terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Com Márcio Thola, o EsporteNaRede inícia Histórias de Surf

Com a trajetória de Márcio Thola, um dos maiores ídolos do Surf Baiano entre o final dos anos 80 e toda a década de 90, vamos dar início hoje (25), às 20 horas, no Canal do EsporteNaRede no Youtube, ao projeto Histórias de Surf.

Com a história de Márcio Thola, o EsporteNaRede inícia Histórias de Surf.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

O projeto Histórias de Surf tem a proposta de mexer no velho baú das recordações, relembrar drop's e caldos históricos, com o objetivo de revelar o estilo de vida daqueles que praticam o Esporte dos Reis Havaianos. A proposta é contar uma boa história de Surf, deixando para as novas gerações o exemplo de quem, de alguma forma,  viveu e se divertiu praticando o Surf. Confira a matéria completa:

domingo, 23 de dezembro de 2018

Com um Wa'a Ho'omaika'i, Kaleopapa batiza Moana Nalu | Com vídeo

Com uma Cerimônia havaiana chamada Wa'a Ho'omaika'i, comandada pelo pioneiro das canoas havaianas na Bahia, Frank Faro, a Kaleopapa Canoe Club batiza Moana Nalu, a canoa do Aprendendo com o Mar, de Bruce Kamhonk.

Com um WA'A Ho'OMAIKA'I, Kaleopapa Canoe Club batiza Moana Nalu.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

A tarde do sábado (22), em Salvador reuniu um grande número de remadores, defensores da natureza e amantes do mar em uma cerimônia havaiana na Rua K, em Itapuã, para o batismo da canoa Moana Nalu, uma das 25 já existentes na Bahia e que faz parte do Kaleopapa Canoe Club. Depois do Batismo, a canoa fica em Itapuã até o dia 10 de janeiro indo, após, para o Porto da Barra e a Ribeira. A canoa será disponibilizada para remadas com um instrutor guia da Aprendendo com o Mar ou para equipes que já praticam o esporte, a partir das 5 horas da manhã. 

Coloque o mouse sobre a foto e confira o Slide Show:
Canoa Moana Nalu



terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Gabriel Medina é bi mundial vencendo o Pipe Masters

Ele confirmou o título de 2018 nas semifinais quando também garantiu Jessé Mendes como campeão da Tríplice Coroa Havaiana e depois bateu Julian Wilson na final do Pipe Masters.

Imbatível no Pipe Masters, Gabriel Medina é bi mundial.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Heff/Sloane/Cestari/©WSL

Gabriel Medina conquistou o bicampeonato mundial dando um show nos tubos do maior palco do esporte no Havaí. Ele confirmou o título de 2018 da World Surf League nas semifinais, depois ganhou o Billabong Pipe Masters em homenagem à Andy Irons, batendo seu último concorrente, Julian Wilson, com outra performance impressionante nos tubos de Pipeline e do Backdoor. Para completar mais uma festa brasileira no Havaí, Medina garantiu o título de campeão da Tríplice Coroa Havaiana para Jessé Mendes, ao barrar o sul-africano Jordy Smith nas semifinais. Fechou com chave de ouro uma temporada dominada pelos brasileiros, que venceram nove das onze etapas do World Surf League Championship Tour em 2018. Confira a matéria completa:




segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Bahia é vice na etapa final do CBSurf Júnior Tour

Surfistas de nove estados disputaram a quarta e última etapa do CBSurf Junior Tour, realizada no Centro de Treinamento HCT, na Praia do Flamengo, no Litoral Norte de Salvador.

Equipe baiana vice na etapa final do CBSurf Júnior Tour. Foto: fbsurf.com.br
Da redação com informações de Ricardo Luz/FBSurf
Fotos: Gabriela Simões

O potiguar Mateus Sena roubou a cena na etapa final do CBS Junior Tour, vencendo as categorias Sub 18 e Sub 16, as principais da competição, faturando o título de Campeão Brasileiro amador em ambas. Na Sub 14, a vitória ficou com o catarinense Heitor Muller que, também, ficou com o título de Campeão Brasileiro. Entre as garotas, a carioca Julia Duarte, venceu a Sub 18 e a Sub 16, faturando o título Sub 18. O Sub 16 ficou com Tainá Hinkel que não veio à Bahia para a última etapa. Na disputa entre as equipes, quem levou a melhor foi a de Santa Catarina que comemorou o título de campeã. Entre os baianos, além do time que terminou na segunda colocação na etapa e na sexta do ranking, Diogo Santos e Sol Carrion chegaram na final da Sub 16, ambos finalizando na quarta colocação. Confira a matéria completa:

Coloque o mouse sobre a foto e confira o Slide Show:
Campeonato Brasileiro Amador.





sábado, 15 de dezembro de 2018

FBSurf premia campeões Baiano | Com vídeo

A Federação Baiana de Surf promoveu, na sexta (14), no Centro de Treinamento HCT, na Praia do Flamengo,a entrega da premiação “Os melhores do ano”, certificando os campeões de cada categoria no ranking baiano de surf.

FBSurf premia campeões no HCT, em Praia do Flamengo.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Com a presença de Márcio Freire, um dos ícones do Big Surf Mundial e um dos primeiros surfistas do mundo a surfar Jaws na remada e que, também, teve uma carreira amadora brilhante nas competições da FBSurf (na época ABS), foram premiados os campeões da temporada 2018. Na oportunidade, o presidente Marcelo Barros falou do planejamento para o próximo ano. A premiação foi feita na abertura da etapa final do Campeonato Brasileiro de Surf Amador, promovida pela Confederação Brasileira de Surf. Confira a matéria completa:

Coloque o mouse sobre a foto e confira o Slide Show:
Centro de Treinamento HCT / Fotos: Gabriela Simões



terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Mateus Herdy é o campeão mundial Pro Junior

O catarinense conquistou o oitavo título do Brasil na final contra o americano Eithan Osborne, que impediu uma decisão verde-amarela no Taiwan Open of Surfing barrando Samuel Pupo nas semifinais.

O catarinense Mateus Herdy conquistou o oitavo título do Brasil.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Barripp/Hain/©WSL

O catarinense Mateus Herdy, 17 anos, é o novo campeão mundial Pro Junior da World Surf League, aumentando para oito o recorde de vitórias do Brasil nesta vigésima edição do principal título das categorias de base no mundo. Na final do Taiwan Open of Surfing com o norte-americano Eithan Osborne, ele bateu todos os recordes com a nota 9,77 da onda que mandou dois aéreos e os 18,23 pontos que totalizou nas direitas de Jinzun Harbour. O californiano impediu uma inédita decisão de título brasileira, ao barrar nas semifinais o atual campeão sul-americano Pro Junior da WSL South America, Samuel Pupo, que dividiu o terceiro lugar com o indonesiano Rio Waida, derrotado pelo campeão Mateus Herdy. Confira a matéria completa:

Jessé e Jadson confirmam vagas no CT em Sunset Beach

Jessé foi vice para garantir permanência na elite e Jadson confirmou o seu retorno nas semifinais da última etapa do QS 2018, no Havaí.


Jessé Mendes foi vice-campeão para garantir sua permanência na elite.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Heff/Saguibo/©WSL

Mais dois brasileiros confirmaram seus nomes no grupo dos 32 surfistas que vai disputar o título mundial de 2019 no último dia do WSL Qualifying Series no Havaí. O paulista Jessé Mendes e o potiguar Jadson André se garantiram entre os dez indicados pelo ranking de acesso, quando passaram para as semifinais nas ondas desafiadoras de 12-15 pés da quinta em Sunset Beach. Jessé ainda foi vice-campeão na final vencida pelo havaiano Ezekiel Lau e tirou a sexta posição no ranking final do QS do paulista Deivid Silva, ficando abaixo da outra novidade do Brasil no CT 2019, o paranaense Peterson Crisanto. Agora, as atenções se voltam para a decisão do título mundial no Billabong Pipe Masters, que começa no sábado no Havaí. Confira a matéria completa:

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Conhecidos os campeões Baiano de Karts | Com vídeo

Numa manhã de sol forte, entre muitas nuvens, foram definidos, no Kartódromo Ayrton Senna, na Praia de Ipiranga, os campeões baianos de Karts das categorias Sport 400 A, Sport 400 Master, Sport 400 B e Rental.

Diego Freitas (14) foi o campeão da categoria Sport 400 A.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Em grande estilo, chegou ao final neste domingo (8), o Campeonato Baiano de Karts, um dos mais disputados dos últimos anos,  sagrando-se campeões Diego Freitas (14), na categoria Sport 400 A; Euvaldo Luz (12), na Sport 400 Master; Danilo Filho (67), na Sport 400 B; e a dupla Leandro e Thiago, na Rental. Nesta temporada, o Campeonato Baiano de Karts, uma modalidade que tem disputa em Salvador desde o início da década de 60 do Século passado, teve uma organização perfeita nas seis etapas e muita rivalidade, adrenalina e disputa na pista entre os pilotos. A última etapa teve início as 10 horas e os primeiros a ir para a pista foram os pilotos da categoria Rental. Confira a matéria completa:

Coloque o mouse sobre a foto e confira o Slide Show:
6 Etapa do Campeonato Baiano de Kart.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Qualquer um pode remar, é só ir Aprendendo com O Mar | Com vídeo

Como navegar é preciso, mas viver não é preciso, é prudente ter a orientação de profissionais qualificados. A Escola Aprendendo Com O Mar, que funciona no Porto da Barra, tem a supervisão de Bruce Kamhonk, um dos ídolos do surf baiano.

Com suas águas calmas, o Porto é um local apropriado para o Stand Up.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Sem dúvidas, a Baía de Todos Os Santos é um dos locais mais belo e cantado em versos e prosas de todo o Brasil. Com suas águas calmas e abrigadas, a Praia do Porto da Barra já foi citada entre as melhores do mundo e é um local apropriado para a prática de diversos esportes náuticos como o Stand Up Paddle, Caiaque e a Canoa Havaiana, entre outros, como o mergulho recreativo ou ecológico. Confira a matéria completa:

Bruce Kamnhonk






domingo, 2 de dezembro de 2018

Vitória perde para o Palmeiras, por 3 a 2 | Com vídeo

Em jogo válido pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória perdeu para o Palmeiras, por 3 a 2, na Allianz Arena, em São Paulo (SP), neste domingo (2), no último jogo da temporada 2018.

O eleito Bolsonaro que foi ao estádio devidamente trajado de palmeirense.
Da redação com informações da SEPalmeiras
Colaboração de fotos: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Apesar do time da casa abrir 2 a 0, o Vitória buscou o empate, com Yago, de pênalti, além de Luan. No final, o atual campeão brasileiro fez o terceiro para a alegria de Bolsonaro que foi ao estádio devidamente trajado de palmeirense. Com a taça garantida, o Palmeiras entrou em campo com o objetivo de enfeitar a festa do título com gols. Confira a matéria completa:



Sul-africano ganha o título mundial de Longboard em Taiwan

Steven Sawyer barrou o tricampeão Taylor Jensen nas semifinais e derrotou o havaiano Kai Sallas na decisão do Taiwan Open of Surfing no domingo (2).

O sul-africano Steven Sawyer é o novo campeão mundial de Longboard.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Barripp/Hain/©WSL

O sul-africano Steven Sawyer, 24 anos, é o novo campeão mundial de Longboard da World Surf League. Ele conquistou seu primeiro título na final do Taiwan Open of Surfing contra o havaiano Kai Sallas. Antes, tinha barrado o defensor do título que buscava o tetracampeonato, Taylor Jensen, dos Estados Unidos. Nenhum sul-americano chegou no domingo decisivo do Mundial de Longboard nas ondas de Jinzun Harbour. Confira a matéria completa:

Bahia e Cruzeiro empatam na despedida de Zé Rafael | Com vídeo

Em sua despedida da temporada, o Bahia ficou apenas em um empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, na tarde deste domingo (2), no Estádio Roberto Santos, em Pituaçu, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O ídolo da torcida, Zé Rafael saiu emocionado de campo ao ser substituído.
Da redação com informações do ECB
Colaboração de foto: Felipe Oliveira/ECB

Mesmo assim, o duelo foi de festa, marcado por um emocionante adeus ao ídolo Zé Rafael, vendido ao Palmeiras durante a última semana. Foram 28 mil tricolores no estádio aplaudindo de pé ao craque, substituído aos 18 minutos do 2º tempo. Com o resultado, Bahia fechou o Brasileirão com 48 pontos na tabela, na 11ª posição, melhor colocação do clube na história do campeonato de pontos corridos, lugar que também garante a equipe na Copa Sul-Americana de 2019. Confira a matéria completa: