem Oceânica.
Da redação
Fotos: Gabriela Simões

Cerca de 150 atletas de cinco países divididos em 17 categorias no masculino e feminino disputaram o percurso de, aproximadamente, 23 quilômetros entre o farol de Itapuã ao farol da Barra em mar aberto. O trajeto da disputa foi de cerca de 20km de downwind, saindo do Farol de Itapuã até o Farol da Barra, e mais cerca de 2km em mar liso até a chegada, na praia do Porto da Barra.

Com uma baía de águas predominantemente calmas, bancos de areia que formam ondas e cerca de 20km de mar aberto, com uma pista de downwind (vento vindo de trás) predominante no verão, Salvador oferece diversas oportunidades de remadas para todos os tipos de preparação física. Com condições ideais para os atletas mais preparados e para os iniciantes, também.


Salvador se encontra numa localização privilegiada para a prática de esportes náuticos. Uma península com uma face ao mar aberto e outra voltada à Baía de Todos os Santos. Na ponta da cidade, o Farol da Barra, de onde se pode ver o sol nascer e se por no mar. Um dos poucos pontos do Brasil onde é possível ver o Pôr do Sol no mar.




Luz fica com títulos da F4 e Master e Sampaio da Rental no Kart

Com Euvaldo Luz com os títulos das categorias F4 e Master, Francisco Sampaio da Rental e Diogo Moscato, que não disputou a última etapa, mas já tinha conquistado a F4 Light, o Baiano de Kart chegou ao final no Sábado (7), no Kartódromo Ayrton Senna, na Praia de Ipitanga.

Luz (12) e Freitas (14) disputam título da F4 até a última bateria.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Com disputa até a última bateria entre três pilotos na categoria F4, a principal da competição, o Campeonato Baiano de Karts 2019 chegou ao seu final após a disputa de 12 baterias divididas em seis etapas. Uma prova de tirar o fôlego, recheada de alternativa, fechou com chave de ouro uma temporada que vai ficar para a história, devido ao alto nível técnico dos pilotos. Confira a matéria completa:



sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Cinco homens e um título mundial em Pipe

A WSL pode proporcionar uma das disputas de título mundial mais intensa da história do surf. Italo Ferreira, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Jordy Smith e Kolohe Andino são os concorrentes ao título mundial em no Pipe Masters.

Italo pode se tornar o primeiro nordestino campeão mundial.
Da redação com informações de João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Cestari/Masurel/Poullenot/Cestari /Tostee/Diaz/Kirk/Dunbar/Getty Images/©WSL

Uma das ondas mais desafiadoras e históricas do Tour Mundial de Surf vai ser o palco da final com o maior número de surfistas e de brasileiros na disputa. Começa neste domingo, o prazo da grande final do World Surf League Championship Tour 2019, que vai decidir o campeão mundial da temporada no maior palco do esporte, Banzai Pipeline, na ilha de Oahu, Havaí. Os brasileiros vêm dominando o circuito mundial nos últimos anos e chega no Billabong Pipe Masters, com três surfistas entre os cinco únicos concorrentes ao título. O potiguar Italo Ferreira lidera o ranking e tenta conquistar seu primeiro troféu de melhor do mundo. Gabriel Medina busca o tricampeonato e está em segundo, com Filipe Toledo em quarto lugar. O terceiro é o sul-africano Jordy Smith e Kolohe Andino está em quinto, com chances bem remotas. A batalha principal será mesmo entre os brasileiros. Confira a matéria completa:

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Bahia fica no empate com o Vasco | Com vídeo

Na despedida da Fonte Nova em 2019, o Bahia empatou com o Vasco pelo placar de 1 a 1, em partida válida pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Gilberto marcou o gol do Bahia.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

Com esse resultado, o Bahia fechou a rodada na 11ª posição, com 49 pontos somados. O time baiano abriu o placar com o atacante Gilberto, em cobrança de pênalti, aos 44 minutos da primeira etapa, enquanto a equipe carioca empatou com Marrony, aos 39 do segundo tempo.


Bahia 1x1 Vasco - 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho e Ricardo Junio de Souza (ambos de MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira, auxiliado por Wanderson Alves de Sousa e Marcus Vinicius Gomes
Cartões amarelos: Flávio, Arthur Caíke, duas vezes, Douglas (Bahia) / Richard (Vasco)
Cartões vermelhos: Arthur Caíke (Bahia) / Ricardo Graça (Vasco)
Gols: Gilberto (Bahia) / Marrony (Vasco)
Bahia: Douglas; Nino, Lucas Fonseca (Wanderson), Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e João Pedro; Artur, Élber (Arthur Caíke) e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.
Vasco: Fernando Miguel; Raúl Cáceres (Fellipe Bastos), Werley, Ricardo Graça e Henrique; Richard, Andrey, Yago Pikachu e Raul (Gabriel Pec); Marrony e Ribamar (Marcos Júnior). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Definidas as oitavas do Taiwan World Longboard

O peruano Lucas Garrido Lecca passou pela repescagem para se juntar aos brasileiros Phil Rajzman e Rodrigo Sphaier e a adversária de Chloé Calmon é a francesa Ophelie Ah-Kouen.

O peruano Lucas Garrido Lecca passou pela repescagem.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Hain/Dunbar/Getty Images/©WSL

O Taiwan Open World Longboard Championships definiu as oitavas de final e a próxima adversária da líder do ranking, Chloé Calmon, é a francesa Ophelie Ah-Kouen. Na quarta (4) de ondas de 3-4 pés em Jinzun Harbour, aconteceu a repescagem feminina e a masculina foi completada na segunda (2) de apenas quatro baterias disputadas em Taiwan. O peruano Lucas Garrido Lecca aproveitou a segunda chance de classificação, mas o brasileiro Wenderson Biludo foi eliminado em 17º lugar na decisão dos títulos mundiais de Longboard de 2019. Confira a matéria completa:

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Australianos fazem a festa no último QS de 2019

Jack Robinson venceu a Vans World Cup com o maior placar da história em Sunset Beach, Ethan Ewing também entrou no CT 2020 e Morgan Cibilic é o estreante da Tríplice Coroa Havaiana.

Jack Robinson venceu a Vans World Cup.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Heff/Saguibo/Getty Images/©WSL

Os australianos fizeram a festa na etapa final do WSL Qualifying Series, encerrada nesta segunda-feira no Havaí. Jack Robinson ganhou a Vans World Cup, fazendo o maior placar da história em Sunset Beach com dois tubaços, 19,07 pontos de 20 possíveis. Ethan Ewing também se classificou para o CT 2020, com o terceiro lugar na final contra dois havaianos, que valeu a liderança na Vans Triple Crown of Surfing. Ezekiel Lau precisava da vitória para se manter na elite e terminou em segundo lugar, com Cody Young em quarto. E outro australiano, Morgan Cibilic, foi premiado como o “Estreante do Ano” na Tríplice Coroa. Confira a matéria completa:

Campeões nacionais de Freestyle são conhecidos

Completando aniversário de 10 anos, o Brasileiro de Freestyle definiu, neste fim de semana (31 e 01), os campeões nacionais de 2019 em quatro categorias da modalidade.

Vinícius Dantas da Costa foi o campeão Amador.
Colaboração de texto: Rafael Miramoto/CBSk
Colaboração de fotos: Roger Til/CBSk
Rene Shigueto (Profissional), Vinícius Dantas da Costa (Amador), André do Ipiranga (Master) e Paulo Folha (Grand Legend) ficaram com o título das disputas realizadas na sede do Corinthians, em São Paulo. Destaque também para a japonesa Yukiko Murayama, esposa de Rene Shigueto, que ficou com o segundo lugar do pódio na categoria Master.

“Gostaria de agradecer à CBSk pelo evento. O apoio e o suporte que vocês estão dando é muito importante para o desenvolvimento da modalidade! Hoje foi um dia muito divertido, encontrar os amigos e poder andar de skate com eles! Fiquei muito feliz em poder ter participado do evento, não participava de campeonatos desde 2015, mas minha esposa (Yukiko Murayama) me convenceu a participar, confesso que estava um pouco ansioso, mas acertei algumas manobras e acabei ganhando, mas se perdesse ia ter sido um dia legal do mesmo jeito! Obrigado, CBSk, Ed Scander, Renata Paschini, Corinthians e comitê de Freestyle e todos que fizeram o evento. Muita gratidão”, comemora Rene Shigueto, de São Paulo (SP), que se tornou pentacampeão brasileiro com o título de 2019.

Rene Shigueto se tornou pentacampeão brasileiro.
Além de Shigueto, Rogério Antigo e Matheus Navarro ficaram com a segunda e a terceira posição, respectivamente, na categoria Profissional. “Esta foi minha primeira competição no Brasil, fiquei muito feliz em ter ficado em segundo lugar competido contra os homens. Foi uma ótima experiência! Os brasileiros são muito legais! Obrigada. Adorei o evento”, comenta a japonesa Yukiko Murayama, esposa de Rene Shigueto e vice-campeã da categoria Master. André do Ipiranga ficou com o título e Alex Pereira da Silva terminou na terceira posição.

Na categoria Amador, Thomas Nascimento (2º) e Charles (3º) fecharam o pódio que teve Vinícius Dantas da Costa ocupando o lugar mais alto. Edmar Marroca (2º) e Osmar Fossa (3º) ficaram no pódio da Grand Legend com Paulo Folha campeão. "O campeonato foi um dos melhores dos últimos tempos. Nós, do comitê de Freestyle, batalhamos bastante, fazendo reuniões e discutindo bastante coisa. Fiquei muito feliz de ganhar esse campeonato, já vinha batendo na trave desde 2016. Agora acabou esse jejum. O que vale mesmo foi o campeonato ter dado certo e a união de toda a galera, todo mundo saindo feliz", completa Paulo Folha.

O Campeonato Brasileiro de Freestyle foi realizado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) em parceria com a Associação Feminina de Skate (AFSK). O evento contou com apoio do Corinthians e co-apoio da Vans. Colaboração Brownzinho skate shop virtual, Dixx, Fih Skateboard, Junkies, Kranio Skateboard, Land, Lifestyle Skates, Mão de Playmobeer, Marroca Uniformes, Mesosphera clothes, Panic Skateboard, Pânico Surf, Street Dropp Wear, Sugar Free e Tattoo Duck.

O Brasileiro de Freestyle foi realizado pela CBSk.
Resultado:
Profissional:
1º) Rene Shigueto
2º) Rogério Antigo
3º) Matheus Navarro
4º) Felix Jonsson
5º) Lucio Flávio Simas de Lima
6º) Marcos Toshiro Sudo
7º) Lucas Fraga
8º) Brownzinho Mendes
9º) Bruno França
10º) Guilherme Jansen
11º) Kauê Araujo
12º) Rodrigo
13º) Isnard Rocha

Amador:
1º) Vinícius Dantas da Costa
2º) Thomas Nascimento
3º) Charles Ribeiro
4º) Wesley
5º) Kesley Maximiano
6º) Elias da Costa Ferreira
7º) Igor
8º) Andrés
9º) Leonardo Marinho da Silva
10º) Lui Justo
11º) Franklin
12º) Raul Gomez de Mitri
13º) Jacinto
14º) Wabiner Douglas Ferrinho

Master:
1º) André do Ipiranga
2º) Yukiko Murayama
3º) Alex Pereira da Silva
4º) Ryu
5º) Edson Leandro dos Santos
6º) Alexandre Hanaoka
7º) Fábio

Grand Legend:
1º) Paulo Folha
2º) Edmar Marroca
3º) Osmar Fossa
4º) Luis Felipe Simas de Lima
5º) Ernani Warwick Craveiro Lopes
6º) Maurício Kisuco
7º) Cícero Braz de Oliveira
8º) Celso Medeiros Barrientos
9º) Edson de Albuquerque